Como costurar puffs de tecido você mesmo

Qualquer russo adora acabamentos têxteis bonitos e modernos, que tornarão a peça única. Para isso, uma das técnicas pode ser utilizada: bordado e decoração com materiais de acabamento. Mas a opção mais relevante e original pode ser a formação de puffs. A técnica de execução é simples e está ao alcance de qualquer costureira.

Aplicações de Buffs

Puffs são uma decoração têxtil única que pode ser usada em qualquer ambiente. Alguns designers usam a técnica para decorar roupas, outros projetam estofados de móveis nesse estilo.

Puffs para acabamento de tecidos
Puffs para acabamento de tecidos

Onde você pode usar essa técnica decorativa:

  • Em golas e cintos de roupas.
  • O tecido das fronhas das almofadas do sofá.
  • Sobre cortinas, cortinas e lambrequins.
  • Você pode decorar a colcha com um padrão.
  • Em chapéus, tiaras, cachecóis.
  • Bolsas, carteiras, nécessaires.
  • Pufes, capas para móveis.
Baforadas nas roupas
Baforadas nas roupas

Você pode usar puffs para decorar qualquer tipo de tecido que tenha funcionalidade decorativa.

Tipos de puffs

Existem vários tipos de puffs com uma determinada característica de padrão. Os mais populares são os seguintes:

  • Círculos concêntricos que se movem do centro para as bordas ou vice-versa. Lembra um padrão de "flor" com pétalas abertas.
  • Linear, quando o padrão se move de uma borda para a outra.
  • Várias fileiras. As costuras são formadas na tela sem direção. A opção mais comum é o "waffle", usado para decorar fronhas.
  • Ornamental. As dobras formam um padrão composicional complexo. O exemplo mais simples seria um "coração".
Tipos de puffs
Tipos de puffs

Observe! Pode haver muitos exemplos de padrões específicos; se você entender o princípio de formação de padrões, poderá criar composições interessantes sozinho - sem um diagrama.

Diversas variações de dobras são consideradas relevantes. Por exemplo, bolinhas combinam harmoniosamente com quase todos os tipos de produtos.

Escolhendo tecido para puffs

Para obter um padrão impecável e em relevo, você precisa escolher o tecido certo para o trabalho. Esta é a etapa mais importante no acabamento têxtil. Quais opções são mais indicadas:

  • Malhas são ideais para criar dobras mais precisas.
  • Bufês em cetim e tecidos similares têm uma aparência rica e elegante.
  • Em linho e outros tecidos naturais, o padrão parece pouco claro, mas esse tipo de tecido é geralmente decorado usando essa técnica.
  • Tecidos sintéticos são mais adequados para costura bufante.
Você pode estar interessado nisto:  Regras para costurar um dossel para um berço de bebê por conta própria

Importante! Na hora de escolher, vale atentar para a qualidade do tecido: o tecido não deve se dividir em fibras quando a base passa pela agulha.

Opção de tecido para formação de padrões
Opção de tecido para formação de padrões

Há condições adicionais quanto à coloração: o material deve ser monocromático. Não deve haver impressão na tela.

Materiais e ferramentas necessários

Mesmo a versão mais simples de um padrão na técnica "puff" requer as ferramentas e os materiais adequados. A complexidade do padrão pode ser completamente diferente. O conjunto é o mesmo em cada situação:

  • Um pedaço de tecido no qual o "bordado dobrado" será feito.
  • Uma régua e uma ferramenta de marcação (lápis ou giz). As ferramentas são necessárias para recriar o padrão na tela.
  • Uma agulha e linha de costura, embora seja melhor usar fio dental.
  • Tesoura para cortar fios.
Kit de ferramentas
Kit de ferramentas

Informações adicionais! É aconselhável usar uma máquina de costura para fixar o molde, mas apenas uma artesã experiente pode fazer isso. Portanto, nem sempre é necessário incluir o dispositivo na lista principal.

Máquina de costura para criar puffs
Máquina de costura para criar puffs

Às vezes, costureiras usam bastidor como fixadores têxteis. Tal ferramenta pode distorcer as dobras, tornando o padrão assimétrico ou irregular. É melhor preparar uma superfície plana e bem iluminada.

Como calcular a quantidade de tecido

Antes de começar a trabalhar, vale a pena pensar em todas as etapas e avaliar preliminarmente o resultado. Podem surgir dificuldades com o cálculo do tecido, pois durante o processo de costura o tecido é puxado, formando dobras.

Puffs com as próprias mãos para iniciantes, os esquemas e cálculos do tecido são os seguintes:

  • Você precisa decidir o tamanho do produto desejado. Os parâmetros devem ser precisos.
  • É aconselhável decidir sobre cada etapa da formação das dobras.
  • Para obter um produto do tamanho desejado, você precisa inicialmente pegar o dobro de tecido que precisa.
  • Você precisa adicionar mais 2–3 cm, que podem ser gastos na costura, no processamento do corte e na formação da borda.
Consumo de tecido para o produto
Consumo de tecido para o produto

Para calcular com precisão a quantidade de tecido necessária, você precisa pegar um pequeno pedaço e costurar várias fileiras de tufos. Graças a isso, você pode determinar o grau de deformação e o consumo de tecido.

Você pode estar interessado nisto:  Lindos vestidos de corte livre e largo

Regras para o design de puffs

Você pode decidir como fazer dobras perfeitas e corretas no tecido em questão de segundos. Você precisa conhecer alguns segredos do design de dobras e as regras para trabalhar com agulha. As regras principais são algumas nuances:

  • A distância entre os elementos do molde deve ser determinada pelo tamanho do tecido base. Normalmente, apenas 1,5 a 2,5 cm entre as pontas da agulha são suficientes.
  • Ao transferir o molde para o tecido, você precisa não apenas posicionar as pontas da agulha, mas também indicar a direção do trabalho.
  • É aconselhável esticar o fio de modo a obter uma dobra “estável”, mas suave.
  • Quando a linha passar pela ponta, você precisa fixá-la fazendo vários nós na base.
  • O padrão fica localizado no centro do produto e pode virar moldura ou faixa lateral para decoração.
  • Você pode esconder pontos irregulares e desviar a atenção do trabalho de apoio usando elementos decorativos: miçangas, lantejoulas.
Técnica de execução
Técnica de execução

Para fazer puffs, basta conhecer algumas nuances sobre o design das dobras. É aconselhável sentir a agulha delicadamente e escolher a linha certa para costurar. Para disfarçar um trabalho malfeito, vale a pena usar pequenos truques.

Costurando cortinas

Para decorar uma cortina com bufantes, você deve primeiro decidir o padrão e o tamanho. Se o tecido for grosso e áspero, os elementos devem ser pequenos. Quanto mais fácil for a base, maior será o zigue-zague.

Descrição da formação de puffs em cortinas:

  1. Estenda a cortina, virando o tecido do avesso. Passe o tecido a ferro para alisar todas as dobras.
  2. Usando uma régua e um lápis, faça marcações detalhadas para o molde. O resultado será uma grade semelhante a uma folha de caderno.
  3. O tamanho de cada marcação de célula deve ser 5x5 cm. Você pode fazer as figuras menores, assim o padrão ficará mais elegante.
  4. Basta desenhar 5 a 6 fileiras na parte superior ou inferior - tudo depende da decoração.
Bufantes nas cortinas
Bufantes nas cortinas

Um algoritmo de criação mais detalhado depende do tipo de "bordado" escolhido. Além disso, pode ser necessário costurar uma fita para prender as cortinas, por isso vale a pena recuar cerca de 10 cm da borda.

Você pode estar interessado nisto:  Construção do molde e ordem de costura de uma saia de quatro painéis

Puffs de travesseiro

Uma almofada é parte integrante do interior de muitas casas. Normalmente, exemplares decorativos são expostos, dispostos sobre um sofá ou cama. Fronhas comuns podem se tornar entediantes, então as artesãs tentam criar algo único e original.

Puffs em um travesseiro
Puffs em um travesseiro

Para fazer uma fronha fora do padrão, você pode usar a técnica "puff". Não será difícil trabalhar com esse produto se você decidir o padrão e preparar a base para o trabalho. Para cobrir o travesseiro uniformemente com a fronha e evitar que o padrão se destaque, é aconselhável escolher padrões simples. A escolha deve ser feita de acordo com o formato da base e a funcionalidade da peça de cama.

Descrição passo a passo do trabalho no travesseiro

A opção mais comum para finalizar com puffs é fazer uma fronha. O procedimento é bastante trabalhoso e demorado. Os pontos devem ser precisos e perfeitos.

Como fazer puffs em tecido com as próprias mãos, se for uma fronha para uma almofada decorativa. A marcação é feita pela frente. O bordado é feito pela parte externa do tecido. Se considerarmos especificamente o padrão "orelha", obtemos o seguinte esquema de trabalho:

  • É aconselhável usar tecidos acetinados ou sintéticos - esses tipos de tecido são mais fáceis de remover a sujeira.
  • Faça marcações na parte da frente do tecido.
  • Primeiro, marque uma célula com um lado de 3 cm.
  • Em seguida, usando o princípio da “espinha de peixe”, desenhe diagonais com uma lacuna de uma figura.
Padrão de espigas para fronha
Padrão de espigas para fronha

Os modelos com orelhas bufantes pressupõem o consumo mínimo de tecido. O ajuste é feito com pequenas dobras que lembram visualmente uma orelha.

Métodos originais de acabamento de tecidos podem envolver a formação de padrões volumétricos. Para decorar tecidos com tufos, você precisa usar uma master class passo a passo e um diagrama para o trabalho. Em cada caso, vale a pena considerar o princípio do consumo de material e a peculiaridade de criar um padrão. Para usar essa técnica, você deve ter um nível intermediário de bordado.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior