Uma máquina de costura é uma assistente boa e fiel para qualquer dona de casa; nenhuma oficina de costura pode prescindir de uma unidade tão necessária. As máquinas de costura vêm em diferentes tipos e finalidades; não é nada fácil para um iniciante escolher o modelo certo. Vamos falar mais detalhadamente sobre qual máquina de costura escolher, os critérios de seleção existentes e os fabricantes populares.
- Tipos
- Eletrônico
- Eletromecânico
- Mecânico
- Costura plana
- Bordado
- Máquinas para patchwork e quilting
- Principais critérios de seleção
- Tipos de pontos
- Tipo de transporte
- Regulador de pressão do calcador
- Força de punção
- Pressão do calcador no tecido
- Transportador de tecido superior
- Velocidade de costura
- Tensão da linha
- Tipo de dispositivo de transporte
- Material do corpo e partes
- Loop automático ou semiautomático
- Patas
- Número de linhas
- Orientação do ônibus espacial
- Modo de processamento de loop
- Cinco erros comuns na escolha
- Visão geral do modelo
- Janome
- Cantor
- Bernina
- Irmão
- Elna EasyLine
- Bernette
- Pfaff Quilt Expression
- Máquina de costura Veritas Rubina
- TOYOTA Super Jeans
- Jaguar
- Astralux
- Minerva
- Família
- aurora
- Juki
Tipos
A primeira máquina de costura surgiu há muito tempo. Era mecânica, tinha funcionalidade limitada, permitindo costurar apenas com pontos retos. Entre os dispositivos modernos, existem modelos mecânicos, mas eles são uma homenagem ao passado. A variedade de tipos de unidades de costura permite que até mesmo uma costureira iniciante trabalhe em condições bastante confortáveis, sem se preocupar com constantes trocas de modo manual, linhas rasgadas e agulhas quebradas.

Eletrônico
Este tipo de unidade de costura situa-se entre os modelos eletromecânicos e os computadorizados. Funcionam eletronicamente, mas não requerem controle manual (mecânico). Não possuem visor de cristal líquido, o que permite a configuração dos modelos computadorizados, mas possuem um visor eletrônico. A máquina é controlada por programas especiais, o que difere dos dispositivos eletromecânicos:
- a presença de um tipo moderno de lançadeira (na maioria das vezes é horizontal);
- não há necessidade de torcer ou virar nada para alterar o comprimento e a largura do ponto (operação automática);
- o processo de costura é controlado pelo programa (a posição da lançadeira, agulha e barra não precisa ser alterada manualmente).
Importante! O custo de uma unidade eletrônica é de 2 a 3 vezes maior do que o de uma máquina mecânica convencional ou mesmo eletromecânica. Mas a praticidade e a capacidade de costurar qualquer tecido justificam plenamente o alto custo.
Máquinas eletrônicas são produzidas por fabricantes renomados como Janome, Brother, Singer e Juki. Não menos famosas, mas já obsoletas, são as máquinas da marca Podolsk (produzidas pela fábrica de Podolsk).

Eletromecânico
O tipo mais comum de máquina de costura. São alimentadas pela rede elétrica, mas são acionadas por um pedal especial, manual ou a pé. Executam cerca de 50 a 60 funções. São práticas, seguras e rápidas de usar. A maioria das oficinas utiliza modelos eletromecânicos. Com a ajuda deles, você pode fazer casas de botão e até mesmo costurar botões. São adequadas para trabalhos semiprofissionais, tanto para iniciantes quanto para especialistas em corte e costura.
Mecânico
Elas funcionam girando a manivela ou oscilando constantemente o pedal e ativando o acionamento do pé. São usadas desde o século XIX. Exigem ajustes constantes e troca manual de modo, não são muito convenientes, mas para costurar, por exemplo, roupas de cama feitas de tecido que não requer tratamento especial, uma máquina mecânica que faça costuras retas (alguns modelos podem criar uma costura em zigue-zague) serve.

Costura plana
Alguns tipos de tecidos são costurados com costuras planas (material para a confecção de roupas esportivas e roupas íntimas). A principal característica dessas costuras é que, ao esticar o produto, o fio não se rompe, mas se estica junto com o tecido. A costura fica correta, uniforme e do tamanho certo, mesmo após o estreitamento.
Importante! Às vezes, as máquinas de costura que podem ser usadas para criar uma costura flatlock são chamadas de overlockers. Elas são mais frequentemente usadas na produção industrial, mas também existem modelos projetados para uso diário, em casa.
Bordado
O tipo mais complexo de máquina de costura. Alguns modelos conseguem bordar não apenas padrões em tecido, mas também imagens inteiras. O bordado é feito tanto em ponto cetim quanto em ponto cruz. São utilizadas principalmente na produção, pois possuem grandes dimensões.

Máquinas para patchwork e quilting
Muitas costureiras estão familiarizadas com o termo "costura de patchwork". Quilting e patchwork são algumas das definições desse termo. Você pode costurar lindos cobertores, colchas e tapetes de patchwork à mão, mas é mais conveniente fazer isso com uma máquina especial. Os equipamentos de patchwork são usados tanto em escala industrial quanto em casa. O alto custo das unidades compensa rapidamente.
Principais critérios de seleção
Não é fácil para um iniciante escolher uma máquina de costura. Muitas vezes, as pessoas se concentram apenas na aparência, no fabricante e no custo, enquanto a atenção deve ser dada, antes de tudo, ao tipo de lançadeira, à velocidade do motor, aos tipos de pontos e a outros detalhes pequenos, mas importantes.

Tipos de pontos
Os modelos eletromecânicos modernos são capazes de trabalhar com dezenas de tipos diferentes de pontos, costurando em zigue-zague e processando bordas. Uma costureira iniciante só precisa saber se a máquina consegue fazer uma casa de botão no modo automático. Se conseguir, esse modelo é preferível a todos os outros. Ao comprar uma máquina para costurar roupa de cama ou roupas sem botões, basta que a unidade costure costuras retas e em zigue-zague. Até os modelos mecânicos mais antigos conseguem fazer isso.
Tipo de transporte
Um critério importante é o tipo de lançadeira. Ela pode ser posicionada verticalmente ou horizontalmente. Com uma posição vertical, os fios restantes não ficam visíveis durante a costura, gerando muito ruído. Uma lançadeira posicionada horizontalmente funciona silenciosamente.
Regulador de pressão do calcador
Na hora de escolher, dê preferência aos modelos equipados com todos os tipos de garras e reguladores para pressionar a garra no tecido. Este é um parâmetro importante que permite costurar tecidos muito finos sem se preocupar com o deslizamento do material. Nos modelos computadorizados, a pressão da garra é ajustada automaticamente.

Força de punção
Se a máquina tiver um regulador de força de perfuração, você poderá costurar tecidos muito densos na menor velocidade possível.
Pressão do calcador no tecido
Quanto mais denso o tecido, menos pressão o calcador deve exercer sobre ele. Isso é monitorado pelo regulador de pressão.
Transportador de tecido superior
Pode ser integrado à máquina ou adquirido separadamente. Se o transportador estiver integrado, a presença ou ausência de um regulador da pressão do calcador sobre o tecido não importa. Não é necessário. A presença do transportador superior melhora a qualidade do ponto.
Velocidade de costura
Se uma costureira iniciante escolher uma máquina de costura, ela deve prestar atenção à presença de uma função de limitação de velocidade máxima. Depois de definir a velocidade de costura, você não precisa se preocupar se, com uma pressão forte ou insuficiente no pedal, a máquina começará a costurar mais rápido ou mais devagar.
Tensão da linha
O regulador de tensão da linha é necessário para costureiras que planejam costurar franzidos (cortinas) ou tornar as linhas mais decorativas. Se não houver intenção de decorar as roupas, as linhas são feitas com uma costura simples, então não há necessidade de um regulador.
Tipo de dispositivo de transporte
Existem vários tipos de vaivéns:
- pêndulo (uma lançadeira confiável, mas tem desvantagens como baixa velocidade de costura e uma escolha limitada de opções de costura, ruído durante a operação);
- círculo duplo vertical (uma máquina com esse tipo de lançadeira costura muito rápido, suas peças não se desgastam por muito tempo, a costureira ficará feliz com a compra);
- horizontal (uma lançadeira sem caixa de bobina, que permite ao trabalhador ver o que está acontecendo com a linha).
Costureiras experientes recomendam lançadeiras verticais de círculo duplo ou modelos horizontais menos barulhentos e não menos eficazes.

Material do corpo e partes
Máquinas baratas têm enchimento de plástico, quebram com frequência e, às vezes, não podem ser consertadas. Se você planeja usar a unidade com frequência, é melhor comprar um modelo mais caro, mas com peças de metal, incluindo um corpo de metal.
Loop automático ou semiautomático
Se você não quer se preocupar com isso e tem a oportunidade de comprar uma máquina com criação automática de laçadas, é melhor fazê-lo. No modo automático, a laçada é criada de uma só vez, sem forçar a costureira a fazer movimentos adicionais.
Patas
Um pé custa cerca de 500 a 600 rublos russos. Para não gastar dinheiro comprando-o imediatamente após a compra da máquina, mesmo antes da compra, estude o equipamento da unidade, verificando a presença ou ausência das peças adicionais necessárias. A costureira geralmente precisa dos seguintes pés:
- padrão;
- overloque (usado para processar bordas);
- ajudando a costurar zíperes, inclusive os ocultos;
- para criar loops automaticamente;
- para costurar com linhas paralelas uniformes.
Algumas das patas já estão incluídas.
Número de linhas
Apenas 10% de todos os pontos da máquina são usados para costurar algo, os 90% restantes são decorativos. Com a ajuda deles, você pode processar bordas lindamente e até bordar algo. A máquina deve ser capaz de costurar:
- linhas retas;
- ziguezague.
Deve ser conveniente usá-lo para costurar elástico, costurar tecido elástico e reforçar um ponto reto.
Orientação do ônibus espacial
Na maioria das vezes, as máquinas modernas possuem uma lançadeira horizontal integrada, mas modelos com orientação vertical também são muito bons. Uma unidade com lançadeira horizontal é escolhida por costureiras que precisam trabalhar à noite e, portanto, precisam reduzir o nível de ruído. Uma lançadeira vertical oscilante é muito barulhenta, mas é feita de metal e, se necessário, a tensão da linha inferior pode ser facilmente ajustada. Uma lançadeira vertical rotativa é durável e menos barulhenta, funciona suavemente, mas sua orientação horizontal para costura doméstica tem vantagens significativas.

Modo de processamento de loop
Os loops são processados nos modos automático e semiautomático. Se possível, a primeira opção é escolhida. Nesse caso, o tempo normalmente gasto na movimentação do material e na troca de diferentes alavancas é reduzido.
Cinco erros comuns na escolha
Na maioria das vezes, ao escolher uma máquina, os compradores cometem os seguintes erros:
- Eles compram a unidade mais barata que encontram. É melhor comprar um modelo antigo, mas mais funcional, de outra pessoa do que comprar um modelo barato, aquele que eles podem pagar, em uma loja. Versões mais baratas das máquinas têm carcaças de plástico e peças individuais. Isso reduz o tempo de operação e afeta a produtividade. A qualidade nem sempre depende do custo, mas neste caso, tudo pode ser o contrário.
- Comprar uma máquina com múltiplas funções. Se uma costureira está aprendendo ou pretende costurar peças simples, sem precisar decorá-las com bordados, botões e outros elementos decorativos, então a máquina mais simples é a escolhida. Isso reduz significativamente o custo e aumenta as chances de uma longa vida útil.
- Comprar marcas pouco conhecidas. Quanto menos conhecido o fabricante, mais difícil é encontrar peças para seus produtos em caso de pane. Às vezes, é melhor pagar por uma marca conhecida, mas tenha certeza de que a máquina quebrada será consertada rapidamente.
- Tipo incorreto de lançadeira. Se a unidade foi adquirida para uso em uma casa com uma criança pequena, é desejável que ela não gere muito ruído durante o funcionamento. Modelos antigos com lançadeiras oscilantes verticais produzem muito ruído.
- A máquina não é funcional o suficiente. Se você precisa bordar ou até mesmo tricotar algo, você compra dispositivos que tenham essa função. Máquinas comuns não têm a função de tricô ou bordado, elas só conseguem costurar diferentes tipos de linhas.
Antes de comprar uma máquina de costura, você precisa se familiarizar com os fabricantes existentes e os modelos que eles oferecem.
Visão geral do modelo
Depende muito do modelo da máquina de costura. Costureiras profissionais preferem modelos específicos, mas se você está comprando o aparelho pela primeira vez, faz sentido pesquisar todos os fabricantes populares. A classificação dos modelos populares é liderada por fabricantes japoneses e alemães. Especialistas recomendam a Singer, mas outras marcas também são boas.
Janome
A Janom é uma empresa japonesa que produz máquinas de costura. O custo do aparelho varia entre 5.500 e 9.200 rublos russos. Eles produzem principalmente máquinas eletromecânicas. Os aparelhos fabricados são leves, o corpo não é pesado, são fáceis de operar e não geram muito ruído.

Cantor
O fabricante mais antigo de máquinas de costura. A Singer pode ser adquirida com acionamento mecânico, ou você pode comprar um modelo eletromecânico ou acoplar um acionamento elétrico a uma máquina mecânica. A própria marca já diz tudo sobre qualidade. Essas máquinas de costura costuram uma variedade de tecidos, tanto densos quanto leves, incluindo chiffon.
Bernina
Esta marca produz máquinas eletromecânicas para uso doméstico. Até um iniciante consegue entender os controles. A maioria das máquinas é capaz de realizar pelo menos 12 operações por minuto. A costureira consegue costurar botões e zíperes, e os calcadores estão incluídos.
Irmão
Este fabricante também fornece modelos computadorizados ao mercado. Por exemplo, o proprietário da Innov-Is M270 pode escolher entre 181 pontos de costura, 80 funções de bordado e 10 fontes. Se precisar decorar roupas, preste atenção às máquinas desta marca.

Elna EasyLine
As máquinas desta empresa são universais e baratas. A única desvantagem é a falta de um enfiador e a necessidade de comprar acessórios adicionais. A máquina costura qualquer tipo de tecido e realiza 14 operações diferentes, incluindo ponto overloque e ponto tricô. O custo da máquina depende da configuração.
Bernette
Este modelo é ideal para costureiras profissionais que bordam. A variedade de funções e a capacidade de muitas máquinas se conectarem a um computador e receberem um molde diretamente dele fazem dele um assistente indispensável para decoradores e designers. Se houver necessidade de combinar as funções de uma máquina de costura e de bordado, esta marca não deve ser ignorada, especialmente a máquina Bernina Chicago 7.
Pfaff Quilt Expression
Este é um modelo de máquina de costura relativamente barato, com o qual você pode não só costurar tecidos de qualquer densidade, mas também fazer patchwork. Fabricantes alemães garantem qualidade e confiabilidade.
Máquina de costura Veritas Rubina
Marca alemã. As máquinas produzidas sob esta marca são equipadas com uma agulha especial para costurar tecidos grossos e um motor que garante uma operação duradoura. As juntas são feitas de metal. Ao comprar, lembre-se de que este não é o modelo mais comum, portanto, obter peças de reposição pode não ser fácil.
TOYOTA Super Jeans
Modelos eletromecânicos com lançadeira horizontal são fabricados na China. A máquina é considerada universal e é comprada tanto por costureiras iniciantes quanto por costureiras profissionais que costuram jeans ou couro.
Jaguar
Um dos melhores modelos de máquinas de costura de um fabricante japonês. Ela pode realizar tanto trabalhos universais quanto aqueles que outros modelos mais simples não conseguem realizar.
Astralux
Esta marca de máquinas é líder em produção e vendas nos países europeus. A variedade de modelos é tão grande que atende a todos os gostos e bolsos. A marca também produz overlocks, artigos para costureiras. A maioria dos usuários tem uma opinião bastante positiva sobre a Astralux.
Minerva
Esta marca produz excelentes unidades de costura eletromecânicas (capazes de realizar até 200 operações) e computadorizadas. O custo de cada modelo é bastante alto, mas uma boa máquina pode ser comprada a um preço relativamente baixo se você souber quais funções são necessárias.
Família
As máquinas de costura desta marca não só são de altíssima qualidade, como também contam com quatro anos de garantia contra defeitos de fabricação. Comprar uma máquina Family é a melhor solução para economizar no orçamento familiar.
aurora
A maior marca de costura da Rússia. Sob esta marca, são produzidas tanto máquinas simples quanto dispositivos projetados para costura e bordado de patchwork.

Juki
Máquina de costura multifuncional. Por exemplo, a Juki HZL-F300 realiza até 100 operações. Os modelos desta marca são mais adequados para profissionais do que para iniciantes. A velocidade de costura é alta e praticamente não faz barulho.
Escolher uma máquina de costura não é tão fácil quanto parece. Cada modelo tem suas próprias funções especiais: uma faz barulho, outra costura em uma velocidade menor do que a necessária. Ao escolher, concentre-se principalmente nas suas próprias necessidades, não busque a marca. Se não houver necessidade de bordado ou overlock, recuse equipamentos equipados com eles. Isso lhe permitirá economizar significativamente.
Ao comprar, preste atenção não apenas à aparência, mas também ao equipamento e à composição das peças principais. Se a máquina for feita principalmente de plástico, durará menos do que uma de metal. Os modelos de máquinas de costura diferem entre si, mas apenas profissionais conseguem perceber essa diferença, por isso nem sempre vale a pena procurar a marca na hora de comprar. Às vezes, é melhor comprar uma máquina antiga, mas com as funções necessárias, do que uma nova, mas difícil de aprender a usar.




