Bonecas estão em todos os lares onde meninas e, às vezes, meninos crescem. Antigamente, elas tinham um significado especial, acreditando-se que o brinquedo poderia alegrar, rir, ser gentil ou malvado. Poderia apoiar a família em momentos difíceis.
O significado da boneca de pano russa

Uma boneca de pano fazia parte do cotidiano de um russo antigo. Sua presença na família tinha um significado especial. A boneca, antes de tudo:
- Era usada em atividades rituais. Bonecas especiais eram feitas para cerimônias de casamento, procissões fúnebres e de luto, para o aniversário de um bebê e para vários feriados pagãos e, posteriormente, cristãos. Via de regra, elas não tinham rosto, mas tinham belas roupas que mudavam de acordo com a ocasião, e enchimento especial. Assim, uma boneca recheada com grãos de trigo sarraceno era colocada sob a cabeça de um recém-nascido em vez de um travesseiro, e um brinquedo vestido com saias leves no inverno era vestido com roupas brilhantes na primavera – para a festa de Maslenitsa, decorando sua cabeça com fitas e trapos multicoloridos.
- Simbolizava a prosperidade da casa e a habilidade das mulheres que viviam sob seu teto. A primeira boneca era dada à menina assim que ela se punha de pé e dava os primeiros passos. A mãe ensinava as filhas não apenas a brincar com bonecas, mas também a compreender seu significado e a costurar roupas adequadas. A menina se dedicou à costura até o casamento. Seus pais mostravam os brinquedos a futuras casamenteiras, demonstrando a habilidade e a precisão da filha. Após o casamento, a coleção de bonecas era passada para as crianças menores e doada a conhecidos. Mas o contato com a boneca não parava por aí; agora, a esposa costurava amuletos para sua família – filhos e marido.
- Protegia a casa. Era colocado em um lugar de destaque para espantar os maus espíritos, dado a uma criança para proteção, a uma mulher que se preparava para um evento importante em sua vida e levado com ela na estrada durante uma mudança.
Importante! Era permitido brincar com qualquer tipo de boneca, inclusive aquelas usadas como talismã. Sendo criaturas puras e inocentes, as crianças pareciam carregar o talismã com calor, energia e saúde.

Se um brinquedo de pano não suportasse brincadeiras ativas e fosse danificado, não era jogado fora. O enchimento de grãos espalhado era coletado e armazenado até a primavera. Assim que chegava a época da semeadura, os grãos eram plantados no pasto para o gado. Acreditava-se que o leite melhoraria com isso, sua quantidade e qualidade aumentariam e ele também se tornaria curativo. No outono, a boneca era sempre preenchida com grãos da nova colheita.
Características da boneca de pano russa
Para bonecas folclóricas russas:
- Não há rosto, apenas um contorno. Permanece limpo — sem olhos, boca ou nariz.
- Não havia nome próprio – as bonecas não se chamavam Masha, Nastácia ou Catarina. Isso poderia prejudicar a pessoa cujo nome o brinquedo carregava, e pessoas malvadas poderiam usá-lo para seus próprios fins. Se o nome pertencesse ao espírito de um parente falecido, poderia ser perturbado dessa forma, o que seria indesejável. Os brinquedos eram chamados de bonecas e bugigangas. Os objetos rituais eram nomeados de acordo com sua finalidade – "casamento", "funeral", "vesnyanka" (símbolo da primavera e do despertar da natureza).
- Existe um significado sagrado "masculino" oculto. Bonecas puramente "masculinas", que personificavam a imagem de um menino, de um homem, quase nunca existiram. Se foram feitas, então na forma de um bastão envolto em tecido, um anjo com os braços estendidos. Mas cada boneca "feminina" era feita sobre uma estrutura rígida de bastões ou cordas retorcidas. Esta é a essência masculina oculta.
Em 99% dos casos, esse brinquedo representava uma imagem feminina. Se fosse planejado para ser usado em um ritual, o brinquedo era preenchido com grãos descascados. Não deveria haver nada afiado ou cortante em tal boneca. Ao fazer um brinquedo:
- Não foram utilizadas tesouras, o tecido foi arrancado de um pedaço grande à mão;
- As roupas eram presas com nós e amarradas à boneca com linhas; agulhas também não eram usadas.
Qualquer objeto pontiagudo usado na produção poderia privá-lo de seu significado semântico. Mas as bonecas folclóricas russas, oferecidas em casamentos, batizados e outros feriados, geralmente eram costuradas, pois continham muitos detalhes decorativos: contas não eram fáceis de amarrar ao tecido com linhas simples sem agulha.

