O cálculo do molde é algo sem o qual é impossível criar um vestido, suéter, calça ou qualquer outra peça de roupa. Trata-se da silhueta do produto, a partir da qual pedaços de tecido são feitos e costurados para criar o produto. Abaixo, explicamos por que ele é necessário, quais ferramentas são necessárias para criar um molde, como construir moldes e quais termos são necessários para isso.
- Por que você precisa de um padrão básico?
- Preparando um esboço do futuro modelo de vestido
- Ferramentas
- Termos usados na construção
- Medidas para construir um molde de vestido
- Meias circunferências
- Comprimentos
- Alturas
- Tolerâncias para facilidade de ajuste
- Cálculo
- Construção de grade
- Desenhando o encosto
- Construção do desenho da prateleira
- Construção de linhas laterais
- Corpete
- Pescoço
- Ombros
- Parte inferior da cava
- Ponto de referência para a construção da cava
- Cava
- dardo de busto
- Dardo nas costas
- Pinças na cintura
- Método de tatuagem em manequim
Por que você precisa de um padrão básico?
O molde finalizado é uma base feminina, baseada em uma figura típica. Com tamanhos de figura padrão, você pode criar moldes você mesma. Assim, você pode levar em consideração todas as características da figura, juntamente com o tamanho do peito, a postura, o volume do quadril e a convexidade abdominal. Todos os moldes são obtidos modelando a base básica. Ou seja, tendo criado um modelo básico uma vez, você pode formar vários produtos sobre ele, costurando centenas de modelos de roupas.

Claro, criar algo novo é mais fácil do que refazer o antigo. No entanto, será mais fácil corrigir e ajustar a base finalizada do que criar uma nova e procurar informações sobre como criar um molde.
Observe! Mesmo sem usar moldes prontos de revista, você sempre pode ajustar o produto às dimensões necessárias se entender os princípios de construção. Ao criar um molde básico, praticamente não há necessidade de fazer alterações após a primeira prova. Até mesmo um artesão iniciante consegue lidar com elas.

Preparando um esboço do futuro modelo de vestido
Antes de confeccionar um vestido, especialmente um vestido feminino, é necessário criar um esboço para visualizar completamente a construção do molde base e determinar as etapas de costura do produto à máquina. Um esboço do futuro produto ajudará a determinar os elementos de acabamento, a cor, a qualidade do tecido, a silhueta e os detalhes. Vale ressaltar que não é necessário ter habilidade para desenhar bem e entender as proporções do corpo humano. Você pode usar soluções de design prontas e complementá-las.
O maior erro que designers iniciantes cometem ao construir um molde é tentar criar modelos de vestido complexos, com muitas pinças, curvas e recortes complexos. Além disso, eles planejam usar tecidos e materiais caros que os artesãos profissionais nem sempre conseguem manusear. Sem a experiência e o conhecimento necessários, você não deve tentar criar silhuetas complexas imediatamente. Um alfaiate experiente, ao modelar um vestido solto para uma mulher, pode pegar um molde básico e fazer alterações com giz no tecido.

Ferramentas
Para criar um molde, você precisa de ferramentas específicas para o cortador. Como regra, você sempre precisa de papel, régua e lápis, conforme as instruções. É melhor usar uma régua transparente e larga em forma de meio-sol, com marcações em polegadas e centímetros. A polegada é usada para construir um molde retirado de revistas ou sites. Você também pode precisar de fita adesiva. Ela pode ajudar na colagem de seções adicionais de papel e na aplicação de dobras no molde. Mas basta comprar fita crepe comum, em rolo, com 3 centímetros de largura.
Uma roda dentada para traçar é uma ferramenta que ajudará você a transferir seu molde para o papel.
Um lápis comum, com marcação macia. Desenvolvido para desenhar em papel grosso ou papel Whatman. Você também precisará de uma borracha para remover linhas extras.
Você também pode precisar de uma fita métrica, uma fita métrica elástica ou uma fita métrica longa, além de uma tesoura de alfaiate. Esta última deve ser afiada e confortável.
Observe! Não é recomendado cortar papel com tesouras de alfaiate. Caso contrário, elas ficarão cegas e será impossível continuar trabalhando com elas.
As ferramentas que você precisará para criar o padrão são uma régua retangular e papel milimetrado para transferir o desenho para uma folha grossa separada.

Termos usados na construção
Para construir corretamente um molde para seu vestido, avental, saia ou vestido de verão, você precisa conhecer os termos. É essencial conhecer os conceitos de costura do ombro, pinça do ombro, linha da curva natural das costas, margem de costura, costas, centro da prateleira, pinça ao longo da linha da cava, linha central da pinça. Você também precisa conhecer os termos do sistema de prateleira, inclinação do ombro, ponta do ombro, cava, entalhe, ponta da cava inferior, pinça lateral, equilíbrio horizontal e costura de conexão.
Outros termos podem ser necessários dependendo do método de costura específico. Como regra, uma lista completa deles é fornecida em qualquer manual de referência de artesanato. A descrição das peças listadas acima pode ser encontrada na imagem abaixo.

Medidas para construir um molde de vestido
Para construir um vestido, independentemente do formato, mangas três quartos, comprimento, material e outros fatores, você precisa saber as medidas do peito, cintura e quadril. Você também precisará das medidas das costas, da frente e de medidas adicionais como profundidade da cava, largura dos ombros, circunferência do braço e do pulso.

Meias circunferências
Meias circunferências são medidas de circunferências divididas ao meio. Para construir um vestido ou qualquer outro produto a partir de um molde básico, você precisa saber as meias circunferências do peito, cintura e quadris.
Comprimentos
As medidas de comprimento são as medidas da distância das costas à cintura, de toda a parte de trás e do comprimento da frente à cintura. Também é necessário medir o comprimento de todo o produto. Ao criar pinças e palas, você também precisa saber suas alturas e comprimentos.
Alturas
Para construir o molde básico mais preciso, você precisa saber a altura do peito, a inclinação das costas, as ombreiras e a altura oblíqua do peito. Em alguns modelos, você também precisa saber a altura do assento.
Tolerâncias para facilidade de ajuste
Ao criar a base para a construção de um vestido bonito e especialmente justo, você precisa levar em consideração as margens de costura. Isso é especialmente importante se você planeja criar pinças e encaixes no modelo.

Cálculo
Para criar uma tabela de tamanhos, você precisa saber a meia circunferência do pescoço, incluindo a do peito e a do quadril. Você também precisa saber o valor da meia circunferência da cintura. A partir do comprimento, você deve saber o comprimento do produto, dos ombros, das costas até a cintura e da parte inferior até ela. A partir da largura, a largura dos ombros, do peito e das costas. A partir da altura, as listadas acima.
Observe! Ao realizar medições, é necessário que o centímetro esteja posicionado sobre uma superfície estritamente horizontal, em um local estreito e largo. A fita métrica não pode ser esticada devido ao estreitamento do produto. Você pode estudar abaixo um exemplo de cálculo.

Construção de grade
A construção em malha é uma tarefa simples se você tiver o conhecimento adequado na área. Veja abaixo como construir um modelo padrão de vestido tubinho com os parâmetros acima de busto, cintura e quadris.
Desenhando o encosto
As costas são construídas levando em consideração o conhecimento do deslocamento central das costas na parte superior, a deposição do nível da escápula e sua conexão com o ponto que serve como linha temporária. Em seguida, são construídas levando em consideração o conhecimento da largura da parte de trás do pescoço.

Construção do desenho da prateleira
A prateleira é criada marcando-se uma linha ao longo da cintura para peças semi-ajustadas. Para construir a costura central das costas, você precisa marcar uma linha a partir do ponto obtido. Em seguida, a partir do decote das costas, ao longo da costura central, marque o comprimento das costas para baixo e obtenha o comprimento correto da peça. Em seguida, você precisará marcar o ponto central do peito, a parte superior e a largura do decote da prateleira.
Construção de linhas laterais
As linhas laterais são construídas a partir do meio da cava e da linha central da costura lateral. Elas são obtidas na intersecção das linhas da cintura, quadris e barra, após o cálculo da solução das pinças na cintura. Para desenhar a costura lateral, você precisa dividir o número resultante pela solução total das pinças. Para calcular a expansão nos quadris, divida o número anterior por dois.

Corpete
O molde do corpete sol é um desenho básico de um vestido com um estilo escultural e ajustado. Para construí-lo, você precisa entender que a base é obtida adicionando centímetros de ajuste livre. A quantidade de acréscimos dependerá da silhueta e do tipo de material.
Observe! Todas as distâncias no diagrama são definidas com base em medidas individuais para que o corpete não fique puxado pela cava. As mangas do vestido são montadas por último.

Pescoço
O decote é a parte mais trabalhosa na construção de um molde. Para isso, você precisa saber a área das costas e a linha dos ombros com a pinça. Ela é igual a um terço da meia circunferência do pescoço mais 0,5 centímetros.

Ombros
A linha dos ombros está localizada na borda do pescoço. Ela se desloca ligeiramente em direção à borda das costas. Para construí-la, você precisa saber a medida do comprimento dos ombros e adicionar 1,6 cm para a pinça. Você também precisa saber a inclinação da linha dos ombros.

Parte inferior da cava
A cava é sempre igual a um quarto da meia circunferência do peito. Ela sempre desce até a linha do peito. Os dois terços superiores da altura vão retos para baixo.

Ponto de referência para a construção da cava
Ela fica localizada no meio, entre a parte inferior da cava e a cava frontal. É determinada de forma independente, sem cálculos.

Cava
A altura da cava é igual à metade da circunferência do peito dividida por 4 + 5 centímetros. A cava tem duas curvas: superior e inferior. Uma é desviada para o lado, a outra começa a um terço da altura do peito.

dardo de busto
A pinça do busto sempre atinge a linha do busto em altura. A ponta deve coincidir com o pico do busto. A largura é determinada pela metade da medida do busto mais um centímetro.

Dardo nas costas
Ele está localizado a quatro centímetros da borda do decote, tem uma profundidade de pinça de 6 centímetros e uma largura de 1,6 centímetros.

Pinças na cintura
Geralmente encontrados na parte da frente ou de trás. São pinças brutas ou sólidas. Sempre feitos em duas peças. Estão localizados no meio da parte da frente ou de trás.

Método de tatuagem em manequim
Esta é a criação de uma prateleira para obter um design preciso. Substitui o processo de criação de um desenho do produto. É implementado fixando o modelo. Repete com precisão o volume do futuro produto.

Em geral, um molde básico é um esboço pronto de um produto futuro, sem o qual é impossível desenhar os detalhes e construir a silhueta de um vestido ou outro produto. Isso só é possível com a ajuda de medidas, que podem ser feitas com uma fita métrica e outras ferramentas. Ao construir um modelo de vestido feminino ou infantil, é importante levar em consideração as medidas de comprimento, meia circunferência, altura e folgas do produto, descritas na tabela de tamanhos construída. Para ajustar o produto à figura e torná-lo mais elegante e refinado, basta fazer uma pinça no peito e na cintura, e uma pinça nas costas.




