Itens de lã são práticos, não amassam, retêm bem o calor e são lindos. Gorros, luvas e cachecóis quentes não requerem condições especiais de lavagem, enquanto com suéteres a situação é mais complicada. Poucas pessoas sabem o que fazer se um suéter de lã encolher. Com os devidos cuidados, essas roupas podem durar mais de um ano, mas se a tecnologia for violada, é fácil estragá-las e, em alguns casos, elas só podem ser restauradas.

- Por que os itens de lã encolhem após a lavagem?
- Como esticar uma peça de roupa de volta ao seu formato original usando vapor
- Coloque em você mesmo
- Com a ajuda de soluções
- Água pura ajudará a corrigir a situação
- Peróxido de hidrogênio
- Álcool e terebintina
- Um ferro vem ao resgate
- Condicionador de cabelo
- Composições e meios especiais
- Lavagem a seco
- E se o suéter encolher só um pouquinho?
- Regras para lavar peças de lã
Por que os itens de lã encolhem após a lavagem?
O problema de encolhimento de peças após a lavagem é bastante comum, podendo haver vários motivos para isso:
- uso de água quente;
- uso de pó comum ou outros meios inadequados;
- o programa da máquina de lavar está configurado incorretamente;
- tecido de baixa qualidade de uma peça de guarda-roupa.
Para não precisar procurar uma maneira de esticar um suéter de lã, é igualmente importante secar a peça corretamente. Os dispositivos de aquecimento utilizados também podem causar uma diminuição do tamanho e a peça pode ficar feltrada. O suéter de lã é torcido e estendido sobre uma superfície horizontal coberta com uma toalha felpuda, que é trocada regularmente por uma nova quando fica molhada.
Como esticar uma peça de roupa de volta ao seu formato original usando vapor
Existem várias maneiras de devolver um suéter à sua aparência original, uma delas é passá-lo a vapor com um ferro de passar ou gerador de vapor. Antes de esticar uma peça de lã, deixe-a de molho, deixe-a escorrer, torça-a levemente e estenda-a sobre uma superfície plana. Em seguida, passe-a com gaze ou tecido de algodão até que esteja completamente seca e, ao mesmo tempo, estique-a.
Importante! Quanto mais rápido você esticar o produto, maior a probabilidade de a lã ser manipulada. Depois de secar completamente, será mais difícil trocar o suéter de tamanho pequeno.
Coloque em você mesmo
O suéter pode ser esticado se você o vestir nu enquanto estiver molhado. Você pode caminhar até que seque completamente, mas não é necessário, pois o procedimento não é agradável; alguns minutos são suficientes. Com um suéter, você precisa fazer exercícios com as mãos e simplesmente puxar o tecido para os lados. Se possível, você pode usar um manequim. A desvantagem desse método de restauração é que o suéter só aumenta de largura.
Com a ajuda de soluções
Para amaciar fios de lã, você pode usar uma solução de 2 colheres grandes de bicarbonato de sódio, 1 copo de vinagre branco e 2 litros de água morna. As roupas são mantidas no líquido por 1 hora. Em seguida, a peça é enxaguada em 1 litro de água com 1 copo de vinagre. Há outro método para tornar o tecido mais maleável para esticar: adicione 3 litros de leite ao recipiente de molho e deixe as roupas de molho por 30 minutos, depois enxágue bem.
Atenção! O leite só pode ser usado em materiais claros; ele deixará marcas em materiais escuros.
Água pura ajudará a corrigir a situação
Antes de devolver a forma a uma peça de lã encolhida, ela deve ser mergulhada novamente em água fria, depois torcida com uma toalha felpuda e estendida para secar em uma superfície plana. Durante o processo de secagem, as áreas encolhidas são puxadas manualmente. Após a imersão, você pode pendurar o suéter em um cabide, tendo previamente colocado uma toalha felpuda sobre elas para não deformar a peça. Dessa forma, o alongamento ocorrerá sob seu próprio peso e, para evitar que fique muito esticado, é necessário torcê-lo periodicamente.
Peróxido de hidrogênio
Uma solução de peróxido de hidrogênio na quantidade de 2 colheres grandes é diluída em 10 litros de água. O suéter de lã é mantido em uma bacia por 3 horas, após o que é esticado e seco horizontalmente. O peróxido não é usado para tecidos escuros.
