Uma boneca Waldorf de verdade não pode ser comprada em lojas. O segredo do brinquedo é que ele é costurado inteiramente com materiais naturais por uma mãe para seu bebê. Por dentro, o brinquedo é recheado com lã de ovelha, o que o torna macio. Até mesmo uma costureira iniciante consegue costurar uma boneca dessas.
Descrição da boneca Waldorf

A boneca Waldorf foi projetada por educadores especificamente para crianças, levando em consideração todas as necessidades da criança. Cada idade tem seu próprio tipo de boneca. Ela possui as proporções corretas do corpo, que se tornam mais complexas e detalhadas à medida que a criança cresce e se torna mais consciente de sua fisiologia. A boneca pode ser costurada ou tricotada. O rosto do brinquedo não é desenhado, deixando espaço para a imaginação e permitindo que ela expresse qualquer emoção durante a brincadeira. Toda a filosofia da escola Waldorf baseia-se no desenvolvimento harmonioso e integral da personalidade e visa o desenvolvimento sistemático das crianças.
Para cada idade são costuradas bonecas diferentes:
- De 3 meses a um ano - uma boneca borboleta. Um corpo simples, semelhante a um macacão de bebê. Normalmente, um sino é costurado na touca e contas de madeira são colocadas nas alças. Acontece que é uma espécie de chocalho de dentição.
- De um a três anos. Este brinquedo já se parece mais com uma boneca: pode ser enrolado em um cobertor, carregado no carrinho ou colocado para dormir. Tem cabelo e roupas simples que a criança pode tirar e vestir sozinha. O penteado ainda é estático, pois o bebê ainda não sabe trançar o cabelo.
- De 3 a 7 anos. As partes do corpo já estão desenhadas, o brinquedo tem um guarda-roupa completo e cabelos feitos de fios de lã, com os quais você pode fazer penteados. Fazer uma boneca dessas é um processo trabalhoso, mas o resultado vale a pena.
- A partir dos 7 anos. É difícil chamá-la de uma boneca Waldorf clássica. Ela também é feita de materiais naturais, mas os traços faciais e corporais são desenhados com muita clareza, e o cabelo é feito de lã de ovelha e é muito semelhante ao de verdade.
Observe! Uma boneca Waldorf para crianças maiores é praticamente uma obra de arte. Cada peça é única, com personalidade própria e impossível de ser repetida.

Requisitos para costurar bonecas Waldorf
Costurar brinquedos Waldorf com as próprias mãos não é fácil, mas muito interessante. Ao criá-los, é importante levar em consideração as proporções do corpo da criança, de acordo com sua idade e o tipo de brinquedo. É igualmente importante escolher os materiais certos, pois eles devem ser naturais. Para o corpo, são utilizadas malhas leves, com tom próximo à pele. Tecidos como linho, algodão ou malhas são adequados para roupas; o pelo é feito de fios de lã. Como regra, utiliza-se lã de ovelha natural purificada para o enchimento.

Dependendo do tipo de boneca, o rosto não é desenhado, ou os olhos são indicados como pontos e a boca, como uma linha semicircular. O rosto é desenhado neutro ou amigável. O mesmo vale para o corpo. Para bebês, apenas as partes do corpo são indicadas, mas para crianças a partir de 3 anos, cada detalhe é cuidadosamente desenhado.
Observe! Cada tipo de boneca tem seu próprio tutorial de costura, mas a ordem de trabalho é a mesma para todas.
Escolha do tecido e enchimento
O principal requisito na escolha dos materiais é a sua composição natural. A prata é usada como enchimento. Trata-se de lã de ovelha especialmente processada, branqueada e enrolada em tiras. Além disso, a lã tem a capacidade de absorver odores, sendo muito importante que os bebês sintam o cheiro da mãe, mesmo que ela não esteja por perto.

Para a cabeça e o corpo, você pode usar malhas especiais para bonecas, que esticam moderadamente e combinam o máximo possível com a cor da pele. Para uma criança adulta, as cores podem ser variadas, mas tons claros são mais adequados para bebês. Uma boneca feita de materiais variados desenvolve as sensações táteis da criança, então, ao escolher o tecido, você pode usar sua imaginação e usar materiais de diferentes texturas.

Como costurar uma boneca Waldorf grande: master class passo a passo
Não é difícil costurar uma boneca Waldorf usando uma master class, mas exigirá precisão e paciência. Primeiro, você precisa preparar as ferramentas e os materiais:
- padrão;
- tecido corporal;
- tecido para roupas;
- lã de ovelha;
- agulha longa;
- fio de lã;
- fios;
- tesoura;
- pinos;
- fita métrica;
- giz;
- fios de fio dental.
O molde finalizado precisa ser impresso. Ele consiste em 4 partes: braços, pernas, cabeça e corpo. Você precisa cortar 4 partes de braços, 2 partes de pernas, 2 partes de corpo e 1 parte de cabeça.

Importante! Ao cortar as peças, é preciso deixar margens de costura de 0,5-1 cm.
Como fazer uma cabeça de boneca
A criação de uma boneca começa pela cabeça. Você pode usar uma bola de espuma como base. Você encontra essas bolas em lojas de artesanato, com diâmetros variados. Um novelo de fios de íris também serve. Uma master class passo a passo ajudará você a fazer a cabeça sem dificuldades:
- Primeiro, você precisa preparar a lasca cortando 4 tiras idênticas. Coloque-as uma sobre a outra, cruzando-as e alinhando o centro.
- Coloque uma bola ou novelo de linha no centro. Enrole a bola em tiras de lã para que fique completa e uniformemente coberta.
- Conecte as pontas sob a bola, amarre com um fio e corte as pontas.
- A bola resultante deve ser medida e um pedaço retangular deve ser cortado de acordo com o tamanho do círculo.
- Dobre o retângulo e costure ao longo da lateral. Esta será a camada inferior da cabeça da boneca. O rosto será moldado sobre ela.
- A parte superior da peça precisa ser costurada com ponto de alinhavo, unida e o retângulo virado do avesso.
- Coloque a parte invertida sobre a bola preparada.

Cabelo, olhos e boca
Na peça de cabeça finalizada, você precisa formar um rosto usando linhas:
- Enrole a linha duas vezes sob a bola. Este será o pescoço da boneca. Amarre a linha na lateral onde ficará o rosto. Não corte a linha.
- Coloque os fios nas laterais da bola e faça um aperto vertical, amarre os fios na parte superior.
- Meça um fio longo, enrole-o horizontalmente duas vezes no centro da cabeça e dê um nó na área do aperto vertical.
- Use uma agulha para unir os fios de aperto com vários pontos.
- No segundo cruzamento dos fios, use uma agulha para fazer vários pontos de união e deixar uma ponta.
- Passe os fios pela parte de trás da cabeça, na área das orelhas, e amarre-os ao redor do pescoço.
- Prenda os fios vertical e traseiro com uma agulha e puxe-os juntos. Faça o mesmo do outro lado.
- Enrole uma pequena bola de lã, coloque-a onde ficará o nariz da boneca e costure.
O aperto está pronto, a face do futuro brinquedo está formada.

A peça da cabeça deve ser costurada ao longo das laterais e da costura superior, virada do avesso. Em seguida, coloque a peça sobre a cabeça preparada e remova o excesso de tecido com alfinetes. Retire o tecido, vire-o cuidadosamente do avesso e costure no lugar dos alfinetes. O excesso de tecido deve ser aparado.
Coloque a peça finalizada de volta na peça de trabalho, dê 2 voltas com a linha no pescoço, estique e amarre a linha. Prenda as bordas inferiores da linha com um ponto de "agulha para frente". Marque a linha do cabelo com giz e prenda a linha de lã na linha marcada. Faça um ponto de "agulha para trás" a uma distância de 1 cm da linha marcada. Faça um ponto de volta da mesma maneira, até a linha. Costure até o final da linha. Faça a franja exatamente da mesma maneira, aparando o "cabelo" se necessário.
Prenda alfinetes nos olhos e na boca. Use um lápis para contornar o contorno. Nos locais marcados, use fio dental para bordar primeiro os olhos e depois a boca. Para esconder os nós da linha, insira a agulha sob o cabelo e aproxime-a do olho. Você pode usar blush para rosar as bochechas.

Braços e tronco
Os detalhes dos braços e do corpo precisam ser transferidos do molde para o tecido e recortados. As partes emparelhadas precisam ser costuradas, viradas para o direito e bem preenchidas com enchimento. As partes finalizadas dos braços precisam ser fixadas na parte inferior da cabeça com alfinetes, verificando a simetria. Costure os braços cuidadosamente com pontos pequenos. Costure as margens de costura com linha grossa.

Conecte as partes do corpo às pernas e costure. Vire do lado direito para fora. Primeiro, encha a parte das pernas para formar os pés. Antes de encher, é aconselhável marcar com giz o ponto de término dos pés e verificar a simetria. Em seguida, costure as paredes da parte preenchida. Encha as partes restantes das pernas e costure-as com ponto corrente no início do corpo.
O corpo em si precisa ser bem preenchido com enchimento e preso à base da cabeça. Conecte todas as partes e prenda o corpo ao redor do pescoço. Para fazer um brinquedo gordinho, as partes do corpo precisam ser preenchidas o mais firmemente possível.

Importante! Todas as peças são conectadas e costuradas com ponto invisível.
A boneca está pronta, agora podemos começar a fazer roupas para ela.
Roupas de boneca: diagrama e molde

Ao costurar roupas para uma boneca, é necessário escolher materiais naturais de tons claros, especialmente se for um brinquedo para uma criança pequena. As roupas são variadas: vestidos, vestidos de verão, shorts, camisetas, calças. Antes de transferir o molde para o tecido, é preciso fazer uma "prova" e verificar se os tamanhos do molde e da boneca combinam. É necessário deixar uma margem de costura de 0,5 cm de cada lado. As roupas são costuradas à máquina de costura ou à mão. Você pode tricotar um gorro para a cabeça com agulhas de tricô ou agulha de crochê.

Com uma descrição tão detalhada de todas as etapas do trabalho no brinquedo, costurá-lo não será muito difícil. Costurar levará tempo, mas o bebê terá um brinquedo único, feito pelas mãos da mãe com amor e carinho.




