Os sarafans folclóricos russos sempre foram uma arte. Apesar das muitas decorações, padrões e fitas, são feitos de forma muito simples. Podem ser usados em qualquer época do ano. Este artigo explica como construir um molde para um sarafan russo e quais os tipos disponíveis.
História
Em pé de igualdade com as pessoas da mais alta nobreza, estava o tradicional sarafan no estilo russo, que manteve seu design inalterado por muitos séculos. Os modelos mais antigos pareciam um vestido e eram feitos de uma única peça de tecido com um corte redondo ou retangular no centro (para ser usado sobre a cabeça). Havia também outras variedades deste produto, para ocasiões especiais. Abaixo, descrevemos as características e variedades dos sarafans.

Características de um sarafan
A principal característica dos sarafans é que eles eram feitos de tecidos especiais. No século XIX, quase todos os produtos eram de cores naturais e não eram tingidos. Com o desenvolvimento da costura, tornou-se possível comprar tecidos de cores diferentes e costurar roupas para toda a família.
Observe! Este produto possui elementos distintivos. O tradicional sarafan é sempre decorado com diversos amuletos, tão apreciados pelos camponeses.
Por exemplo, as bordas do produto eram sempre decoradas com bordados diversos, às vezes muito pesados.
Esses símbolos eram uma espécie de amuletos que protegiam contra mau-olhado ou danos. Uma característica distintiva era a imagem no verso, chamada de "sapo" ou "garfo". Este símbolo é muito semelhante a um sapo e muitos o consideram um sinal de riqueza e luxo. Desde os tempos antigos, as meninas acreditavam que esse sapo protegia toda a família das adversidades. Veja abaixo como costurar um sarafan folclórico russo com suas próprias mãos.

Tecido para trabalho
Os materiais para o trabalho devem ser selecionados com muito cuidado.
O tecido deve ser natural e multicolorido para vestidos de verão, leve para camisas femininas e liso para calças, com um padrão pequeno para camisas masculinas.
Se uma mulher não consegue decidir sobre a escolha do padrão, então é escolhido um material de cor única, no qual é costurada uma fita larga com um padrão floral.
Os melhores materiais são seda ou chita, mas cetim também é aceitável. Às vezes, renda fina é usada para decoração, combinando muito bem com a cor vermelha do terno. A camisa geralmente é feita de algodão e deve ser respirável.

Tipos de sarafans
Existem diversas variedades principais.
Vestido de verão em forma de túnica com cunhas oblíquas
Este modelo do produto será o mais antigo. Existiu até o final do século XVIII e era chamado de "shushun" ou "sayan". A principal característica desse produto era seu painel frontal sólido.

Seu modelo mais antigo — um sarafan fechado em forma de túnica — era feito de uma única peça de tecido dobrada ao meio, formando as duas partes da vestimenta. Havia cunhas largas nas laterais.
Produto tipo Swing
Este sarafan era feito de três peças de tecido: duas frontais e uma traseira. Na bainha da peça, duas cunhas curtas oblíquas eram inseridas nas costuras laterais, o que conferia ao vestido uma expansão visual. O sarafan era abotoado na frente. As alças eram costuradas largas ou estreitas, cortadas juntamente com a parte traseira a partir de uma única peça de tecido.
Modelo redondo de vestido de verão
O produto mais difundido e utilizado em quase toda a Rússia no século XIX era o tipo de tecido de Moscou. Distingue-se pela maciez e leveza ao caminhar, embora pareça um traje pesado.

Vestido de verão com corpete
Este seria um subtipo de sarafan redondo com apenas um corpete. Era feito de duas partes: uma parte inferior exuberante e franzida e um corpete que cobria firmemente o peito. Era preso no meio do peito com botões ou presilhas. Esses vestidos eram populares na Rússia Central. Esse traje é mais adequado para meninas com seios grandes, pois o corpete segura o busto firmemente e enfatiza sua forma. Um elástico deve ser costurado sob a linha do peito para que o tecido não pressione o corpo.
Uma camisa feminina russa por baixo de um sarafan é feita de acordo com o padrão mostrado na Figura 2.
Acreditava-se que quanto mais magnífico e longo o traje, mais charmoso e inocente era seu dono.
Como fazer medições
Para desenhar um molde corretamente, você precisa saber as medidas — o volume do peito e das costas. Você não conseguirá fazer isso sozinha, então pode pedir ajuda à sua mãe ou amiga. Durante as medições, a menina deve ficar parada e não curvada. O volume do peito é medido pelo ponto mais convexo e pela protrusão das escápulas nas costas. O centímetro não deve ficar justo ao corpo.

Se desejar, você pode medir a largura do peito e a largura das costas. Nesse caso, você precisa medir a distância das axilas ao longo da saliência mais larga do peito. Em seguida, exatamente o mesmo a partir das axilas, mas ao longo da linha das escápulas. As medições devem ser feitas duas vezes para garantir que estejam corretas.
Por exemplo, para uma altura de 165 cm, é necessário um pedaço de tecido de 2 metros; é sempre melhor levar com uma reserva de 0,5 metro. Como pode haver erros no trabalho, é melhor cortar o excesso do que refazer o produto completamente e adicionar tecido.
Costura passo a passo
O desenho finalizado deve ser aplicado à tela e fixado com alfinetes. Deve ser contornado com giz ou marcador têxtil, sem esquecer de adicionar uma margem de 2 cm. Em seguida, o trabalho é realizado passo a passo:
- Primeiro, você precisa varrer as bordas laterais dos encaixes. É aconselhável processar imediatamente a parte superior com uma fita. Esta é uma das opções mais fáceis. Costure uma fita de cetim no meio da parte da frente;
- Em seguida, você precisa alinhar os cortes laterais, prendê-los com alfinetes e costurá-los na máquina de costura;

- É aconselhável costurar a borda do sarafan com fita colorida e fazer isso até o final do produto;
- A parte superior do produto deve ser costurada com uma linha central para uma montagem confortável, que deve ter a mesma largura do jugo;
- Agora você precisa costurar o jugo na parte inferior do vestido de verão;
- Dobre as alças ao meio, faça uma trança nelas e costure-as ao vestido;
- Decore o produto como desejar.
O molde de um vestido de verão russo para adulto pode ser desenhado de forma independente ou simplesmente baixado da internet. Ao criar o desenho você mesmo, você pode dar originalidade ao produto.
Detalhes adicionais
O sarafan tradicional é uma peça formal. É complementado por uma ampla estampa na parte inferior. É feito principalmente com apliques de tecido estampado em cores vibrantes (vermelho ou laranja).

O padrão se assemelha mais a uma linha reta com pequenos losangos nas laterais. A parte superior é decorada com um debrum de algodão vermelho. A gola e as mangas da camisa podem ser decoradas com trança de cetim.
Observe! Antigamente, pela cor e pelo corte do produto, era possível descobrir de qual família a moça vinha: se era rica ou não, se tinha marido. Senhoras ricas usavam muitas joias caras em seus vestidos.
Um terno clássico também precisa de um kokoshnik. Você pode fazer um em casa ou comprá-lo em uma loja online.

Você pode complementar perfeitamente o visual com diversas decorações, como um colar ou pulseiras eslavas. Você pode costurar franjas ou borlas nas mangas. O kokoshnik geralmente é decorado com miçangas ou contas. Quanto mais brilhante for o visual final, mais ele transmitirá o estilo das moças russas do século XVIII. Trajes femininos tradicionais ainda são considerados a marca registrada da Rússia. Muitos turistas compram um kokoshnik ou uma camisa russa para si mesmos, como lembrança de sua viagem ao nosso país.

Concluindo, vale ressaltar que costurar um sarafan russo tradicional não é tão difícil quanto parece. É feito com apenas alguns pedaços grandes de tecido. Você só precisa ter habilidades mínimas de costura, sendo possível até mesmo costurá-lo sem usar máquina. Este produto pode ser feito tanto para meninas quanto para mulheres. É adequado para uma matinê no jardim ou para uma apresentação em um feriado. Até mesmo uma costureira iniciante pode lidar com o trabalho, o importante é tirar as medidas corretamente.




