Um laço de tecido faça você mesmo pode ser um ótimo acessório para decorar roupas, interiores, cabelos ou itens decorativos. Fazer uma decoração é muito simples e você precisa de um mínimo de ferramentas e materiais disponíveis. Existem vários padrões para fazer a base — a escolha dependerá da finalidade do laço.
Tipos de laços de tecido e fitas
Um laço de tecido pode ter qualquer formato e ser feito de qualquer material. Você pode criar exemplos de produtos personalizados.

Convencionalmente, podemos distinguir vários tipos de laços, que são feitos de tecido e fitas:
- camada única e multicamadas;
- dupla extremidade e múltiplas extremidades;
- sobre a formação do "núcleo".
Observe! Os tipos podem ser determinados não apenas pelo design, mas também pelo tipo de tecido ou fita utilizada.

O formato do produto pode ser desenhado com total liberdade. Diversos elementos decorativos podem ser usados: miçangas, lantejoulas, strass, rendas, tintas têxteis.
Técnica de Batik com Nós
A técnica do laço com nós é usada para decorar com eficácia um cachecol na cabeça ou no pescoço. Como fazer um laço de tecido usando a técnica de tecelagem com nós:
- Você precisa fazer laçadas nas pontas das tiras de tecido.
- Passe-as uma na outra, prendendo as pontas inferior e superior na segunda laçada.
- Apertar.
A elegante figura em forma de laço está pronta.

Como costurar um laço de tecido
Existem muitas técnicas para fazer decorações têxteis. Algumas são simples, enquanto outras são complexas e só artesãs experientes conseguem fazê-las. Um algoritmo simples para costurar um laço de tecido:

- Você precisa cortar uma tira de tecido. O comprimento do corte e a largura são selecionados individualmente — o tamanho do produto dependerá desses parâmetros.
- Trate as bordas. Se o tecido permitir, elas podem ser chamuscadas sobre uma vela.
- Dobre a peça de modo que os cortes fiquem no meio da tira.
- Passe todas as dobras para formar um “padrão”.
- Lixe as bordas. Você obterá uma forma oval se dispor a peça de trabalho. Quando montada, ela se transforma em um retângulo ou quadrado de duas camadas.
- Encontre o meio do retângulo e enrole-o com um fio. Você pode costurá-lo puxando o tecido para junto.
- O resultado será um elemento completo. Para esconder o fio, você pode colar ou costurar uma conta ou tira de tecido por cima.

Importante! Você precisa escolher um tecido de alta qualidade que não deforme ou desbote após a lavagem ou limpeza do produto.
Técnicas mais complexas envolvem a criação de um produto a partir de 3 ou mais partes.
Como fazer um lindo laço de fita de cetim
Recentemente, modelos de roupas com cinto em forma de fita de cetim tornaram-se populares. Até roupas de bonecas podem ser decoradas com esse acessório. Consequentemente, há um problema com o amarramento da fita, já que o elemento nem sempre fica atraente.
Esquema para amarrar um lindo laço de fita de cetim:
- Coloque uma ponta da fita sobre a outra.
- Dê um nó de modo que a mesma ponta da fita fique em cima.
- Faça um ilhós com a fita que estava por baixo.
- Coloque a segunda ponta do tecido onde o nó será formado.
- Ao fazer o nó, puxe o “olho” da segunda fita.

O acessório exuberante está pronto!
Grampo de cabelo com laço faça você mesmo
Usando um grampo de cabelo simples e um acessório de fita pronto, você pode criar uma linda decoração de cabelo. Você pode fazer um laço usando o mesmo algoritmo usado para trabalhar com tecido. Você pode fixar o elemento finalizado ao grampo de cabelo usando supercola. Se possível, você pode costurar uma decoração tátil na base do grampo. De qualquer forma, a criança ficará feliz com a novidade.

Fazendo um laço fofo com renda
Uma versão exuberante de decoração tátil pode ser uma ótima decoração para uma almofada, um presente ou roupas. Existem diversas opções para criar volume, sendo a técnica kanzashi, em particular, muito popular. Mas para dominar o kanzashi, você precisa frequentar master classes e praticar por bastante tempo. Existem maneiras mais simples, mas não menos impressionantes, de fazer um laço exuberante com renda:
- Disponha a fita de cetim e a renda de fita. Coloque as tiras uma sobre a outra.
- Usando um marcador, coloque pontos a distâncias iguais entre si para formar segmentos.

Informações adicionais! Quanto mais pedaços você tiver, mais fofo o produto ficará.
- Forme orelhas com as fitas, unindo-as nos pontos deixados pelo marcador.
- Depois costure todas as orelhas juntas.
Você não precisa costurar os elementos, mas pode amarrá-los no centro com linha de costura.
Fazemos um laço grosso e bonito com entretela
Um lindo laço de tecido não tecido pode substituir um broche caro. O material é bastante denso, então mantém seu formato perfeitamente.
Algoritmo passo a passo de ações:
- Selecione vários tons semelhantes de tecido não tecido.
- Forme vários anéis de cada tom em número par.
- Prepare um esboço colocando os anéis uns sobre os outros e prendendo-os. Uma linha e agulha ou uma pistola de cola quente podem ser usadas como conectores.

Você pode cobrir o ponto de conexão com um monte de contas ou miçangas.
Cinto-laço
Fazer um cinto de laço é bem simples:
- Selecione uma fita de cetim larga ou prepare o tecido.
- Tome medidas adequadas do comprimento do produto.
- Encontre o centro e forme um pequeno laço. Prenda a seção com um fio.
- Em seguida, faça uma laçada plana em relação ao restante da fita e determine o centro. Amarre-a com um fio. A primeira camada do laço.
- Em cada lado, forme outra laçada maior que as anteriores. Prenda os elementos com agulha e linha.
- Cubra o centro da bandagem com uma tira de tecido.

Você pode finalizar o cinto costurando as bordas. Um elástico pode ser inserido entre elas. Este tipo de cinto será relevante para qualquer look. O acessório pode esconder o elástico da saia e enfatizar a cintura, se for um vestido ou um vestido de verão.
Como fazer um laço de tecido em um vestido
Um laço pode decorar um vestido. Não importa onde ele fique. Existe uma versão do produto que até artesãs iniciantes podem fazer. Você precisa cortar dois retângulos de tecido ou fita. Um deve ser maior e o outro, menor.

Posicione as peças de forma que a figura menor fique sobre a maior. As bordas devem estar na mesma distância. Fixe as peças unindo-as no centro com um fio. A peça finalizada pode ser fixada em um cinto, ombro, corpete, manga ou outro detalhe do vestido. Qualquer menina ficará como uma princesa.
Fazer acessórios neste estilo com tecidos não é apenas interessante, mas também divertido. É fácil envolver uma criança nessa atividade. Ao mesmo tempo, a criança pode dar asas à imaginação e criar produtos de formas e tamanhos inimagináveis. Existem muitas técnicas e esquemas de fabricação que diferem entre si em complexidade e complexidade.




