O processo criativo de dobrar uma folha de papel passo a passo tem vários nomes no Japão, como "arte da folha inteira". A tradução exata é "ori" - dobrar, "kami" - folha. Antes de fazer uma girafa de papel, você deve estudar atentamente as instruções.

Técnica de origami: o que é
Na versão clássica, a figura é criada de acordo com o padrão a partir de uma folha quadrada. Tesoura e cola não são utilizadas na produção. Atualmente, surgiram muitas escolas novas que permitem não apenas o uso de cola e tesoura na produção de origami, mas também a criação de figuras a partir de uma ampla variedade de materiais. Por exemplo, uma folha de plástico ou kusudama - uma bola de papel. Materiais adicionais são mais frequentemente usados para origami modular.
A arte do origami conquistou o mundo há algum tempo, tendo como berço o Japão. Os modelos podem ser feitos de papelão ou de uma folha de papel. A tecnologia do origami consiste em um processo passo a passo de dobrar uma folha plana em uma figura elegante.

Para referência! É mais fácil usar plasticina para fazer uma girafa, mas ela não terá as propriedades mágicas que são atribuídas às figuras de origami desde os tempos antigos.
Para fazer origami, utiliza-se um sistema universalmente aceito de símbolos e diagramas. Graças a ele, o processo de criação de qualquer figura pode ser registrado na forma de desenhos sequenciais. Foi desenvolvido no século XX pelo mundialmente famoso japonês Akira Yoshizawa.
Origami modular é de grande interesse.
- A figura geral é montada a partir de várias peças modulares idênticas.
- Cada um é feito de acordo com as regras do origami clássico.
- O valor final é obtido conectando módulos e encaixando-os uns nos outros.

Origami modular inclui figuras planas e tridimensionais, caixas, flocos de neve, estrelas e assim por diante.
A próxima técnica de origami envolve dobraduras simples. O segundo nome é origami de montanhas e vales. É indicado para iniciantes em origami ou para pessoas com deficiência física. O processo de criação consiste em ações simples, que resultam em uma bela figura.
A criação de origami por padrão é realizada estritamente de acordo com o desenho, que descreve em detalhes o processo passo a passo de criação da figura. Na maioria das vezes, essa técnica é usada no desenvolvimento de novos modelos.
A produção de origami pelo método "úmido" também veio do Japão e é semelhante em técnica ao papel machê. O papel úmido permite obter linhas mais suaves, conferindo expressividade e realçando ao máximo a forma. Essa técnica é usada tanto para criar composições florais quanto para fazer animais de grande porte.

Atenção! Nem todo papel é adequado para origami "úmido". Tecnologias especiais são usadas para criar composições e o material precisa ser mais denso.
Fazendo uma girafa de origami
Uma girafa de papel DIY não é uma figura simples. Será difícil para um amante de origami inexperiente fazê-la.
Antes de fazer uma girafa usando a técnica de origami, você precisa ter paciência. A criação deste animal em papel é considerada um artesanato de média complexidade. Para obter um resultado positivo, você deve seguir rigorosamente as instruções e o diagrama.
Em muitas culturas do mundo, a girafa é considerada uma representante da fauna, simbolizando graça e inteligência. Em forma de figura, este talismã traz sorte e sucesso ao seu dono.
ObservaçãoNo Japão, figuras de origami são dadas em todos os tipos de feriados, desejando bem-estar e prosperidade. Na cultura oriental, tal presente é um sinal de profundo respeito.
Às vezes, uma estatueta de girafa é feita no formato de uma tampa de garrafa; para isso, papel colorido é dobrado em formato de salsicha. A estatueta ficará "elegante" com bolinhas cor de cenoura, que literalmente "reviverão" a girafa.

Como fazer uma girafa de papel passo a passo
Uma girafa de papel faça você mesmo para crianças não é apenas uma ótima maneira de passar o tempo livre em família, mas também uma maneira de desenvolver habilidades motoras finas e imaginação.
O origami clássico é uma forma mais complexa de criar uma figura de girafa. Para facilitar o processo para as crianças, você pode usar cola e tesoura. Além disso, você pode classificar facilmente figuras tridimensionais de papel, conhecidas por todos desde a infância como origami. Sua produção não requer tanta concentração e atenção. Até uma criança pode criá-las sem a participação de um adulto.

Ferramentas e materiais necessários
Para fazer isso, você precisará preparar uma folha de papel ou papelão com antecedência. O resultado final depende da escolha do material. É mais fácil fazer uma figura com papel comum, mas o origami de papelão é mais resistente e estável.
O padrão clássico de origami de girafa não requer ferramentas. O principal é seguir rigorosamente as instruções e realizar todas as ações passo a passo.
O tamanho de papel mais conveniente para criar uma girafa é 20 por 20 centímetros.
Lembrar! Quanto mais grosso o papel, mais estável a figura ficará no final.
Procedimento
Em uma folha quadrada, é necessário marcar claramente as diagonais. A maneira mais fácil é dobrar os cantos opostos para que convirjam. O mesmo deve ser feito na outra direção. Linhas horizontais e verticais são delineadas na folha.
AtençãoAntes de fazer, é necessário se familiarizar com as formas básicas.
A girafa é feita de um "quadrado duplo".

O canto esquerdo é dobrado para dentro ao longo da linha vertical; o mesmo deve ser feito com o lado direito. Todas as dobras devem ser bem passadas.
O resultado deve ser um losango duplo.
Ao colocar a forma sobre a mesa com as extremidades livres para baixo, forma-se um triângulo. O topo da figura geométrica resultante é direcionado para baixo. Os lados externos são dobrados em direção ao centro e endireitados. Ao dobrar os lados para dentro, os contornos da girafa começam a "aparecer".
Depois de virar a figura, você deve executar todos os mesmos procedimentos. O resultado será um losango com duas camadas.
O próximo passo é criar a base da girafa. O losango é disposto com o máximo de cuidado possível – a figura resultante se assemelhará a uma estrela de quatro pontas.

ConselhoUma curvatura cuidadosa durante a produção permitirá que todas as linhas sejam preservadas.
A parte superior central resultante é pressionada para dentro. A intersecção das dobras verticais e horizontais deve ser observada. O resultado é um barco com triângulos bem definidos. Eles devem ser direcionados para baixo e fixados. Se tudo foi feito conforme as instruções, um triângulo deve permanecer na parte da frente e o outro na parte de trás.
As pernas e o pescoço da girafa são feitos a partir das extremidades laterais. A direita é dobrada para dentro e sobe ao longo da linha. As metades são desdobradas e esticadas. As laterais do losango são esticadas e direcionadas ao longo da linha do corpo da girafa. O meio dessa figura geométrica se tornará o contorno externo do pescoço.
A outra extremidade da figura resultante é usada para formar as patas traseiras do animal. Elas são dobradas em um ângulo de 45 graus e cuidadosamente alisadas. Para tornar o lado interno externo, a peça deve ser virada do avesso.
A cabeça é feita a uma distância de cerca de 3 cm do topo. A curva oblíqua é feita em ambas as direções. A extremidade é dobrada para dentro, o ângulo resultante deve ser de pelo menos 90 graus.
O truque a seguir ajudará a completar a produção e a dar a aparência final: o ângulo obtido nas costas é dobrado para dentro da figura, conferindo um certo arredondamento ao artesanato. Também é necessário remover as pontas afiadas das pernas – isso não só dará uma aparência natural, como também tornará a figura estável.

Existem várias opções para criar uma estatueta de girafa usando a técnica de origami. Cada pessoa decide qual usar. Depois de aprender a fazer uma estatueta de girafa tão complexa, no futuro você poderá criar facilmente quase qualquer outra. Na maioria das vezes, os modelos de animais são criados a partir de uma base; dominá-la ajudará no futuro a fazer um guindaste ou um dragão.




