Os mais belos padrões de vestidos de malha

Um molde de vestido de malha é a solução ideal para costurar um look único. O tecido é fácil de cuidar e os vestidos feitos com ele praticamente não amassam. Um vestido de malha como este pode ser usado em qualquer ocasião - a dona estará sempre linda.

Ferramentas para costurar malhas

Você não precisa de nenhum equipamento especial para trabalhar com malhas. É importante ter o seguinte em mãos:

Uma máquina de costura. Ela deve vir com:

  • Agulhas com cabeça arredondada. Existem diversas variedades: "jersey" ou "stretch". A primeira variedade é para costurar malhas com uma mistura de lã e algodão. A segunda é de fibra sintética com alta porcentagem de lycra.
Vestido elegante de malha
Vestido elegante de malha

Em relação ao tamanho da agulha necessária, ninguém pode dar uma resposta completa. Uma coisa é clara: quanto mais fino o tecido, menor deve ser a agulha para costurar um produto a partir dele.

Observe! Antes de começar a costurar, seria uma boa ideia costurar uma linha nos trapos e verificar a qualidade da costura.

  • Agulha dupla — mecanismo removível. Característica — faz vários pontos de uma só vez. Aplicável para a parte inferior do produto, cavas. Na frente, haverá pontos paralelos, nas costas — zigue-zague.
Agulha dupla - mecanismo removível
Agulha dupla - mecanismo removível

Importante! A agulha dupla é adequada para qualquer tipo de máquina de costura.

A enfiação de uma agulha dupla é realizada a partir de dois carretéis simultaneamente. Os carretéis são instalados em ambos os pinos da máquina para que sejam desenrolados em direções diferentes. Isso elimina a possibilidade de emaranhamento da linha. Se a máquina tiver um pino, o segundo carretel é colocado na caixa e a linha é enrolada.

Segredos

Se a linha inferior não pegar, execute as seguintes ações:

  1. Solte o parafuso de montagem da agulha;
  2. Abaixe um pouco mais as agulhas, mas não muito;
  3. Aperte o parafuso de fixação;
  4. Eles verificam se o defeito foi eliminado.

Transportador superior - costura várias camadas de tecido elástico. Este mecanismo permite que a camada superior de tecido role, enquanto o transportador inferior alimenta o painel inferior. A principal função dos transportadores é garantir o movimento sincronizado de dois painéis de material.

Costura à máquina
Costura à máquina

O mecanismo não será necessário se houver um hábito profissional de alinhavar manualmente duas peças de tecido. Este mecanismo é necessário para a costura industrial de produtos e seu uso economiza significativamente o tempo dos trabalhadores.

O calcador ambulante empurra a camada superior do tecido. Para costureiras iniciantes, é melhor alinhavar 2 pedaços de tecido à mão para começar.

Observe! Os fios são selecionados lisos, elásticos e com fibras longas: poliéster, náilon. A maioria das costureiras iniciantes não se aprofunda em detalhes como a composição do fio – elas escolhem entre os disponíveis. A regra principal é combinar com o esquema de cores do produto.

Seleção de material

Ao escolher o tecido para um vestido, você precisa seguir os seguintes critérios:

  1. Decida o estilo. Se o corte da roupa for complexo, o material deve ser fino. Se houver drapeado, deve-se dar preferência ao tipo de malha correspondente;
  2. Leve em consideração sua constituição física ao escolher o tecido para seu vestido;
  3. Superfície do material: brilhante ou fosca. O brilho é adequado para mulheres com proporções corporais ideais. Uma mulher rechonchuda precisa considerar cuidadosamente a escolha do tecido e do estilo.
  4. Sazonalidade do produto. Malhas de verão e de inverno diferem em suas propriedades e parâmetros de espessura.

Observe! A escolha de um tipo específico de tecido de malha depende do estilo do vestido, do tipo de corpo e dos desejos.

Você pode estar interessado nisto:  Padrões e procedimentos de costura para uma saia Tatyana você mesmo

Se a malha contiver materiais sintéticos e elásticos, não é necessário realizar trabalhos preparatórios. É disposto molde de vestido de malha e o produto é cortado.

O jersey de algodão ("roupa íntima") encolhe após várias lavagens. Isso deve ser levado em consideração ao cortar o material. É necessário lavar o material várias vezes e secá-lo. O material encolherá e, em seguida, você poderá passá-lo e cortá-lo. Com este tecido, você pode fazer um terno infantil para uma menina, um conjunto para casa ou um sarafan longo. Tal produto pode ser costurado por uma costureira iniciante.

Produto acabado
Produto acabado

Regra de passar roupa:

  1. O material é passado de dentro para fora, usando uma tábua de passar. A malha brilha ao ser passada e não exala cheiro. É preciso ter cuidado para não passar o vinco – será difícil remover a linha dobrada, pois ela permanece por muito tempo. Você pode alisar o material com a palma da mão;
  2. Evite esticar a fibra - ondas e bolhas aparecerão no tecido, o que não fica muito bem no produto final e atrapalha a costura;
  3. Não há necessidade de passar o ferro sobre o tecido. As malhas são passadas com cuidado; basta pressionar o ferro contra o tecido, segurá-lo, soltá-lo e passá-lo novamente em outro lugar. Esse movimento será mais suave para a malha.
  4. Passe roupas de malha somente quando estiverem secas. O material pode deformar e o tecido pode esticar um tamanho. Isso acontece ao passar uma camiseta de malha que não esteja seca.

Consumo de material

O cálculo do material depende da complexidade do estilo do molde do vestido feito de malha, dos parâmetros da largura do material e do molde.

Estilo Quantidade de material

R.40-46

Quantidade de material

R. 50-56

Reto com mangas Comprimento do produto, mangas + 40 cm 2 comprimentos de produto + 40 cm
Com mangas e saia rodada 2 comprimentos de produto, mangas + 40 cm Semelhante às págs. 40-46
Vestido de verão reto Comprimento do produto + 40 cm Semelhante às págs. 40-46
Sarafan largo 2 comprimentos de produto + 40 cm Semelhante a R. 40-46

Molde de vestido
Molde de vestido

Características e técnicas de costura de malhas

Ao trabalhar com a sequência de confecção de um molde de malha, são levadas em consideração as características dos tecidos utilizados para corte e costura:

  • Tecidos recortados. Recortados como se fossem de tecido;
  • Telas semirregulares - o processamento não é realizado em todos os lados;
  • Regular - as peças são tricotadas em círculo, você só precisa costurá-las.
Tecidos cortados
Tecidos cortados

Técnica de costura:

  • A direção da linha do grão é paralela à borda reta do produto;
  • Os cortes inferiores dos lóbulos são direcionados em uma direção ao cortar;
  • Para evitar distorção, o material não é esticado transversalmente;
  • Se for difícil marcar as linhas ao cortar, você pode conectar cuidadosamente os pedaços de tecido com agulhas, mantendo as mesmas margens de costura;
  • É necessário monitorar a elasticidade e a resistência da costura. A costura não deve puxar ou "apertar" o material. O produto deve esticar junto com a costura;
  • Para detalhes, é permitido um corte superficial do tecido na área de margem;
  • As cavas e o decote são debruados com uma tira diagonal de tecido;
  • O ponto overloque é utilizado no acabamento do decote;
  • Se você não quiser que a costura estique, você precisa adicionar fita de viés ao costurá-la;
  • A gola da gola alta é costurada, esticando levemente o tecido;
  • A parte inferior é dobrada manualmente com uma costura livre. A borda superior do tecido dobrado é dobrada para dentro a uma distância de meio centímetro;
  • Durante o trabalho, as costuras são passadas com gaze.

Como descobrir o grau de elasticidade de malhas

  1. É retirada uma amostra do tecido do qual o produto de malha será costurado.
  2. No sentido da rosca transversal, são feitas 2 marcas a uma distância de 10 cm uma da outra;
  3. O tecido é dobrado ao meio ao longo do fio da trama;
  4. O tecido é esticado e a distância entre as marcas é medida.

Importante! O tecido deve ser esticado para que o padrão e a estrutura do material não fiquem distorcidos.

Molde de vestido com gola alta

Existem vários tipos de golas altas:

  • Camisa (dobrada para baixo com suporte recortado). Utilizada para costurar blusas femininas e camisas masculinas. Confortável de usar, ajusta-se suavemente ao pescoço.

ImportanteA largura e os parâmetros do suporte dependem da configuração do colar e são determinados pelo modelo e pelo designer.

  • Desdobrável com suporte de uma peça;
  • Gola de smoking;
Molde de vestido com gola alta
Molde de vestido com gola alta
  • Gola mandarim. A gola se ajusta perfeitamente ao pescoço, sem fecho. Em alguns produtos, o fecho é fornecido, consistindo em uma alça de tecido que é colocada sobre um botão com haste.

Para construir o molde, é utilizado o molde da frente e do verso do produto.

O comprimento do decote da frente e das costas é medido a partir do molde (distância entre os pontos de controle para costura na gola).

O retângulo ABCD é construído com metade do comprimento do pescoço no molde, com altura de 6,5 cm. 4 cm são medidos para cima a partir do ponto (a largura da gola varia dependendo do modelo selecionado). 3 cm são medidos para cima a partir do ponto D. Uma linha curva para costura na gola é desenhada. O lado curto da gola é desenhado em ângulo reto com o segmento, o lado superior é desenhado usando um molde ou manualmente.

Várias peças são cortadas ao longo da linha de dobra do centro das costas. As margens de costura são de 1,5 cm. A parte externa da gola é duplicada com tecido de forro.

Escolha o estilo de vestido reto que você gosta. Baixe o molde e verifique a exatidão da sua construção com uma fita métrica.

Observe! O molde não prevê margens; o tecido é comprado considerando margens nas laterais de 4 cm para bainha.

Molde de vestido com cintura drapeada

O produto é baseado em um molde de vestido ajustado, que é ligeiramente modificado usando linhas de raios.

Molde de vestido com cintura drapeada
Molde de vestido com cintura drapeada
  1. Recorte o molde, os raios, deixando 0,5 cm da borda. Afaste a peça de trabalho.
  2. No jugo, as pinças são fechadas, ele é conectado ao lado direito, e a frente do vestido é conectada ao lado esquerdo.
  3. O padrão é transferido para o tecido.
  4. A parte de trás do produto é cortada ao longo da dobra.
  5. A costura que foi marcada em vermelho no molde está costurada.
  6. A peça costurada é dobrada ao meio, e um ponto é iniciado a partir da linha de dobra do tecido a uma distância de 4 cm para formar um furo no qual a peça superior é enfiada.
  7. O resultado é um franzido no canto. Em seguida, são feitos nós e, logo no início do ponto overlock, é feito um fecho.
  8. A parte superior é enfiada no furo que ficou.
  9. As fixações estão sendo feitas.
  10. As outras 2 costuras são costuradas da mesma maneira.
  11. A parte do meio das costas é costurada.
  12. O produto é costurado nas laterais e ao longo das costuras dos ombros. A parte inferior do vestido é processada com ponto invisível, manualmente.
  13. O decote e as cavas são processados ​​da mesma maneira.

Observe! Um vestido com drapeado na barriga é perfeito para quem tem parâmetros de corpo ideais. O drapeado no corpete realça as curvas do busto e disfarça quadris largos.

Molde de vestido esportivo feito em malha com capuz.

Você precisará cortar as seguintes partes:

  • Uma prateleira é um detalhe com uma dobra;
  • Costas - 2 peças;
  • Manga - 2 (se houver costura - 4);
  • Capuz - 2;
  • Capô voltado para -2;
  • Punho da manga - 2;
  • Punho inferior - 1.

Ao trabalhar com um padrão, siga sempre as instruções.

Padrão de vestido esportivo feito de malha com capuz
Padrão de vestido esportivo feito de malha com capuz

Algoritmo passo a passo

  • Tirando medidas: peito, braço, cintura, quadris. Comprimento do braço e comprimento do produto.

Importante! Antes de cortar, o tecido precisa ser vaporizado. O material pode encolher, o que deve ser levado em consideração. Ao desenhar os moldes, a direção da linha do fio é levada em consideração.

  • Selecionando um molde. Escolha o produto de sua preferência, baixe e imprima o molde.
  • Corte. As peças são dispostas sobre a tela dobrada em duas camadas. Peças em pares — no singular, peças com dobra — ao longo da linha de dobra. Se a tela tiver apenas uma camada, lembre-se de cortar as peças em pares.
  • Alinhavo. As malhas são alinhavadas à mão. As costuras do material não são vaporizadas; é melhor fazer o alinhavo à mão. Após a costura do produto, o alinhavo deve ser removido. Se o produto não for alinhavado, as peças são fixadas com alfinetes na direção transversal da costura e costuradas à máquina.
  • Costura.

Importante. Você deve monitorar a tensão da linha - a linha não deve estar esticada.

  • A costura central das costas é costurada. As margens são passadas a ferro em ambos os lados. As costas são pespontadas.
  • O bolso é overlock, em zigue-zague. O bolso é costurado na prateleira. Todas as margens dos bolsos são pré-costuradas e passadas a ferro por dentro;
  • A costura central da manga é costurada (se a manga tiver 2 costuras). As margens são passadas a ferro. Costura da manga. As margens são passadas a ferro, o raglan é passado a vapor. A parte inferior da manga é processada em zigue-zague.
  • O punho é chuleado, passado a ferro e preso com alfinetes à borda da manga. O punho é costurado à borda. O punho é dobrado, a borda livre é alinhavada e costurada à costura anterior.
  • Se você decidir não fazer punhos e mangas, dobre as bordas das mangas e costure com um ponto duplo.
  • Costure os ombros. Passe a ferro e passe a vapor.
  • Costurando as laterais. Costurando a manga. A cava e a manga são pré-alfinetadas com agulhas e alinhavadas.
  • Costure as pinças do capuz. Passe a ferro até o centro. Passe a gola do capuz com a frente. Alfinete as bordas do capuz na gola. Costure o capuz. Passe a vapor.
  • Os ilhós estão instalados.
  • A bainha é costurada com agulha dupla.

Como cortar um vestido de malha com mangas usando um molde

Há uma grande variedade de moldes para vestidos de tricô na internet e em revistas de moda. Para costurar o vestido perfeito, você precisa saber como cortar suas partes corretamente:

Costura lateral das costas e prateleira

A posição das costuras laterais muda constantemente. Isso se deve ao tipo de roupa, à silhueta, ao tipo físico da pessoa, à presença de outras costuras e detalhes, à localização das pinças em relação à cintura, ao corte das mangas e a outros fatores.

Costura lateral das costas e prateleira
Costura lateral das costas e prateleira

A construção se resume em determinar as linhas laterais da profundidade das cavas, cintura, quadris e parte inferior do vestido e modelá-lo de acordo com as recomendações do molde.

Padrão
Padrão

As costuras laterais podem ser localizadas:

  • Corte reto próximo à escápula e ao peito;
  • Corte livre e outros itens cortados - mais perto do meio da cava, alinhando com ela.

Encontre a posição das costuras laterais usando a fórmula: ∑B = (CrIII + Pg) - (St + Pt) - TT1.

Para a costura lateral do encosto e da prateleira, toma-se o valor (2/5÷1/4)∑EM.

Importante! A posição da costura lateral em peças ajustadas é determinada graficamente, onde a margem para ajuste é de 0,7 Pg. Para isso, os pontos da costura lateral são conectados por linhas retas na linha do busto e quadris e, posteriormente, por linhas côncavas. O grau de concavidade é determinado pelo molde.

Linha do ombro da prateleira

Ao projetar, o ângulo do corte superior é importante:

  • Grande declive - o corpete tem um formato rigoroso e claro, o contorno na área dos ombros e cavas é fornecido pelo reforço; a liberdade de movimento é garantida;
  • Pouca inclinação ou ausência da borda superior da manga - horizontal, o corpete tem grande volume, formato suave, folga na cava.

ImportanteA largura da manga depende do ângulo do corte e dos parâmetros de profundidade da cava. Uma manga larga é obtida com um ângulo de inclinação mínimo.

Molde de vestido com corte livre
Molde de vestido com corte livre

A base é um vestido semi-justo.

  1. As costas e a frente do corpete do vestido são copiadas. As letras e linhas envolvidas na construção são copiadas.
  2. Transfira a linha lateral do corpete para o meio da cava: trace uma linha de G4 até a intersecção com a linha da cintura.

Importante! Ao construir um corpete macio com mangas longas, o tamanho da solução de pinças laterais é reduzido para 1,5 cm de cada lado.

As pinças na parte de trás e na parte da frente da cintura podem ter um tamanho mínimo e ser substituídas por pregas e franzidos, de acordo com o molde.

Em roupas retas e largas, as pinças na cintura podem estar ausentes.

A manga ganha mais liberdade movendo a linha dos ombros e o decote das costas.

Processando a parte inferior da manga

Dependendo do formato da manga: com elástico, com punho, o processamento é diferente.

Manga com elástico
Manga com elástico

É necessário determinar o tipo de manga necessária e fazer o processamento adequado.

Como costurar um vestido sem molde

A ausência de um molde de vestido não isenta você de tirar medidas básicas.

Você não precisa fazer um molde no papel, mas sim cortar as roupas no tecido.

Se você decidiu costurar um vestido, definitivamente precisa costurar, mas tente tornar o processo de costura o mais fácil e acessível possível. Com a ajuda de moldes básicos ou prontos, bem como moldes que exigem pequenas alterações, de acordo com o estilo, isso pode ser feito muito mais rápido e melhor do que começar tudo do zero.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior