Muitas meninas não encontram roupas na loja que combinem com seu tipo de corpo; algumas querem esconder imperfeições, outras querem enfatizar a magreza das pernas. Por isso, a maioria prefere costurar sozinha. Este artigo explica como fazer uma saia de quatro gomos e o que é necessário para isso.
Tipos de espadas de quatro lâminas
Uma saia com quatro saltos anabela será um modelo clássico. Com base no esboço básico, são criados vários modelos confortáveis para usar em qualquer época do ano. Se você escolher o material certo, até uma costureira iniciante conseguirá costurar uma saia linda e confortável. O comprimento é selecionado de acordo com o formato do corpo. A saia pode ser mini ou midi, até o chão. Este modelo tem cintura baixa e aumenta em direção à barra.
Você pode usar um cinto para aumentar visualmente os quadris. Este elemento da roupa torna a silhueta mais feminina. Aumentar o comprimento da saia ajudará a esconder quadris volumosos. Você pode costurar o produto em um cinto, elástico ou botões; zíperes raramente são usados.

Para quem esse estilo é indicado?
Atenção! Este tipo de produto é mais adequado para meninas com quadris estreitos, pois o esplendor das plataformas adiciona um pouco de volume. Basicamente, a saia enfatiza a cintura e adiciona magreza. Designers de moda e designers recomendam este estilo de saia para qualquer tipo de corpo e idade. Meninas com sobrepeso podem remover um pouco de volume dos quadris e enfatizar as curvas. Saias longas ajudam a esconder as imperfeições das pernas. Um produto com jugo, como um tipo de saia com plataformas, é adequado para meninas com corpo em formato de ampulheta ou pera.
Se você precisa mudar visualmente o tamanho dos seus quadris, é melhor usar uma saia com fenda. Listras transversais adicionam volume e reduzem ligeiramente a altura. Listras longitudinais, por outro lado, afinam a silhueta, adicionando alguns centímetros de altura. Uma listra oblíqua afina um pouco a silhueta.

Padrão: construindo um desenho
Esta saia pode ser feita em duas variações. Podem ser cunhas diferentes para a frente e para trás, feitas com base em um molde de saia reta, ou quatro cunhas iguais, cujo esboço é feito usando uma tecnologia completamente diferente. Ambas as opções são consideradas abaixo.
Com costuras laterais
Por exemplo, pegamos o tamanho 48 do produto, todas as construções são feitas com base no esboço de uma saia reta. Instruções detalhadas:

- De acordo com as marcas na cintura, é preciso retirar 2 cm nas duas partes nas costuras laterais e 1 cm no meio;
- Aumente a marca superior da costura lateral em 0,5 cm;
- Faça um molde para a linha da cintura.
- As cunhas de dardo nas costas têm 3 cm, na frente – 2 cm;
- Agora você precisa encontrar o eixo da pinça. Para isso, divida a distância do meio até a costura lateral por dois e marque um ponto. Desça a linha. A partir da marca feita ao longo da linha da cintura, meça o valor especificado da pinça;
- Ao longo da borda inferior, aumente o tecido, fazendo cunhas de 3 cm em todas as direções.
O molde da saia de 4 peças está pronto e você pode começar a costurar.
Cortar e costurar uma saia de quatro painéis sem costuras laterais
A construção do desenho, como acima, é feita de acordo com o padrão de uma saia reta. O processo passo a passo é indicado abaixo:

- Seguindo o molde do painel traseiro, meça 10 cm à esquerda a partir da linha central. Faça uma linha vertical. Na cintura, meça 4 cm à direita a partir da linha vertical. Aumente o detalhe em 5 cm ao longo da borda inferior. Faça linhas de costura verticais para a parte de trás da saia através das marcas obtidas;
- Seguindo o molde do painel frontal, meça 11 cm à direita a partir do meio. Faça uma linha vertical. Meça 4 cm à esquerda passando pela cintura. Aumente o detalhe em 5 cm ao longo da borda inferior. Faça linhas de costura verticais ao longo da parte frontal, seguindo as marcas obtidas;
- Para construir o painel lateral, você precisa remover 4 cm de cada parte ao longo da linha da cintura e aumentar a borda inferior em 5 cm em ambas as direções. Construa linhas de costura verticais. Faça uma pences ao longo da linha central. Ela terá uma solução de 4 cm; a profundidade pode ser encontrada separando 5 cm verticalmente da linha do quadril. Eleve as marcas superiores da pences em 1 cm acima da linha da cintura;
- Encontre o meio das distâncias entre as costuras superiores e a pinça lateral e faça as marcas. Faça linhas verticais para baixo. A partir delas, reserve 0,5 cm em ambos os lados. O comprimento das pinças será de 9 cm. Faça as linhas do molde da cintura;
- Eleve a borda inferior nas costuras laterais em 0,5 cm e faça uma linha de corte na parte inferior.

Localização do dardo
Para encontrar a localização das pinças, siga este diagrama. Divida a distância da costura central à lateral pela metade. Desenhe uma pinça a partir da marca que você fez. Deixe uma margem de 4 cm para a solução e 10 cm para o comprimento (verticalmente a partir da cintura). A localização da pinça na prateleira é encontrada usando o mesmo método. A solução da pinça é de 4 cm e o comprimento é de 10 cm. Os tamanhos podem ser alterados, dependendo do tipo de corpo.

Saia sem pinças
Usando este esquema, você pode criar um molde para uma saia de quatro painéis sem usar pinças. Para isso, corte o molde ao longo da linha vertical, feita no centro das pinças. Em seguida, feche-as, expandindo a parte inferior do tecido. Em seguida, alinhe as linhas dos cortes inferior e superior do produto com linhas suaves. Este método pode ser usado para criar um modelo trapezoidal.
A compatibilidade de tal saia
Blusas e camisas por dentro da calça ficarão ótimas com esta peça. Com este estilo, você pode criar uma silhueta sofisticada em formato de ampulheta: a blusa destaca o busto, o cinto acentua a cintura e, em seguida, o modelo volta a crescer.

Ao escolher agasalhos para uma saia de quatro peças, lembre-se de que o tecido deve ser bem mais fino que a própria saia. Caso contrário, se você colocar a blusa para dentro, ela ficará ridícula.
Esta saia também combina com várias opções de blusas curtas e tops cropped. Mas é preciso ter cuidado com os modelos mais soltos, caso contrário, a silhueta ficará com aspecto de bolsa. É melhor escolher blusas, suéteres, regatas e suéteres que não cheguem à linha do quadril e usar cintos largos para acentuar a cintura. Blusas oversized combinam com esta saia. Quanto aos sapatos, é melhor dar preferência a saltos baixos ou tênis. O salto vai alargar e afinar visualmente as pernas.

Se desejar, a saia pode ser decorada com renda ou trança. Algumas meninas preferem acessórios como um broche ou um aplique de flores. Aqui, você precisa dar asas à sua imaginação.
Meninas pequenas podem usar uma saia com tênis ou sapatilhas, pois ela combina perfeitamente com o uniforme escolar. O consumo de tecido para uma saia infantil será significativamente menor, então você pode fazer um lindo cinto ou cachecol com as sobras.
Se a versão de inverno foi feita de lã, botas escuras de cano alto e um casaco curto e drapeado combinarão perfeitamente. Este estilo será semelhante ao da Inglaterra no final dos anos 90. Muitas estudantes britânicas ainda aderem a este estilo.
Na primavera, botas e jaquetas de couro combinam perfeitamente com saias e leggings. É preciso criar um visual simples, mas ao mesmo tempo elegante.
Atenção! Os estilistas recomendam essas saias para todas as meninas, jovens e maduras. O principal é escolher o comprimento e a plataforma certos. As meninas podem comprar peças curtas com segurança, enquanto as mulheres mais velhas podem comprar comprimento midi.
Cuidar dessas saias é bem simples. Independentemente do material, é aconselhável escolher uma lavagem delicada, com temperatura de até 21 graus Celsius. Mas é preciso passar com cuidado. Gradualmente, você precisa alisar cada cunha, usando gaze e borrifando água de vez em quando. Se você fizer as dobras incorretamente, o produto terá que ser lavado e passado novamente.

Concluindo, vale destacar que a saia de quatro painéis é bastante versátil. Não é muito difícil de costurar e pode ser usada com qualquer tipo de corpo. Antes de começar, é aconselhável assistir a algumas masterclasses de alfaiates famosos. Metade do sucesso na costura está em um molde bem construído.




