Artigos de tricô para bonecas não são de forma alguma inferiores aos feitos de tecido. Não exigem muito esforço para serem criados. São igualmente práticos e bonitos, mas ao mesmo tempo parecem mais aconchegantes e quentinhos.

Características de roupas de boneca de tricô
Tricotar roupas para bonecas tem suas peculiaridades. Durante este trabalho, são necessárias mais atenção e precisão, além de habilidades motoras finas bem desenvolvidas. Para atingir o objetivo desejado, deve-se levar em consideração o seguinte:
- O tamanho das laçadas e a espessura dos fios devem corresponder ao tamanho da boneca. As pernas e os braços da boneca não podem ser mais estreitos que a laçada. Vale a pena usar agulhas de tricô bem finas, fios finos e fechos menores e mais elegantes (botões, ganchos, fechos de pressão).
- É aconselhável tricotar de acordo com o molde, mas é melhor ter uma amostra em mãos, pois devido a materiais selecionados incorretamente para o modelo escolhido, a roupa pode não ficar tão bem na boneca quanto você gostaria.
- Depois de escolher um padrão de tricô, vale lembrar que ele ainda precisa ser reduzido a "tamanhos de boneca". Para que, por exemplo, você não fique com uma flor na perna inteira da calça, se essa não for a sua intenção.
- O trabalho finalizado deve ser passado com gaze úmida para que se transforme em roupa e não fique apenas um pedaço de lã.
Quais ferramentas e materiais serão necessários para o trabalho?
Antes de começar a criar roupas maravilhosas, você deve primeiro escolher um material que seja conveniente para tricotá-las e que melhor se adapte ao modelo escolhido, bem como ferramentas que possam ser usadas sem muito esforço e fechos.
Primeiro, o material é selecionado. Na maioria das vezes, utiliza-se fio acrílico ou de algodão puro, mas também é possível combiná-los. Além disso, utiliza-se semi-lã, microfibra, micropoliéster, etc., para tricô.

Para bonecas de tricô, vale a pena escolher agulhas de tricô: elas são mais convenientes para criar roupinhas para as pequenas "namoradinhas". Existem agulhas de tricô feitas de diferentes materiais: madeira, alumínio, aço, plástico. Mas é melhor escolher as de madeira: são mais leves e práticas, e as laçadas não escorregam.
Importante! A superfície dos raios deve ser absolutamente lisa. Não deve haver rebarbas ou rugosidades, que posteriormente causarão nós e rasgos.
Ao tricotar para bonecas, é melhor usar agulhas de 1 a 3. Costureiras também usam agulhas para meias (5 peças). Mas, ultimamente, muitas optam por agulhas circulares, pois elas provaram ser as mais convenientes e fáceis de usar.

Ao escolher fechos, a maioria das pessoas opta por ganchos, que podem ser fixados imediatamente à peça. Menos frequentemente, recorrem à opção de botões de metal, pois ainda precisam ser costurados ou fixados com alfinetes.
Observe! Os menos utilizados são os botões, para os quais é preciso tricotar laçadas adicionais.
Como tricotar calças para uma boneca Baby Born
Na verdade, tricotar calças para uma boneca não é tão difícil. Para tricotar calças para uma boneca, você precisará de: fio (muitas master classes recomendam acrílico), agulhas de tricô número 2.5.
Para entender como tricotar calças para uma boneca, um iniciante precisa seguir o seguinte algoritmo. Primeiro, você precisa medir as dimensões da boneca e desenhar um molde. Você precisa medir 4 indicadores:
- Tornozelo da boneca (A).
- Circunferência da perna na parte superior (B)
- Comprimento da perna (C).
- Comprimento frontal (D).

Observe! O tricô começa de baixo para cima. Primeiro, tricota-se uma perna, depois a segunda, idêntica à primeira.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- Tudo começa com um conjunto de 36 laçadas (a principal - 34 + 2 laçadas de borda). A primeira laçada de borda é removida sem tricotar, e a última deve ser tricotada em meia.
- Em seguida, tricote 6 carreiras em ponto meia (todas elas devem ser em meia).
- Em seguida, começando na 7ª carreira, passe para a superfície frontal (carreiras ímpares - laçadas frontais, carreiras pares - laçadas traseiras).
- Para alargar gradualmente a perna da calça, a cada 6 carreiras, adiciona-se uma laçada em ambos os lados. Elas são tricotadas a partir de um cordão cruzado, uma após a primeira borda e a outra antes da última.
- Deve haver 36 carreiras, 46 laçadas em cada agulha de tricô. A linha está aberta, a ponta está presa.
- Em seguida, a segunda perna é tricotada da mesma maneira.

- Depois disso, ambas as pernas são dobradas ao meio, e as metades traseiras são removidas usando agulhas de tricô, alfinetes ou linhas de pesca.
- Outra carreira é tricotada (apenas na metade da frente), depois disso, 4 laçadas são montadas na agulha de tricô e, em seguida, a metade da frente da segunda perna é tricotada. Em seguida, ela é tricotada até as 4 laçadas centrais e 2 diminuições são feitas (as laçadas 1 e 2, 3 e 4 são tricotadas juntas).
- Da mesma forma, tricote as carreiras 3, 5, 7, 9 e as carreiras subsequentes até a altura desejada (até a cintura da boneca).
- O próximo passo é tricotar um elástico 1*1 (alternando as carreiras da frente e de trás). Tricotar 6 carreiras e fechar as laçadas.

- Depois disso, a parte da frente é removida e o trabalho passa para a parte de trás.
- As primeiras 8 carreiras são tricotadas da mesma forma que as da frente.
- Em seguida, são feitas várias fileiras encurtadas. Isso é feito para que as calças não escorreguem ao tentar sentar a boneca.
- Carreira 9. Tricotar em ponto meia, deixando 2 pontos sem ponto até o final da carreira. Depois disso, virar o trabalho e fazer uma laçada.
- 9+1 carreiras. Feito com pontos tricô, sem tricotar 2 laçadas até o final da carreira. Depois disso, o trabalho é virado e uma laçada é feita.
- Linhas 9+2 e 9+4. Semelhante à linha 9.
- Carreiras 9+3 e 9+5. Tricotar da mesma forma que a carreira 9+1.
- Carreira 9+6. Tricotar com as alças da frente, tricotar até o final da carreira, laçada junto com a próxima alça, alça da frente.
- Linha 10. Trabalhada com pontos tricô, tricotada até o final da carreira, laçada com o próximo ponto, ponto tricô cruzado.
- As carreiras seguintes são tricotadas até o elástico (que deve ser o mesmo da parte da frente) com a parte da frente. Em seguida, são feitas 6 carreiras de elástico, como na parte da frente. As laçadas são fechadas.
- Em seguida, as costuras laterais e a costura entrepernas são costuradas com uma linha da mesma cor da peça. As pontas das linhas ficam escondidas para dentro.

Importante! O elástico amarrado na boneca pode não ser suficiente para manter as calças firmes na boneca.
Existem várias opções para corrigir isso:
- Dobre a borda e insira o elástico. Se escolher este método, leve esta dobra em consideração ao tricotar.
- Costure o elástico na parte interna.
- Passe o fio elástico ao longo do cós. É mais conveniente passá-lo com uma agulha de crochê. É melhor fazer isso em 2 a 3 carreiras. As pontas ficam escondidas para dentro.

Lindas calças de tricô para boneca estão prontas!
Calças de tricô para bonecas com agulhas de tricô
Antes de começar a tricotar para uma boneca, você deve decidir o modelo das calças. Assim como as calças humanas, existem muitas opções para calças de boneca. Podem ser shorts, calças palazzo até o calcanhar, ou simplesmente retas, etc. Mas, na maioria das vezes, a escolha de calças de tricô para bonecas é determinada pela escolha entre retas (podem alargar ligeiramente em direção à parte superior), afuniladas em direção à parte inferior, ou afuniladas em direção à parte superior, com a parte inferior alargada.
Abaixo, você encontrará uma descrição passo a passo de como tricotar calças retas para uma boneca com agulhas de tricô. Para isso, você precisará de: fio (de preferência algodão, mas você pode tricotar com qualquer tipo de fio), duas agulhas de tricô número 2,5 e linha elástica.
Observe! Primeiro, você precisa desenhar um molde. Você pode usar o mesmo diagrama das calças (não precisa medir o tornozelo).
Neste caso, as calças serão tricotadas para uma boneca Barbie.
O algoritmo é o seguinte:
- Monte 25 pontos em duas agulhas de tricô e tricote 40 carreiras com um elástico 1*1 (alternando entre pontos da frente e de trás). O primeiro ponto ficará na frente. Depois disso, a perna da calça começa a se expandir.
- Para fazer isso, 2 carreiras são tricotadas de modo que, no final dessas carreiras, antes da borda, duas laçadas sejam tricotadas de uma laçada (uma de baixo e outra de cima).
- Em seguida, são feitas 4 carreiras com um elástico simples.
- Depois disso, são feitas mais 2 carreiras com acréscimos, etc.
- Como resultado, verifica-se que as carreiras 41, 42, 47, 48, 53, 54, 59, 60 são tricotadas com acréscimos, e 43-46, 49-52, 55-58, 61-64 - com um elástico simples.
Importante! Depois disso, é feita uma marca (você pode prender alfinetes em ambos os lados), que então marcará o final da perna.
- Em seguida, as carreiras 65-82 são tricotadas com um elástico 1*1.
- Na carreira 83 todas as alças são fechadas.
A primeira metade da calça está pronta. A segunda metade é tricotada de forma semelhante à primeira.
Depois disso, as calças são costuradas. Primeiro, as pernas (até os pinos), depois a parte superior (onde fica o assento) são costuradas.

Só falta passar o fio elástico pela cintura.

As calças da moda para a boneca estão prontas!
Tricotar para bonecas é uma ótima atividade para relaxar. Não exige muito gasto ou esforço, basta ter vontade. Felizmente, existem muitos padrões e descrições correspondentes na internet. E como será agradável ver as lindas roupas feitas com suas próprias mãos – palavras não conseguem descrever!




