As prateleiras das lojas infantis modernas estão repletas de brinquedos coloridos de diferentes formatos e tamanhos. Mas nenhum deles se compara aos feitos pelas mãos de uma mãe amorosa. Afinal, um pedaço da alma e do calor do coração de uma pessoa amada é colocado em cada detalhe, em cada ponto. Até uma costureira iniciante pode costurar brinquedos de lã. Um pouco de paciência e imaginação transformarão um remendo macio em um item de design único, que certamente se tornará o brinquedo favorito do bebê.

- Escolhendo Tecido de Lã
- Material de enchimento
- Ferramentas necessárias para o trabalho
- Padrões de brinquedos
- Modelos prontos
- Regras para transferir moldes para tecido
- Aula magistral sobre como criar uma lebre de pelúcia com suas próprias mãos
- Master class sobre como criar um ursinho de pelúcia para iniciantes
Escolhendo Tecido de Lã
Fleece em inglês significa "velo", "lã de ovelha ou cabra". Na verdade, é um tecido exclusivamente sintético que é tricotado a partir de fibras de poliéster e depois penteado até ficar macio com o uso de escovas rotativas especiais. Este material possui propriedades semelhantes à lã, como maciez e capacidade de reter calor.
Importante! Ao contrário da lã natural, o tecido fleece é hipoalergênico, por isso é amplamente utilizado na produção de artigos infantis.

O fleece, inventado nos Estados Unidos em 1979, é usado para criar roupas quentes, leves e respiráveis para atividades recreativas. O tecido possui uma série de propriedades únicas que permitem que seja usado como matéria-prima para a produção de brinquedos infantis, incluindo aqueles feitos à mão:
- macio e ao mesmo tempo durável;
- luz;
- elástico, mantém perfeitamente a forma dada;
- praticamente não enruga;
- não se desfaz no local do corte;
- não desbota ao sol;
- Lavável à máquina, seca rapidamente.
Observe! O velo tem várias desvantagens significativas: é facilmente inflamável, eletrifica, acumula poeira rapidamente e fica coberto de pelotas com o tempo.
Isso deve ser lembrado ao dar um brinquedo pronto para uma criança, e medidas oportunas devem ser tomadas para evitar possíveis consequências negativas.
Ao escolher o fleece para um brinquedo macio, você deve prestar atenção ao seguinte:
- Pelo. É melhor que esteja localizado apenas em um lado do tecido. O avesso liso facilitará a aplicação de marcações de giz para moldes.
- Densidade. A melhor opção é considerada 220-300 g/m³. Este é o tecido que mantém suas proporções e não deforma. A espessura deste tecido é de cerca de 2 a 4 mm, levando em consideração o comprimento do pelo. Se não houver marcação de densidade na etiqueta, ela pode ser determinada empiricamente. Para isso, é necessário esticar as fibras sobre a borda de fábrica. Tecidos que perderam a forma não são adequados para costurar brinquedos.
- Pintura. Vale a pena esfregar a borda da tela com um pano úmido. O tecido não deve desbotar.
- Odores estranhos. É necessário cheirar o tecido selecionado. Como regra, um forte odor químico é emitido por corantes baratos que contêm substâncias nocivas ao corpo humano.
Somente o velo certo garantirá um processo criativo fácil e emocionante e um resultado que agradará tanto adultos quanto crianças.
Material de enchimento
Para que um brinquedo de lã mantenha sua forma, não estique, pareça proporcional, uniforme e bonito, é importante escolher o material de enchimento correto. Hoje em dia, as artesãs preferem usar enchimentos sintéticos compostos por uma mistura de fibras de poliéster de diversos formatos. São leves, volumosos, não causam alergias, não acumulam odores e são fáceis de lavar e secar. Entre eles estão:
- Sintepon. Vem em folhas de diferentes espessuras. Para encher o brinquedo uniformemente, você terá que cortar o material em pequenos pedaços e afofá-los, caso contrário, o brinquedo ficará plano e irregular.
- Fibra oca. São fibras de poliéster em forma de pequenas esferas unidas. É considerado o melhor enchimento, pois resiste a deformações repetidas, restaura rapidamente sua forma original e preenche com qualidade até mesmo as menores e mais complexas peças.
- Sintepuh. Como o nome sugere, este é um análogo sintético do fluff natural, mantendo todas as propriedades deste último, mas ao mesmo tempo hipoalergênico. Costureiras iniciantes devem evitar trabalhar com este material, pois é muito volátil e pode se desfazer se manuseado incorretamente.
- Comforel. Um tipo de penugem sintética em forma de bolinhas revestidas de silicone. Leve e hipoalergênico, este material nunca atrai ácaros e insetos.
- Borracha de espuma. Hoje em dia, é menos usada do que outras, pois tem uma estrutura densa que impede a distribuição uniforme dentro do brinquedo. Com o tempo, ela se desintegra e acumula odores.

Dentre os enchimentos naturais para fleece, os mais indicados são:
- Fibra de bambu. Um material elástico que tolera bem a lavagem, não acumula poeira e odores e não causa alergias. A única desvantagem é que esse enchimento é bastante difícil de encontrar.
- Sêmolas de trigo sarraceno. Utilizadas em brinquedos projetados para desenvolver a coordenação motora fina das crianças.
Informações adicionais! As avós e bisavós de hoje brincavam com bonecas e ursinhos de pelúcia recheados com serragem. Este enchimento não é absolutamente adequado para brinquedos de lã.
Muito pesado, ele estica e deforma o delicado material elástico. Além disso, a serragem fica úmida rapidamente, acumula odores e tem medo de água. Também é melhor recusar algodão e lã. Esses enchimentos não podem ser lavados, pois, com o tempo, aglomeram-se e tornam-se um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias e ácaros nocivos.
Ferramentas necessárias para o trabalho
Antes de começar a costurar um brinquedo, você precisa preparar seu espaço de trabalho. O processo criativo não deve ser interrompido. Portanto, todas as ferramentas e consumíveis necessários devem estar à mão:
- Papelão, papel milimetrado, papel vegetal — para criar moldes e padrões.
- Lápis, régua, borracha.
- Giz de alfaiate para traçar moldes em tecidos.
- Tesoura para cortar detalhes.
- Dedal.
- Agulhas para trabalhos manuais.
- Linhas (as melhores são as de poliéster para malhas).
- Uma máquina de costura e agulhas com pontas arredondadas que não danificam a estrutura do tecido felpudo.

Informações adicionais!O velo é um tecido felpudo, por isso é bastante difícil de cortar com tesoura. É preciso monitorar constantemente o fio das lâminas e limpá-las com álcool de vez em quando para remover fiapos presos. Não será necessário passar a ferro durante o trabalho, pois o material não tolera a passagem a ferro nem o uso de entretelas adesivas.
Padrões de brinquedos
Não é fácil criar um molde de brinquedo original. Requer certo conhecimento e experiência.
Modelos prontos
Embora o fleece seja um material maleável e os detalhes possam ser literalmente "esculpidos" para corrigir as falhas, ainda é mais fácil usar moldes prontos e calculados com precisão. Eles são impressos da internet, transferidos para papelão usando papel vegetal das páginas de revistas de artesanato ou adquiridos como kits prontos. E master classes detalhadas mostrarão como os profissionais fazem brinquedos de pelúcia.
Regras para transferir moldes para tecido
Encontrar um bom molde é apenas metade da batalha. Você precisa transferi-lo para o tecido corretamente. Não há como fazer isso sem conhecer algumas nuances. Aqui está o procedimento básico para transferir moldes para o tecido:
- Coloque o velo virado para baixo em uma superfície lisa e plana.
Importante! Com o fleece, especialmente se for felpudo dos dois lados, pode ser difícil determinar qual é a frente e qual é o verso. Para isso, o tecido é cuidadosamente esticado contra o veio (paralelo à borda de fábrica) - o fleece é enrolado em um rolo em direção à parte de trás.

- Coloque os moldes compactamente sobre o velo. Isso pode ser feito ao longo ou transversalmente às fibras. Isso resultará em dois brinquedos com formatos completamente diferentes. Por exemplo, um coelho cortado ao longo das fibras será mais baixo e mais grosso do que aquele cujas partes foram cortadas transversalmente.


Informações adicionais! O velo é um tecido volumoso e fofo. A aparência e a tonalidade do tecido dependem da posição do pelo. Portanto, os moldes devem ser colocados em uma direção.
- Trace os moldes com giz de alfaiate bem apontado ou lápis contrastante, evitando vincos significativos na pilha.
- Recorte cuidadosamente os elementos do futuro brinquedo com uma tesoura afiada.
As bordas das peças recortadas não requerem processamento adicional, pois o tecido não desfia. Para maior segurança, você pode contornar o contorno com uma tesoura com borda em relevo.
Aula magistral sobre como criar uma lebre de pelúcia com suas próprias mãos
Masterclasses detalhadas ajudarão você a criar uma coleção completa de amiguinhos fofos e únicos para o seu filho. Claro, um coelhinho de brinquedo feito à mão terá um lugar de destaque.

Para fazer uma criatura com orelhas tão fofa você deve preparar:
- um pedaço de lã leve medindo 50 x 50 cm;
- tecido de cor contrastante para as orelhas;
- enchimento (é melhor usar um sintético, como holofibra);
- contas pretas para os olhos;
- fio marrom ou rosa para bordar o rosto;
- papelão para fazer moldes;
- giz colorido para transferi-los para o velo (o branco não ficará visível em um fundo claro);
- tesoura afiada;
- agulha e linha para tecido de malha (ou máquina de costura).
Agora você pode começar a trabalhar. Na primeira etapa, imprima os diagramas do molde, transfira-os para uma cartolina grossa e recorte ao longo do contorno.

O tecido de lã é estendido sobre uma superfície plana, com o avesso voltado para cima. Os artesãos dispõem os moldes sobre ele de modo que a pilha de todas as partes do brinquedo fique na mesma direção. Os espaços em branco são cuidadosamente contornados com giz apontado ou um lápis macio.

Deve haver um total de 16 partes. Usando um ponto de alinhavo, conecte as partes do corpo, as pernas superiores e inferiores e as orelhas longas do coelho e, em seguida, costure-as na máquina ou costure-as à mão usando um ponto "atrás da agulha".
Importante! Ao costurar o corpo do brinquedo, certifique-se de deixar espaço para fixar as orelhas e as patas, além de um furo tecnológico para enchimento.

As partes das orelhas finalizadas são inseridas nos orifícios preparados da cabeça e costuradas por dentro. O mesmo é feito com as patas superiores e inferiores, previamente preenchidas com holofibra.

Por fim, preencha o corpo do coelho e costure cuidadosamente o buraco tecnológico na base do brinquedo com um ponto invisível.

O rosto da lebre é decorado: olhos de contas são costurados e o nariz é bordado. Para a cauda, um círculo é cortado em lã e franzido ao longo da borda com um ponto de alinhavo. Depois de apertado, forma-se um saco, que é preenchido com holofibra e costurado ao corpo do coelho com o mesmo ponto invisível.

Se desejar, o orelhudo pode ser vestido com um vestido ou calça. Esses brinquedos feitos de lã aconchegante, feitos à mão, não são diferentes daqueles feitos em uma fábrica ou fábrica. Eles serão um ótimo presente de aniversário ou Ano Novo, e também decorarão qualquer interior.
Master class sobre como criar um ursinho de pelúcia para iniciantes
Até uma criança consegue fazer um ursinho de pelúcia engraçado de lã. O truque está na simplicidade, no mínimo de detalhes e nas instruções passo a passo precisas.

Para fazer um ursinho de pelúcia você precisará de:
- pequenos pedaços de lã cinza-marrom e branca;
- couro sintético preto ou feltro para o nariz;
- dois botões pretos ou pequenas contas para os olhos;
- fio dental preto para bordar cílios;
- material de enchimento (por exemplo, penugem sintética);
- papelão para moldes;
- giz ou lápis;
- alfinetes de segurança para fixação de peças;
- tesoura;
- linhas e uma agulha.
Tradicionalmente, eles começam criando moldes para o molde. Neste caso, haverá duas partes para o corpo, quatro para as patas superiores, dois olhos redondos e um nariz.

Coloque os moldes das peças do futuro brinquedo no verso do tecido ao longo da linha dos fios, trace-os com giz e recorte-os.

Importante! As bases brancas para os olhos precisam ser costuradas antes de montar o brinquedo, pois isso será muito difícil de fazer depois. Primeiro, elas são fixadas com alfinetes e depois costuradas com ponto chuleado.

As partes das patas superiores do urso são costuradas em pares.

Combine cuidadosamente as partes da frente e de trás do corpo do brinquedo, sem esquecer de inserir as patinhas superiores. Primeiro, prenda tudo com alfinetes e depois costure na máquina ou à mão com um ponto "atrás da agulha".

Importante! Na parte inferior do corpo do futuro filhote de urso, deixe um buraco, através do qual a peça de trabalho será virada do avesso e preenchida com penugem sintética, socando cuidadosamente primeiro uma orelha e depois a outra.

Depois que o buraco tecnológico é costurado com um ponto invisível, eles passam para os detalhes: costuram os olhos, bordam os cílios e a boca e costuram o nariz de couro.
O ursinho de pelúcia feito de lã, feito à mão, está pronto!

Com base neste padrão simples, você pode fazer um gato, um cachorro e até mesmo uma companhia inteira do desenho animado "Patrulha Canina". Basta mudar o formato das orelhas. Esses brinquedos são feitos em tamanhos diferentes. Os pequenos são usados para decorar a árvore de Ano Novo, os grandes são usados como almofadas.

É melhor costurar brinquedos junto com a criança. Esta é uma atividade estimulante – a melhor maneira de se comunicar e se desenvolver. Esses momentos passados com a mãe ficam na alma de cada criança para o resto da vida.




