Para complementar seu look do dia a dia ou da noite com um acessório que combine perfeitamente com a roupa escolhida, um cinto é a escolha certa. Esse acessório será mais apropriado do que nunca se você precisar destacar formas marcantes ou complementar um vestido simples. A principal vantagem é que ele pode ser feito de forma independente e para todos os gostos. Abaixo, você descobrirá como costurar um cinto faixa, um molde para um cinto largo e também um molde para um cinto obi.
- Tipos de cintos de tecido
- Recomendações gerais
- Materiais necessários
- Como tirar medidas e calcular o comprimento e a largura do cinto
- Como costurar um cinto de tecido com suas próprias mãos
- Como costurar um cinto largo de tecido em ganchos de espartilho
- Como costurar um cinto de faixa com suas próprias mãos
- Cinto costurado em saia: descrição do trabalho
- Se o tecido não for longo o suficiente
- Como fortalecer a cintura
Tipos de cintos de tecido
Hoje em dia, você pode escolher um cinto para todas as ocasiões. Eles são divididos em vários tipos, diferindo nos métodos de fixação.
- Cintos com mecanismo de fixação: velcro, botões de pressão, botões, argolas, fios, ganchos.

- Cintos envolventes: são aqueles que formam uma única peça e aqueles que são costurados na parte principal do elemento.
- Cintos mistos. Um tipo de acessório em que há uma amarração de um lado e uma pequena argola para fixação do outro.

Importante! No caso em que seja necessário costurar um cinto para roupas que amarrem nas costas, deve-se levar em conta que será necessário muito mais material.
Recomendações gerais
Antes de começar a fazer, você precisa decidir suas preferências. Pense no formato, textura, fecho e cor do acessório com antecedência. Além disso, antes de ir a uma loja especializada, você deve seguir algumas recomendações, a saber:
- Decida para que finalidade o elemento é necessário. Para um look casual, um terno para a noite ou para o trabalho;
- Tal acessório deve necessariamente combinar com o traje escolhido, ou ser universal, podendo combinar até com o traje mais inesperado;
- Escolha o método de utilização do elemento: como item decorativo ou para expressar o formato do laço.

Materiais necessários
Para fazer um cinto de tecido com suas próprias mãos, você precisa preparar os materiais que precisará para costurar, a saber:
- Fio. Este item não precisa necessariamente ser comprado em lojas, pode ser retirado de um cinto velho e usado em um produto novo;
- Tecido (cetim, couro, couro sintético, material para meias);
- Resina;
- Fios na cor do cinto;
- Máquina de costura;
- Fita métrica;
- alfinetes franceses;
- Tesoura:
- Pino grande padrão.

Como tirar medidas e calcular o comprimento e a largura do cinto
Antes de começar a trabalhar, você precisa tirar as medidas. Sem elas, você pode acabar com uma correia do tamanho errado. Para evitar isso, basta seguir alguns passos, a saber:
- Pegue um cinto velho que você gostaria de trocar.
- Coloque-o sobre uma superfície plana, como uma mesa, um banco ou o chão.
- Meça o comprimento usando uma fita métrica ou trena e anote o resultado, que será usado para fazer uma nova faixa.

Como costurar um cinto de tecido com suas próprias mãos
Muitas pessoas se interessam em como costurar um cinto para um vestido de tecido. Para fazer tudo com qualidade e confiabilidade, você deve seguir as instruções passo a passo:
- Corte algumas tiras de tecido e uma tira de entretela, com cerca de 2 centímetros ou mais de tamanho;
- Conecte todas as tiras com alfinetes e costure-as, removendo os alfinetes conforme avança;
- Em seguida, você deve cortar o tecido restante com uma tesoura, virar o produto do avesso e inserir um alfinete no tecido, puxando-o pela ponta do cinto e agrupando o material em pequenas dobras;
- Depois disso, você precisa finalizar a costura com um ponto reto, virar do avesso e passar a ferro;
- Em seguida, você precisa esconder uma extremidade dentro da faixa e finalizá-la com uma pilha reta regular;
- O passo final é puxar a ponta acabada do cinto através do fio e costurá-la na base da peça para que a fivela fique firmemente presa no anel de material.

Como costurar um cinto largo de tecido em ganchos de espartilho
Instruções passo a passo para costurar um cinto largo de tecido:
- Corte uma tira de material com o dobro da largura do resultado desejado.
- Prepare duas tiras cortadas de entretela e passe-as com ferro em temperatura alta em todos os lados, mantendo uma distância entre elas de aproximadamente um milímetro.
- É necessário passar as sobras. Caso o tecido não ceda ao ferro, fixe-o com fita adesiva.
- Prepare os ganchos do espartilho cortando o comprimento e a largura necessários e prenda-os com uma fita, virando-os do avesso algumas vezes. Essas ações são feitas com a parte direita dos ganchos do espartilho. A parte esquerda deve ser cortada, dobrada ao meio e as bordas passadas a ferro.
- Usando fita adesiva, você deve prender os ganchos dentro do cós e, da mesma forma, conectar todos os lados abertos, além de costurar todos os lados do produto.

Como costurar um cinto de faixa com suas próprias mãos
A tecnologia para fazer um corpete tipo faixa é a seguinte:
- É necessário cortar três partes do elemento: a do meio, a larga e duas partes das amarrações. Para evitar amarrações irregulares, será mais fácil cortar com uma faca sobre uma base de entalhe e também usar uma régua de metal.

- Combine os fios por cor. Em seguida, costure os cordões na parte central do cinto usando um ponto zigue-zague. Este ponto é comum em quase todas as máquinas de costura domésticas. Se ela não conseguir usar o produto de couro ou pular pontos, você pode costurá-lo você mesmo.
- Costure o perímetro do cinto com alfinetes. Essa ação é necessária para que ele não estique durante o uso. Além disso, fica bem bonito, e qualquer máquina de costura pode fazer esse tipo de trabalho.

Cinto costurado em saia: descrição do trabalho
O cinto anexado à saia é costurado usando a seguinte tecnologia:
- Recorte o cinto e prenda-o com uma fita de espartilho;
- Prenda o cinto na saia, prendendo-o no lugar;
- É necessário costurar o cinto dobrando-o ao meio e costurando a margem de costura sob o fecho;

- Corte as margens de costura nos lados curtos, vire o cós para o lado direito e comece a alinhavar;
- Dobre a cintura para baixo;
- As presilhas do cinto precisam ser levantadas, a margem superior precisa ser dobrada ao longo da borda do cinto, depois presa com alfinetes e costurada com uma costura;
- O passo final é passar o cinto com ferro quente e costurar o fecho.

Se o tecido não for longo o suficiente
Há casos em que, ao comprar material para um cinto, o tamanho errado é escolhido por engano e ele acaba sendo insuficiente para a produção. Por exemplo, há um pedaço de tecido medindo 60 centímetros e o cinto precisa ser cortado com 75 centímetros ou mais de comprimento. Nesse caso, é necessário costurar fitas do tamanho apropriado nas extremidades do cinto, adicionando assim o comprimento que faltava do material. Laços ou nós podem ser feitos com fitas para deixar o cinto mais elegante. Você também pode usar fitas de cores contrastantes; nesse caso, cria-se um efeito visível de que a cintura parece mais estreita e a figura adquire os contornos de uma figura esbelta.

Como fortalecer a cintura
Muitas pessoas notam que, com o uso prolongado, o cinto enruga e estica, adquirindo uma aparência pouco atraente. Para evitar isso, você pode fazer um reforço interno com uma entretela ou entretela. A largura da entretela ou do selante deve ser igual à largura do produto final.
Importante! As bordas da tira de borda são tratadas com uma substância especial que fixa os cortes e por isso não devem ser aparadas para não danificar o material.

Assim, considerou-se o que é um cinto obi, o molde e a costura deste produto. Costurar um cinto largo para um vestido com as próprias mãos, como qualquer outro, usando praticamente qualquer tecnologia, não será difícil, e qualquer máquina de costura doméstica pode lidar com isso. Após a fabricação, o cinto enfatizará a figura e decorará qualquer saia, vestido ou terno.




