Cada mulher é bonita à sua maneira, especialmente se você escolher a roupa certa, poderá destacar todas as vantagens da sua aparência e, ao mesmo tempo, estar na moda. Este artigo explica como escolher um vestido para meninas plus size e também apresenta diversos moldes para costurar o produto.
Estilos de vestidos de verão e inverno para mulheres plus size: as sutilezas da escolha
Existem diversos modelos que são ótimos para meninas plus size, independentemente da altura e do tipo físico. Abaixo, os melhores modelos para corpos plus size:
- Vestido tubinho. Muitas pessoas pensam que este modelo só serve para mulheres magras, mas ele pode realmente corrigir curvas, alongar visualmente a cintura e deixar a mulher mais alta. Graças ao tubinho, o corpo fica mais esbelto;
- Modelos de vestidos com ombros descobertos. Esses produtos são adequados para quem tem seios grandes e ombros largos, pois o vestido estreita visualmente a silhueta. É necessário escolher a roupa íntima certa para esses modelos;

- Cintura alta. Ótimo para mulheres com quadris largos. Esses modelos geralmente têm bainha reta ou larga e são ótimos para modelar os quadris e esconder a barriga, criando uma silhueta elegante com um decote sexy;
- Vestido longo. A melhor opção para o look de noite para meninas plus size. Você precisa escolher a cor e o corte certos. É aconselhável não usar muito miçangas e lantejoulas no produto. Perfeito para uma celebração ou um encontro romântico.
Ao escolher joias, evite exageros. Recomenda-se usar colares pequenos em ombros e pescoços largos, o que os reduzirá visualmente. Joias e acessórios grandes podem tornar a imagem mais volumosa. O mesmo vale para anéis, que não devem ser usados em excesso. Brincos grandes enfatizam o pescoço e o rosto; se forem volumosos, as joias só vão estragar o visual.

Meninas com sobrepeso não devem usar acessórios com penas, miçangas, glitter ou lantejoulas. Para bolsas, é melhor dar preferência a clutches pequenas de couro, sem brilho e verniz excessivos. Se você usar uma corrente fina como bolsa e usá-la no ombro, ela alongará visualmente a silhueta.
Atenção! Gestantes devem usar apenas vestidos soltos. Não aperte a barriga ou o peito.
Quais vestidos não são adequados para mulheres acima do peso
Ao escolher um vestido, você precisa prestar atenção ao material de que ele é feito. É o tecido que determinará a aparência do produto, podendo destacar ou estragar a imagem.
Mulheres cheias não devem escolher materiais muito densos (tecido felpudo, drapeado, veludo) e também devem evitar comprar tecidos muito fofos (vestidos de malha).

Tecidos leves e fluidos são ótimos, mas aqui também é preciso escolhê-los corretamente. Vestidos de tecido transparente devem enfatizar as áreas mais favoráveis (decote, ombros, pernas).
Não é recomendado que meninas gordinhas usem vestidos com lantejoulas ou strass. Como eles ficam sobre o tecido em camadas, isso adicionará de 2 a 3 quilos a mais na aparência. Mas para meninas muito magras, esse método é perfeito.
Não é aconselhável usar um vestido totalmente branco, pois ele destacará todas as imperfeições do corpo, mas se você enfatizar certas áreas com essa cor, ficará esteticamente agradável. Tons muito contrastantes ficam muito ruins, por exemplo, um corpete claro de um vestido e uma saia escura. Por isso, o volume chama a atenção imediatamente.

Uma verdadeira benção para corpos volumosos são as cores pretas nas roupas. Elas ajudam a esconder visualmente quadris, nádegas ou seios. Mas isso não significa que agora seja necessário usar óculos de luto. Cores vibrantes, se combinadas corretamente, também podem fazer uma mulher parecer mais magra. Por exemplo, tons de azul e verde-claro alongam visualmente a silhueta.
É aconselhável escolher vestidos coloridos dentro da mesma paleta de cores e acentuar suas qualidades com um tom mais vibrante. Você também pode combinar cores vibrantes e neutras (por exemplo, vermelho e bege).
Ao escolher vestidos com estampas, é importante lembrar que o volume da figura será ainda mais enfatizado por estampas muito pequenas (por exemplo, pequenas flores ou padrões geométricos), bem como listras horizontais de qualquer largura.

Um padrão muito brilhante e frequente (por exemplo, um motivo geométrico) que inclua cores brilhantes pode aumentar significativamente o tamanho do corpo.
Você também deve evitar estilos que apertem demais o corpo. As meninas acham que isso as deixará magras imediatamente, embora por fora pareça bem feio. Isso não é apenas feio, mas também perigoso. O sangue não flui para as partes apertadas do corpo, então várias complicações podem surgir. Além disso, roupas apertadas restringem significativamente os movimentos, impossibilitando andar ou sentar com elas.
Algumas meninas escolhem vestidos para o seu tipo de corpo corretamente, mas ficam muito confusas na hora de escolher os sapatos. Para meninas cheinhas, recomenda-se usar saltos, mas não mais que 7 cm. Isso deixará as pernas mais finas e longas. Se o vestido for longo, você não pode usar sapatilhas ou sandálias com sola plana, pois isso fará com que a silhueta pareça volumosa e arredondada. Se você tiver dificuldade para escolher um vestido para o seu tipo de corpo, sempre pode encontrar dicas de estilistas experientes na internet sobre a combinação certa de roupas e cores.
Ao comprar tecidos, é aconselhável dar preferência apenas aos de composição natural, pois os sintéticos podem causar não apenas desconforto, mas também irritação na pele.

Construção de um padrão básico para full
Ao construir um desenho da base de um vestido, é necessário seguir uma série de regras, que são indicadas a seguir.
Regra número um
Em um molde maior que o tamanho 48, você pode adicionar meio cm a ½ da circunferência do peito. Isso é necessário para que a costura lateral não se mova para a frente.
Regra dois
Ao desenhar uma prateleira nos tamanhos 58-60, a linha do ombro deve ser desenhada em ângulo. Caso contrário, a cava pode ficar pequena e curta para esses parâmetros. E será bastante difícil costurar as mangas do vestido.

Portanto, ao construir um desenho, é necessário verificar a linha da inclinação do ombro com uma medida de controle – a altura do busto na diagonal. Mesmo que seja igual à linha marcada do ombro, é necessário elevar a costura do ombro um pouco em 2 cm.
Regra três
Para meninas cheinhas com silhueta "maçã", a marcação da costura lateral geralmente passa pelas marcas na intersecção das linhas do corpete e do quadril. E a largura das pinças laterais e centrais será de 2 cm.
Para meninas com corpo ampulheta e pera, será mais difícil desenhar a base do vestido devido à diferença nos parâmetros da parte superior e inferior. Por exemplo, se a circunferência do peito for 100 cm, a circunferência da cintura for 90 cm e a circunferência do quadril for 120, a largura das pinças será 4 cm.

Forma-se uma costura lateral bastante acentuada, o que dificulta a passagem a ferro durante o processo de costura do vestido. Portanto, é aconselhável costurar os produtos com uma costura central nas costas.
Artesãos experientes recomendam comprar mais tecido ao costurar qualquer peça, pois, se não houver corte suficiente para o produto, será necessário realizar manipulações complexas para adicionar material. O que é bastante difícil para um iniciante nesta área.
Vestidos para mulheres plus size: moldes
Para fazer um vestido plus size, você precisa comprar três tipos de material: tecido de renda para a camada superior, linho ou algodão para a parte inferior e chiffon elástico para as mangas.

Se você precisa costurar rapidamente um vestido estiloso, pode usar tecido jacquard como base.
Consumo de material para o produto:
- tecido de renda com 150 cm de largura, dois comprimentos do produto com margem de costura;
- material de forro 150 cm de largura, dois comprimentos do produto com folgas;
- tecido chiffon elástico de 150 cm de largura com margem para ajuste e inserção de fecho.
Abaixo está um molde universal passo a passo para um vestido original no tamanho 52.
Recorte os detalhes do tecido de renda e do forro, lembrando-se de deixar margem para as costuras. As margens ao longo da bainha do forro feito com o tecido duplo são de 5 cm. Os elementos da frente e das costas do tecido de renda são recortados com vieiras ao longo da borda inferior.

Os elementos de revestimento das costas e do decote frontal são duplicados com material térmico.
Atenção! Nos elementos de forro feitos de tecido duplo, é necessário fazer a bainha das sobras sem usar máquina. Coloque os elementos de renda sobre o forro e alinhave-os ou prenda-os com alfinetes.
O vestido não deve ter uma única camada. As mangas devem ter no máximo 1 cm de folga. Veja abaixo como costurar um vestido com as próprias mãos para que fique completo.
Como costurar um vestido plus size
Una as costuras em relevo nas costas e na frente. Processe as sobras em overloque e passe-as a ferro. Duplique o elemento embutido da frente com chiffon elástico e costure.
Una as costuras dos ombros e passe as margens. Na manga esquerda, conecte a costura superior à marca; as margens ao longo do corte da manga devem ser processadas com ponto zigue-zague. Costure a manga na cava até a linha desejada. Se desejar, você pode fazer ondas nos ombros.

Processe a manga direita do vestido usando o mesmo molde. Processe a margem ao longo da bainha da manga com um ponto zigue-zague. Faça dobras no vestido e passe-as a ferro.
Costure um fecho na parte de trás do vestido. Por fim, você pode decorar o produto como quiser, mas o principal é não exagerar. Bordados leves na saia do vestido ou o uso de miçangas na área do corpete são permitidos. Algumas decoram os produtos com bordados de fita de cetim. Qualquer garota deve ser capaz de enfatizar seu estilo, mas ao mesmo tempo não parecer pretensiosa.
Também é necessário lembrar as regras de cuidado. Os principais tecidos utilizados na costura de peças plus size são chiffon, seda ou outros tecidos fluidos. Portanto, é importante lavá-los corretamente para não danificar a estrutura do tecido. Vestidos de chiffon nunca devem ser lavados na máquina, mesmo na velocidade mínima. Podem formar vincos grandes que não serão passados posteriormente. Use apenas detergentes líquidos em pó, pois agentes mais agressivos podem se fixar na estrutura do chiffon. A secagem ao sol não é recomendada, pois existe o risco de o material desbotar rapidamente e ficar seco.

Vestidos de chiffon só podem ser guardados em cabides e sob uma película especial para não acumular poeira. É aconselhável passar a ferro apenas com vaporizador.
Com a escolha certa de estilo e decoração, você pode criar uma ótima imagem e destacar o que há de melhor em uma mulher. Para costureiras sem experiência, recomenda-se assistir a algumas masterclasses sobre costura de vestidos plus size. Esse processo é muito diferente de costurar peças para tamanhos 42-44.




