Às vezes, você quer usar um vestido solto e fluido que realce a beleza do corpo e a suavidade dos movimentos. Nesse caso, faz sentido optar por um vestido enviesado, cujo padrão não crie dificuldades fundamentais. Com um trabalho cuidadoso, você pode costurar roupas que combinam beleza e praticidade.
Regras gerais para este tipo de vestido
Cada tecido possui linhas longitudinais e transversais. Normalmente, ao cortar, a direção delas é levada em consideração ao recortar um detalhe específico para costura. Um vestido enviesado se distingue pelo fato de sua direção de cima para baixo formar um ângulo de 45 graus em relação aos fios retos e transversais. Essa não é a única característica. Vestidos feitos dessa maneira geralmente cedem mais em comparação com outros estilos de vestido. Geralmente, o formato desse modelo é mais solto. Para costurar roupas, escolha tecidos leves que não contenham fios elásticos em sua composição.

Se você comparar vestidos semelhantes, mas com cortes diferentes, o seguinte ficará claro:
- Se os fios do tecido vão de cima para baixo, o vestido não fica esticado e as dobras ficam nas laterais.
- O vestido enviesado, cujo padrão é feito de maneira semelhante, tem um visual diferente: as dobras são franzidas na parte da frente do vestido, começando quase no peito.
Outra característica importante é a instabilidade dos diversos cortes. Devido ao seu corte especial, eles podem facilmente esticar e deformar.
Padrões interessantes
Se você usar um corte enviesado, obterá vestidos, saias ou sarafans que ficam especialmente bonitos na mulher. Eles caem suavemente, enfatizando favoravelmente as características do corpo.
Ultimamente, as descrições de Olga Nikishicheva sobre como fazer vestidos sem moldes têm se tornado cada vez mais populares.
Se você pretende usar algum padrão interessante com tecido enviesado, para aplicá-lo você só precisa fazer isso não na direção dos fios, mas em um ângulo de 45 graus em relação a eles.
Podem ser utilizadas mangas de transformador.
Importante! Este tipo de costura tem suas peculiaridades e exige mais experiência do que a maioria dos outros casos. Nesse tipo de trabalho, o ajuste e a adaptação dos produtos criados desempenham um papel fundamental.
Corte e costura de vestidos
Antes de cortar em viés, é necessário processar o tecido. Isso pode ser feito lavando, secando e passando. Para algumas variedades, basta passar a vapor. Somente depois disso é recomendado começar a cortar.
Normalmente, o tecido encolhe após a primeira lavagem. Para não se preocupar com isso no futuro, a primeira lavagem ou tratamento é feito pela costureira antes do corte. Agora, ela pode ter certeza de que o vestido cortado e costurado não mudará de tamanho no futuro. Essa circunstância é especialmente importante porque, quando um vestido é costurado em viés, ele pode esticar e deformar-se mais do que um vestido costurado da maneira tradicional.
Você pode pegar o molde da revista Burda ou fazer você mesmo.
Aqui falaremos sobre o corte do tipo mais popular desses vestidos.
Vestido cortado na diagonal
Antes de começar a cortar, você precisa dispor o tecido corretamente. Se a tira cortada tiver 150 cm de largura, você precisa medir o mesmo comprimento ao longo da lateral e dobrar o tecido no quadrado resultante em um ângulo em relação à diagonal.
Depois disso, você obterá um triângulo que apareceu depois de dobrar a célula quadrada na diagonal.

Você pode conduzir uma master class de corte com base em um desenho previamente preparado no papel ou fazer marcações diretamente no tecido.
A linha de dobra é, na verdade, a linha central da figura feminina. Como o corte real ocorre dentro do triângulo resultante, você precisa recuar dos cantos para ter espaço suficiente para a largura do molde. Este vestido lembra um trapézio.
Existem três medidas principais usadas para criar um vestido:
- volume do tórax em seu ponto mais largo;
- volume do quadril;
- comprimento do vestido.
Importante! Costuma-se costurar um vestido em viés para que o tecido fique solto. Portanto, ao cortar, adicione aproximadamente 10 cm à meia circunferência dos quadris e do peito para garantir a liberdade do ajuste. Marcas são feitas nesses locais.
No molde, esses valores devem ser colocados perpendicularmente à linha de dobra, onde a largura do triângulo seja suficiente para isso.

O decote e a cava são desenhados de acordo com as marcas feitas. Um segmento reto é desenhado da borda inferior da cava até a marca do peito. A partir dele, um alargamento é feito até a barra do vestido.

Se você fizer uma abertura elegante a partir das axilas, você terá roupas largas.
Agora é necessário começar a trabalhar diretamente com o tecido. Para isso, coloque-o sobre a mesa e dobre-o conforme descrito. Antes disso, ele deve ser cuidadosamente passado a ferro.

Como há duas camadas de tecido, a de cima pode deslizar sobre a de baixo. Para evitar que isso aconteça, pequenos pesos são colocados sobre o tecido (por exemplo, revistas, livros, um saco de ervilhas ou algo semelhante).

Primeiro, você precisa separar a linha do ombro e marcar o ponto final com giz. A partir daí, reserve o comprimento da cava de acordo com o cálculo. Como o tecido estica e cede, a cava precisa ser medida com firmeza.

