Quais são os tecidos para costurar vestidos?

Os tecidos para vestidos são representados por dezenas de tipos e ainda mais subtipos: a mistura de fios naturais e artificiais permite obter materiais únicos. O artigo lista os tipos de tecidos mais comuns, com uma descrição, e oferece dicas sobre seu uso.

Quais são os tipos de tecidos para vestidos

Quase qualquer tecido pode ser usado para costurar um vestido. No entanto, existe uma lista básica de materiais que são merecidamente usados ​​em larga escala para costurar vestidos casuais e festivos.

Quais são os tecidos para costurar vestidos?

Seda natural

A seda é obtida dos casulos do bicho-da-seda, o que explica sua naturalidade e alto custo. O material é higiênico, permite a boa circulação de ar e umidade e interage bem com a temperatura corporal.

Importante! A seda natural é caprichosa. Uma gota de água limpa que caia no tecido pode deixar manchas desagradáveis. O material requer lavagem delicada em baixas temperaturas da água e também tem "medo" da luz solar direta.

O que há de tão atraente no jacquard?

Um vestido feito de jacquard nobre servirá ao seu dono por muitos anos: a tecnologia de sua criação consiste no entrelaçamento de muitos fios de algodão, o que garante a resistência do material. Os fios formam padrões intrincados, ainda mais atraentes devido à variedade de cores e tons.

O jacquard é fácil de cuidar. A única desvantagem é que o tecido não estica, então, se a dona de um vestido feito com esse material engordar um pouco, terá que abrir mão do look por um tempo, pois ele não combina com seu corpo.

espartilho de cetim

O cetim para espartilho é feito de fio de seda, mas algodão e viscose costumam estar presentes na trama. Isso permite reduzir o custo do material final. O cetim é durável, absorve bem a umidade e não eletrifica. Com os devidos cuidados, um vestido de cetim durará muitos anos e sempre terá um bom caimento.

Observe! Ao trabalhar com cetim para espartilho, é importante que o artesão processe cuidadosamente as costuras, caso contrário, as bordas podem desfiar.

Linho

Um material nativo da Rússia, o linho é ideal para costura e vestuário. É giroscópico, absorve bem a umidade e permite a passagem do ar. Os tecidos de linho têm até uma função medicinal e benéfica à saúde: ao suprimir a microflora patogênica, o linho é especialmente recomendado para pessoas com problemas dermatológicos.

O material é feito da planta de mesmo nome — o linho. As fibras extraídas dos caules são cuidadosamente processadas, resultando em um tecido macio. A ausência de nós característicos no material indica um processamento de alta qualidade.

Você pode estar interessado nisto:  Dicas para escolher o tecido para vestidos de verão

Viscose

Viscose é um tecido natural produzido artificialmente. A celulose é utilizada como matéria-prima. A madeira processada é filtrada e seca, após o que são formadas as fibras fortes da futura viscose.

100% viscose é agradável ao toque, macia e com brilho agradável. Possui todas as propriedades dos tecidos naturais: boa condutividade térmica, hipoalergênico e leve.

Além da composição 100% celulósica, a viscose pode conter:

  • elastano;
  • algodão;
  • poliéster.

A desvantagem é que eles são vulneráveis ​​à água, por isso os vestidos de viscose devem ser lavados em baixas temperaturas.

Tafetá

O tafetá é feito de diferentes tipos de fios. Dependendo do material de origem, existem quatro tipos de tafetá:

  • algodão;
  • seda;
  • acetato (contém poliéster);
  • viscose.

Propriedades comuns a todos os tipos de tafetá: durabilidade, retenção de forma, repelência a líquidos, brilho intenso. A principal desvantagem é o alto encolhimento. Uma peça finalizada pode perder até 10% do seu comprimento após uma lavagem malsucedida.

Organza

A organza é um tecido para vestidos festivos, leve e transparente, que permite criar lindas peças drapeadas. Se antes os fios de seda eram mais utilizados na composição, recentemente os fabricantes de organza passaram a utilizar poliéster. O tecido é rígido, não amassa, mantém sua forma por muito tempo e conserva sua cor original, sem desbotar ao sol.

Observe! A organza é muito difícil de trabalhar. O tecido rebelde desliza constantemente e as bordas se desfazem com facilidade. Para fixar o material em um lugar, um tecido mais grosso é colocado por baixo e a organza é presa com alfinetes.

Terno de crepe

O nome já deixa claro que o crepe para ternos é ideal para trajes e vestidos formais. O material tem alta densidade, praticamente não amassa e é durável. Apesar de sua densidade, o crepe para ternos permite a criação de drapeados. O crepe para ternos pode conter fios de seda, algodão e viscose.

Caxemira

A caxemira é associada ao luxo por muitas pessoas e, de fato, o tecido obtido a partir da penugem natural das cabras montesas é caro.

Observe! Para fazer um xale você precisa de quatro penas de animais.

A caxemira é considerada o tecido mais macio, com fios muito mais finos que o cabelo humano. Para esclarecer: um suéter feito desse material pode ser passado por um anel! Com uma série de vantagens, incluindo resistência ao desgaste, maciez e condutividade térmica, a principal desvantagem da caxemira é a dificuldade de cuidado.

Georgette

O georgette translúcido e fluido é ideal para vestidos estilo império e looks leves de verão. Sua composição inclui seda, viscose, lã e poliéster. O material é áspero ao toque e possui alta densidade.

Você pode estar interessado nisto:  Quais são os tecidos usados ​​para criar casacos: tipos de materiais

Na maioria das vezes, o tecido para vestidos é monocromático, com superfície levemente brilhante. Além da costura direta de vestidos, o georgette é usado para criar elementos decorativos: babados, flores para drapeados.

Vestido de lã

A lã para uso social tem uma maciez agradável. Os fabricantes deste material não economizam em padrões e designs chamativos. Existem três tipos principais de lã para uso social:

  • natural;
  • misturado;
  • sintético.

O preço deste material depende diretamente da porcentagem de fios naturais na composição do tecido. A melhor opção é um tecido misto, que geralmente contém viscose.

Quais são os tecidos para costurar vestidos?

Fatin

O tule, um material de malha com muitas células, é bastante duro. Somente o tule macio é usado como tecido para vestidos. Caso contrário, o material denso pode até arranhar a pele.

Veludo

O veludo é feito de fios de seda. A tecnologia de fabricação do veludo permite a criação de um tecido atoalhado de um lado e um tecido liso do outro. Este material se distingue por sua aparência sofisticada e alto custo.

Vestidos de veludo são vistos com mais frequência nos palcos: trajes históricos suaves transmitem perfeitamente diferentes épocas. Mas o veludo também é um tecido interessante para vestidos na moda moderna.

Renda

Rendas finas ficam especialmente bem em noivas e participantes de bailes de formatura: a tecelagem vazada permite criar imagens leves e delicadas. O tecido é criado por meio de uma trama complexa. É aí que vem a desvantagem da renda: ela frequentemente se enrosca.

A renda é considerada um material ecológico e resistente ao desgaste. O tecido feito à mão é o mais valorizado.

Gabardine

Gabardine é um tecido impermeável caracterizado por uma trama densa de fios. Se inicialmente a lã merino era usada para fazer gabardine, agora o material pode conter viscose e poliéster, o que tem um efeito positivo no preço.

Interessante! Na Inglaterra, a palavra "gabardine" era usada para descrever uma capa sob a qual os pobres se protegiam da chuva. No entanto, atualmente, apenas pessoas ricas podem comprar gabardine natural.

Chiffon

O chiffon leve e sem peso era originalmente feito exclusivamente de fios de seda, mas depois o tecido começou a ser feito de viscose e poliamida, e pode ser chamado por nomes diferentes.

As vantagens do chiffon incluem todas as propriedades dos tecidos naturais. As desvantagens incluem a tendência a enroscar e a dificuldade de cuidado.

A escolha do tecido para um vestido depende das características do tipo de corpo

Para escolher o tecido de um vestido de acordo com o seu tipo de corpo, é necessário determinar se a mulher tem um corpo curvilíneo. Tecidos densos são contraindicados para mulheres com curvas. Deve-se dar preferência a tecidos leves e fluidos: chiffon, organza, seda.

Você pode estar interessado nisto:  Qual o melhor material para costurar roupa íntima: escolhendo o tecido

A textura do tecido pode tornar a imagem mais pesada ou mais leve. Portanto, para corrigir visualmente as formas, vale a pena escolher tecidos lisos e deixar o veludo e o crepe de terno de lado para outra ocasião.

Se a silhueta não for arredondada (por exemplo, "retângulo"), recomenda-se que a mulher preste atenção a tecidos densos, até mesmo rígidos, e a uma silhueta reta, além de vestidos envelope. Tecidos felpudos são bem-vindos.

Como escolher o tecido para um vestido tubinho

Ao escolher o tecido para costurar um vestido tubinho, considere:

  • tipo de corpo;
  • temporada;
  • corte do vestido;
  • finalidade (trabalho de escritório, sair).

Interessante! Recomenda-se escolher materiais naturais: seda, algodão, linho. O estilo do vestido exige o uso de tecido canelado denso. O vestido tubinho tem um corte reto e geométrico, para cuja criação um crepe de terno é adequado.

Como escolher o tecido para um vestido infantil

O principal requisito para qualquer roupa infantil é a hipoalergenicidade e a origem natural do tecido. O tecido de grama é perfeito para costurar um vestido. Você deve prestar atenção aos seguintes materiais:

  • linho;
  • algodão;
  • viscose.

A seda tem excelentes propriedades. Mas as roupas infantis costumam ficar sujas e exigem lavagem delicada, muitas vezes à mão. Ao escolher um material para o vestido de uma menina, opte por uma opção universal que seja ecológica, natural e fácil de cuidar.

Para costurar um vestido infantil, uma boa opção seria tecido de grama, creatina: este material é extremamente macio e agradável à pele. Escolha cores vibrantes e soluções interessantes, que você encontrará em abundância na internet.
Que tecido escolher para um vestido de noite

Os vestidos de festa vêm em uma grande variedade de estilos, então você pode usar quase qualquer tecido para criá-los. Mas há quatro dicas universais:

  1. Se você sonha com um vestido soltinho com uma saia volumosa? Use organza.
  2. Para um vestido de corte lacônico e rigoroso, o uso de cores brilhantes e padrões extravagantes é aceitável.
  3. Um vestido leve e esvoaçante com drapeados elegantes pode ser feito de seda natural, tafetá macio e chiffon.
  4. Uma roupa justa ficaria bem se fosse feita de renda ou gabardine.

Interessante! Considere a época do ano. Veludo será inadequado em um dia quente de verão, e um vestido de renda tornará uma noite fria de outono insuportável.

Ao escolher tecidos bonitos para um vestido festivo, você precisa prestar atenção não apenas ao custo do material, mas também às suas propriedades específicas. Dê preferência aos tecidos naturais - eles durarão muitos anos.

https://www.youtube.com/watch?v=naUQQVVld9Q

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior