Procedimento de costura para uma anágua para vestido e saias

A anágua é uma peça importante do guarda-roupa, usada por baixo da roupa. Sua função é torná-la mais exuberante e volumosa. Há vários séculos, esses acessórios eram muito populares – eram usados ​​por baixo de vestidos de baile. Mas, no mundo moderno, a anágua não desapareceu do guarda-roupa das fashionistas; ela não é usada apenas em apresentações teatrais e bailes de máscaras.

Este elemento da vestimenta acrescenta um esplendor adicional aos vestidos de noiva tradicionais e às roupas da moda confeccionadas no estilo dos anos 50 e 60. Nos vestidos festivos das meninas, a anágua também é um atributo obrigatório, e um tutu de várias camadas costurado com tecnologia semelhante pode ser usado separadamente nas festas.

Assim era a anágua antes
Assim era a anágua antes

Classificação

A classificação padrão dos tipos de anáguas é baseada nas seguintes características:

  • Dependendo da dureza - denso e macio.
  • Em termos de volume, são suaves e viçosos.
  • Dependendo do comprimento - esse valor é influenciado pelo estilo do vestido ou saia.
  • Por tipo de design - com camadas, babados ou cauda.
  • Pela complexidade da fabricação. A opção mais simples para costurar uma anágua é criar um trapézio simples a partir de um retângulo, no topo do qual é costurado um elástico. Uma opção mais complexa envolve a confecção de um acessório com argolas, babados e camadas. Este modelo exigirá muito tempo e esforço.
Versão moderna
Versão moderna

Informações adicionais! O resultado final da anágua dependerá em grande parte do material escolhido. Para que o produto seja de alta qualidade, você precisa saber escolher o tecido certo.

Seleção de material

Primeiro, você precisa decidir que tipo de roupa quer ter. Dependendo do tecido escolhido, o conjunto inteiro será fofo ou não.

Para criar um formato de "sino" bem definido, tule rígido, malha ou materiais semelhantes são ideais. Eles permitirão que você crie roupas verdadeiramente volumosas. Para costurar um vestido com um formato bonito, como o "novo visual" da Dior, você precisa usar um tecido macio. Nesse caso, a parte inferior resultará em um vestido de noite elegante em formato de "A" e com a parte inferior alargada. Este design de anágua permite esconder quadris largos, ajuda a enfatizar a cintura e a feminilidade, além de suavizar a discrepância de proporções entre ombros largos e costas estreitas.

Você pode estar interessado nisto:  Costurando roupa de cama você mesmo com tamanhos

Se precisar fazer roupas volumosas, é melhor recusar o uso de tecidos macios – eles simplesmente não conseguirão manter a aparência desejada. Portanto, o tule é o material mais utilizado. Ele é suficientemente rígido, mantém sua forma perfeitamente, mesmo se amassar, de modo que a aparência do traje permanecerá inalterada durante o uso. A desvantagem do tule é sua rigidez durante o trabalho. Costureiras profissionais recomendam que iniciantes inexperientes pratiquem primeiro com esse tecido e só depois tentem costurar. Para aprender a costurar tule, é preciso trabalhar com ele por muito tempo.

anágua de tule
anágua de tule

A rigidez do material também tem suas desvantagens: rasga facilmente as meias-calças e arranha a pele. Para evitar esses problemas, recomenda-se fazer uma camada entre o tecido e as pernas. Recentemente, versões macias de tule, usadas para costurar babados, tornaram-se populares. O produto final será arejado, leve e praticamente imperceptível no corpo.

Se você precisa criar uma estrutura rígida, a melhor solução seria escolher um modelo com bastidor. Este design é feito de malha conectada a elementos de argola. Quem começou a se aventurar na costura recentemente deve primeiro fazer os modelos mais simples que não exigem máquina de costura.

Variações de anáguas
Variações de anáguas

Como costurar uma anágua fofa para um vestido

Para deixar o vestido exuberante, você precisa fazer uma anágua correspondente. Iniciantes devem fazer isso seguindo a master class passo a passo.

Anágua fofa
Anágua fofa

Para concluir o trabalho você precisará de:

  • Tecido de forro para a base - 1,5 metros.
  • Tule - 4,5 metros.
  • Você também precisará de tesouras, agulhas, um furador e um marcador.

A base é necessária para tornar o produto mais confortável de usar e também para facilitar a fixação do tule. Após a preparação do material, você pode passar para o molde da anágua. Quatro peças trapezoidais são cortadas do forro, cujas dimensões são calculadas da seguinte forma: o comprimento é 5 cm menor que o comprimento da saia; a largura é determinada de acordo com o estilo escolhido, mas não muito estreita, para não causar dificuldades de movimento.

Os retalhos são costurados para formar um tecido uniforme. Em seguida, o tule é retirado e dele são cortadas tiras de 180 x 30 cm. As tiras resultantes são dobradas ao meio ao longo do lado comprido e costuradas de baixo para cima na base, de modo que cada uma delas se sobreponha à anterior em 4 cm. O número total de babados depende do comprimento da saia.

Você pode estar interessado nisto:  Moldes e procedimentos de costura para uma saia plissada

Informações adicionais! A principal desvantagem de uma anágua fofa é a grande quantidade de tecido necessária para fazê-la.

Como costurar uma anágua: modelo clássico

As opções clássicas de anáguas são usadas com saias sol ou meio-sol, populares em meados do século passado. Mas a moda está voltando, então você deve se familiarizar com antecedência com a técnica de costura de elementos de roupas clássicas.

Saia de sol com anágua clássica
Saia de sol com anágua clássica

A costura do produto é realizada na seguinte sequência:

  1. A base está preparada. Dependendo do vestido em que será usada, serão necessários até 5 metros de tule.
  2. O tule é cortado em tiras largas, de aproximadamente 15-25 cm cada.
  3. Todas as tiras são recolhidas e costuradas na base.

Costurando uma anágua volumosa sem base

Este produto é adequado para uso em qualquer situação — você pode usá-lo com uma roupa festiva ou um vestido para passear. O acessório é feito na seguinte sequência:

Anágua volumosa sem base
Anágua volumosa sem base
  1. A circunferência da cintura da pessoa para quem esta peça de roupa está sendo costurada é medida e o valor resultante é dividido por 16.
  2. O tecido é dobrado em quatro e quatro quadrados idênticos com lados de 100 cm são desenhados nele com um marcador.
  3. Os padrões resultantes são colocados uns sobre os outros e dobrados ao meio duas vezes.
  4. Um círculo é cuidadosamente recortado ao longo de um dos lados do quadrado. O mesmo é feito com a próxima peça.
  5. Os círculos resultantes são dispostos e em cada um deles é feito um corte radial da linha da cintura para baixo.
  6. Todas as camadas de material são passadas ao longo da linha da cintura e o elástico é costurado aqui.
  7. Uma fita de cetim é costurada na parte superior e inferior da anágua.

Costurando uma anágua de várias camadas com base em

Este design é mais frequentemente usado em vestidos de noiva tradicionais e bufantes. Para costurar corretamente, você deve seguir as instruções:

Um produto exuberante e multicamadas
Um produto exuberante e multicamadas
  1. Para começar o molde, você precisa medir a cintura, adicionando 10 cm à medida do quadril. O raio da saia deve ser igual à circunferência da cintura, somada ao comprimento do produto.
  2. São feitas margens de 1 cm nas laterais e na cintura. A parte inferior da estrutura será coberta com um babado, portanto, não são necessárias margens aqui. É melhor costurar os babados em uma superfície plana, para que não seja necessário costurar a saia ainda.
  3. A primeira linha de marcações de babados é feita 10-15 cm abaixo da cintura.
  4. O comprimento da saia é dividido em três camadas. A inferior é feita de três tiras, que por sua vez são fechadas pela do meio, composta por duas tiras. A camada superior é feita de uma única fita.
  5. Os conjuntos de cada camada individual são colocados uns sobre os outros e costurados com uma costura, ao longo da qual são então dobrados.
  6. O babado inferior é conectado à saia de modo que suas bordas inferiores coincidam.
  7. Os babados restantes são costurados usando o mesmo método e fixados à saia. Cada um deles é cuidadosamente passado a ferro ao longo da costura.
  8. Depois disso, as bordas da saia são costuradas e um elástico é preso na parte superior.
Você pode estar interessado nisto:  Como fazer lindas flores de organza e véu você mesmo

Importante! Se um tecido rígido for usado, todas as bordas e margens serão processadas.

Tratamento de costura
Tratamento de costura

Como decorar a anágua de uma menina

Para deixar seu filho lindo em uma festa infantil, você pode fazer uma anágua para vestido com suas próprias mãos. O princípio de costura para tal produto não é diferente do modelo adulto, exceto pela menor quantidade de material utilizada.

Opções de decoração
Opções de decoração

Às vezes, o produto também pode ser usado como uma peça de roupa independente, por exemplo, em uma festa de Ano Novo. Nesse caso, a anágua precisa ser decorada adicionalmente. A parte inferior do acessório é costurada com uma fita de cetim brilhante, e diversas decorações, couro colorido e padrões de tecido podem ser costurados no tecido. Para dar um visual festivo, é permitido usar quaisquer detalhes e decorações brilhantes que sua imaginação possa imaginar. É melhor escolher uma decoração que combine com o feriado e o papel da criança. Assim, para raposas, coelhos e outros animais, você pode aparar as bordas da saia com inserções de pele. A joaninha parecerá uma joaninha de verdade com círculos de feltro preto costurados em um vestido vermelho.

Adicione volume com uma anágua
Adicione volume com uma anágua

Portanto, para aprender o básico sobre como costurar um complemento caseiro para uma saia e saber como costurar uma anágua em um vestido corretamente, você precisa estudar todas as opções de fabricação possíveis, escolher a master class de sua preferência e começar a trabalhar com segurança. Com a devida paciência, a opção resultante tornará qualquer look mais magnífico e elegante.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior