Itens modernos que antes eram considerados um sinal de riqueza ou pertencimento a uma subcultura específica começaram gradualmente a ser substituídos por roupas comuns e simples. Nos últimos 10 anos, tornou-se tão comum que calças sociais causam mais surpresa do que um moletom, um moletom com capuz ou uma camisa de moletom. Elas ficam ainda mais bonitas e originais se você as costurar. Este material mostrará como costurar um moletom com capuz com suas próprias mãos e como criar um molde para um moletom com capuz.
- Benefícios de costurar seu próprio moletom com capuz
- Tecido para costura, seu consumo e um conjunto de moldes
- Padrão de moletom feminino 2 em 1
- Como cortar um vestido com capuz
- Molde pronto de moletom masculino em quatro tamanhos
- Molde para moletom infantil
- Padrões de capuzes com capuz e moletom
- Como costurar um moletom com capuz com suas próprias mãos usando um molde pronto
- Maneiras de decorar um moletom com capuz
Benefícios de costurar seu próprio moletom com capuz
Assim como acontece com qualquer peça de roupa, há muitos benefícios em fazer a sua própria. Os mais notáveis são:
- Seleção independente de tecidos de alta qualidade e suas cores.
- A capacidade de costurar um produto que ficará perfeito e se ajustará ao seu corpo.

- Colocar sua alma e esforço no processo de costura de roupas, o que as torna mais originais e de alta qualidade.
- Sensações psicológicas agradáveis provenientes do processo de trabalho e uso.
- Oportunidade de praticar e atingir patamares profissionais.
Importante! Este tipo de hobby também tem suas desvantagens. No início, você terá que gastar muito tempo criando um molde e costurando. Além disso, nem todos podem gostar do processo de costura em si: algumas pessoas o acham chato, enquanto outras estão dispostas a gastar dinheiro em itens comprados em lojas.

Tecido para costura, seu consumo e um conjunto de moldes
Para criar um moletom com capuz, recomenda-se o uso de tecidos altamente elásticos: footer, malha grossa, fleece ou velosoft. Na confecção de uma peça tipo bomber, você pode até usar jeans de densidade variada, mortadela e outros tipos de isolamento, como enchimento sintético.

O ideal é usar um pedaço quadrado de tecido com 190 centímetros de lado. Ele acomodará duas partes principais: as costas e a frente, além de mangas e um capuz, se desejar. Se você não alterar o comprimento do molde, do qual depende o comprimento do corte em si, um corte de 150 centímetros será suficiente, mas tudo também depende do estilo.

Na Internet, o molde do moletom com capuz pode ser encontrado em diversas configurações e pode conter as seguintes peças e componentes do produto:
- A prateleira e a parte de trás.
- Manga sem parar com punho.
- Manga cônica contínua.
- Decote clássico com capuz.
- Decote profundo com capuz.
- Capuz "astuto".
- Bolso de aplicação.

Padrão de moletom feminino 2 em 1
O molde de um moletom feminino simples, com ou sem capuz, é bastante simples e estará ao alcance de artesãs sem muita experiência. O diagrama apresentado abaixo será ideal não apenas para um moletom com capuz, mas também para um suéter, moletom e outras peças semelhantes. Todos os tamanhos necessários também são apresentados na figura.
A única coisa que você precisa calcular é a largura do molde. Ele será construído ao longo da linha do peito. Para isso, divida a meia circunferência do peito por dois e adicione de 2 a 4 centímetros para obter um ajuste folgado. Portanto, para o tamanho 44, a circunferência do peito será de 88 centímetros, o que significa que a largura será 44: 2 + 2 = 24 centímetros.

Como cortar um vestido com capuz
Para costurar um vestido assim, os profissionais recomendam usar apenas malhas elásticas de densidade variada. Você precisará de um pedaço de malha de 1,8 metro com 145 centímetros de largura e um pedaço de 65 centímetros do mesmo tecido com estampa (a largura será a mesma). Além disso, você precisará de dois ilhós com 7 milímetros de diâmetro, um cordão com 5 milímetros de diâmetro e até 1,2 metro de comprimento, 4 ilhós para bolsos e linhas.
O processo em si é muito simples: as peças são recortadas do diagrama, levando em consideração as tolerâncias para o conjunto de peças em todos os lados de um centímetro.

Molde pronto de moletom masculino em quatro tamanhos
Costurar uma versão masculina não é essencialmente diferente de costurar uma versão feminina. O produto em si pode ter estampas diferentes e usar tecidos mais grossos. Como regra, os moldes para homens são fornecidos em vários tamanhos, considerando a altura e outros fatores. Esses produtos costumam ser costurados com uma manga raglan e um grande bolso canguru no meio. As pontas das mangas e a barra são decoradas com elástico de malha ou fio de elastano.

Adequados para costura são tecidos de malha densos, de elasticidade média, feitos de materiais naturais ou mistos. É necessário selecionar cuidadosamente o material com base no clima e na época do ano previstos.

Molde para moletom infantil
Para a versão infantil, você deve usar apenas materiais naturais ou, na pior das hipóteses, um tipo misto em que o equilíbrio seja a favor do algodão. Os moletons infantis (meninos e meninas) são feitos de acordo com o mesmo princípio das versões adultas, mas, naturalmente, os tamanhos são uma ordem de magnitude menores, o que ajuda a economizar tecido e recursos ou a optar por um corte menor e de alta qualidade pelo mesmo preço. Cores vibrantes e desenhos com personagens de desenhos animados são adequados para crianças. Você pode até decorar o produto com bordados.

Padrões de capuzes com capuz e moletom
O próprio nome "hoodie" sugere que este item terá um capuz, pois hood é traduzido do inglês como "capuz". O padrão deste detalhe é bastante semelhante aos padrões de elementos semelhantes de outros produtos, mas tem suas próprias nuances. O capuz de um moletom com capuz requer ilhós e cordão.

Depois de construir o molde, você pode começar a alinhavar e costurar: costure as pinças do elemento e passe-as a ferro até o centro. Em seguida, processe a gola do capuz com uma viés, alfinete as bordas na gola e costure o elemento. A última etapa será a vaporização e a instalação dos ilhós.

Como costurar um moletom com capuz com suas próprias mãos usando um molde pronto
Primeiro, você precisa decidir o estilo do produto e sua cor. Para isso, o material apropriado é adquirido. Em seguida, se encontrar um molde pronto, você precisa inserir os valores das medidas principais nele. É ainda melhor se o molde se ajustar ao tamanho inicial. Em seguida, o desenho é marcado no tecido e as partes são cortadas, que são processadas e unidas na ordem determinada pelo molde.

Maneiras de decorar um moletom com capuz
Como já mencionado, tecidos estampados são frequentemente usados para decorar moletons artesanais. São desenhos de diversas plantas, animais ou padrões em tecido. Costurar diversos apliques fofos no peito e na barriga é adequado tanto para crianças quanto para adultos. Além disso, podem ser usados para decorar bolsos e locais com falhas visíveis que não foram notadas durante o processo de fabricação.

Opções com costura em vários detalhes, como elementos de outro tipo de tecido, como couro ou seus substitutos, também ficam ótimas. Você pode dar brilho ao seu suéter com um padrão de miçangas ou lantejoulas.

Assim, o molde de um suéter com capuz é um processo fascinante e simples que até mesmo uma artesã iniciante pode realizar. O principal é entender as nuances e costurar o produto de acordo com as instruções passo a passo dos mestres da alfaiataria.