Álcool e terebintina
Em um recipiente com 5 litros de líquido, dilua 2 colheres grandes de terebintina e álcool, 6 colheres de sopa de amônia. Deixe o suéter de molho em uma bacia por uma hora, depois enxágue em água corrente, estique e deixe secar.
Um ferro vem ao resgate
O ferro é aquecido a uma temperatura de 180-200 graus e roupas levemente úmidas são passadas através do tecido, depois a peça é vaporizada e retirada. Tenha cuidado com o ferro, pois se ele tocar a lã sem atravessar o tecido, ela será danificada.
Condicionador de cabelo
Um suéter encolhido é deixado de molho por 30 minutos em uma bacia com água fria, na qual são despejados 50 ml de condicionador de cabelo. Em seguida, a peça é retirada, esticada à mão e pendurada para secar sem torcer. O condicionador, ao penetrar no tecido da peça, torna as fibras macias e elásticas, facilitando o estiramento.
Composições e meios especiais
Você pode devolver o produto ao seu tamanho original usando detergentes e produtos especiais dos seguintes fabricantes:
- Perwoll;
- Frosch;
- Soneto;
- Pó Real e outros.
Antes de comprar um produto, você precisa verificar para quais tecidos ele se destina. Para lavar suéteres, a embalagem deve estar marcada como "para produtos de lã". As composições ajudarão a tornar os fios de lã macios, facilitando o esticamento da peça.
Lavagem a seco
Se os métodos caseiros de esticar não ajudarem ou o proprietário tiver medo de danificar o suéter, ele pode ser levado a uma lavanderia a seco, onde profissionais ajudarão a resolver o problema. Recomenda-se levar o suéter ao serviço imediatamente após o aparecimento do encolhimento.
E se o suéter encolher só um pouquinho?
Se o suéter não encolheu muito, você pode tentar repetir a lavagem na máquina com a função e o detergente corretos ou lavá-lo à mão. Em seguida, pendure-o em um cabide para secar, colocando uma toalha sobre ele. Você pode colocar o suéter na horizontal e fixar as bordas, que precisam ser puxadas com alfinetes.
Regras para lavar peças de lã
Roupas de lã exigem cuidados especiais. Se a peça for natural, é preferível levá-la a uma lavanderia a seco. No entanto, nem sempre é possível pagar pelo serviço, então muitas pessoas lavam peças de lã elas mesmas. O tecido não deforma se as regras de lavagem forem seguidas, que são as seguintes:
- Os fabricantes garantem que seus itens servirão ao comprador por muito tempo, por isso é necessário observar inicialmente as etiquetas das roupas, elas sempre indicam o método de lavagem, temperatura e outras indicações para os cuidados com o material.
- A lavagem à mão é preferível para lã, mas na prática raramente é feita, já que as máquinas são equipadas com programas para lavar esse tipo de tecido, então você também pode lavar na máquina. A temperatura para esses itens é de 30 graus, centrifugação a 400 rotações. O mesmo programa é escolhido para chapéus e cachecóis. Na lavagem à mão, o suéter é torcido e enrolado em uma toalha felpuda, caso contrário, ele pode esticar muito e será mais difícil de restaurar.
- Sabão em pó comum não é adequado para os produtos, pois não só contribui para o encolhimento e a descoloração, como também torna o produto áspero e desagradável ao toque. Portanto, é melhor escolher produtos específicos para este material. Ao lavar à mão, você pode usar xampu comum ou fazer raspas de sabonete de bebê.
- Se a peça estiver soltando pelos, você pode adicionar 2 colheres grandes de vinagre à água, o que ajudará a fixar a cor. A mesma quantidade de água oxigenada ajuda no branqueamento.
- Roupas de lã não lavadas ou deixadas de molho por muito tempo podem causar estiramento ou encolhimento do suéter. O tempo ideal para os dois procedimentos juntos é de 45 minutos.
- Evite mudanças bruscas no nível da água durante a lavagem e o enxágue.
Roupas de lã não precisam ser lavadas com frequência, pois repelem bem a sujeira; portanto, na maioria dos casos, arejar e remover manchas quando necessário é suficiente. É conveniente armazenar as peças em sacos a vácuo, pois eles evitam a penetração de traças e a absorção de odores desagradáveis.




