Às vezes, ao comprar um colchão, você deve pensar em como cuidar dele. Uma ótima opção seria usar protetores de colchão. Este artigo explica como costurar um lençol com elástico com suas próprias mãos e o que você precisa para isso.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens dos lençóis com elástico.
Este produto com elástico é, sem dúvida, confortável e útil em casa. Sua principal função é criar condições favoráveis durante o sono. Graças ao elástico, o tecido fica firmemente preso e não se move na superfície do colchão. Esses produtos são adequados para crianças, pois elas passam muito tempo na cama. O bebê frequentemente se revira durante o sono, e esse lençol não permitirá o surgimento de dobras que possam interferir em um sono confortável.

Outro aspecto positivo é que o lençol é feito sob medida para o tamanho do colchão e, portanto, se ajusta perfeitamente à superfície. Se você não gosta desses produtos, pode usar um protetor de colchão de algodão. Mas também existem desvantagens, como, por exemplo, a dificuldade de manutenção dos lençóis.
Muitas pessoas têm receio de passar e lavar esse tipo de produto. Para resolver o problema, basta virar o produto com os cantos para fora, dobrá-los e passá-lo com cuidado. Recomenda-se usar o modo delicado para que as dobras quase não se formem.
Existe um método fácil para passar um lençol. Basta colocar o produto sobre o colchão e passá-lo dessa forma. O lençol permanece no colchão ou é cuidadosamente guardado no armário.

Lavar lençóis não é particularmente difícil. É aconselhável usar amaciantes líquidos e amaciantes. Isso tornará o elástico mais resistente ao desgaste. Após a lavagem, verifique se há peças pequenas (meias, roupas íntimas) dentro do lençol, pois ele tem a propriedade de cair pelo furo. Se você aprender a lavar um lençol corretamente, todas as desvantagens não serão tão fatais.
Observe! Dormir neste produto será mais confortável e fácil. Lembre-se também de que ter um lençol com elástico aumenta a vida útil do colchão, pois ele suja menos.
Seleção e preparação do tecido
Como o corpo está em contato constante com o lençol durante o sono, é altamente recomendável comprar apenas tecidos naturais que não causem alergias. Os principais materiais para lençóis são:
- algodão;
- chita;
- seda.
Eles são caracterizados por alta higroscopicidade, resistência ao desgaste e facilidade de manutenção.
O tecido possui propriedades únicas e um efeito benéfico na pele humana. Devido à sua estrutura arejada, o ar circula perfeitamente no tecido. Portanto, mesmo nos dias quentes de verão, o lençol permanecerá fresco e não grudará no corpo. Esses tecidos podem ser adquiridos em qualquer loja de tecidos. Também são fáceis de costurar, tanto à mão quanto à máquina.

Principais tipos de tecidos:
- Popeline. Este material surgiu na Itália no século XIV, e já naquela época eram feitos conjuntos de roupa de cama. O Papa usava apenas lençóis de popeline. O material é feito torcendo fios finos e grossos. Como resultado, o material fica macio na parte da frente, mas resistente na parte de dentro. A popeline é feita tanto com base de algodão quanto com adição de lã;
- cambraia. Tecido leve e arejado. Devido à sua baixa resistência, não é adequado para o uso diário. O tecido é caro, mas não suporta mais de 25 lavagens e, depois disso, perde suas propriedades;

- Jersey de algodão. Este tipo de material possui muitos tipos. Eles diferem na forma como o fio é processado e na tecnologia de tecelagem. A principal diferença é que o tecido não é feito por tecelagem, mas por tricô. Ao se dobrarem, as laçadas formam um material elástico.
Linhas de costura
Antes de comprar fios, você precisa entender para qual finalidade eles serão utilizados. Com base na finalidade, os fios são divididos em vários tipos.
- para costura;
- bordado;
- ponto overloque;
- costura decorativa;
- processamento de seções.
Esses tipos diferem em composição, densidade e comprimento. Para lençóis com elástico, é melhor usar linhas para costura e processamento.

Faixa elástica para roupa íntima
A qualidade do elástico determina suas propriedades de desempenho após inúmeras lavagens. O fio de látex que faz parte do elástico confere resistência e elasticidade ao lençol. Para um tamanho de cama padrão, são necessários cerca de 4 metros de elástico.
Atenção! Para reduzir o consumo de tecido, um elástico largo de até 4 cm é inserido ao longo da borda do produto. Nesse caso, não há necessidade de criar grandes margens para dobras. E a vida útil também é aumentada, pois o elástico fino estica mais rápido.
Escolha do formulário
Para criar uma folha de tamanho padrão de 160x200 cm, é aconselhável escolher tecido de algodão ou linho.

O linho é um tecido bastante denso que pode suportar um grande número de lavagens. Ele absorve a umidade e permite a circulação do ar. O linho e o algodão não acumulam eletricidade estática e não causam irritação ou coceira na pele.
Dos materiais de algodão, os mais populares são chita e cetim. São perfeitos para qualquer estação e são os mais resistentes ao desgaste, além de possuírem alta condutividade térmica.
Para escolher o tamanho certo, primeiro você precisa tirar as marcas exatas no colchão. Geralmente, há uma placa na lateral do produto que diz:
- a primeira linha indica o comprimento do colchão;
- o segundo, respectivamente, é a largura;
- terceira altura do produto.

O lençol pode ser oval ou redondo, tudo depende do colchão em si. Os retangulares são principalmente para adultos. Tamanhos padrão de protetores de colchão para cama de casal ou de solteiro:
- 160×200;
- 180×200;
- 140×200;
- 90×180;
- 90×200.
Os tamanhos europeus não são difíceis de fazer, mas levarão um pouco mais de tempo. As peças de malha são muito boas - são elásticas e confortáveis ao corpo. Mantêm o formato após inúmeras lavagens. E não precisam ser passadas a ferro, o que é uma vantagem especial.
Cálculo
Para calcular a quantidade de material necessária para a fabricação de um produto com elástico, é necessário determinar os parâmetros do colchão. Se uma cama com colchão, por exemplo, tiver dimensões de 122 x 62 cm e a altura do produto for de 13 cm, o cálculo deve ser feito da seguinte forma:

Adicione 13 cm (altura do produto) aos valores 122 e 62. Neste caso, o valor será 135 × 75 cm. Para inserir o elástico, você precisará de um pouco de tecido, com cerca de 4 cm de cada lado. O resultado será 139 × 79 cm de tecido.
Criando um padrão
Para cortar os tecidos corretamente, você precisa fazer um desenho, caso contrário, você pode acidentalmente cortar muito da folha.
Em uma folha de papel Whatman, usando uma régua e um triângulo, você precisa desenhar um diagrama em escala 1:3, adicionando a altura do colchão ao desenho. Em seguida, faça um esboço em papel (A4 ou papel Whatman) usando as dimensões finalizadas. Coloque o desenho finalizado sobre o material esticado (é melhor colocar o tecido em uma superfície plana).

É importante lembrar que os tecidos de algodão encolhem. Portanto, você deve costurar com uma margem ou lavar o tecido antes de começar a trabalhar.
O desenho será feito no próprio material, por isso precisa ser passado a ferro antes do trabalho. Adicione 10 a 12 cm de cada lado, isso é necessário para o revestimento do colchão, e você também precisa levar em consideração uma pequena quantidade de material para o elástico.
O desenho deve se ajustar perfeitamente ao colchão, sem erros. Às vezes, por vários motivos, é necessário construir o material, o que deve ser feito na parte superior; neste caso, a costura ficará sob os travesseiros. É aconselhável lembrar:
- não adianta fazer flexões pesadas, você pode ficar confuso rapidamente;
- quanto mais grosso for o elástico, maior será a margem de segurança que ele terá;
- os cantos do retângulo acabado precisam ser arredondados, então cada borda precisa ser dobrada em 1 cm, também é aconselhável passá-la bem;
- é feita uma margem de 3 cm e a costura é costurada.

É necessário lembrar da presença de uma pequena abertura na costura da costura, onde o elástico será costurado. Uma agulha é fixada na fita e inserida no cordão, puxando o elástico ao longo de todas as bordas do produto. As duas pontas da fita são então costuradas juntas ou separadamente.
Fabricação do produto
Geralmente, um pedaço de tecido mede 2x1 m. Se esse tamanho não for suficiente, uma folha pode ser costurada a partir de dois itens antigos. É melhor usar tecidos hipoalergênicos.

Existem também tecidos feitos de linho, algodão e fios de PVC. Flanela e jersey tornaram-se muito populares, pois são macios e agradáveis ao corpo. No inverno, produtos feitos com esses materiais são mais adequados. Sua vantagem é que esticam bem. Não há necessidade de realizar cálculos complexos considerando as margens de encolhimento, pois elas frequentemente causam erros de tamanho.
Atenção! O material natural clássico não pode ficar sem encolhimento, por isso é melhor deixar 10 cm como reserva.
Após a conclusão de todos os cálculos necessários, o lençol é fixado nos cantos. É necessário medir tudo novamente com precisão, anotando todos os indicadores. Se quase não houver erro, o lençol durará bastante. Se não houver problemas, o trabalho é feito com duas costuras em todos os cantos. Essa capa protegerá o colchão não apenas da sujeira, mas também da deformação.

Como costurar elástico em um lençol
Existem dois métodos para costurar elástico em um lençol:
- no primeiro método, as bordas do tecido são dobradas ao longo de todo o perímetro e um elástico precisa ser costurado na borda externa;
- O segundo método envolve dobrar o tecido em todo o perímetro, formando uma costura, que artesãs experientes chamam de cordão. Em seguida, um elástico é inserido, cujas pontas são firmemente fixadas.
Passar um lençol desses é uma tarefa difícil e trabalhosa, por isso, às vezes, os profissionais usam o terceiro método de costura em elástico. Ele precisa ser fixado apenas nos cantos, então 22 centímetros serão alinhados para cada canto, ou seja, serão necessários aproximadamente 85 a 90 cm de fita. O tecido também é dobrado ao passar e o material no canto é costurado.

Em seguida, todos os cantos são costurados à máquina. O trabalho não leva mais de duas horas. O último método consiste em usar um fecho, que é fixado nos cantos do produto. Os fechos são chamados de fitas com alto coeficiente de elasticidade. Para maior confiabilidade e resistência, às vezes também é usada uma fita transversal. Nos dois últimos métodos, a curvatura da folha pode ser reduzida em 5 cm.
Portanto, costurar um lençol é bem simples. Até uma costureira iniciante consegue fazer o trabalho. Mas antes de costurar, é melhor assistir a algumas masterclasses na internet.




