Em todos os tempos, as pessoas adoravam decorar a cabeça com coroas e tiaras de vários formatos. Se olharmos para a história, podemos ver que tais adornos eram usados pelos antigos astecas, maias, antigos egípcios e gregos. Nenhum imperador romano poderia prescindir de coroas de louros. Na Rússia, tal acessório, como se diz hoje, surgiu no século X e era destinado não apenas às mulheres, mas também aos homens. As tiaras tinham um propósito especial: serviam como talismã contra o mau-olhado e os maus espíritos. Por isso eram chamadas de "nachelniki", da palavra "chelo" (testa).
Benefícios da faixa de cabeça
O significado sagrado do amuleto de cabeça se perdeu há muito tempo, mas as tiaras ainda são as favoritas de muitas mulheres. Este acessório não é apenas bonito e dá um toque especial a qualquer mulher, mas também muito prático. Você pode criá-lo sem gastar dinheiro, em literalmente 1 hora, usando meios improvisados.

Adequado para quase todos os visuais: casual, para casa, esportivo, estilo de trabalho.
Quais são os benefícios de uma faixa de cabeça feita em casa?
- Economiza tempo na criação de penteados;
- Um acessório universal e para todas as estações;
- Dá um acabamento final a qualquer look;
- Usado sobre cabelos soltos;
- Perfeito para franjas, rabos de cavalo, coques e cachos.

O que fazer com
Se você está procurando um look leve de verão ou para usar em casa, é melhor escolher uma faixa de cabeça feita de tecido respirável, malha, algodão, chiffon ou cambraia. Uma faixa de cabeça de inverno é uma excelente opção para aquelas mulheres que não gostam de usar chapéus, mas se preocupam com a saúde. Para modelos de malha, recomenda-se escolher lã, linho, fios acrílicos e lã. Eles retêm bem o calor.
Cachecóis, bandanas, xales, lenços, fitas e até jeans e rendas também são usados.
Importante! Você pode escolher qualquer material, o principal é que ele tenha boa fixação, não escorregue do cabelo, mas também não pressione. O couro cabeludo deve respirar e a circulação sanguínea não deve ser prejudicada.

Como costurar um lenço de cabeça para uma menina
Um lenço de cabeça para uma menina é essencial no verão. A pele do bebê é bastante delicada e fina, propensa a superaquecimento rápido. A mãe deve garantir que a cabeça da menina esteja protegida da influência do sol.
Importante! Antes de costurar um cachecol infantil, você precisa escolher o material certo. É melhor dar preferência a tecidos como algodão, linho, chita e chita.
Este tutorial fornece um plano passo a passo sobre como fazer um cachecol com elástico.
Você precisará do seguinte: tecido, elástico, fita métrica, máquina de costura.
Antes de começar a trabalhar, você precisa medir a distância da orelha da criança à orelha + 2 cm.
- Selecione o comprimento do tecido com base na medida da cabeça descrita acima.
- Prepare um pedaço separado de tecido no formato de um pequeno retângulo para decorar o elástico.
- O comprimento do elástico deve ser metade do comprimento do retângulo selecionado.
- Dobre o retângulo pequeno ao meio com o avesso voltado para cima e costure ao longo do comprimento.
- Vire a tira resultante do avesso e insira o elástico, prendendo-o em uma das pontas. Não remova completamente a outra ponta do elástico.
- Costure uma das bordas com o elástico.
- Puxe o tecido sobre todo o elástico (deve ficar com a aparência de uma sanfona) e costure a segunda borda. O elástico do cachecol está pronto.
- As bordas do retângulo grande são lindamente decoradas ao longo do perímetro: dobradas em ambos os lados e costuradas.
- Coloque o “acordeão” resultante para o cachecol na peça.
- Dobre a borda do tecido camada por camada e costure. Todas as costuras devem ficar para dentro.
- Faça o mesmo no outro lado do tecido, prendendo o segundo lado do elástico.
O cachecol está pronto!
Você pode aprender mais sobre como costurar um cachecol neste tutorial em vídeo http://youtu.be/1MuO40PNuGw .

Como fazer uma faixa de cabeça de feltro com rosas
Elementos decorativos em forma de flores e laços sempre ficam bem, acrescentando ternura e romantismo à imagem.
Como base para a decoração, você pode usar um elástico, selecionado em combinação com a cor da futura rosa.
Não é difícil criar você mesmo uma rosa de feltro, pois o material é muito maleável. O trabalho levará literalmente de 15 a 20 minutos.
Você precisará do seguinte: feltro de 1 mm de espessura, tesoura, elástico, pistola de cola.
- O princípio básico a ser entendido é que as pétalas são cortadas em espiral. É como descascar uma maçã em círculos, sem interrupções. O mesmo alongamento em espiral deve ser obtido com o feltro.
- Prepare com antecedência quadrados de feltro de 10x10 cm, em quantidade igual ao número de rosas na faixa de cabeça. É conveniente fazer uma espiral de 1 cm de largura a partir desse formato. Recorte-a com uma tesoura no formato de pétalas de rosa, onduladas.
- Comece a torcer firmemente a rosa a partir da parte central, fixando-a passo a passo com cola. A última seção da "onda" espiral deve ser dobrada, formando a base da rosa, que será presa ao elástico.
- A rosa está pronta. Se necessário, a flor pode ser decorada com miçangas, strass e outros apliques.
Prenda as rosas na fita com cola para esconder a costura elástica.
Esta faixa de cabeça pode ser feita tanto para meninas quanto para meninas. Uma master class detalhada sobre como fazer rosas de feltro pode ser vista no link. http://youtu.be/4PweiwQfD9U .
Tiaras de fitas estreitas são incríveis!
Fitas finas são um acessório que impressiona pela sua história centenária. O tempo passa, a moda muda e bandagens feitas com fitas finas sempre aparecem nas capas.
Elas foram relevantes nos tempos da antiguidade profunda, no Renascimento, nos anos 20 (imagens no estilo Gatsby), foram um atributo indispensável dos hippies nas décadas de 60 e 70 do século XX e são relevantes hoje.
Você pode criar uma decoração no estilo grego usando fitas estreitas de qualquer comprimento, decorando-as com inserções de pedras, folhas de louro douradas e entrelaçando-as em uma trança. Você pode prender todo o comprimento do seu cabelo em fitas, trançá-las ou prendê-las sobre os cachos. Esses penteados gregos parecem incrivelmente femininos e sofisticados.

O início do Renascimento foi caracterizado por uma moda voltada para tudo o que era antigo. Os penteados femininos eram bastante complexos, com uma combinação de tranças e cachos, decorados com redes trançadas, véus, fitas de couro e tranças de tecido.

As tiaras estilo Gatsby ou Chicago Chic eram populares nos anos 20. A característica marcante desse estilo de joia são os detalhes acentuados em forma de flores, penas e miçangas, combinados com um corte de cabelo curto.
Fazer uma faixa de cabelo é fácil: você pode comprar apliques prontos, flores, pérolas e penas e usar uma pistola de cola quente para fixá-los firmemente na fita apropriada. Adicione maquiagem para a noite e o visual está pronto!

Para criar tiaras no estilo hippie, você pode usar absolutamente qualquer material. Fitas finas são amarradas sobre o cabelo, dando liberdade e brilho à imagem. Na maioria das vezes, miçangas, fitas de tecido ou couro são usadas como materiais.
Fato interessante! A faixa de cabelo estilo hippie tem seu próprio nome: hairatnik, da palavra cabelo.

Faixa de feltro
Outra opção para fazer um acessório de feltro é uma faixa de cabeça com laço. Para fazer um laço, como na foto, você precisa pegar dois pedaços pequenos de feltro. Cole o primeiro pedaço largo em um anel e faça um clipe no meio. Corte as pontas da segunda fita com um lindo corte. Coloque os pedaços um sobre o outro e prenda o meio com cola ou linha. Decore com uma linda fita por cima.

Bandana para cabeça
Para fazer uma bandana, pegue um lenço quadrado e dobre-o ao meio na diagonal.
A maneira clássica de amarrar: o lenço cobre a cabeça inteira.
Em forma de laço: um lenço dobrado em várias camadas envolve a cabeça, amarrado com um laço na frente. As pontas podem ser lindamente dispostas para fora ou escondidas.

Estilo de faixa de cabeça indiana
Este acessório é perfeito para os fãs do estilo boho. Geralmente, utiliza-se uma fita fina de couro ou tecido com a adição de penas e miçangas ao longo de todo o comprimento do cabelo.

Padrão da faixa de cabeça Solokha
A faixa de cabeça Solokha recebeu esse nome em homenagem ao personagem de mesmo nome do filme “Noites em uma Fazenda Perto de Dikanka”.

Opção para fazer você mesmo um padrão solokha:
- Dobre o tecido ao meio para costurar ou colar.
- Finalize com um ponto invisível.
- Corte o segundo pedaço de tecido para o laço propriamente dito de modo que as pontas fiquem “pontiagudas”.
- Molde o pequeno pedaço resultante em um laço na bandagem principal.
Instruções detalhadas para o padrão da faixa de cabeça podem ser encontradas aqui http://youtu.be/3nQaZiGGD9c .

Uma faixa de tecido feita em casa é uma arma feminina secreta para criar um visual brilhante e atraente.
Com a ajuda das dicas apresentadas no artigo, qualquer garota pode escolher facilmente o acessório certo para si.




