Existem muitas master classes chamadas "Tricô de uma Boneca Stesha". A maioria delas se distingue por uma descrição detalhada do tricô de cada carreira. Mas esse detalhamento não é necessário, pois fazer uma boneca de pelúcia é bastante simples. O artesanato será um excelente presente para uma criança, e uma costureira iniciante aprenderá a tricotar brinquedos de pelúcia simples dessa maneira.
Descrição do brinquedo

Stesha é um exemplo original das bonecas megapode, tão populares atualmente. Os traços faciais desse tipo de brinquedo lembram pontos — não há detalhes.
Uma boneca macia desse tipo pode se tornar um excelente manequim com uma forma básica de roupa, que é tricotada durante o processo de fabricação da base.
Materiais e ferramentas necessários para o trabalho
Para fazer um brinquedo bonito desse tipo, você não precisa necessariamente de muitas ferramentas e materiais. Para fazer a Stesha, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- acrílico infantil em diversas cores;
- PDF;
- agulhas de tricô, gancho, agulha e linha;
- tesoura;
- holofibra;
- botões.
No processo de tricô de cada parte individual da boneca, é usada uma cor específica de fio.
Para referência! É necessário preparar fios bege, azul, rosa, vermelho, cinza, verde e menta.
Designações convencionais
Cada esquema tem seus próprios símbolos que devem ser usados durante o processo de trabalho:
- VP - alças de ar;
- ССН — ponto alto duplo;
- SC - ponto baixo;
- Diminuir - diminuir;
- Pr. - adição;
- K.A. - anel amigurumi.
Usando tais designações e técnicas, a boneca Stesha pode ser feita em crochê bem rápido.
Como tricotar uma boneca amigurumi Stesha: descrição passo a passo
Amigurumi é uma técnica bastante popular para fazer brinquedos de crochê. Não há transições texturizadas no tecido se colunas forem adicionadas ou subtraídas.
Por isso, a boneca de crochê Stesha, cujo diagrama e descrição são apresentados a seguir, é feita com essa tecnologia.

Cabeça
Você deve começar a trabalhar de cima para baixo: o primeiro detalhe será a cabeça.
Aula magistral sobre como fazer uma cabeça de brinquedo:
- É necessário formar K.A. Tricotar 6 pb.
- Na segunda carreira, você precisa fazer 6 pontos altos duplos - tricote 2 pb em cada laçada. Você deve obter 12 células.
- Na 3ª fileira, você também deve fazer 6 Pr. - agora você precisa tricotar 2 pb em 1 laçada.
- Agora, nas próximas 7 carreiras, faça 6 aumentos, tricotando 2 pb em 1 laçada através de 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 laçadas, respectivamente.
- Agora você precisa tricotar 9 carreiras sem alterações - em cada camada, tricote 60 pb.
- O próximo passo é diminuir usando o mesmo princípio do aumento. Diminua 6 pb, trabalhando em 8 laçadas.
- Em seguida, faça 6 dez através de 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 laçada.
- Como resultado, restarão apenas 6 pb. Nesta fase, você pode finalizar o trabalho. Antes, vale a pena preencher a cabeça com holofibra.
Depois de terminar o trabalho, vale a pena decorar o rosto. Para isso, você precisa bordar o nariz, os olhos pontilhados e os cílios.
Pernas e tronco

Primeiro, a base de cada perna é feita separadamente, depois as próprias pernas são tricotadas e, em seguida, conectadas. A próxima etapa será a formação do corpo. Assim, as pernas e o corpo são uma única peça.
- É necessário discar uma corrente de 10 PV. Além disso, é necessário discar 2 PV para levantamento.
- Tricotar 4 pbx na terceira laçada a partir da borda da correntinha. Depois, 8 pbx e, por fim, mais 5 pbx na última laçada da correntinha.
- Vire o trabalho e faça 8 pb no outro lado da corrente.
- Em seguida, forme novamente 2 corr e faça 5 pb nos pb que foram formados a partir de 1 laçada. Trabalhe novamente 8 pb e faça um aumento seguindo o mesmo princípio do início.
- Outra carreira é formada da mesma maneira, mas o Pr. é feito através de 1 laçada. Em seguida, você precisa cortar uma parte do papelão no formato do pé.
- Em seguida, os sapatos são formados. Você precisa tricotar 3 carreiras sem adicionar ou diminuir. Neste caso, a primeira é formada de forma que apenas 1 fio da laçada fique preso (meia laçada).
- Em seguida, diminua - trabalhe 24 pb, depois diminua 2 laçadas, tricote mais 14 pb e depois diminua novamente. Tricote o restante da peça.
- Você precisa colocar a palmilha de aglomerado e continuar tricotando. Você precisa fazer 3 diminuições nos locais onde foram feitas na carreira anterior.
- Nas próximas 3 carreiras, 6 Ub também são feitos nos mesmos lugares onde estavam antes. Como resultado, restam 18 CCH.
- Você precisa trocar a linha e tricotar 24 carreiras sem alterações. Ao mesmo tempo, preencha gradualmente a perna finalizada com holofibra.
Observe! O aglomerado é inserido para dar aos sapatos um formato mais correto. Ao mesmo tempo, a própria boneca ficará mais estável.

A segunda perna é feita da mesma maneira. Em seguida, as partes são conectadas entre si com uma corrente de 3 PV.
Em seguida, o corpo é formado:
- Tricotar 2 carreiras de 48 pb.
- Em seguida, faça 6 Pr. a cada 8 laçadas.
- Faça o mesmo número de Pr nas próximas 4 carreiras.
- Em seguida, diminua 4 pontos baixos em cada carreira subsequente, passando por igual número de laçadas. Pare quando restarem apenas 18 laçadas. Preencha a figura com holofibra.
Em seguida, os sapatos são decorados - borde o cadarço, você pode tricotar uma faixa de cabeça. Geralmente, ela é formada tricotando um elástico com agulhas de tricô (1 frontal + 1 traseira).
Mãos

Para completar a boneca, você precisa amarrar as mãos:
- Trabalhe 6 pb em K.A.
- Em seguida faça Pr. - 2 pb em 1 laçada.
- Na próxima carreira, 2 Pr., que devem ser feitos a cada 5 laçadas.
- Depois, trabalhe em 6 níveis sem alterações.
- Em seguida, você precisa fazer uma Dec. - basta remover 2 pbx através de 6 laçadas.
- Em seguida, troque o fio e tricote 20 carreiras de 12 pb. Encha a parte resultante com holofibra e finalize o trabalho.
Faça outra mão igual a esta.
Atenção! Na área de transição entre as cores do fio, vale a pena fazer um punho. Isso dará à boneca um toque decorativo adicional.
Boné

O chapéu é um acessório muito importante para decorar a boneca finalizada. Você pode tricotar esse detalhe com agulhas de tricô ou crochê. Mas é melhor usar o primeiro tipo de ferramenta.
Algoritmo passo a passo para fazer um chapéu:
- Monte 60 pontos usando agulhas circulares.
- Comece a tricotar o elástico. Depois de tricotar até o final, você pode fechar a tira formando um anel.
- Trabalhe 4 carreiras dessa maneira e depois diminua gradualmente em 4 laçadas.
- Quando restarem cerca de 44 laçadas, você pode apertar as laçadas restantes passando o fio de trabalho por elas.
Informações adicionais! Para garantir que o chapéu tenha o tamanho certo, vale a pena experimentar o produto constantemente durante o processo de fabricação.
Depois de terminar o trabalho, vale a pena costurar um pompom, que é aconselhável fazer primeiro com fio da mesma cor do próprio chapéu.
Colete

O colete será um ótimo complemento para o visual da Stesha. É bem fácil fazer um item de guarda-roupa assim:
- Monte uma corrente de 42 VP.
- Tricotar 8 carreiras de pb sem nenhuma alteração.
- Em seguida, tricote cerca de 4 pbx de um lado e forme uma corrente de 7 pbx. Arremate a corrente pulando 5 laçadas. Tricote 33 laçadas. Repita a ação desde o início da carreira.
Em seguida, tricote mais 3 carreiras, diminuindo 4 pb em cada fileira. Em seguida, na área onde são formadas as aberturas para as mangas, costure um botão na borda e faça uma alça para pendurar no outro lado.
Bolsa

Um acessório de tricô em forma de bolsa é essencial nesta composição. É feito de forma bastante simples:
- Monte uma corrente de 10 VP e tricote uma tira de PB.
- É suficiente formar 20 linhas.
- Dobre a tira ao meio e costure dos dois lados.
- Faça uma corrente de 20 VP e prenda na base da bolsa.
O acessório para Stesha está completamente pronto. Você pode colocar pequenos itens na bolsa.
Como montar um brinquedo

O método MK para montar as partes da boneca é bastante simples, já que as pernas e o corpo já são uma peça única. Você só precisa costurar os braços e a cabeça na base do corpo já pronto. O chapéu, a bolsa e o colete podem ser removidos, dispensando fixação.
Importante! É melhor fazer cabelo com lã, pois o cabelo artificial pode quebrar, cair e ficar emaranhado com o tempo.
Fazer cabelo pode levar bastante tempo. Se a boneca for para decoração de interiores, é aconselhável usar material artificial. E para brincadeiras infantis, recomenda-se fazer o cabelo da boneca com lã.

Existem várias opções para fazer uma boneca Stesha em crochê. Cada modelo apresenta diferenças na composição das partes individuais, mas o conceito geral permanece inalterado. Uma boneca deste tipo pode ser usada em brincadeiras infantis ou simplesmente para decorar o interior do quarto. O princípio de fabricação proporcionará grande prazer à costureira.




