Costurar roupas originais para uma criança é fácil. Qualquer mãe pode lidar com o processo, mesmo que não tenha muita experiência em costura. O molde de um vestido infantil pode ser simples e básico. Ao mesmo tempo, a roupa será única e vibrante. Você pode encontrar qualquer modelo na internet: com mangas compridas e curtas, com saia rodada ou com uma gola interessante. E complemente o look com uma jaqueta.
Molde de vestido para menina com mangas compridas
Um molde de vestido para menina não causará problemas se você tiver conhecimentos básicos de costura. Mas se você se familiarizar com o processo pela primeira vez, poderá entender rapidamente o princípio de trabalhar com tecido. Um vestido de manga comprida sempre será útil no guarda-roupa. É perfeito para um passeio em um dia nublado. Ficará perfeito em um feriado. E a escolha de acessórios e sapatos se tornará mais ampla.

Trabalhar com um molde simples ou complexo começa com a definição dos tamanhos. Um vestido com cintura dividida ficará ótimo. A gola da modelo deve ser elegante e pequena. O destaque principal será para as mangas lanterna. As dobras nos rolos adicionarão expressividade. Para maior esplendor, a saia é franzida, o que confere integridade à imagem. O traje finalizado servirá para uma altura de 45 cm.
Importante! Nos estágios iniciais de trabalho com tecido, não é recomendável escolher um material deslizante.
O trabalho começa com a definição dos parâmetros. Eles são medidos individualmente. São necessárias informações sobre a circunferência do peito e da cintura. E também dos braços, já que haverá mangas. O comprimento de todo o vestido é medido.

Se você planeja usar um vestido para o dia a dia, precisa usar um material natural. Será agradável ao corpo. Não causará alergias. E para as festas, você pode costurar roupas de materiais sintéticos. É brilhante e mais elegante. O padrão pode ser diferente. De pequenas flores a uma cor única, mas expressiva, que combina bem com sapatos.
O tamanho é calculado com muita precisão. As dimensões devem corresponder ao diagrama no papel. O molde é impresso, observando as juntas. Recuos para costuras são obrigatórios. Isso é necessário para manter o tamanho. O traje ficará exatamente igual.

Detalhes do corte básico:
- costas - 2 partes;
- prateleira com dobra;
- frente da saia;
- parte de trás da saia;
- 2 mangas;
- 2 golas frontais, 2 golas traseiras.
As partes recortadas são conectadas com alfinetes. Deixe espaço para as costuras. Ao escolher tecido sintético, faça um forro sob a parte do peito do vestido ou em toda a superfície. O forro deve ser feito de material natural. Isso protegerá a pele delicada do bebê de alergias e danos.
A costura de um vestido com mangas começa com a determinação das dimensões e a impressão do molde seguindo rigorosamente os parâmetros. São acrescentados centímetros adicionais para as costuras. Um forro é feito sob o tecido sintético.

Padrão de uma jaqueta em estilo clássico
Costurar um casaco é mais difícil do que costurar um vestido. Mas, com experiência, vale a pena tentar. Será um ótimo complemento para um vestido clássico. Um padrão xadrez parece rigoroso e, ao mesmo tempo, elegante. Tornou-se um clássico e permanece sempre relevante. O tamanho é calculado individualmente.
O tamanho da jaqueta pode variar. Mas você precisará de um pedaço de tecido xadrez com 1,5 metro de largura e pelo menos 2 metros de altura. A gola ficará adequada se for de veludo. Se o mestre não tiver uma máquina de costura potente, você pode optar por tecidos leves e também não usar veludo. Qualquer menina ou jovem ficará feliz em usar uma jaqueta clássica.

Quais detalhes são necessários para criar uma jaqueta para uma menina em um estilo clássico:
- costas com uma curva;
- parte de trás - 2 peças;
- parte lateral da prateleira - 2 peças;
- prateleira - 2 peças;
- 2 mangas;
- 2 golas com dobra de veludo ou tecido mais leve;
- 2 laços do mesmo tecido da gola.

Descrição da sequência de trabalho:
- Meça os parâmetros da garota que usará a jaqueta. Anote tudo, incluindo o cálculo do local para as costuras.
- Desenhe ou imprima o molde finalizado de acordo com as medidas.
- Recorte todas as peças.
- Reforce os forros, a gola, as costas e as mangas com forro adesivo.
- Arrume as costuras. Passe a ferro.
- Costure a gola no decote.
- Passe todas as costuras. Alinhave e una.
A jaqueta em si não é difícil de fazer. Pode haver problemas ao trabalhar com o tecido. Ele deve ser escolhido com cuidado. Existem requisitos para os materiais usados na costura de uniformes escolares. Deve ser respirável. Este é o principal requisito de higiene. A higroscopicidade deve ser de pelo menos 10%. Este indicador pode ser encontrado em tecidos naturais. A eletrificação deve estar completamente ausente. É importante prestar atenção aos corantes. Eles devem ser seguros. Mas você não deve escolher tecidos com apenas composição natural. Os sintéticos são responsáveis por uma aparência elegante e também ajudam a manter a forma das roupas.
Importante! A margem da bainha é costurada com pontos invisíveis.

A jaqueta é um ótimo complemento para um vestido, assim como uma blusa com saia. Um visual estiloso fica ótimo com um tecido xadrez. Uma gola de veludo completa o visual. Detalhes do mesmo material unificam a ideia. Recomenda-se escolher cuidadosamente o tecido para costurar roupas infantis.

Padrão pronto de vestido de verão para meninas
Se uma menina prefere mudar de visual na escola e, ao mesmo tempo, manter um estilo clássico, você pode costurar um vestido de verão. Você pode usar diferentes blusas e golas altas por baixo. Assim, você muda o "clima". Na costura, esse modelo será fácil. Você pode complementar o vestido de verão com acessórios intercambiáveis ou blusas bufantes com mangas variadas.

Recomenda-se escolher tecidos para jaquetas que mantenham o formato. Se o material for fino, pode ser usado como terno. Linho, algodão ou uma composição mista servem.
Quais peças são necessárias:
- costas - 2 peças;
- prateleira - 1 peça com dobra;
- lateral, prateleira e traseira - 2 peças cada;
- saia - 2 lados;
- revestimento da prateleira e do verso - 1 e 2 partes.

O processo de criação de um traje escolar para um adolescente:
- Passe o tecido de entretela.
- Conecte a parte de trás das partes centrais com uma costura central.
- Costure a frente a partir das partes central e lateral. Use costuras em relevo.
- Use um overlock para finalizar as bordas.
- Costure as laterais e o centro das costas com os lados direitos voltados para dentro. Finalize com overloque.
- Fixe os acabamentos nos locais desejados na frente e atrás.
- Faça pequenas margens de costura. Faça entalhes nas áreas arredondadas.
- Passe as bordas dos acabamentos pelo lado avesso.
- Costure as costuras dos ombros. Recomenda-se costurar as bordas sem máquina.
- Costure o decote na frente e nas costas. Costure as peças.
- Costure um fecho oculto ao longo das fendas esquerdas.
Conselho! Se você quiser um sarafan fofinho, precisa franzir o início da saia. Mas o terno ainda vai deixá-lo pesado.

Dependendo da turma que a menina frequenta, você pode escolher um comprimento individual. E também experimentar com cores. Faça uma saia de um tom diferente para destacar a cintura. Ou até mesmo separe a parte de cima e a de baixo com cores. Se você escolher um tecido mais grosso, a roupa será adequada para o mês frio do outono.
A primeira opção pode ser costurada em uma versão clássica e simples. E da próxima vez, complemente o sarafan com um laço, cinto e bolsos. Então, você deve escolher uma blusa simples ou uma gola alta branca.
Um vestido de verão clássico permitirá que você troque de roupa escolar. Trocar uma blusa ou gola alta muda completamente o visual. Você pode costurá-lo com tecido de terno. Para blusas, faça uma versão simples. E para golas altas, complemente com acessórios.

Molde pronto de vestido infantil com saia rodada em dois tamanhos
Se for verão, você pode começar a criar um vestido de verão com uma saia rodada. Recomenda-se costurá-lo com tecido leve. Essa costura da saia a tornará uma opção brilhante e adequada para dias quentes, que podem durar bastante tempo.
O que você precisa para costurar o modelo:
- corpete frontal - 1 peça com dobra;
- costas - 2 peças;
- saia - 1 peça;
- prancha;
- quilling;
- forro para corpete frontal e traseiro.

A criação de roupas começa com a impressão ou desenho dos detalhes de acordo com os tamanhos. Todas as costuras devem ser chuleadas e passadas a ferro. Em seguida, processe as bordas do pescoço e das cavas. Use a costura interna ao usar um forro sob o corpete. Costure uma parte da saia ao longo da cintura. Faça um ponto nas costas. As bordas devem ser processadas.

Uma versão rápida desse vestido não implica um forro exuberante sob a saia. Mas, para um vestido elegante, várias camadas são costuradas adicionalmente. Assim, a garota ficará com um visual elegante. Raramente a camada superior é feita de chiffon sobre um tecido grosso. Mas fica linda e vibrante na imagem. Recomenda-se usar um tecido antiderrapante. Linho, algodão e até lã servem. Será difícil para um iniciante trabalhar com seda. A mão precisa estar preenchida.

Esta opção pode ser costurada para uma adolescente. Basta levar em consideração o tamanho.
Uma saia rodada é uma boa opção na estação quente. Fica bem em tecidos leves. Mas você pode usar várias camadas para criar um look festivo. Não é recomendado usar tecidos pesados.

Molde de vestido com gola para menina
O molde de um vestido com gola para uma menina de 1 ano é complexo devido aos pequenos detalhes que exigem muita atenção. Certifique-se de selecionar cuidadosamente um tecido que não seja prejudicial à pele delicada do bebê. Há muitas opções de cores. Você pode costurar um vestido para uso diário ou para as primeiras férias do bebê.
De quais partes costurar o modelo e a gola:
- prateleira com dobra - 1 pç.;
- costas com curva - 1 pç.;
- manga - 2 peças;
- coleira - 2 peças;
- jugo - 2 unid.

Processo passo a passo:
- Prenda a entretela aos encaixes. Acerte as bordas. Costure as vistas no avesso.
- Fixe os jugos. Fixe ou alinhave.
- Fixe a dobra na prateleira.
- Costure os encaixes na frente.
- Faça uma gola e pesponte. Meça com cuidado para que não fique assimétrico.
- Coloque a gola na frente. Costure. Faça um pesponto no decote.
- Costure as mangas nas cavas. Finalize as bordas.
- Faça laços e botões.

O profissional deve escolher o tecido levando em consideração a idade da criança. A partir de 1 ano, a probabilidade de reação alérgica é alta. Portanto, ao comprar tecido para uma roupa nova e chamativa, é preciso observar a composição.
Importante! Golas diferentes criam looks incríveis.
Um vestido para uma menina de 1 ano é difícil de costurar devido aos pequenos detalhes. A gola pode causar problemas, mas fica bem em roupas pequenas. Dependendo do formato, cria-se um estilo diferente. Recomenda-se escolher tecidos naturais delicados que não machuquem a criança.

Padrão de vestido para menina em estilo folk
A opção de molde para um vestido de bebê de 1 ano também é simples. Pode ser costurado com tecidos leves para uma pequena festa temática. A opção retrô ficará ótima com acessórios adequados.
Para garantir que seu bebê se sinta bem com a roupa, recomenda-se escolher um material natural leve. Algodão serve.
Como costurar um vestido folclórico:
- Desenhe os detalhes e imprima-os de acordo com as medidas. Calcule para que reste 1 centímetro.
- Costure o encaixe no jugo.
- Una as peças dos ombros e laterais. Deixe espaço para o zíper na lateral.
- Costure a alça no decote traseiro do corpete.
- Finalize as costuras. Faça um chuleado na borda.
- Processe as dobras e franzir o corte.
- Conecte todos os detalhes do futuro vestido.
- Costure o zíper na lateral.

Para deixar as roupas impecáveis, é preciso monitorar a qualidade das costuras e processar bem as bordas. Recomenda-se escolher um botão com base não apenas na cor, mas também na aparência geral do vestido. Para deixar o look estiloso, é preciso usar estampas combinando. Para um visual elegante, você pode adicionar uma camada por baixo da saia. Ou até várias. Mas é preciso levar em conta que a criança pode se sentir desconfortável. Para manter o estilo, é preciso escolher os sapatos.
Uma roupa com bordado à mão ficará especialmente colorida. Nesse caso, recomenda-se escolher um tecido de uma única cor para a parte de cima. O material deve ser denso para que os fios não fiquem presos. A melhor opção são duas cores.
Importante! Ao usar bordado à mão, é recomendável fazer um forro para que os fios não irritem a pele.
Um vestido infantil ficará espetacular se você combinar o material, as cores e os padrões corretamente. É importante escolher um tecido de alta qualidade para a criança. Deve ser leve e natural. Recomenda-se complementar a roupa com bordados à mão.




