Como tricotar roupas para uma boneca com agulhas de tricô e crochê

Uma menina com uma boneca nas mãos é uma imagem fofa. Se a boneca estiver vestida com roupas inusitadas, fica muito mais bonito. Isso acontece quando as coisas são feitas à mão.

Especificidades de roupas de boneca de tricô

Roupas de malha para bonecas
Roupas de malha para bonecas

As roupas de boneca são feitas de crochê ou tricô. O resultado final são peças em miniatura que levam pouco tempo para serem feitas. É necessário pouco fio, geralmente o que sobra do tricô de peças para adultos é usado.

As adolescentes geralmente se sentem atraídas pela criatividade — as habilidades que adquirem serão úteis mais tarde na vida. Tricotar é um processo fascinante. Desenvolve a criatividade da costureira e a coordenação motora fina das mãos, o que é útil tanto para jovens quanto para mulheres mais velhas. Geralmente, as avós despertam o interesse das meninas pelo tricô, por exemplo, quando dão a primeira aula magistral.

Adultos mostram os fundamentos do negócio e explicam os princípios de criação de roupas com as próprias mãos. A imaginação não pode parar. Você pode usar diversos elementos de acabamento e decoração: fitas, rendas, miçangas.

Observe! A peculiaridade de tricotar coisas de boneca é que, em caso de falha, a coisa pode ser desfeita, os erros levados em consideração e começar de novo.

Barbie em um vestido de tricô
Barbie em um vestido de tricô

Com agulhas de crochê e tricô, é fácil criar looks incríveis para Barbie, Baby Mon, Monster High ou bonecas de porcelana. As aulas de tricô começam com algo simples. O melhor manequim para uma costureira iniciante geralmente é a Barbie. O primeiro vestido a ser tricotado é com elástico inglês – em uma fileira par, as alças da frente e de trás são alternadas; em uma fileira ímpar, elas são trocadas. O tecido resultante é costurado de dentro para fora, e babados de tule ou renda são costurados na parte inferior. A parte superior pode ser decorada com miçangas ou miçangas.

A experiência adquirida é transferida para coisas mais complexas em Baby Born. Meninas adoram bebês e vestem bonecas como recém-nascidas com macacões, toucas, botinhas e macacões. É mais fácil trabalhar com uma agulha de crochê aqui. Ela é adequada para tricotar pequenas decorações: alças, bolsos.

Bonecas monstro em coisas de tricô
Bonecas monstro em coisas de tricô

Observe! Bonecas monstrinhas são muito populares entre as crianças. Elas tricotam saias curtas e retas, coletes e suéteres para elas. Combinam cores vibrantes e adicionam acessórios inusitados.

Uma agulha de crochê e agulhas de tricô fazem maravilhas – as bonecas ganham roupinhas elegantes e originais, coloridas e rendadas – para sair, e quentinhas – para passear nos carrinhos de boneca. Para o verão, as "namoradinhas" das meninas se vestem com chapéus elegantes, maiôs e saias esvoaçantes.

Materiais e ferramentas para trabalho

O tecido obtido pelo tricô a partir de fios que utilizam laçadas é chamado de malharia. Este é o método mais antigo de obtenção de tecido para roupas e outras necessidades domésticas.

As malhas são elásticas, esticam bem e depois assumem sua forma original. São macias ao toque e confortáveis ​​para o tecido do corpo. São feitas à mão com um material especial, utilizando ferramentas especiais.

Raios

A tela dependerá da escolha das agulhas de tricô. Elas são numeradas de acordo com a espessura da ferramenta em milímetros. O número é aplicado ao arredondamento na extremidade da ferramenta.

As agulhas de tricô são escolhidas com o dobro da espessura da linha. Mas isso não é uma regra obrigatória. Às vezes, durante o trabalho, o número da agulha é alterado. Agulhas grossas são usadas para tricotar pontos soltos e volumosos, onde as laçadas ficam livres. Os padrões são tricotados com mais densidade, as agulhas são usadas mais finas.

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo coisas de boneca você mesmo

O trabalho requer diferentes agulhas de tricô:

  • Tricô longo. São necessários para tricotar tecidos com carreiras da frente e de trás. Estreitando visualmente em direção a uma borda, possuem limitadores na outra extremidade.
  • Meia. O conjunto consiste em agulhas de tricô curtas (15-20 cm), com pontas em ambas as pontas. São usadas para tricotar em círculo (meias, luvas).
  • Flexível. Projetado para itens que não cabem na largura da agulha de tricô. De um lado, como extensão, há uma linha de pesca.
  • Circular. São duas agulhas rígidas conectadas por uma linha flexível.

Observe! A costureira deve ter diferentes conjuntos de agulhas de tricô com números diferentes.

Agulhas de tricô
Agulhas de tricô

Ganchos

Roupas para bonecas são frequentemente feitas de crochê. Elas também vêm em tamanhos diferentes, de 0,5 a 12 mm. O comprimento padrão é de 120 a 160 mm. São feitas de plástico, madeira e aço inoxidável. São produzidas com ganchos de osso e alumínio.

Quanto mais grosso e fofo for o fio, maior será a quantidade utilizada no trabalho. Os mais comuns são os anzóis de aço.

Agulhas de crochê
Agulhas de crochê

Fio

Tricotar para bonecas começa com a escolha do fio. O mais fácil de trabalhar é o fio de lã. Ao contrário do fio vegetal (linho e algodão), é mais fácil de trabalhar porque é mais elástico. É sensível ao toque e forma bolinhas — essas são desvantagens.

Observe! Portanto, é melhor para iniciantes usar lã com fio artificial, por exemplo, acrílico.

Vestidos elegantes de tricô para bonecas são feitos com fios de seda, além de tipos incomuns de bouclé e melange. Artigos de renda vazada ficam ótimos com fios de algodão.

Fio
Fio

Ferramentas auxiliares

Uma costureira não pode prescindir de uma fita métrica de alfaiate para tirar medidas de bonecas e criar moldes. As "tranças" são tricotadas com agulhas auxiliares de tricô para cruzar as laçadas.

Compre uma maça de tricô para soltar alguns pontos temporariamente. Você precisará de uma tesoura com pontas afiadas e um dedal de tricô.

Uma ferramenta importante é a agulha para costurar peças de roupa. Ela precisa de um orifício grande para linhas grossas e uma ponta romba.

Ferramentas de tricô
Ferramentas de tricô

Padrões e modelos populares de tricô

As meninas vestem suas bonecas com o que elas mesmas gostam. Os enfeites de cabeça mais populares são chapéus de urso, gato e raposa. Não é difícil fazer algo original em crochê. Elas tricotam um casaco de inverno, um casaco de pele ou uma jaqueta quente para isso. Para os pés, usam botas ou botas de feltro com flores nas laterais e listras multicoloridas. São tricotadas com agulhas de meia. A master class sobre tudo isso pode ser encontrada na internet.

Vestidos são usados ​​com corpete estreito e parte inferior ampla. Modelos com mangas compridas "Groselha", "Pêssego", "Floco de Neve" e "Onda do Mar" são considerados elegantes. Os looks de verão costumam incluir vestidos de verão feitos de fios finos, tops sem alças, shorts, panamás e chapéus luxuosos de abas largas.

Observe! O tema dos animais é usado ativamente nos calçados: coelhos, sapos.

Padrões populares incluem:

  • "Fieiras de Aranhas". Padrão denso com fileiras viradas para tricotar bolsas e cachecóis.
  • Um padrão tricolor em relevo para um cobertor. Pode ser usado em cachecóis e travesseiros. As cores são escolhidas para serem contrastantes ou em tom.
  • "Diamantes em relevo". Uma técnica simples, pois utiliza apenas as alças da frente e de trás. Tricotado com agulhas de tricô, o relevo não desaparece sob o ferro.
  • "Folhas caindo". Com elas, o número de laçadas nas carreiras não muda. Este é um padrão vazado simples para pequenas costureiras. Depois de dominá-lo, elas passam para técnicas mais complexas.
  • "Folhas". Ficam ótimas na pala do vestido de uma boneca. As laçadas nas fileiras são adicionadas de cima para baixo, criando o efeito de uma expansão suave do tecido.
  • "Sinos". Inflorescências em forma de sinos decoram blusas, vestidos de verão e vestidos de bonecas.
Você pode estar interessado nisto:  Calças de tricô para uma boneca - descrição do trabalho

"Rede de renda", "Abacaxis" - existem muitos padrões para o guarda-roupa de bonecas. Você pode tricotar bolinhas em padrão xadrez, todos os tipos de zigue-zagues.

Padrões de malha
Padrões de malha

Descrição do processo de trabalho e padrões de tricô e crochê para bonecas

O processo de tricô começa com a montagem do número necessário de pontos. Monte 2 agulhas de cada vez para que a primeira carreira não fique muito apertada.

Em seguida, eles dominam a técnica de laçadas frontais e traseiras. Qualquer padrão é tricotado combinando essas laçadas básicas.

Observe! A primeira laçada do tecido é sempre simplesmente removida da agulha de tricô esquerda para a direita, a última é tricotada em tricô: então a borda do produto fica uniforme.

O crochê começa com uma trança feita com alças de ar.

Loop de ar
Loop de ar

Em seguida eles dominam:

  • Ponto baixo.
  • Meio ponto alto.
  • Ponto alto.
  • Uma coluna com duas ou mais laçadas.
  • Coluna artesanal com laçada.
Tipos básicos de laçadas de crochê
Tipos básicos de laçadas de crochê

Observe! Padrões complexos e lindas roupas de boneca são tricotados a partir de laços simples e complexos.

Tricotar para bonecas com agulhas de tricô com diagramas e descrições não é difícil.

Vestidos

O novo vestido para a Baby Born é tricotado com 150 g de fio rosa e branco, com agulhas de tricô nº 2. Para o acabamento, use uma fita de cetim. Para um vestido raglan evasê, tire as medidas: altura, busto, barriga, quadris e pescoço. Você também precisará da medida do comprimento dos ombros.

Vestido evasê listrado
Vestido evasê listrado

A técnica utilizada é o ponto meia. O processo começa de baixo para cima:

  • Bainha. Monte 80 pontos, tricote 3 carreiras, faça laçadas em 2 pontos e faça mais 4 carreiras em ponto meia com fios rosa.
  • Listras. O fio é trocado para branco, 10 carreiras são tricotadas. Em seguida, 2 círculos em rosa. Isso é alternado 4 vezes.
  • Prateleira. Tricotar 4 carreiras com fio rosa e reservar.
  • Mangas. Monte 26 pontos, tricote a primeira carreira em meia, laçada na segunda carreira por cima de 2 pontos. Depois, tricote 5 carreiras em meia.
  • Raglan. As mangas e as frentes são unidas formando um grande círculo, tricotadas em tricô, e 2 laçadas são tricotadas juntas nas junções das partes. Continue até restarem 10 laçadas na frente. Feche o trabalho.

O vestido é decorado com um laço de fita: ele é enfiado entre as alças e um laço em miniatura é amarrado.

Macacão

Para trabalhar, você precisará de um novelo de lã de grama, alguns fios de acrílico, agulhas de tricô nº 3. Tricotar 2 tecidos idênticos e depois costurar:

  • Monte 40 pontos.
  • Tricotar um elástico de 1x1,3 cm com acrílico.
  • Passe para a “grama”, adicione 6 laçadas uniformemente, tricote 10 cm.
  • Adicione 8 laçadas em cada lado e avance o tecido 20 cm.
  • No meio do produto, 10 laçadas são fechadas, cada lado é tricotado separadamente, fazendo chanfros para o pescoço.
  • Tricotar uma segunda parte idêntica, mas simétrica.
  • Para as mangas, monte 30 laçadas com acrílico, tricote em ponto canelado, adicione 10 laçadas e passe para o ponto “grama”.
  • Afaste a tela 10 cm e feche-a.

Observe! Em seguida, o produto é costurado, começando pelas costuras dos ombros.

Macacão
Macacão

Chapéus

Para o gorro, monte 50-60 pontos, tricote um elástico de 2x2,3 cm e, em seguida, 2 carreiras de ponto meia. Em seguida, faça "tranças" de 4 laçadas, cruzando-as a cada duas carreiras da frente. Deixe uma laçada meia entre elas. Tricote um gorro de boneca de 5-6 cm e diminua nas carreiras da frente. Transforme as "tranças" de 4 laçadas em 2. Em seguida, transforme cada uma em uma laçada da frente. O resultado é um elástico de 1x1. O trabalho é reduzido para 6 laçadas, que são unidas formando um anel.

Você pode estar interessado nisto:  Ratinho de tricô com agulhas de tricô - master class para costureiras iniciantes

Observe! O item precisa ser bainhado e um pompom deve ser preso a ele.

Chapéu
Chapéu

Suéteres

Roupas de boneca não são baratas. Você pode tricotar um suéter original com sobras de fios de cores diferentes:

  • Monte 22 pontos. O trabalho é feito com 5 agulhas de tricô.
  • Tricotar um elástico de 2 cm 1x1.
  • 2 carreiras em tricô.
  • Em seguida, tricote 2 laçadas juntas e faça uma laçada (haverá furos para uma fita fina aqui).
  • Em ponto meia são 8 cm.
  • O ponto de borda é removido, 5 laçadas são tricotadas e 10 laçadas também são tricotadas. As 10 laçadas restantes são transferidas para a agulha de trabalho da direita, um fio colorido é colocado e o trabalho continua. É assim que a linha da gola é delineada.
  • Tricotar 7 cm nas costas, criando uma carreira vazada.
  • Continue em ponto meia por 1 cm.
  • Em seguida, faça um elástico de 1x1,2 cm e feche as laçadas.
  • Use uma tesoura para remover o fio colorido e transfira os pontos para 3 agulhas de tricô.
  • Para as mangas, monte 9 pontos no centro, tricote com o ponto principal por 5 cm, finalize com um elástico e arremate os pontos.
  • A gola é tricotada com o mesmo elástico de 4 cm.

As partes do produto acabado são costuradas.

Observe! Você pode passar uma fita pela fileira vazada, fazer bordados, apliques ou outras decorações no peito.

Suéter
Suéter

Calça

O fio e as agulhas de tricô são mais grossos se as roupas forem de inverno. A descrição detalhada é a seguinte:

  • Monte 80 pontos e tricote 10 carreiras em um padrão elástico circular 2 x 2.
  • Linha 11 – ponto meia de 20 pontos meia, laçada, 40 pontos meia, laçada, 20 pontos meia.
  • Carreira 12 – 20 pontos meia, 1 ponto meia, 40 pontos meia, 1 ponto meia, 20 pontos meia. Tricote 30 carreiras assim.
  • Divida o tecido ao meio, retire uma metade com um alfinete (uma das pernas).
  • Na outra, monte 7 laçadas de ar e tricote em círculo por 30 carreiras.
  • Carreira 61 – diminua 8 laçadas, tricote um elástico 2x2, feche.

A segunda perna é tricotada da mesma maneira. As calças são costuradas pela parte interna das pernas. As laterais são marcadas com laçadas em tricô.

Calça
Calça

Botas, outros calçados

Meias e sapatos para uma boneca exigem certa habilidade e destreza nos dedos – são peças bem pequenas. O pé da "fashionista" tem de 4 a 6 cm de comprimento. Como tricotar os sapatos dela? Para isso, as artesãs:

  • Monte um múltiplo de dois pontos – 28.
  • Primeira carreira - tricô.
  • Segunda fileira - alças frontais.
  • O tricô é dividido ao meio (um fio contrastante é passado). Há 14 laçadas de cada lado.
  • 12 são tricotadas em meia, 13 e 14 são tricotadas juntas com uma diminuição de 1 laçada. Em seguida, duas laçadas são tricotadas juntas novamente, e as 12 restantes são simplesmente tricotadas em meia.
  • Dessa forma, o tricô fica reduzido a 22 laçadas, marcando assim o nariz do produto.

Observe! Você pode terminar aqui, porque no final você ganhará sapatos.

Para botas com dobra, pegue um fio de cor diferente e tricote mais com um elástico ou outro ponto. Os sapatos são costurados com fios da cor com que foram tricotados.

Sapato
Sapato

Tricotar para bonecas com agulha de crochê ou tricô é uma atividade nobre e útil. Acalma e desenvolve a imaginação. Quem tem bonecas de brinquedo adora vestir suas namoradas com roupas coloridas e da moda. Não é necessário gastar muito dinheiro com um guarda-roupa. Você pode usar pequenos novelos de lã que sobraram de roupas de adulto e fazer fantasias exclusivas, cardigans, sapatos, bolsas e fones de ouvido para bonecas. Adolescentes também se envolvem no trabalho, para as quais as mães compram ferramentas para bordado e materiais para decoração.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior