Às vezes, é difícil escolher roupas íntimas adequadas para um bebê de dois anos. Além disso, o custo de compra pode representar uma parte significativa do orçamento. No entanto, você pode costurá-las você mesmo com alta qualidade. Como fazer isso é descrito em detalhes neste artigo.
Que tecido escolher para calcinhas infantis
Para confeccionar roupas íntimas infantis, é necessário utilizar tecidos naturais. Você também pode usar tecidos mistos, nos quais a proporção de fibras artificiais não exceda 5-10%. Além disso, estes últimos são mais duráveis. Amassam menos e mantêm bem a forma.

Os materiais mais utilizados são:
- O Kulirka contém 95-100% algodão. A adição de material artificial torna o tecido mais macio e maleável. Este tecido fino pode esticar na seção transversal, mas não na direção longitudinal. O tecido é higroscópico, permitindo que a pele respire através dele. Este tecido recebe os mesmos cuidados que o algodão.
- Interlock é um tecido com densidade aumentada. Este material é adequado para calcinhas térmicas infantis. Pode ser lavado a uma temperatura não superior a 40 graus. É melhor lavá-lo à mão, não na máquina. Não é recomendado secar ao sol. Este tecido pode ser passado a ferro.
- A ribana é um material flexível e elástico. Sua superfície apresenta listras bem visíveis. Este tecido é frequentemente usado para costurar coletes, camisetas ou calcinhas. Contém 5% de lycra. Ao lavar, use água com temperatura máxima de 30 graus.
- A fibra de bambu não é considerada totalmente natural. Isso se deve ao fato de que métodos químicos de processamento do material original são utilizados em sua produção. Ela é usada na fabricação de roupas íntimas infantis. Não solta pelos nem desbota. O material é capaz de absorver bem a água e não irrita a pele.
Observe! Qualquer um dos tipos de tecido listados pode ser usado para fazer calcinhas infantis.
Como costurar calcinha para menino
Para costurá-las, é necessário preparar um molde para calcinhas de menino. Ele pode ser feito tirando as medidas da criança ou usando calcinhas já existentes.
O desenho ficará como o mostrado na figura abaixo.

No primeiro caso, você precisa medir a circunferência do quadril e a circunferência da perna. Com base nisso, você precisa fazer os seguintes detalhes:
- A parte traseira é necessária e consiste em duas metades (1).
- A peça frontal central (2) é recortada. Devem ser obtidas duas cópias dela.
- Você precisará de duas peças frontais (3).
A aparência do padrão pode ser vista na imagem correspondente.
Se você tiver calcinhas ou sungas como amostra, pode criar um molde com base nelas. Nesse caso, elas são colocadas em uma folha de papel e as partes do molde necessárias para a confecção das calcinhas são feitas.
Os seguintes materiais e ferramentas serão necessários para o trabalho:
- Um pedaço de tecido de tamanho adequado.
- Fios adequados para este trabalho.
- Elástico para a parte superior da calcinha.
- A máquina de costura na qual o trabalho será executado.
O trabalho de como costurar calcinhas infantis consiste nas seguintes etapas:
- Em ambas as partes centrais, são feitas pinças na parte inferior. Para isso, elas são dobradas ao meio no sentido do comprimento e costuradas.

- Os painéis laterais frontais são costurados nos painéis frontais dobrados.

- As partes da frente e de trás são costuradas.
- Um elástico é costurado na parte superior, o tecido é dobrado e costurado.
- Se necessário, costure os elásticos de maneira semelhante às cavas das pernas.
Agora a cueca do menino está pronta. Você pode dar fraldas de maneira semelhante.
Costurando boxers para menino
Para concluir o trabalho, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- Você precisa estocar uma quantidade adequada de malhas. É melhor escolher algodão. A melhor opção são as malhas interlock ou jersey. Você pode usar ribana para esse fim. Você precisará de uma peça medindo 60 x 40 cm.
- Você precisa de um elástico com 2,5 cm de largura. O comprimento é escolhido de acordo com a altura da criança. Por exemplo, se tiver 92 cm, você precisará de 45 a 48 cm de material.
- Você pode costurar calcinhas em uma máquina de costura comum usando uma agulha dupla. Será mais conveniente usar uma máquina de ponto de cobertura ou uma overloque, que tem duas agulhas.
O trabalho é realizado da seguinte forma.

Para fazer um molde para boxers infantis com reforço, você precisa preparar as quatro partes a seguir:
- A parte central da frente (1) no valor de duas peças;
- Mais duas metades frontais da frente (2) - você precisará de duas delas;
- Duas foles (3);
- Você precisará de um encosto (4).
É necessário prever a presença de uma deflexão na cintura e na parte inferior da calcinha, cuja largura é de 2,5 cm.
As seguintes ações são então executadas:
- O molde da cueca boxer masculina deve ser transferido para o tecido, previamente dobrado ao meio. Você pode contornar os contornos com giz ou um pedaço de sabão. Se escolher a segunda opção, as linhas desenhadas desaparecerão quando vaporizadas. Não é recomendável usar sabão que contenha aditivos cremosos. Nesse caso, podem permanecer manchas de gordura no tecido.
- Agora você precisa cortar as peças de acordo com o molde da calcinha do menino. Antes disso, você precisa prendê-las com alfinetes para que não se movam uma em relação à outra.
- Você precisa costurar uma pinça na parte do meio da calcinha.

Feito com a agulha externa do overlock, deixando uma ponta de linha de 7 cm de comprimento. É necessário prendê-la. Puxe-a pela costura com uma agulha.

Você precisa fazer o mesmo na segunda parte.
- Agora você precisa dobrar a parte da frente da calcinha. Para isso, você precisa da parte que acabou de processar (1) com o lado direito para cima e duas peças laterais (2) fixadas a ela nos lados esquerdo e direito. Coloque a segunda parte central (1) por cima com o lado direito para baixo.

- Agora o ponto é feito no overlock.

Depois disso, você precisa virá-lo do avesso.
Em seguida, você precisa fazer uma segunda linha no overlock do outro lado.

- Agora você precisa prender a parte central de cada reforço (3) à frente da calcinha. Neste caso, uma peça ficará do lado de fora e a outra do lado de dentro. Depois que a linha for colocada no overlock, a calcinha hipster ficará assim.

- Agora você precisa costurar a parte da frente na parte de trás. Depois disso, os reforços são costurados na frente e atrás.

- Agora só falta fazer as costuras laterais para unir todas as partes da cueca boxer.
O comprimento do elástico deve ser 5 cm menor que a cintura. Ele é costurado na parte superior da calcinha por dentro. Em seguida, você precisa fazer dobras na cintura e na parte inferior e costurá-las. Depois disso, a cueca boxer para meninos, de acordo com o molde, está completamente pronta.

Costurando calcinhas para meninas
Para concluir o trabalho, você precisa preparar as seguintes ferramentas e materiais:
- Você precisará de um tecido de algodão adequado.
- Você precisa de um elástico. Pode ser estreito ou largo.
- Os fios devem combinar com a cor do tecido selecionado.
- O trabalho será feito em uma máquina de costura.
Importante! Para processar as bordas, você precisará costurar com overloque. Você também pode usar uma máquina de costura comum, mas as costuras serão mais ásperas.
Para começar a costurar, você precisa preparar um molde para calcinhas infantis. Há duas maneiras de fazer isso:
- Crie um padrão com base nas medidas.
- Use a roupa íntima que você já tem e faça um molde baseado nela.
No primeiro caso, a base para o cálculo dos parâmetros do molde da calcinha para meninas é a metade da circunferência do quadril (CQ).
O cálculo é realizado conforme a figura a seguir.

Para determinar as dimensões exatas, você precisa realizar os seguintes cálculos:
- O padrão mostra metades de calcinhas.
- As partes longas dos retângulos (AG=BV) são calculadas usando a fórmula: POB/2+10 cm.
- Para os curtos, a fórmula é: POB/2 + 4 cm.
- Para marcar a frente, AG deve ser dividido em dois segmentos iguais. Cinco centímetros são medidos horizontalmente a partir de B. Esses dois pontos são conectados por um segmento. 3 cm são medidos a partir do seu meio e, em seguida, um círculo é desenhado através das marcas resultantes.
- Agora, calculamos a parte de trás da calcinha. Neste caso, AG é dividido em dois, 5 cm são contados a partir de B e uma linha reta é traçada através das marcas obtidas. Um centímetro é medido a partir do meio e o terceiro ponto é obtido. Agora, um arco é traçado através deles.
Além da frente e das costas, você precisa fazer duas cavas, que também são costuradas na parte inferior da calcinha.
Você pode criar um molde sem fazer cálculos. Nesse caso, você precisa pegar a calcinha ou o maiô que já tem e obter um molde traçando-os. Para isso, coloque-os dobrados ao meio sobre uma folha de papel e marque as bordas.
Para costurar, você precisa fazer o seguinte:
- O molde é disposto no tecido, contornado com giz e então as peças são recortadas.
- A frente, as cavas e as costas são dobradas juntas. Ficarão assim.

- Depois as costuras são feitas usando uma máquina de costura.
- O elástico é costurado nas bordas onde ficam as pernas. Em seguida, elas são dobradas e a borda é costurada.
- Agora é preciso processar as laterais. Primeiro, elas precisam ser fixadas com alfinetes. Depois, são costuradas uma à outra.
- Costure um elástico na parte superior, dobre-o e costure a borda.
Agora a calcinha da menina está completamente pronta. Se desejar, você pode costurar enfeites nela.
Costurar calcinhas infantis é uma tarefa muito real. Isso permitirá que você forneça roupas íntimas para crianças e economize dinheiro na compra delas.




