O que é couro bovino: propriedades e usos

O couro bovino é um material obtido de vacas ou touros adultos. A pele da fêmea tem uma aparência mais atraente devido à sua resistência e elasticidade.

O que é couro bovino: propriedades e usos

Por que as botas são chamadas de couro de vaca?

O couro bovino é feito a partir do couro grosso de uma vaca com pelo menos 1,5 ano de idade. O método de produção e processamento do couro é bastante meticuloso.

Usando o curtimento ao cromo, a pele é dividida em duas metades, com a parte inferior formando os flancos. Este método é perfeito para fazer sapatos, que podem até ser usados ​​sem forro.

Botas de couro de vaca começaram a ser usadas ativamente no exército. Produtos de couro de vaca eram tão populares quanto botas de lona. Por serem feitos de couro de bezerro ou de vaca jovem, os calçados eram duráveis, tinham excelente aparência, elasticidade e não pesavam no caminhar.

Quais são as vantagens das botas feitas de couro bovino:

  • Quentes e confortáveis. Devido à sua durabilidade e ao couro espesso, esses calçados não liberam calor do corpo e não permitem a passagem de ar frio. Essas características tornam as botas versáteis e adequadas para o rigoroso inverno russo.
  • Elas não molham. As botas de couro bovino não permitem a entrada de umidade no produto, devido à sola bem costurada e à pele grossa do próprio animal. Basicamente, os calçados feitos com esse material são confeccionados com cano alto até o joelho. Essas botas são usadas para pesca, caça e para o exército.
  • Sola grossa. Geralmente, a sola é feita de borracha ou couro. Isso evita que o pé congele no chão frio, como se estivesse levantando o pé.

Importante! As botas de couro bovino têm longa vida útil e resistência ao desgaste. Essas características as diferenciam das botas de lona, ​​e é por isso que os serviços especiais militares optam por calçados de couro bovino para seus funcionários.

Quais outros sinônimos existem para o nome?

Yuft, yukhta ou couro russo são vários nomes para o mesmo couro bovino. O que é esse couro ou o que ele representa?

Você pode estar interessado nisto:  Como fazer um molde e costurar botas de chinelos

Yuft é bastante semelhante ao couro bovino. Afinal, a tecnologia de processamento é a mesma para ambos os materiais: o curtimento. Utilizam-se peles de cavalos, porcos e gado. Este material é macio, mas ao mesmo tempo durável e impermeável. O exemplo das botas demonstra a aparência do yuft no produto final.

Basicamente, o yuft preto é usado em grandes quantidades para fazer diversos tipos de calçados. No entanto, yuft branco e vermelho são ocasionalmente produzidos. Trata-se de um material de qualidade superior.

Portanto, yuft e couro de cevada podem ser considerados sinônimos.

Observe! Para aumentar a resistência ao calor do couro, utiliza-se o tratamento com dispersões aquosas de polímeros. Essa característica aumenta significativamente a qualidade do produto e eleva seu preço.

História do surgimento do couro

O couro bovino, como é conhecido, tornou-se conhecido ainda durante a existência da Rus'. O método de processamento e costura de um tipo completamente novo de calçado chegou à Rus' através dos nômades turcos. Para eles, esse calçado era comum e era usado para cavalgar.

Durante a existência da Rus, esse calçado era um elemento do vestuário da nobreza. Não havia distinção de gênero no uso de sapatos, então tanto homens quanto mulheres podiam usar botas de cano alto. Isso era aceito durante o período barroco.

As botas eram assim:

  • O material utilizado foi predominantemente yuft;
  • cano alto com fendas laterais para calçar com facilidade;
  • Anéis eram costurados na parte superior do bootleg e passados ​​por eles para formar dobras.

Características da produção de couro

Ele é processado e formado pelo curtimento da pele de um animal.

O curtimento é um método de processamento que envolve processos físicos e químicos. A pele do animal é pré-embebida em reagentes e passada por tambores que batem o material. Todas as partículas de substâncias se combinam e formam uma pele macia, porém resistente. Produtos pós-curtimento.

Lista de propriedades que o material possui após passar por todas as etapas do processamento:

  • é adquirida a máxima resistência ao calor e à água;
  • aumenta a resistência a danos e desgaste;
  • o material fica homogêneo e liso;
  • a suavidade aumenta, mas a resistência permanece.

Importante! Este método de processamento é o mais econômico, com alta taxa de retorno. Funciona de acordo com o seguinte princípio: o mínimo de investimento para obter o máximo resultado.

Você pode estar interessado nisto:  Tudo sobre Thinsulate: propriedades e características do isolamento

Substâncias orgânicas (gorduras e aldeídos) e minerais (cromo e alumínio) são utilizadas no processamento.

A maciez da pele é alcançada pela quebra da composição química da pele em uma estrutura mais fina.

Características do material

A resistência à água e a repelência são garantidas pela redução dos taninos de abeto e pelo aumento dos taninos de salgueiro. Além disso, a adição de gordura, aproximadamente 23-25%, garante um aumento nas propriedades de repelência à água. A imagem mostra o processo de curtimento.

Para reduzir o impacto químico no material, o couro é tratado com vários reagentes.

O material é tingido durante o curtimento. Os corantes são aplicados no couro e selados. Em seguida, o couro recebe brilho e é selado. A parte interna permanece em sua forma tingida original.

Com o advento das novas tecnologias químicas, surgiu outro método de curtimento com uma composição química abrangente: o curtimento com cromo e zircônio. Este método se caracteriza pela imersão da pele de um animal em um banho de metal, que é tratado com alúmen de potássio com adição de cloreto de sódio. Ao criar uma reação química, os reagentes aumentam a resistência do material à água.

Na Rússia, há um padrão de propriedades que todos os fabricantes de calçados de couro bovino devem seguir.

O couro bovino é o mais utilizado para canos de botas. Com tanta elasticidade e durabilidade, é bastante popular entre os militares. Devido ao alto percentual de gordura em sua composição, ele protege os soldados de molhar os pés e retém o calor interno.

No dia a dia, designers usam couro bovino para criar botas femininas e masculinas. Nos últimos desfiles de marcas famosas, é possível ver que elas usam botas grandes para looks do dia a dia. A geração mais jovem compra esses calçados por sua praticidade, concisão, leveza (sem contar o solado áspero) e capacidade de reter calor no inverno. A política de preços para esses produtos é significativamente exagerada.

O calçado também é utilizado em grandes empresas e oficinas. Devido ao cano alto, à resistência à água e a produtos químicos, protege perfeitamente os funcionários contra queimaduras e evita que os pés suem e transpirem no calçado. A sola é revestida com uma placa metálica para aterramento. Em ambientes com grande quantidade de água, elásticos são colocados na sola.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição da pele de castor: características em casacos de pele e outros produtos

Os trabalhadores dos postos de gasolina também preferem comprar botas de couro bovino. Elas evitam o contato dos pés com a gasolina e, no inverno, mantêm os pés aquecidos.

Todos os funcionários de aeroportos que trabalham com aeronaves usam botas ou sapatos feitos de couro bovino. Eles têm uma placa de metal na sola para manter a pessoa no chão.

Não apenas sapatos, mas também muitos outros produtos são feitos de couro bovino. Aqui está uma lista de produtos e materiais:

  • itens de interior e móveis;
  • carteiras, bolsas, sacolas - itens que podem ser usados ​​por muito tempo;
  • sandálias;
  • equipamentos militares, caça (vários tipos de coldres, suspensórios, canetas);
  • produtos para esportes equestres.

Vantagens e desvantagens

Produtos feitos com pele animal genuína apresentam vantagens e desvantagens significativas. Lista de vantagens:

  • elasticidade, maciez, resistência;
  • propriedades de proteção aumentadas contra irritantes e desgaste;
  • excelentes dados externos.
  • Custo-benefício. Geralmente, os produtos de couro bovino têm um preço acessível no mercado.

Tudo tem suas desvantagens, e produtos feitos com materiais tão acessíveis não são exceção:

  • composições químicas complexas às vezes deixam para trás contaminantes que são difíceis de remover do produto;
  • respirabilidade. Em períodos de calor, esses calçados podem ser completamente desconfortáveis. O calor do corpo é retido e não permite que o pé respire adequadamente;
  • O contato direto com o fogo pode causar deformação ou danos à camada superior do revestimento. O couro perderá o brilho e poderá rachar;
  • Reações alérgicas. Muitas pessoas podem não tolerar certos produtos químicos usados ​​no processamento do produto.

O uso do couro bovino no dia a dia simplifica muito os processos de vida e trabalho. Muito antes do advento dos sistemas de processamento modernos, o material já era usado por nossos ancestrais no uso diário.

Couro bovino: o que é? As vantagens e desvantagens do uso estão descritas acima. Preço atrativo, desgaste mínimo, durabilidade e resistência à água fazem do couro legítimo um elemento indispensável no guarda-roupa de qualquer pessoa.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior