Moldes e costura de saias e shorts para meninas por conta própria

Muitas mães desejam que seus filhos tenham roupas não apenas práticas, mas também confortáveis. Às vezes, não há nenhuma disponível nas prateleiras das lojas, então você precisa costurá-la você mesma. Este artigo explica como costurar uma saia-shorts e o que você precisa para isso.

Um pouco de história

Os primeiros modelos de saias curtas surgiram no início do século XX e eram chamados de culottes, ou seja, calças-saia curtas. As meninas as usavam principalmente para praticar esportes. Como não era aceito sair em público de calças no século XX, decidiu-se fabricar esse tipo de roupa. Assim, as calças largas eram semelhantes a uma saia clássica. Era confortável andar de bicicleta ou a cavalo com elas, sem violar a etiqueta.
As calças-saia rapidamente conquistaram a preferência dos clientes, e mais tarde muitos modelos foram lançados, como, por exemplo, as calças gaúchas. Mas este modelo veio dos cowboys, com calças bem largas na parte inferior.

Opção de verão com aroma
Opção de verão com aroma

Os anos 40 foram o auge da popularidade das saias curtas, com uma grande variedade de modelos: mini, médio e longo. Naquela época, havia uma grande variedade de produtos. Os modelos curtos de shorts eram usados ​​apenas na praia, mas já nos anos 50, as meninas os usavam todos os dias. Nos anos 70 e 90, esse tipo de roupa foi esquecido na Rússia, mas já no início dos anos 90, as saias curtas começaram a se espalhar novamente por todo o país.

Em todos os quintais, havia meninas vestidas com este produto. A maioria das mães preferia esses shorts justamente por serem práticos: a criança podia correr o dia todo, não restringiam os movimentos, mas, por outro lado, a menina permanecia delicada e feminina. Desde 2019, estilistas e designers de moda vêm dando nova vida a modas esquecidas. Nas passarelas, é cada vez mais possível ver modelos de saias e shorts, com cintos variados, strass ou apliques de couro.

Construção do padrão

O molde de shorts-saia para meninas pode ser feito com calças velhas. Transfira o desenho para papel ou papelão grosso e corte ao longo do contorno. Em poucos minutos, você terá um molde pronto. No esboço, você precisa fazer linhas horizontais paralelas à cintura, deixando um recuo superior de 1 cm, obtendo assim a largura da cava.

Você pode estar interessado nisto:  Construção de moldes e costura de lindos vestidos para uma mulher completa
Molde de shorts para meninas
Molde de shorts para meninas

Agora você precisa desenhar linhas verticais a partir do encaixe, perpendiculares à bainha. A distância entre elas é de 5 cm. Para tornar esse valor mais preciso, você precisa medir a largura da peça e dividir pelo número de linhas. Comece a desenhar linhas a partir das costuras laterais. Corte o molde ao longo das linhas marcadas (primeiro corte o encaixe, depois as linhas retas) sem atingir a borda de 0,4 cm. Mais moldes de shorts para meninas podem ser encontrados em diversos sites de artesanato.

Para que o produto fique perfeito, você precisa saber tirar medidas e fazer um desenho, o que representa metade do sucesso na costura. Para quem tem dificuldade, existe uma calculadora especial na internet para fazer moldes. Você precisa inserir as medidas e o produto desejado, e ela lhe dará um desenho pronto.

Cortando o tecido

Você precisa descatizar o material e dobrá-lo ao longo da borda, ao meio, com as partes externas para dentro. Distribua o esboço da saia-short sobre o tecido e espalhe os elementos de forma que a largura entre cada parte inteira seja igual à largura de uma parte. Em seguida, você precisa traçar os moldes ao longo das linhas.

Opção para decoração com pedras
Opção para decoração com pedras

Retire o molde e deixe margens: 2 cm ao longo do meio, da costura e da borda externa, cerca de 2,5 cm ao longo das costuras laterais e da borda inferior.

Coloque os elementos do jugo sobre o material, trace e deixe margens: 2 cm ao longo da costura central e da borda externa, 3 cm ao longo da costura lateral e da parte superior. Recorte os elementos e o corte está pronto.

Tecnologia de costura

Dobre a renda com as partes de trás ao longo das costuras laterais. Alinhave e passe o elemento principal.
Varra as bordas laterais das partes da frente, costure por cima e pesponte ao longo das linhas. Recomenda-se costurar exclusivamente à máquina e, ao final, processar as costuras e cortes em overloque. Dessa forma, o produto ficará mais denso e resistente, e não haverá risco de os fios se soltarem após a primeira lavagem. Se o tecido for denso, é improvável que seja processado à mão. Para este tipo de material, são necessárias agulhas e fios especiais.

Importante! Se o material escolhido para o trabalho for leve e fino, é preciso prestar atenção aos cortes, pois muitas vezes o tecido pode se esfarelar e desfiar. Nesse caso, é necessário processá-lo em uma máquina.

Você pode estar interessado nisto:  Aulas magistrais sobre como costurar saias a partir de jeans velhos

Processando o jugo

Coloque os lados direitos da canga com a parte de trás alinhada aos cortes laterais. Alinhave e passe as peças.

Modelo de bolinhas para um passeio formal
Modelo de bolinhas para um passeio formal

Conectando o jugo aos shorts

Passe a peça sobre os elementos da peça: a parte de trás da peça sobre a metade de trás do shorts, a parte da frente da peça sobre a parte da frente do shorts. Faça a costura lateral da peça no centro da renda. Costure, alinhave as bordas e passe a peça sobre a peça.

Na parte da frente, faça linhas de acabamento a 0,3 cm da costura. A costura precisa ser passada a ferro.
Costure as calças ao longo da costura central com um ponto regular, unindo as costuras do jugo. Em seguida, processe as costuras da virilha de uma só vez.

Processando a borda superior com um elástico

Enrole a cintura da menina com fita elástica. Isso ajudará você a descobrir o comprimento necessário. Misture as pontas da fita na máquina.

Design de produto
Design de produto

Insira o elástico no cós, alinhando-o com os cortes, e prenda-o com alfinetes nas laterais e no meio. A costura do elástico deve ficar na parte de trás, ao longo da costura central. A mesma folga deve ser aplicada ao longo da saia. Isso é necessário para que o look final tenha uma montagem uniforme. Para isso, você precisa esticar o elástico até a circunferência do jugo e prendê-lo nessa posição. É difícil fazer isso sozinho, então você precisa pedir ajuda.

Em seguida, você precisa costurar a borda superior com o elástico na máquina; a fita deve esticar até o tamanho desejado.

Molde de shorts para menina de 5 anos
Molde de shorts para menina de 5 anos

Depois disso, faça uma bainha com um elástico na parte interna, na parte externa, faça um ponto na largura da fita, enquanto puxa o elástico junto com o material.

Processamento de fundo

Dobre as bordas inferiores cerca de 2 cm e costure à máquina. Em seguida, passe bem as costuras.

Acabamento final

Você precisa fazer passadores de cinto, dois grandes e dois finos. Costure-os ao encaixe: largos no meio, finos nas laterais.

O cinto é feito do mesmo material e inserido nas presilhas.

Com o que você pode decorar?

Na hora de decorar, você precisa usar toda a sua imaginação e talento. Para as meninas, você pode fazer lindos bordados em shorts. Algumas pessoas gostam de costurar uma borda de renda ou fita de cetim.

Malhas para uso diário
Malhas para uso diário

Muitas mães usam strass e miçangas como decoração. Você pode costurar lantejoulas ou criar algum tipo de padrão com elas. Você também pode perguntar ao seu filho o que ele gostaria de ver mais como decoração em suas roupas. Algumas preferem inserções de couro legítimo. Mas aqui o padrão terá que ser alterado e o trabalho se tornará mais complicado. Porque serão necessárias linhas diferentes, para tecido e para couro. Mas isso é bastante viável se você tiver uma máquina de costura.

Você pode estar interessado nisto:  Métodos para fazer bainha em jeans com as próprias mãos, sem máquina de costura

O que vestir com

As saias curtas podem ser usadas tanto no estilo esportivo quanto no clássico. A segunda opção é recomendada para usar na escola ou em ocasiões especiais. Combinam bem com blusas leves, suéteres ou camisas por dentro da calça. As saias curtas mais simples combinam melhor com camisetas ou tops. São indicadas principalmente para o verão.

Modelo de inverno com suspensórios
Modelo de inverno com suspensórios

Para o outono-inverno, é melhor costurar um produto de lã, que pode ser usado com suéteres ou casacos, para a escola ou simplesmente no dia a dia. Na verdade, esta é uma peça de roupa universal. Quase qualquer calçado serve, por exemplo, sapatilhas ou botas de inverno, tênis e tênis. Mas é necessário criar um visual completo, por exemplo, para praticar esportes ou sair para umas férias. Você pode complementá-lo com uma bolsa ou mochila infantil, um cachecol fino ou um chapéu. Aqui, tudo depende das preferências da criança e dos pais.

Se o produto foi costurado à mão, sem uso de máquina, é necessário cuidar muito bem dele. É aconselhável lavá-lo apenas à mão e com sabão em pó líquido. Os produtos comuns contêm cloro e alvejantes agressivos, que podem fazer com que os fios comecem a desbotar e soltar pelos. Porque um ponto à mão não é tão forte quanto um ponto overloque.

Não é aconselhável torcer shorts, principalmente se forem de malha, pois o tecido pode ficar muito deformado.

Observe! A temperatura ideal para passar é de 100 a 110 graus; para algodão e malhas, é melhor não usar vaporizador.

Você pode usar chita, algodão ou jeans como tecido para a saia. Para crianças menores de um a três anos, é melhor escolher materiais naturais. Às vezes, a criança pode desenvolver vermelhidão e coceira devido a tecidos de baixa qualidade.

Modelo de malha para uso doméstico
Modelo de malha para uso doméstico

Concluindo, vale ressaltar que é bem fácil costurar uma saia curta sozinha. Para o molde básico, você pode usar shorts ou calças velhas. Até mesmo uma costureira iniciante consegue lidar com o processo. Mas antes do trabalho, é recomendável assistir a algumas master classes.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior