Muitas pessoas desejam criar aconchego em casa com as próprias mãos. Isso é possível: basta costurar roupa de cama. Muitas costureiras enfrentam dificuldades ao começar a trabalhar nessa tarefa. Como costurar roupa de cama? Não será difícil se você seguir um certo algoritmo de ações: escolher o tecido e as linhas certas, calcular o consumo de materiais e escolher os moldes básicos.
Dicas para escolher materiais
A qualidade e a duração do uso da roupa de cama dependem diretamente do tecido escolhido para a costura. Ao pesquisar, vale a pena considerar as seguintes nuances:
- A composição dos tecidos deve ser o mais natural possível.
- As opções mais adequadas para um conjunto de roupa de cama são algodão, linho e seda.
- Você também pode usar variações derivadas de fios de algodão natural - cetim ou chita, cambraia, chita e outros.
- O tecido não deve desbotar durante a lavagem.
- Os tecidos devem ser agradáveis ao toque.
- Dependendo dos parâmetros com os quais o kit deve ser obtido, a largura necessária da tela é selecionada.

Informações adicionais! Tecidos naturais, com suas propriedades naturais, são os mais adequados. São ecologicamente corretos e proporcionam condições favoráveis ao corpo e ao organismo.
Em seguida, você precisa prestar atenção às características individuais de cada tipo de material. Nesse caso, vale a pena considerar as vantagens e desvantagens das opções mais comuns:
- O algodão é considerado um material tradicional para costurar roupas de cama. Possui propriedades naturais únicas: permite a passagem do ar, é higroscópico, não causa reações alérgicas e é agradável ao toque. Pode ser usado por muito tempo e é fácil de cuidar.
- A chita também é frequentemente usada para fazer roupas de cama. A tecelagem cruzada dos fios torna a chita durável e macia. Ela não perde suas propriedades externas por muito tempo se o tecido for bem cuidado. A chita absorve bem a umidade e permite a passagem do ar, além de apresentar uma enorme variedade de cores.
- Batiste pode ser usado como "decoração" em vez de um produto prático. Ideal para receber convidados queridos ou como presente. Tecido leve e arejado, agradável ao toque, não adequado para o uso diário, pois não é durável o suficiente.
- O cetim tem um segundo nome bonito: "algodão egípcio". Uma base elegante e durável com brilho fosco é valorizada. O custo desses tecidos é bastante alto, mas a qualidade também é de primeira classe. O cetim é considerado uma alternativa à seda natural, portanto, possui todas as qualidades do material apresentado. A estrutura da tela é uniforme tanto na parte superior quanto na inferior, o que a torna bastante bonita.
- A seda natural é um sinal de luxo e riqueza. O produto pertence à categoria "elite", por isso é caro. A melhor opção é a seda japonesa. O tecido é agradável ao toque, tem brilho uniforme e permite a passagem de umidade e ar. Requer cuidados especiais.
Ainda existem muitos tipos alternativos de tecidos derivados de uma base de algodão ou linho com misturas de fibras sintéticas. Por exemplo, o tecido atoalhado rasgado se tornou muito popular ultimamente. É usado para costurar elementos de roupa de cama de inverno.

A escolha deve ser feita com base em suas capacidades e habilidades. Existem tecidos difíceis de trabalhar; você precisa de habilidades com máquinas de costura ou equipamentos especiais. Às vezes, você precisa até de um furador para costurar alguns tecidos.
Fios para roupa de cama
Para garantir que os acessórios fiquem impecáveis e não deformem o tecido, é necessário usar linhas adequadas. Para fazer a escolha certa, preste atenção aos seguintes aspectos:
- Escolha o esquema de cores certo para combinar com o tom do material.
- Você precisa comprar fibras de qualidade
- Vale a pena escolher a linha de acordo com a espessura e o tipo de tecido.
Os fabricantes oferecem uma ampla gama de fios duráveis e confiáveis. Mas os seguintes são especialmente bons para roupa de cama:
- fio liso 100% poliéster;
- polistrong profissional de alta resistência;
- Linha multiuso - ajusta-se perfeitamente e não é sentida na mão.
Para escolher a combinação certa de "material-linha", durante o processo de compra, vale a pena prestar atenção à marcação. LH - para linho e algodão. LL - uma combinação de linho e lavsan. E os números ao lado das letras maiúsculas indicam a espessura da fibra. Portanto, o material de costura deve ser escolhido com cuidado e cuidado.