A ausência de olhos, boca e nariz foi associada a uma relutância em:
- Ter olhos e ouvidos extras na casa. Forças malignas podem penetrar no brinquedo através dos buracos pintados. Nesse caso, isso causará a morte de toda a família.
- Dê personalidade à boneca. Se o rosto não for perfeito, torto ou inclinado, a personalidade do brinquedo pode ser prejudicada, o que afetará a criança que brinca com ele.
No século XIX, brinquedos de pano começaram a ter rostos pintados. Dessa forma simples, tentavam humanizar o brinquedo o máximo possível, aproximando-o da realidade.
Observe! Os rostos das bonecas eram feitos da forma mais simples possível, com dois pontos no lugar dos olhos, uma tira para a boca e a mesma tira para o nariz. As bonecas rituais ainda permaneciam sem rosto.
Análise comparativa de diferentes tipos de bonecas de pano
Os eslavos produziam vários tipos de bonecas em uma categoria ao mesmo tempo. Por exemplo, havia de 4 a 8 variedades de bonecas amuleto, e ainda mais daquelas usadas em diversos rituais e simplesmente para brincadeiras. As bonecas de brincar deveriam manter a criança ocupada enquanto os pais trabalhavam ou relaxavam, e ensiná-la a cumprir o papel social que lhe foi atribuído pela sociedade.

Meninos e meninas participavam das brincadeiras. As bonecas com as quais os meninos brincavam semeavam, aravam, cuidavam do gado, construíam uma casa e cortavam lenha. Os jovens aprendiam tudo isso com seus pais e irmãos mais velhos e praticavam em bonecas. As meninas aprendiam a costurar e a escolher as roupas certas para toda a família. Seus brinquedos cozinhavam, lavavam o chão e criavam os filhos.
Observe! Na verdade, não havia grande diferença entre as bonecas eslavas de brincadeira e rituais, bem como as bonecas de proteção.
Todas as bonecas nacionais tinham um corpo de pano, na maioria dos casos preenchido com ervas ou grãos. Não tinham rostos pintados. A diferença podia estar apenas na vestimenta e na forma como eram usadas, e o brinquedo também podia ter um nome diferente:
- Brinquedo do viajante. Este brinquedo era sempre colocado em uma mochila antes de uma longa viagem. Sua característica distintiva era um pequeno embrulho ou bolsa cheia de cinzas retiradas da lareira ou dos grãos. As cinzas e o próprio brinquedo eram a garantia do retorno seguro do viajante para casa, e os grãos supostamente o protegiam contra as necessidades na estrada, aliviando-o de problemas.
- Solstício de Spiridon. Recebeu esse nome em homenagem ao feriado – 22 de dezembro. Um dos raros bonecos "masculinos", representado como um homem com uma grande roda nas mãos, simbolizando o ano civil e o ciclo solar. Spiridon é capaz de dar força a uma pessoa, ajudando-a a mudar o destino a seu favor. Na Rússia Antiga, o Solstício era concedido a jovens que entravam na idade adulta.
- Felicidade. Uma menininha com um vestido brilhante e uma trança muito longa. Segundo as crenças dos ancestrais, a força vital se acumula nos cabelos. A boneca ajuda a proteger a dona dos infortúnios. Este é um amuleto puramente feminino, que ajuda a preservar a saúde das mulheres e a dar à luz filhos lindos e fortes.
- Mokridina. Este brinquedo foi feito durante a seca para chamar a chuva. O vestido de Mokridina era feito de um tecido leve que lembrava gotas de chuva.
- Kuvadka. É também um elemento ritual. A kuvadka era feita pelas mulheres mais velhas da família para a futura mamãe. Sua presença no quarto da futura mamãe era considerada obrigatória. A boneca protegia o bebê das forças malignas e do mau-olhado.
- Febre. As pessoas faziam este brinquedo para atrair espíritos malignos. Uma vez que um espírito maligno entrasse na boneca, não conseguia sair e era forçado a permanecer no brinquedo até que fosse destruído. Bonecas de febre eram feitas de 15 a 100 por vez e penduradas em um canto atrás do fogão. No dia 15 de janeiro, após o término de todas as festividades, as bonecas eram retiradas dos cordões ou ganchos e queimadas, e todo o mal saía da casa com elas.
- Pombinhos. Este amuleto foi feito para pessoas que têm família. Um pombinho são dois bonecos conectados por uma mão em comum. Eram dados como presentes de casamento. Após o nascimento de um filho na família, fitas coloridas eram penduradas na mão em comum, de acordo com o número de recém-nascidos.
- Bolsa de herborista. De acordo com as descrições existentes, a bolsa de herborista protegia contra doenças e era apresentada como uma bolsa rechonchuda cheia de ervas medicinais. Brincando com a bolsa de herborista, crianças e animais (gatos, cães) se livravam de muitas doenças.
- Grãos. Em vez de ervas, a boneca era preenchida com grãos da nova colheita. No ano seguinte, durante a semeadura, os grãos eram retirados da boneca e usados para semear um pedaço de terra no campo. O amuleto era feito para atrair riqueza para a casa, preservar a colheita e aumentar a riqueza da família. Os grãos eram pendurados no teto do celeiro. Uma versão moderna da boneca pode ser colocada na cozinha, onde será responsável pela segurança dos alimentos.
Importante! Qualquer boneca feita de trapos, feita com as próprias mãos, pode ser transformada em amuleto, talismã, usada em rituais ou presenteada a crianças para brincadeiras. O principal é tratá-la com cuidado. Mesmo com bonecas exclusivamente de brinquedo, as crianças tentavam manuseá-las com muito cuidado.

Materiais para fazer uma boneca de pano russa
Brinquedos e amuletos eram feitos por artesãos iniciantes e experientes a partir de materiais improvisados. Estes podiam ser:
- restos de tecido que sobram da costura de roupas;
- roupas velhas;
- tecido novo (talismãs e amuletos eram frequentemente feitos de tecido novo e recém-tecido);
- feixes de grama, feno, palha e galhos de árvores;
- palitos de madeira;
- papel de espessura média;
- toalhas;
- registros.
O tecido era enrolado firmemente em um nó e o corpo da boneca era feito dessa forma, ou algo como uma bolsa era costurado, enchendo-o com ervas, cinzas ou grãos. Nenhum molde era criado.
Os itens tradicionais de pano no estilo eslavo eram em sua maioria originais; sua imagem não era copiada; cada família criava sua própria boneca e roupa para ela. Quase nunca se encontravam dois brinquedos ou talismãs idênticos. As bonecas de família eram especialmente reverenciadas, protegidas e passadas de geração em geração. Se uma boneca desse tipo fosse destruída, tentavam encontrar rapidamente uma substituta, escolhendo materiais ou enchimentos semelhantes.

Características de fabricação
De acordo com o método de fabricação, podem ser distinguidos os seguintes tipos de bonecas populares feitas de tecido, que podem ser feitas com suas próprias mãos:
- pólo;
- cruzar;
- em um pedaço de pau;
- nodal;
- fralda;
- torção;
- saco de pelúcia.
Na maioria das vezes, os brinquedos infantis eram torcidos a partir de rolos de tecido e envoltos em retalhos de tecido. Tecnologicamente, torcer o material em um rolo é a operação mais simples. Mas tem um profundo significado místico. Ao criar um brinquedo, as ideias das pessoas sobre a estrutura do mundo, o homem e a natureza eram transmitidas. Assim, se girassem "na direção do sol" (sentido horário), buscavam melhorar a situação atual da vida do criador do amuleto. Ao girarem na direção oposta, buscavam chegar a outros mundos para obter respostas para suas perguntas. Bonecas feitas dessa maneira eram usadas na adivinhação. Para obter uma verdadeira boneca de pano russa antiga, você precisa:
- faça tudo devagar;
- evite usar tesouras e agulhas ao criar o corpo;
- prenda os fios com um nó ou laço de seda;
- rasgue o tecido do vestido para que a franja permaneça;
- faça uma cruz protetora com fios no peito da boneca ou enrole os fios exclusivamente no sentido horário;
- certifique-se de que o número de fios durante o enrolamento permaneça par e o número de apertos permaneça ímpar;
Importante! O rosto da boneca, naturalmente, permanece sem pintura.
Como fazer uma boneca de pano com suas próprias mãos
Na escola, durante uma aula de trabalho, a maneira mais fácil é costurar uma Zernovushka (Zernushka) com trapos. Isso não só agradará as crianças, como também permitirá proteger sua casa do mal, atrair sorte e riqueza e guardar coisas boas no bolso. Uma boneca folclórica artesanal é feita de:
- chita branqueada e chita engomada;
- rendas, fitas, miçangas, linhas de bordar;
- cereais ou grãos.
Trabalhar em um brinquedo popular feito à mão não leva muito tempo. O processo passo a passo de sua produção é assim:
- Uma bolsa com franzido no pescoço é costurada a partir do tecido.
- O saco deve ser enchido com grãos e o pescoço apertado.
- Dê um passo para trás de 5 a 10 cm (depende do tamanho) e amarre o saco com um barbante. É assim que a cabeça fica formada.
- Os braços precisam ser feitos enrolando pedaços de chita e envolvendo-os com linha vermelha. Costure-os logo abaixo da base do pescoço.
- Cubra a cabeça do artesanato com um lenço de renda, escondendo a junção da costura. Borde a renda com miçangas e fitas.
- Costure o vestido com qualquer pedaço de tecido que desejar. Ele pode ser costurado ou amarrado na junção do corpo com a cabeça. O estilo é criado de forma independente.
A boneca não tem pernas. O brinquedo pronto pode ser colocado em um canto da cozinha. Outros tipos de bonecas antigas são feitas de acordo com um princípio semelhante; o principal não é a aparência, mas o significado que o fabricante atribui àquilo que criou. É importante entrar em sintonia com o ambiente certo, sentir que tipo de boneca é necessária, para que serve e qual será sua função.

Uma boneca de pano é um brinquedo, um talismã e um atributo de ritos religiosos. As meninas aprendiam a costurá-la assim que conseguiam ficar de pé; era uma espécie de teste de aptidão. Uma futura esposa precisava saber costurar para não derramar lágrimas salgadas. Cada brinquedo tinha um significado prático e sagrado. Do ponto de vista prático, supunha-se que ajudasse uma pessoa pequena em seu desenvolvimento até se tornar adulta e, do ponto de vista sagrado, protegia, dava saúde, atraía bem-estar e permitia que uma mulher desse à luz uma criança saudável.




