Você pode fazer um móvel exclusivo com suas próprias mãos, que não só ficará bonito, como também poderá renovar cadeiras e bancos antigos. O mais importante é que você não precisará gastar muito dinheiro; tudo o que você precisa para costurar um assento pode ser facilmente encontrado em casa. Neste artigo, você aprenderá como costurar uma almofada para cadeira de forma que agrade a todos os membros da família.
Seleção de tecido e enchimento para assentos de cadeiras e bancos
Logo no início, é necessário escolher o material certo para costurar a almofada. Vale a pena escolher materiais duráveis e resistentes ao desgaste, como rep, teca ou cetim. Caso o móvel seja destinado ao uso externo (em climas frios), é melhor usar feltro ou jeans velho.

Informações adicionaisAlmofadas podem ser feitas não apenas para cadeiras e bancos, mas também para poltronas, sofás e outros móveis. A diferença estará apenas no tamanho do produto.
Depois de determinar a cor do futuro artesanato, você precisará escolher o enchimento. Nesse caso, preste atenção às seguintes características do material:
- Elasticidade.
- Resistência à deformação.
- Durabilidade.
- Segurança ambiental.
Com base nos critérios apresentados, recomenda-se escolher holofibra, enchimento sintético ou espuma de borracha. A melhor opção seria o látex.

Seleção de cores
Ao escolher a cor da almofada, você não deve se guiar apenas pela cor dos móveis. Você pode escolher um tecido de uma cor que combine harmoniosamente com cortinas, papel de parede ou outros itens de decoração.

Mas, antes de tudo, a cor deve corresponder à finalidade do produto. Se for simplesmente por conveniência, é melhor escolher cores neutras e suaves. Se quiser dar um toque especial ao design do ambiente, você pode escolher um tecido vibrante com um padrão incomum. As linhas de costura são escolhidas na mesma cor do material com o qual a almofada será feita.
Ferramentas necessárias
Para costurar uma almofada para um banquinho ou cadeira com suas próprias mãos, você precisará das seguintes ferramentas:
- Máquina de costura.
- Furador.
- Tesoura. É melhor usar uma tesoura de alfaiate.
- Linhas e agulhas de diferentes comprimentos e espessuras.

Preparando os laços
Em primeiro lugar, as amarras são necessárias para evitar que a almofada escorregue do assento. Mas, às vezes, elas podem ser usadas como elementos de design do produto. Para fazer as amarras, fitas bonitas, cadarços, cordas e até mesmo tiras de tecido servem.

Após concluir o trabalho preparatório, selecione a master class de sua preferência sobre costura de almofadas e siga todas as etapas de acordo com as instruções. Vale a pena considerar a opção de fabricação mais simples, que até mesmo uma costureira iniciante consegue manusear.
Padrão
Fazer um molde para o assento de uma cadeira não é particularmente difícil. Para isso, determine as dimensões do assento para o qual o acessório será feito. Vale a pena considerar que, após o enchimento, as dimensões do produto diminuirão, portanto, o tecido deve ser preparado com uma margem de alguns centímetros de cada lado. Também é necessário decidir qual será o formato do item final. Uma almofada redonda é mais versátil — cabe em quase qualquer banco ou cadeira.

Após os cálculos e medições, uma figura do formato escolhido é desenhada em uma folha de papel e recortada com uma tesoura.
Informações adicionaisPara garantir que o molde corresponda exatamente às dimensões do assento, é necessário usar papel vegetal. Ele é aplicado na superfície e traçado com um marcador.
Instruções de costura passo a passo
Você pode costurar almofadas com suas próprias mãos seguindo estas instruções passo a passo:
- O padrão é marcado e recortado ao longo do contorno.
- O material de enchimento é aplicado ao molde e um elemento do tamanho necessário é recortado. Em seguida, o tecido é aplicado à peça resultante e duas partes idênticas são recortadas com uma margem de 1,5 cm para o tamanho do enchimento.
- O vivo é costurado e fixado à parte superior do tecido. Em seguida, as duas partes da almofada são dobradas, presas com alfinetes e costuradas. Resta apenas um pequeno bolso para inserir o enchimento. Todas as margens, cortes e cantos são virados do avesso.

- O número necessário de pontos onde as gravatas serão fixadas é marcado. O material com o qual serão feitas é selecionado e cortado no comprimento necessário. Em seguida, cada pedaço é dobrado ao meio para formar um anel e costurado na base da almofada.

- A capa resultante é cuidadosamente passada a ferro e preenchida com enchimento. Em seguida, o buraco é removido. Para isso, a borda é nivelada, as margens são dobradas para dentro e costuradas com ponto invisível.
- Se a opção de fazer uma almofada acolchoada for escolhida, nesta etapa todas as costuras restantes serão costuradas.
- Se necessário, o travesseiro pode ser decorado com elementos adicionais.
Costura usando técnica de patchwork
Esta técnica envolve a criação de uma almofada a partir de várias peças. Para isso, são utilizados tecidos de diferentes cores, texturas e até tamanhos. Quanto mais cada detalhe for diferente dos demais, mais interessante será o produto final.

Após a escolha dos materiais, prepara-se um molde. Aqui, tudo depende da sua imaginação. Você pode fazer retalhos do mesmo tamanho e formato, ou diferentes. Após a confecção do molde, as peças resultantes devem ser cuidadosamente costuradas para que se obtenha o formato da futura almofada. A parte interna do produto é feita usando o mesmo método ou a partir de uma única peça de tecido. As peças resultantes são cuidadosamente passadas a ferro.
O enchimento cortado sob medida é aplicado na parte frontal e costurado ao tecido. Em seguida, ambos os lados da almofada são unidos com os lados externos e costurados. Resta apenas uma pequena abertura, por onde o produto é virado do avesso. Em seguida, a almofada é passada a ferro novamente e o furo restante é costurado com ponto invisível.
Importante! Para obter uma costura lisa ao usar uma máquina de costura, você precisa trabalhar devagar. Assim, se surgirem vincos, haverá tempo para alisá-los.
Decoração
Seja qual for a opção escolhida para fazer almofadas, elas podem ser decoradas com elementos decorativos adicionais posteriormente. Mas aqui vale a pena considerar para que esse item de interior será necessário. Se a almofada for necessária apenas como decoração para o ambiente, ela pode ser decorada com miçangas, lantejoulas e muito mais. Se for usada para o fim a que se destina, é melhor recusar tais elementos.

Para evitar qualquer desconforto ao sentar em uma cadeira, você deve decorar as almofadas com materiais que não sejam muito volumosos. Podem ser apliques variados, franjas ou botões. Estes últimos não só decoram o produto, como também evitam que o enchimento fique amontoado.

É melhor cobrir os botões com tecido. A cor é escolhida para combinar com a almofada ou para combinar com ela. Em seguida, a superfície do produto é marcada para que as decorações fiquem a uma distância igual umas das outras. Nos locais indicados, os botões são firmemente costurados à almofada.

Assim, fica claro que é bastante fácil costurar assentos para bancos com as próprias mãos. Basta estocar os materiais necessários e ter paciência. E os elementos decorativos prontos decorarão e atualizarão a aparência do apartamento.




