É difícil chamar o estilo boho de uma homenagem à moda volúvel e instável. Pelo contrário, ele conquistou firmemente seu nicho no guarda-roupa de personalidades vibrantes, amantes da liberdade e que valorizam o conforto e a espontaneidade. Está sempre à frente do tempo e das tendências da moda.
Ordem de costura
Para uma saia boho feita por você, os moldes e as tecnologias de design são simples e exigem o mínimo de tempo. Para isso, você precisa conhecer as características distintivas do estilo em si e a ordem de costura deste produto.
Sobre estilo
O nome veio da França. A palavra bohemiens significa pessoas da Boêmia — ciganos tchecos, artistas nômades.

Fato interessante! A palavra "boêmio" deriva dessa definição de ciganos nômades. É usada para caracterizar pessoas criativas e extraordinárias da arte, bem como ciganos, que têm liberdade em sua perspectiva de vida.
O estilo boho, ou bohemian chic, tem as seguintes características:
- Textura do produto;
- Multicamadas;
- Tecidos brilhantes, estampas e padrões, incluindo os folclóricos;
- Uma abundância de detalhes - pregas, babados, babados, franjas, rendas, inserções, acessórios.

Mas a característica mais importante do estilo boho é a capacidade de combinar o incompatível na compreensão tradicional da moda. É o mais próximo possível da vida popular real.

É possível costurar uma saia dessas você mesma?
As saias boho são mais adequadas do que qualquer outra para costurar em casa. Afinal, peças feitas à mão são elementos inerentes ao guarda-roupa boêmio chique. Na maioria das vezes, são costuradas no comprimento maxi (até o chão), mas também podem ser feitas no comprimento midi - logo abaixo do joelho ou até o tornozelo.

Do que costurar
O material é selecionado com base na estação para a qual a peça é feita. Não é segredo que elas podem ser usadas no frio.
Uma saia para o inverno geralmente é feita de materiais grossos - lã, veludo cotelê, jacquard. Ela manterá você aquecido tanto quanto calças.

As opções de verão são feitas de tecidos leves, como chiffon, algodão, cetim e linho.
Para fazer um molde de saia boho, você não precisa necessariamente comprar um tecido separado. Muitas vezes, os artesãos simplesmente usam tecidos prontos, jeans, veludo cotelê e peças de algodão para ajustes.

Além disso, você pode usar inserções de couro vintage, renda trançada, miçangas e decoração com pedras. No entanto, aqui você precisa se concentrar no ornamento principal escolhido. Se o tecido for cheio de cores e estampas vibrantes, você não deve sobrecarregar a saia com elementos adicionais. Embora a mensagem do boho chic para as massas seja a liberdade dos fundamentos clássicos da moda e das regras geralmente aceitas, a força dessas imagens está na harmonia dos detalhes. Descuido com o estilo não significa falta de bom gosto e senso de proporção na decoração. Ir "para o outro lado" da balança pode arruinar até mesmo o visual mais cuidadosamente pensado.

Costurar uma saia para mulheres plus size
A singularidade deste tipo de saia é que absolutamente todas as mulheres podem usá-las – tanto as mais justas quanto as mais volumosas. O principal é escolher o estilo "para si". A cor e a estampa escolhidas corretamente podem afinar e alongar visualmente a silhueta, escondendo imperfeições. Para meninas volumosas, recomenda-se escolher comprimentos longos, tecidos lisos e leves. Ou com uma estampa que não viole as proporções da silhueta, alongando-a visualmente.

Os moldes de saia boho faça você mesmo para mulheres plus size não são diferentes dos moldes padrão para meninas magras.
Se você quiser aprender a criar produtos você mesmo, é recomendável começar com o estilo mais fácil de fazer: uma saia de toalha de mesa.
saia de toalha de mesa
Não existe um padrão universalmente aceito para costurar este estilo. O padrão inteiro consiste em um quadrado com retângulos desenhados ao redor do perímetro.

Você precisará de: um pedaço de tecido, uma fita métrica, uma tesoura, um elástico, linha e agulhas.
Plano passo a passo:
- Meça o comprimento do produto de acordo com o seguinte princípio: a distância da linha da cintura até o chão é igual à distância da cintura no desenho (o centro do círculo) até o canto do quadrado.
- Desenhe um quadrado usando a medida obtida. O lado do quadrado é igual à distância da cintura até o chão.
- O diâmetro da circunferência é igual a um quarto da circunferência da cintura + 2,5 cm.
- Para desenhar retângulos, você precisa desenhar o mesmo quadrado no tecido com proporções maiores.
- Recorte o quadrado de acordo com o diagrama.
- Recorte a cintura da seguinte maneira: dobre o quadrado em quatro, cole um círculo com as proporções desejadas previamente desenhadas em uma folha de papel.
- Finalize a cintura fazendo a bainha nas bordas e inserindo o elástico.
- Recorte retângulos e costure cada um ao seu lado do quadrado.
Se desejar, o produto pode ser decorado adicionalmente com elementos.

Saia envolvente
O destaque desse estilo é a capacidade de ajustar a linha de aroma.

Você precisará de: tecido, de preferência chiffon, tesoura, linha, agulhas.
Plano passo a passo:
- Tire apenas uma medida: o comprimento do produto, da cintura ao chão. A largura será ajustada com a ajuda de tiras, então você pode escolher qualquer uma.
- O cinto tem 1 m e 70 cm de comprimento. A largura é de cerca de 10 cm. Dobre o cinto ao meio no sentido do comprimento e costure. Prenda com linhas na cintura.
- Agora só falta modelar a bainha costurando as bordas.
Preparar!

Padrão de saia boho em camadas
À primeira vista, pode parecer difícil costurar uma saia boho com babados. A saia de várias camadas é feita no estilo dos vestidos românticos e exuberantes das jovens do século XIX.
Na prática, até mesmo pessoas não profissionais conseguem fazer isso com as próprias mãos.

Você precisará de: tecido, de preferência algodão ou linho, mas jeans também serve, tesoura, linha, agulhas, renda para os babados, elástico.
Algoritmo passo a passo:
- Tire as medidas da circunferência da cintura e do comprimento até a bainha.
- Desenhe vários círculos — camadas futuras.
- Costure a renda diretamente nas camadas.
- Junte as peças e costure.
- Modele a cintura fazendo a bainha na borda e inserindo o elástico.
- Finalize a bainha costurando a borda da saia.
A saia boho em camadas está pronta.

Conselhos
- Se você estiver fazendo um produto desse tipo pela primeira vez, é melhor adquirir experiência com tecidos simples e flexíveis, como algodão, linho, etc. Seda e chiffon são materiais mais caprichosos, e o artesão precisa "pegar o jeito" antes de trabalhar com eles.
- Tente combinar o incompatível, não tenha medo de texturas e padrões diferentes. Este é o significado do estilo boho. Simplicidade com um toque de pretensão, casualidade com elegância. Mas deve haver um contraste moderado.
- As saias boho são populares entre as plus size. As saias com silhuetas suaves suavizam as silhuetas, tornando-as mais femininas. Já as saias muito rodadas, com abundância de babados, babados e babados, podem criar o efeito oposto e tornar a silhueta mais volumosa. O estilista precisa conhecer essas nuances e observar a proporção áurea no design.

O visual boêmio chique combina esses itens com blusas largas, jaquetas jeans, coletes, botas boho ou cossack, alpargatas, sandálias de verão com ou sem salto baixo. O visual é complementado por acessórios artesanais – pulseiras, contas grandes, brincos, um cachecol, um xale, um cinto de couro, um chapéu.




