Algo tricotado por você mesmo sempre traz alegria. Um brinquedo de pelúcia feito à mão pode se tornar não apenas um presente e um amigo agradável para uma criança, mas também uma decoração para sua casa. Este artigo descreve em detalhes como selecionar os fios e oferece uma aula magistral sobre como criar brinquedos de tricô com fios de pelúcia.
O que é fio de pelúcia

Fios de pelúcia ou chenille (sinelle) geralmente são feitos inteiramente de fibras sintéticas. Esse fio possui vilosidades macias e sedosas, entrelaçadas de forma justa e uniforme no fio base central. De acordo com suas características de qualidade, as artesãs chamam esse fio de forma diferente: veludo, veludo ou marshmallow.
Na maioria das vezes, fios de pelúcia texturizados são usados para criar roupas infantis, além de diversos itens de decoração e brinquedos. Bonecos engraçados feitos com fios de veludo são especialmente fofos.
Tipos de fios de pelúcia

Existem diversas variedades de fios de veludo felpudo, que diferem em estrutura e cores. O fio pode conter vários tipos de fibras:
- acrílico;
- algodão;
- viscose.
Você pode encontrar marcas de fios de veludo feitos de fibras mistas à venda. Os fabricantes podem adicionar outros materiais artificiais e naturais aos fios, como lurex ou linho.

Além das diferenças na composição, você pode encontrar nomes de fios de pelúcia com estrutura e textura específicas. Algumas marcas têm pelo longo e grosso, outras, mais curto e grosso.
Quanto às cores dos fios de veludo, cada marca pode ter sua própria gama de cores. Não existem apenas fios tingidos de uma única cor, com tons caramelo ricos ou suaves, mas também fios mesclados com transições graduais ou contrastantes.
Para referência! Você pode até encontrar fios de fantasia à venda, complementados com espessamentos, pompons e miçangas.
Qual fio de pelúcia é melhor para usar em brinquedos

Os mais populares são os fios de pelúcia de acrílico e viscose. Esses tipos de fios mantêm melhor sua forma e resistem à lavagem. O veludo de algodão tem propriedades externas semelhantes, mas estica mais rápido sob ação mecânica.
A escolha do fio de veludo para criar bugigangas macias depende principalmente da sua finalidade. Se a composição não for tão importante ao fazer crochê para bonecas de interior, no caso de brinquedos desleixados, é melhor dar preferência a fibras artificiais que não se deformam muito rapidamente.
É melhor não tricotar bonecos para jogos ou decoração de quarto com fios com pelo muito fino e longo. No primeiro caso, o pelo longo entrará constantemente na boca e nos olhos da criança e, no segundo, acumulará muito pó.

Características do tricô com fio de pelúcia
Ao trabalhar com fios de veludo bastante grossos e soltos, a seleção correta das ferramentas é importante. Normalmente, ao tricotar, são utilizadas agulhas de tricô ou uma agulha de crochê grande (pelo menos nº 4).
Para referência! Os fabricantes geralmente incluem suas próprias recomendações sobre esse assunto nas etiquetas afixadas em cada novelo.
Ao tricotar com chenille em agulhas de tricô, os padrões simples de ponto cetim são os mais usados, familiares até mesmo para iniciantes. O fio é bastante texturizado e você não precisa criar padrões complexos para deixar o produto com uma aparência espetacular.

No crochê, você também não precisa de padrões complicados para criar algo bonito. Pontos altos e baixos comuns feitos com pelúcia parecem muito mais vantajosos do que qualquer padrão vazado.

Padrões de tricô para brinquedos de pelúcia para iniciantes com descrições passo a passo
Os mestres do amigurumi criaram padrões básicos universais que podem ser usados para tricotar facilmente qualquer brinquedo. A cabeça, o corpo e os membros são criados seguindo os mesmos passos. A única diferença está na confecção das orelhas e no formato do focinho. Isso permite que até mesmo iniciantes dominem rapidamente a técnica, tricotando um pequeno ratinho, uma lebre ou um ursinho de pelúcia usando o mesmo padrão.
O gato, feito de acordo com o modelo sugerido abaixo, tem cerca de 20 cm de altura. As dimensões exatas dependem do fio e da ferramenta escolhidos.

Lenda:
- V - faça um aumento tricotando 2 pb a partir da alça da carreira de baixo;
- A - faça uma diminuição tricotando 1 pb a partir de 2 pb da carreira anterior.
A cabeça e o corpo são tricotados de cima para baixo. O enchimento com enchimento sintético ou qualquer outro material disponível é feito à medida que as peças são formadas:
- 1 carreira - 6 pontos baixos;
- 2 carreiras - tricotar em círculo, completando uniformemente 6V = 12;
- Carreiras 3-6 - tricotar em círculo, distribuindo uniformemente 6V = 36 em cada carreira;
- 7-10 carreiras - tricotar em círculo sem aumentos ou diminuições = 36;
- 11ª carreira - repita 6 vezes 4 pb + 1A = 30;
- Carreira 12 - tricotar em círculo uniformemente, sem aumentos ou diminuições = 30;
- Carreiras 13 a 16 - continue trabalhando, realizando uniformemente 6A = 18 em cada carreira.

Em seguida vem a segunda etapa:
- Carreira 17 - tricotar em círculo uniformemente, sem aumentos ou diminuições = 18;
- 18ª carreira - repita 6 vezes 2 pb + 1V = 24;
- 19ª carreira - repita 3 vezes 7 pb + 1V = 27;
- 20 carreiras - tricotar em círculo uniformemente, sem aumentos ou diminuições = 27;
- Carreiras 21-22 - tricotar em círculo, realizando uniformemente 3V = 33 em cada carreira;
- 23-28 carreiras - tricotar em círculo de diminuições e aumentos = 33;
- 29-30 carreiras - continue trabalhando, realizando uniformemente 3A = 27 em cada carreira;
- 31 carreiras - tricotar em redondo sem aumentos ou diminuições = 27;
- Linha 32 - repita 3 vezes 7 pb + 1A = 24.
De acordo com este padrão, os membros inferiores são tricotados juntamente com o corpo. Cada perna deve ser finalizada separadamente. Para isso, tricote 10 pb em meia e conecte-os em um anel com 1 pb. Em seguida, faça mais 4 carreiras sem alterações. Em seguida, tricote 5A em meia, finalizando uma das pernas.
O segundo membro é executado de maneira semelhante a uma distância de 2 st.b/n do primeiro.

Em seguida, passamos a criar as patas dianteiras. O enchimento também é colocado em cada peça à medida que tricotamos, dando-lhes forma:
- 1 carreira - 6 st.b/n;
- 2 carreiras - tricotar em círculo, completando uniformemente 6V = 12;
- Carreira 3 - tricotar uniformemente sem diminuições ou aumentos = 12;
- 4 carreiras - 3A, 6 pontos baixos = 9;
- 5-10 carreiras - continuar trabalhando sem diminuições e aumentos = 9;
- 11 carreiras - 1A, 7 pontos baixos = 8;
- Linha 12 - dobre a peça ao meio e tricote 4 pontos baixos, capturando as alças da frente e de trás do membro.
O segundo braço é criado de maneira semelhante.
Atenção! Se a última etapa for omitida, deixando um buraco aberto, as pernas podem ser providas de dobradiças.

Orelhas de gato são muito fáceis de fazer. Elas são tricotadas separadamente e depois costuradas na cabeça do brinquedo:
- 1 carreira - 5 st.b/n;
- 2 p. - realizar 5V = 10;
- 3 carreiras - faça 1V = 12 em cada lado da carreira;
- Carreira 4 - tricotar sem alterações, sem diminuir ou aumentar = 12.
As orelhas do coelho são tricotadas exatamente da mesma maneira, mas na última etapa, o número de carreiras é aumentado até atingir o comprimento desejado. Ao criar um ratinho de brinquedo, você pode tricotar algumas partes redondas para as orelhas.

O rabo de gato pode ser listrado trocando a linha a cada 1-2 carreiras. O trabalho é feito em círculo e o enchimento é feito à medida que se tricota. A sequência de ações é a seguinte:
- 1 carreira - 6 pontos baixos;
- 2 carreiras - faça 2 colunas b/n + 1V duas vezes = 8;
- Carreiras 3-12 - tricotar uniformemente, sem diminuições ou aumentos = 8;
- Carreira 13 - dobre a peça ao meio e faça 4 pontos baixos, capturando as laçadas da frente e de trás da peça.
As partes finalizadas são fixadas ao corpo com alfinetes e depois costuradas. O rosto do animal é decorado com olhos ou miçangas prontos, bordados e outros acessórios.

Algumas dicas de como tricotar amigurumi corretamente

Para que um brinquedo macio feito de veludo ou qualquer outro fio fique bem, você deve prestar atenção a algumas nuances ao trabalhar. Aqui estão algumas dicas para iniciantes:
- Não negligencie a seleção correta de fios e ferramentas, caso contrário, podem surgir dificuldades desnecessárias ao tricotar, e o produto final não terá uma aparência muito elegante.
- É necessário recontar as colunas e laçadas em cada linha para que o detalhe fique com o formato desejado. Para maior comodidade, você pode usar marcadores plásticos especiais.
- É importante aprender a distinguir entre a frente e o verso, assim a aparência do tecido não será prejudicada por algum erro.
- As diminuições não devem ser feitas simplesmente pulando a laçada da carreira de baixo, mas tricotando duas colunas com uma parte superior comum. Se isso não for feito, buracos se formarão no tecido de malha, que não serão possíveis de esconder.
Sabendo como fazer crochê de pelúcia, você pode criar muitos bonecos interessantes para crianças e para decoração de casa. Além disso, esse hobby é uma ótima maneira de relaxar e passar o tempo de forma útil. Se desejar, você pode criar uma coleção completa de pelúcias usando as dicas deste artigo.