Os fios sintéticos são marcados como "100% poliéster". São superiores aos tipos naturais na qualidade da torção das fibras e não soltam fiapos. Até mesmo um leigo consegue distinguir as fibras ruins das boas. O método de reconhecimento consiste em um ponto: um fio de alta qualidade é uniforme e estica suavemente.
Tabela de tamanhos padrão
Para começar a costurar roupa de cama, você precisa saber exatamente para que tipo de conjunto as peças serão confeccionadas. Portanto, o tamanho de cada peça de cama é determinado inicialmente. A maneira mais fácil é usar uma tabela padrão:

Se você usar um berço como base, os parâmetros do futuro conjunto devem ser determinados individualmente. Para isso, você precisa tirar as medidas do colchão, travesseiro e cobertor, já que não há padrões de tamanhos e formatos aqui.
Como calcular a quantidade de tecido
Para não errar na quantidade de tecido, vale a pena fazer os cálculos mais precisos. Isso é especialmente verdadeiro se a costura de roupas de cama for um pequeno negócio doméstico. Primeiro, você precisa decidir sobre os parâmetros de todas as peças da roupa de cama. Além disso, vale a pena considerar o formato do colchão, travesseiro e cobertor. A largura do tecido é importante. Se for 1,5 m, todos os produtos serão costurados. Com uma largura de 2,2 ou 2,4 m, todas as partes dos produtos serão sólidas.
A largura de cada costura e bainha deve ser de 1,5 cm, e o overlock é excluído. Também é melhor excluir as costuras de roupas íntimas – é difícil, demorado e elas ficam muito grossas. A porcentagem de encolhimento pode ser calculada: você precisa pegar um pedaço de tecido de 1 m por 1 m e lavá-lo da mesma forma que lavará roupas íntimas no futuro; após lavar, secar e passar, veja o quanto a peça encolheu. A porcentagem de encolhimento é calculada pela proporção:
- comprimento anterior - 100%;
- novo comprimento - X%;
- Encolhimento = 100 - (novo comprimento * 100 / comprimento antigo).
Por exemplo, 1 m de tecido foi retirado e, após a lavagem, obteve-se 90 cm, com encolhimento = 100 - (90*100/100) = 10%. Este esquema de cálculo é obrigatório ao usar tipos alternativos de tecido para costura. Para que o molde fique correto e sem falta/excesso de tecido, você pode usar a seguinte tabela:

É necessário levar em consideração todas as características do tecido e do formato selecionados. É aconselhável criar inicialmente um esboço.
Costurando um lençol
O mais simples em termos de corte e costura é um lençol. Primeiro, você precisa fazer um molde. Este procedimento pode ser realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- O lençol deve ser cortado na largura total do tecido. O comprimento é calculado usando a fórmula: comprimento do colchão + 20 cm para bainha. Em seguida, adicione alguns centímetros para encolhimento e + 4 cm para margem de costura.
- Meça o comprimento e a largura necessários da tela, que deve ser separada do rolo com uma tesoura afiada.
- Remova quaisquer fios que tenham se separado da parte principal nos cortes.
Observe! Se o molde for feito para toda a largura do tecido, haverá uma borda em ambos os lados. Esses lados não precisam ser processados - a borda não se desfiará.
Descrição do processo de costura de um lençol:
- As bordas precisam ser dobradas 1 cm e passadas a ferro para criar uma espécie de fixação.
- Dobre novamente 1 cm e passe novamente.
- Costure com ponto linho na máquina de costura.

Se a chapa for muito larga e for utilizada uma chapa adicional de 1,5 m de largura, a costura deve ser feita exatamente no meio. Nesse caso, é melhor fazer uma sobreposição de elementos, que depois é costurada.
Recentemente, lençóis com elásticos se tornaram muito populares. Essa opção permite fixar bem o produto no colchão e economiza significativamente em material. Ao mesmo tempo, o padrão e o princípio de fabricação não são complicados em comparação com a versão padrão do item.

Usando este molde, você pode costurar facilmente uma capa de lençol com elástico para qualquer tipo de colchão.
Capa de edredom
Uma capa de edredom é considerada a peça de roupa de cama mais difícil em termos de corte e costura. Muitas vezes, os problemas surgem devido ao tamanho enorme do molde e a um modelo mal escolhido do produto. Primeiro, você precisa determinar onde ficará o furo para o cobertor, depois definir os parâmetros e criar um molde.
Na roupa de cama moderna, é comum esconder completamente o cobertor na capa de edredom, então o furo geralmente é feito na lateral. Alguns modelos sugerem colocar o furo no meio de um dos painéis. Esta é a opção mais simples para costurar este elemento da roupa de cama. Este modelo tem o codinome "envelope".
Como costurar uma capa de edredom-envelope usando um padrão elementar ficará claro no próprio diagrama:

Importante! Todos os cortes que recairão na parte onde as partes frontal e traseira do produto serão costuradas devem ser primeiramente processados com overloque.
A abertura (não costurada) por onde o cobertor será passado está marcada em rosa. Todos os cortes e costuras são feitos seguindo o mesmo princípio de costura de um lençol. Para praticar a criação de um elemento tão complexo de roupa de cama, você pode costurar uma pequena capa de edredom para uma boneca e, em seguida, passar para um trabalho mais amplo.
Fronha
Muitas costureiras já se depararam com a costura de fronhas na escola, durante as aulas de trabalho. O princípio da costura se distingue por ações elementares e pela preparação de um molde completo com um xale. Normalmente, o esboço ficava exatamente assim:

A almofada era colocada no "bolso" da fronha e fixada internamente com a ajuda de uma sobreposição em forma de tira de tecido, o chamado wrap. Mas também existem versões mais modernas de fronhas costuradas, onde o local para passar a linha na almofada pode ficar escondido e localizado em diferentes partes do produto, por exemplo, na lateral.
Aula magistral sobre como costurar uma fronha com um furo escondido para um travesseiro:

- Coloque o tecido sobre uma superfície plana.
- Transfira para a tela as medidas que corresponderão às dimensões da almofada.
- Você precisa formar duas partes que sejam idênticas em formato e tamanho à almofada. Não se esqueça da margem de costura (+4 cm).
- Faça overloque em todos os cortes.
- Coloque as peças frente a frente e costure usando ponto linho.
- O procedimento é realizado em três lados. O quarto lado servirá como abertura para a almofada. Aqui você pode costurar um zíper ou botões.

Além disso, você pode decorar a fronha com babados ao longo do perímetro de todas as costuras laterais. Você precisa preparar 4 tiras de tecido. A largura é determinada arbitrariamente, e o comprimento corresponde às laterais da almofada + 20 cm. Faça um overloque em todos os cortes das tiras. Usando alfinetes de segurança, prenda as tiras com a sobreposição em alguns pontos a uma das partes da fronha. Costure a peça.
Benefícios da costura DIY
Artigos feitos à mão sempre foram muito valorizados, não apenas do ponto de vista moral, mas também financeiro. Não é à toa que as pessoas costumavam fazer fila para ver boas costureiras para fazer isto ou aquilo sob encomenda. Costurar roupa de cama tem muitos aspectos positivos:
- Você pode escolher tecidos de qualquer cor e qualidade. Diversas opções têxteis podem ser combinadas em um único produto.
- Se necessário, você pode costurar itens com formatos e tamanhos fora do padrão, que você definitivamente não conseguirá comprar em uma loja.
- A qualidade da costura e das costuras será diferente da versão de fábrica do trabalho - aqui você pode usar técnicas diferentes.
- O design da roupa de cama pode combinar diferentes modelos que definitivamente não estariam incluídos em um conjunto de fábrica.
- Fazer o seu próprio pode economizar dinheiro que você teria que pagar para embalar e vender o produto ao varejista.

Além disso, essa atividade pode se tornar um negócio doméstico para donas de casa ou um hobby útil para costureiras ávidas. De qualquer forma, a casa sempre terá uma cama nova e arrumada graças à roupa de cama costurada por você mesmo.

Roupas de cama feitas à mão diferem das peças de fábrica em qualidade, aparência, abordagem individual em termos de modelos e cores. Para começar, você deve primeiro selecionar o tecido e os acessórios na quantidade certa. Em seguida, crie moldes para cada elemento do conjunto e costure-os corretamente. No futuro, você deve levar em consideração apenas as regras de cuidado com o tipo de tecido para manter a aparência perfeita dos produtos por muito tempo.




