Usando materiais disponíveis, principalmente papelão e papel, o cachorro pode ser feito de forma rápida e fácil. É melhor fazer o brinquedo junto com a criança. Ela poderá dominar as habilidades de desenho, recorte, aprender a usar cola e também conhecer melhor as partes do corpo do animal.

Ideias para fazer cachorros de papel
Antes de começar a preparar as ferramentas necessárias para a criatividade e montar o cachorro, vale a pena decidir o tipo de artesanato. O animal pode ser feito em diversas técnicas e, consequentemente, ter uma aparência diferente:
- Cachorro de papel plano faça você mesmo. Este tipo de brinquedo se assemelha mais a um aplique. Pode ser recortado inteiro ou em partes separadas, mas vale a pena preparar o fundo sobre o qual será colocado com antecedência.
- A versão volumétrica envolve um trabalho mais meticuloso. O cão inteiro ou apenas partes dele, como o corpo, por exemplo, podem ser tridimensionais. O processo de criação de tal obra será descrito passo a passo mais adiante neste artigo.
- Cachorro estilo origami. Este método é adequado para quem está pensando em como fazer um cachorro a partir de uma folha de papel. Nesse caso, você não precisa recortar as partes e colá-las – toda a estrutura geralmente é dobrada a partir de uma folha quadrada, seguindo um padrão específico.
- Cão de quilling. A técnica envolve o uso de tiras estreitas de papel colorido, liso e ondulado. As tiras são torcidas em círculos e depois moldadas no formato desejado. Dessa forma, você pode criar um focinho redondo e volumoso, patas ovais, orelhas em formato de gota, uma cauda cônica, etc.
- Um cartão postal ou marcador de página com a imagem de um cachorro. Também possui muitas variações e níveis de complexidade. Por exemplo, um cartão de felicitações simples pode representar apenas a cabeça do animal e alguns detalhes - orelhas, nariz, boca. Pode ser decorado com strass.
- Artesanato criativo exige a capacidade de fantasiar e usar acessórios adicionais. Assim, o corpo do cachorro pode ser apresentado como um acordeão, com muitas dobras. Um disco de música antigo pode servir como corpo e contas como olhos. O pelo do cachorro pode ser facilmente feito com fios grossos. Por exemplo, uma coleira pode ser feita de feltro ou tecido, e uma placa com o nome do animal pode ser fixada nela. Não é difícil colar um ímã no produto final e colocá-lo na geladeira.



ObservaçãoPara tornar mais interessante o trabalho em conjunto da criança, você pode dar um nome ao futuro cachorro, por exemplo, Sharik, e fazer um canil para ele.
Como fazer um cachorro volumétrico com papel colorido
A master class mostrará como fazer um dachshund de papel. Materiais necessários:
- papel pardo;
- lápis;
- tesoura;
- governante;
- cola.
Importante! Para deixar o brinquedo bonito, todos os seus elementos devem ser desenhados e ter o mesmo tamanho, e só então recortados.
A criação de um brinquedo começa pela cabeça. Você precisa desenhar um círculo e recortá-lo. Você precisará apenas da quarta parte do círculo. Você precisa fazer um cone com ele. Para isso, conecte dois lados retos e fixe-os com cola.

Na cabeça do mordedor, há orelhas, nariz e olhos. Cada orelha é oval. Em um dos lados, é preciso cortá-la para obter uma linha reta. Cole as orelhas na cabeça, à esquerda e à direita. Nesta fase, você já pode marcar o nariz na ponta do cone-focinho e os olhinhos - dois pontinhos pretos.

O corpo do cão é cilíndrico. Para obter essa figura, você deve primeiro fazer um retângulo, depois conectar seus dois lados opostos e fixá-los com cola. O dachshund também deve ter uma cauda – um triângulo com linhas laterais longas e uma base estreita. A cauda é fixada na parte de trás do corpo cilíndrico.
Conselho: Formas geométricas como retângulos e triângulos são convenientemente desenhadas em papel quadriculado. Você pode fazer um esboço em uma folha de caderno, recortar e traçar o estêncil em papel colorido.

Na etapa final, você precisa fazer quatro patas. Elas são pequenos retângulos alongados. Cada uma delas precisa ser dobrada em um cilindro, ou seja, siga a analogia da criação do corpo. As patas são coladas ao corpo por baixo e o cachorro feito de papel colorido está pronto.

Cão artesanal feito de papelão
O cachorro ficará mais estável e durável com papelão. Papel também será usado. A lista completa de materiais é a seguinte:
- Uma capa cilíndrica de papelão.
- Papel branco, preto.
- Um lápis simples.
- Cola.
- Tesoura.
- Lápis (marcador) de cores preta e vermelha.
O plano de trabalho passo a passo é o seguinte: primeiro, você precisa preparar todas as partes de papel e depois colá-las para formar um cachorro.
A cabeça do cachorro é oval, feita de papel branco.

Orelhas de cachorro são feitas de papel preto - ovais ligeiramente curvados.

As patas dianteiras também são ovais idênticas. Para elas, você precisa de papel branco.

As patas traseiras têm um formato ligeiramente diferente: lembram pequenas botas de feltro com os dedos apontando em direções diferentes.

Agora você precisa colocar a cabeça na base de papelão, com as orelhas nas laterais. As patas dianteiras ficam na parte inferior da frente, e as traseiras ficam ligeiramente visíveis nas laterais. Em seguida, você precisa desenhar o focinho: dois olhos, um nariz, uma boca e uma língua vermelha. Decore o corpo e as patas do animal com pontos pretos e marque as garras com linhas.
ObserveNão é necessário procurar uma bucha para o corpo; você mesmo pode fazer um cilindro semelhante usando uma folha retangular de papelão. Como o papelão é mais denso e rígido que o papel, recomenda-se usar fita dupla face ou um grampeador como material de fixação.

Opções para modelos prontos
Entre os modelos prontos, você encontra modelos de cães de todas as raças. A peculiaridade desses esquemas é que são fáceis de montar, qualquer criança em idade pré-escolar consegue. Os estênceis serão muito úteis para criadores iniciantes que ainda não estão confiantes em suas habilidades de desenho. Além disso, serão úteis no futuro para a criação de novos produtos.
Os moldes podem parecer um cachorro adulto. Depois de imprimir a amostra, basta contorná-la e recortá-la. Se você planeja fazer um brinquedo tridimensional, precisará dobrar o papel ao longo das linhas principais e depois colorir o cachorro. Desenhos em branco de partes individuais de animais também são comuns, a maioria dos quais já foi discutida neste artigo. Assim, um oval alongado representa orelhas ou patas prontas, um círculo é adequado para a cabeça, olhos e pequenos detalhes como nariz e manchas no corpo, e um triângulo representa o rabo. Amostras de um osso para cachorro, sua tigela, casinha e outros itens adicionais também serão úteis.

Para a criatividade, em primeiro lugar, a imaginação e o desejo de criar algo com as próprias mãos são importantes. Em segundo lugar, a disponibilidade dos materiais necessários. E em terceiro lugar, habilidades básicas para desenhar figuras básicas, a capacidade de trabalhar com ferramentas (tesoura, cola). Os três pontos listados são suficientes para construir um brinquedo interessante. O artigo examinou detalhadamente o processo de como fazer um cachorro de papel em duas versões diferentes. Usando estas instruções como exemplo, você pode implementar suas próprias ideias, envolvendo crianças e adultos no processo.




