Moldes, diagramas e costura de turbantes e chalmas você mesmo

Inicialmente, o turbante era um acessório de cabeça tradicional dos homens indianos, bem como de residentes de alguns países muçulmanos. No entanto, recentemente, tornou-se moda para as mulheres usarem este acessório. Ele pode ser útil se você não tiver tempo para pentear o cabelo ou se quiser dar à sua imagem um toque de sofisticação oriental. Existem diversas variedades deste acessório, que, se desejar, você pode fazer com as próprias mãos.

A diferença entre um turbante e um turbante

Às vezes, um turbante também é chamado de chalma, mas você deve saber que há uma diferença entre eles.

O turbante também é um pedaço de tecido enrolado na cabeça. Cerca de 8 metros de tecido são usados ​​para ele, geralmente brocado, veludo ou caxemira. Um atributo obrigatório deste adorno de cabeça é a decoração com broches ou pérolas.

Turbante
Turbante

Informações adicionais! Desde os tempos antigos na Índia, o cocar não era um adorno, mas a principal proteção contra o sol escaldante. Para isso, o tecido era mergulhado em água fria antes de ser enrolado na cabeça.

Na sociedade moderna, este adorno de cabeça não é exclusivo de hindus e muçulmanos – é comum ver garotas andando pela cidade de turbante. Aqueles que seguem a moda de perto chegam a enrolar a cabeça em tecidos de cores diferentes para criar um visual único. Na Índia, os homens ainda usam volumosos adornos de cabeça tradicionais.

Turbante
Turbante

O turbante era originalmente menor que o turbante, mas também era usado inicialmente apenas por representantes do sexo forte, e só recentemente as meninas começaram a usar esse acessório oriental.

Turbante
Turbante

Que tecido é usado para costurar um turbante

Inicialmente, um turbante não era um acessório de cabeça pronto, mas sim tiras de tecido enroladas com um método especial. A estrutura finalizada era colocada sobre um chapéu ou cachecol. Isso era feito para evitar que escorregasse da cabeça e para dar ao acessório uma aparência mais volumosa. Atualmente, o esquema de fabricação do turbante foi ligeiramente modernizado — agora ele não é torcido, mas costurado.

Para fazer um produto de alta qualidade, você precisa não apenas encontrar uma master class passo a passo na internet sobre como fazer um turbante, mas também decidir o material com o qual ele será feito. Como regra, brocado ou seda são usados ​​para costura, mas, em geral, qualquer tecido pode ser usado, desde que seja flexível e tenha um bom caimento.

Turbante de brocado
Turbante de brocado

Um acessório original com um toque oriental pode ser costurado com os seguintes tipos de tecido:

  • Seda e chiffon são os materiais geralmente usados ​​para fazer chapéus elegantes e brilhantes.
  • Viscose e algodão são usados ​​se você precisar costurar um turbante para usar em climas quentes na praia ou na natureza.
  • Caxemira ou veludo são usados ​​quando você precisa de um acessório de outono.
  • Brocado é um tecido usado para fazer toucados brilhantes e elegantes.
Você pode estar interessado nisto:  Moldes de vestidos e quimonos: costura à mão
Turbante de chiffon
Turbante de chiffon

Se desejar, um turbante pode ser usado até mesmo no inverno. Para isso, ele é feito de pele natural ou artificial. Definitivamente, não se deve usar tecidos grossos e ásperos, pois um toucado feito com eles não terá elasticidade. Em geral, a opção mais versátil são as malhas. Com elas, você pode fazer um turbante de verão, outono e inverno, ou um turbante infantil para matinês ou bailes de máscaras. Mas esse material também deve ser de alta qualidade.

Turbante feito de tecido de malha
Turbante feito de tecido de malha

Informações adicionais! As soluções de cores mais bem-sucedidas para um turbante feminino são preto, areia, cinza e vinho.

Como escolher um modelo de acordo com seu tipo de rosto

O próximo passo após determinar o tipo de tecido para costura é escolher o estilo apropriado. Cada tipo é adequado para um formato de rosto específico:

  • Os mais sortudos são aqueles com rosto oval. Qualquer turbante serve para eles, exceto os muito altos, que alongam visualmente ainda mais o rosto.
  • Meninas com traços faciais alongados combinam perfeitamente com toucados baixos com pregas e costuras horizontais. Você nem deve tentar usar peças volumosas.
  • Um turbante com estilo levantado complementará a imagem de uma mulher com rosto redondo.
  • Para suavizar os traços de um rosto quadrado, o ideal é escolher um acessório com pregas e drapeados leves e uma quantidade mínima de joias.
  • Meninas com formato de rosto triangular ficarão melhores usando um cocar volumoso com muita decoração.

Turbante faça você mesmo

É muito fácil costurar um turbante com as próprias mãos. Para isso, você precisa preparar todas as ferramentas e materiais necessários com antecedência. Mas o mais importante para uma costureira iniciante é encontrar uma master class adequada sobre o molde de um turbante feminino com o tecido escolhido. Existem muitos métodos para fazer este acessório de cabeça. Para costurar um turbante com as próprias mãos, você precisa de moldes e diagramas do acessório de cabeça que você gosta.

Turbante quadrado tradicional

Um enfeite de cabeça interessante e ao mesmo tempo simples pode ser costurado de malha ou tecido similar. Não há nada complicado em fazer tal acessório – você precisa costurar duas costuras na parte de trás do produto. Um cachecol de malha comum ou uma tira de tecido servem para este turbante.

Para começar, você precisará do seguinte:

  • Uma tira de tecido de malha com aproximadamente uma vez e meia a circunferência da cabeça.
  • Os fios são da mesma cor do material.
  • Um broche ou outra decoração.

A fabricação é realizada na seguinte sequência:

  1. O material preparado é torcido ao meio. O resultado deve ser um círculo igual à circunferência da cabeça.
  2. A frente do cocar será onde as pontas se sobrepõem.
  3. As pontas livres restantes são jogadas para trás e costuradas na parte de trás do chapéu.
  4. Um broche ou outra decoração é preso no centro da frente.
  5. Experimentando um turbante
Você pode estar interessado nisto:  Moldes para camisas femininas e masculinas: ordem de costura

Informações adicionais! Ao ajustar o tamanho, vale lembrar que após a lavagem, uma peça de malha pode encolher um pouco.

Turbante volumoso tradicional

Um chapéu oriental mais complexo, mas também mais volumoso. Um broche também será adequado para sua decoração.

Os seguintes materiais são necessários para a produção:

  • Um pedaço de tecido elástico medindo 30-35 cm.
  • Fios na cor do material selecionado.
  • Máquina de costura.
  • Um broche ou outra decoração.
Turbante volumoso tradicional
Turbante volumoso tradicional

A produção desta peça é realizada em uma sequência rigorosa:

  1. Primeiro, você precisará de um molde - uma tira de tecido medindo 30x60 cm.
  2. Os moldes são aplicados na peça de trabalho e contornados com giz.
  3. A tira de tecido é dobrada ao meio.
  4. Os dois cantos superiores são arredondados e as áreas cortadas são processadas.
  5. As bordas superior e lateral são costuradas, deixando a parte inferior livre.
  6. O franzido é formado na frente. Isso pode ser feito dobrando-as ou unindo-as com fios. Será mais fácil e correto criar um produto volumoso puxando gradualmente o material da parte de trás do toucado e criando dobras a partir dele na frente.
  7. Para decoração, um broche é anexado e o produto final é experimentado.

Uma simples faixa de turbante torcida

Este acessório será útil quando for cedo demais para colocar um toucado quentinho, mas já estiver frio lá fora. A maneira mais fácil é tricotar uma faixa de turbante. Usando agulhas de tricô, faça um círculo de tecido do tamanho da sua cabeça. Na frente, prenda-o levemente com algum tipo de decoração ou fita de veludo.

Faixa de cabeça tipo turbante faça você mesmo
Faixa de cabeça tipo turbante faça você mesmo

Você também pode escolher um método mais complexo. Nesse caso, o trabalho de costura do turbante será feito em etapas:

  1. Pegue uma tira de tecido medindo 140 x 23 cm.
  2. Se for usado tecido desfiado, ele será dobrado em todo o perímetro em 1 cm.
  3. O turbante em branco é enrolado em volta da cabeça de modo que as pontas do tecido fiquem na frente.
  4. A tira é enrolada várias vezes para cobrir a testa e as laterais do rosto. As bordas do tecido são amarradas na frente e as pontas restantes são dobradas sob o turbante nas laterais.

Assim, o resultado é quase um verdadeiro cocar oriental, só que com a coroa aberta.

Turbante de toalha

É difícil chamar um produto desses de um cocar completo – é conveniente para secar cabelos e realizar procedimentos estéticos. Você pode simplesmente enrolar uma toalha felpuda seguindo um esquema simplificado ou costurar um turbante para o banheiro com ela.

Diagrama de enrolamento de toalhas
Diagrama de enrolamento de toalhas

Este acessório doméstico pode ser útil tanto para secar o cabelo quanto para aplicar diversos cremes e máscaras na pele do rosto. O turbante protegerá os cabelos de forma confiável durante procedimentos estéticos.

Você pode estar interessado nisto:  Como aprender a costurar e cortar para iniciantes

Para costurar, você pode pegar uma toalha bonita, mas que não é mais necessária. Depois, usando o diagrama do molde, recorte dois pedaços em branco.

Diagrama de corte
Diagrama de corte

Importante! Se o cabelo for muito longo, as dimensões podem ser ligeiramente aumentadas.

As partes resultantes são costuradas na parte superior usando uma máquina de costura ou à mão. É aconselhável costurar uma alça na parte de trás do acessório e um botão na parte da frente, para facilitar a fixação.

Turbante de um lenço

Um cachecol comum também pode ser transformado em um enfeite de cabeça exótico com algumas manipulações simples. O cachecol deve ser jogado sobre a cabeça de modo que suas pontas fiquem penduradas na testa. Em seguida, elas são torcidas, jogadas para trás e amarradas com um nó.

Turbante de um lenço
Turbante de um lenço

Informações adicionais! Para manter o cachecol amarrado firmemente no lugar, você pode usar um chapéu leve por baixo dele.

Turbante de malha com broche

Usando este método, você pode costurar um cocar formal que pode ser usado com um terno ou vestido para um evento festivo. Para costurar o produto, recomenda-se usar um tecido de malha volumoso medindo 120x60 cm. A costura é feita passo a passo:

  1. O material em bruto é dobrado ao meio. As bordas são ligeiramente arredondadas na parte superior.
  2. As laterais e a parte superior são costuradas à máquina de costura e levemente unidas para formar dobras perfeitas. Ao alinhavar, a parte da frente deve ficar para dentro.
  3. O produto é virado do avesso e colocado sobre um manequim ou algo parecido, por exemplo, um pote de três litros.
  4. As malhas são puxadas levemente juntas em ambos os lados, unidas no meio e presas com pontos.
  5. O tecido por baixo é levemente drapeado, puxado para junto e também preso.
  6. As pontas restantes são aparadas.
  7. Ao final do trabalho, um broche é fixado na frente. É desejável que seja do mesmo tom do material do toucado.
Turbante de malha com broche
Turbante de malha com broche

Como costurar um turbante com laço para uma menina

Um turbante para uma criança será um maravilhoso complemento para uma festa matinal no jardim ou um acessório completo que pode ser usado por bebês e meninas que estudam na escola.

Turbante com laço para meninas
Turbante com laço para meninas

A maneira mais fácil de fazer um toucado desses é torcê-lo a partir de um pedaço longo de tecido. Mas é melhor fazer um chapéu com boa fixação de nós. Costurar um turbante infantil não é muito diferente de fazer um turbante de tricô, exceto que é melhor usar veludo ou tecido plissado para uma criança. Ao determinar o tamanho do produto, é melhor torná-lo maior para que o turbante possa ser usado em um chapéu. Em vez de um broche, um laço ficará orgânico em um acessório infantil. Ele pode ser feito do mesmo material do próprio toucado ou de outro, desde que as cores combinem.

Turbante para uma colegial
Turbante para uma colegial

Portanto, não é preciso muita habilidade para saber como costurar um turbante com as próprias mãos - você só precisa de um molde, material para costurar um cocar e pode começar a criar esta peça colorida de guarda-roupa.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior