A boneca Bereginya é considerada um símbolo sagrado do lar familiar, podendo ser confeccionada de forma independente. Por muitos séculos, ela protegeu contra todo mal e toda maldade. Uma bela boneca-amuleto era sempre colocada no local mais visível e honroso, para que pudesse influenciar diretamente todos que entrassem na casa.

Quem é o eslavo Bereginya?
Bereginya é uma deusa eslava que, com o tempo, se tornou o espírito padroeiro de todas as pessoas que vivem de acordo com as leis da consciência. Acredita-se que Bereginya seja a progenitora de todos os benefícios da natureza e dos minerais que ajudam as pessoas a viverem corretamente, com riqueza e dignidade.

Pouco se pode aprender da mitologia eslava. A ideia abstrata da deusa indica que ela pode conceder todos os benefícios e honrarias a uma pessoa boa. Ao mesmo tempo, ela não pune por más ações, mas simplesmente não ajuda os indignos.
A boneca Bereginya é uma imagem dessa deusa. Bereginya era representada como uma jovem cercada por flores exuberantes, com uma coroa de flores na cabeça e um galho de salgueiro ou bétula na mão. Ela geralmente usa um vestido leve e arejado.
Finalidade do amuleto
A boneca Bereginya tem diversos significados, mas, acima de tudo, visa proteção e assistência. Os russos há muito tempo fabricam essas bonecas motanka para o lar e a família. Acreditava-se que tal talismã ajudaria nas seguintes situações:
- A boneca é a guardiã do lar. Numa família onde existe tal talismã, sempre haverá paz, compreensão mútua, harmonia e amor.
- A estatueta poderá proteger toda a família de maldições e maldições, influências negativas e danos.
- Em uma casa onde há graça, o amuleto ajudará a trazer prosperidade e saúde.
- Ela protegerá você de espíritos malignos, pessoas invejosas e inimigos que tentam perturbar a harmonia na família ou no lar.

Importante! Para que o amuleto funcione, você precisa fazer a boneca com suas próprias mãos. O atributo adquirido pode ser programado com a energia negativa de quem o fez.
O produto pode ser usado não apenas em casas onde mora uma família completa. Mulheres solteiras também podem receber graça e proteção do amuleto.
Características do uso da boneca
A motanka deve ser colocada em um local visível da casa, na altura dos olhos de quem entra. Normalmente, o "canto vermelho" da cabana (casa) era escolhido para a instalação de tal talismã. Segundo as crenças eslavas, a boneca Bereginya neutralizava imediatamente a má aparência ou os maus pensamentos de quem entrava na casa.
Informações adicionais! O “canto vermelho” deve estar localizado na parte leste da casa e adjacente ao norte.
A boneca pode ser guardada ao lado de outros amuletos, como ícones, Herbalistas e Fontes de Grãos. Mas essas bonecas devem ser menores que a Bereginya principal.
Como fazer uma boneca Bereginya
Até mesmo uma costureira novata ou uma pessoa que não sabe costurar pode lidar com a produção, já que o amuleto é criado no estilo motanka - todos os detalhes e componentes são enrolados e amarrados.
A produção começa com a escolha dos materiais e enchimentos adequados. Geralmente, são usados trapos ou tecidos de roupas velhas. Todos os tecidos devem ser naturais – algodão, lã, linho. Além disso, são selecionados os mesmos fios e fitas (de preferência vermelhos). Ervas secas ou fios de lã podem ser usados como enchimento.

Boneca-amuleto Bereginya com suas próprias mãos, master class com descrição detalhada:
- Primeiro, você precisa preparar uma base sólida. Você pode planejar um pequeno bloco de madeira. Uma opção mais simples é enrolar um tubo de papelão com juta, colando gradualmente o fio à base.
- Você precisa preparar 2 pedaços retangulares. Um deve ser um pouco mais comprido e largo que o outro. Preencha cada pedaço com ervas ou lã. Enrole as bordas com um fio vermelho e amarre. Você obterá 2 pedaços que parecem doces. O pedaço menor precisa ser amarrado com um fio exatamente no meio novamente, dividindo o recheio ao meio.
- Amarre o pedaço de três setores à base, no sentido do comprimento, a uma curta distância do topo.
- Amarre a segunda peça ao longo da base - da primeira peça até o fundo, mas na parte de trás.
- Em seguida, enrole uma bola apertada ou uma pequena bola de lã e fixe-a sobre a base. Como resultado de todas as manipulações, você obtém a silhueta de uma mulher.
- Para fixar a figura, pegue um quadrado de tecido branco. Suas dimensões devem ser maiores que a altura da peça. Coloque a peça sobre a base na diagonal para que, por trás, segurando o novelo de lã, você possa fixar o tecido com um fio. Enrole toda a peça ao longo da base com o mesmo fio, repetindo todas as dobras. Os cantos laterais precisam ser ligeiramente franzidos na borda e enrolados com fio.
- Agora a boneca precisa ser "vestida". Enrole um pedaço retangular de tecido na base e prenda-o sob o peito com um fio.
- Prepare um quadrado de tecido colorido. Faça um furo no centro do tamanho da cabeça da boneca. Coloque-o sobre o molde e transforme-o em um losango. Amarre as bordas na cintura, onde a saia já está fixada. Amarre as laterais ao redor dos braços.
- Da mesma forma que a primeira saia, outra é feita, mas dessa vez com tecido colorido.
- Você precisa amarrar um lenço na cabeça - você pode fazê-lo a partir de um pedaço de tecido quadrado.
- Um avental é fixado sobre a saia colorida - você precisa dobrar o retângulo de tecido ao meio. Passe a fita pela linha de dobra. Amarre o avental na cintura.
As instruções para fazer a boneca estão completas nesta fase. Você pode amarrar um galho de bétula ou salgueiro na mão da boneca.

Observe! Não são usados moldes precisos para fazer o amuleto. O que se usa são retalhos de tecido rasgados, e não cortados do tecido principal.
Carregando e ativando o amuleto
Uma boneca de tecido precisa de uma "carga" especial para se tornar um talismã protetor. O fato é que uma certa energia é colocada em qualquer objeto durante o processo de fabricação. Além disso, um certo ritual é necessário.
Descrição do ritual mágico para ativar a boneca:
- O trabalho deve ser feito sozinho. Para isso, você deve escolher um dia em que não haja ninguém em casa.
- Durante o trabalho, vale a pena conversar, contar sobre seus desejos, esperanças e sonhos.
- Você só deve fazer uma boneca quando estiver de bom humor.
Ao final, vale a pena dizer as seguintes palavras: "Bereginya, amuleto, ajude nosso lar, proteja-nos de problemas e tribulações, olhares malignos e calúnias. Que o amor, a paz e a harmonia reinem no lar e nos corações."

Um “algoritmo” de ativação passo a passo pode excluir a presença de uma conspiração se você formular com precisão todos os seus pensamentos e desejos no momento de fazer o amuleto.
Qualquer interpretação do que seja a boneca Bereginya tem raízes profundas, que remontam às crenças pagãs dos antigos eslavos. Mas uma boneca assim pode se tornar um excelente talismã para o lar e a família. Você pode fazer o artesanato você mesmo, usando materiais naturais e um padrão simples.