Na altura da parte inferior da cava, a partir da linha de dobra localizada ao longo da borda esquerda da tabela na figura, desenhe uma linha perpendicular. Meça um quarto da circunferência do peito a partir da borda. Este será o ponto final da cava. Ele é desenhado da extremidade do ombro até o local indicado.
Em seguida, meça 5 centímetros para baixo. Em seguida, desenhe a abertura do vestido até a barra.

Ao fazer uma pinça para o busto, ela deve ser posicionada dois centímetros acima do normal. Isso se deve à capacidade do tecido de se esticar na silhueta. Com essa posição, a pinça se encaixará perfeitamente no lugar.

Ao cortar no viés, preste atenção ao desenho e ao corte da parte inferior do vestido. Se, por exemplo, o comprimento do vestido for 110 cm, ao desenhar a barra, você precisará medir esse comprimento. A medida é feita fazendo a parte inferior em forma de semicírculo. No entanto, não é recomendável cortar o tecido imediatamente nesse ponto.
Devido à flacidez do tecido, a borda inferior cortada pode deformar. Portanto, ela deve ser alinhada após as costuras laterais e dos ombros serem costuradas.
Ao utilizar tecido transparente, pode ser utilizado um forro.
A inclinação dos ombros não deve ultrapassar dois centímetros. O decote pode ser medido 4 cm para baixo e 8 cm para o lado (metade do decote).
O diagrama acima é para o molde das costas. A frente deve ser cortada da mesma maneira, exceto pelo seguinte:
- O pescoço deve ficar 4 cm mais profundo.
- A dobra na cava (na parte inferior) é feita 2 cm mais profunda.
Pontos estabilizadores são feitos na cava e no pescoço. São uma costura regular. Se as aberturas da cava e do pescoço esticarem, os fios precisarão ser puxados um pouco para reforçar as bordas.
Agora só falta fazer as mangas no comprimento desejado e o corte enviesado do vestido estará completo.
Vestido enviesado para mulheres plus size
Vestidos desse tipo permitem revelar as características do seu corpo. Se forem usados por mulheres cheinhas, elas podem escolher um modelo com cintura alta, manga morcego ou um vestido longo. Nesse caso, o estilo do vestido disfarçará a volume e enfatizará a graciosidade dos movimentos.
Importante! Um modelo de vestido com corte enviesado e listras para mulheres cheinhas é ideal para mulheres acima do peso. Se elas estiverem em um ângulo em relação à vertical, esse tipo de vestido esconderá a plenitude da silhueta.
Corte e costura com acabamento em cava
Se você estiver costurando um vestido sem mangas com corte enviesado, precisará processar as cavas. Para isso, você precisa fazer uma frente.
Isso é feito da seguinte maneira:
- É necessário cortar o revestimento.
- Você precisa fazer o overloque das bordas da cava e do forro separadamente.
- O revestimento é colocado do lado de fora, com o lado avesso voltado para cima.
- Faça uma costura a uma distância de 2-3 mm da borda.
- Em seguida, o revestimento é virado para dentro. Nesse caso, a borda externa da costura se move para dentro.
- Agora faça outra costura a uma distância de 6-8 mm.
Agora a frente da cava está pronta. Só falta passar a costura com cuidado. Isso não só dará um visual bonito, como também fortalecerá a borda do tecido.

Conectando as bordas de um vestido com uma costura de linho
O nome desta costura vem do fato de ser usada em roupas de cama. É usada em condições em que lençóis ou fronhas são submetidos a estresse mecânico ou químico. Um exemplo deste último seria o uso de agentes de limpeza fortes. A seguir, mostraremos como costurar um vestido com costuras enviesadas.
Este nome genérico reúne vários tipos de costuras que tornam a linha de união mais durável e, ao mesmo tempo, conferem-lhe uma aparência bonita. Ao costurar um vestido em viés, é importante usar uma combinação desses métodos de união, pois o tecido, nesses casos, se deforma e estica facilmente, o que reduz a resistência da conexão.
Abaixo discutiremos com mais detalhes os tipos de pontos de linho usados na prática.
Costura dupla volta
Para fazer isso, você precisa preparar dois pedaços de material que precisarão ser fixados.

Eles precisam ser dobrados com o avesso voltado para fora. Uma costura é feita ao longo da borda a uma distância de 4 mm.

Agora, dobre as duas peças ao meio, de modo que a borda da costura fique para dentro. Agora, você precisa costurar novamente.

A segunda costura deve estar localizada a uma distância de 8 mm da borda.
Costura de sobreposição
Neste caso, pedaços de chiffon ou outro tecido são aplicados uns aos outros com os lados avessos juntos. O inferior sobressai cerca de um centímetro. Esta borda é dobrada em relação à peça superior. Sobre o tipo, há uma tira de um centímetro de largura. Ela é costurada à máquina a uma distância de 1 mm da borda da tira dobrada (9 mm da dobra).
Em seguida, os dois pedaços de tecido são colocados com o avesso voltado para baixo. A tira costurada ficará voltada para cima. Ela deve ser colocada de um lado, de modo que os pontos da costura recém-feita fiquem voltados para baixo.
Esta tira é costurada à máquina a uma distância de 1 mm da borda. Assim, a união de dois pedaços de tecido parecerá uma tira de 1 cm de largura. Ao mesmo tempo, ambas as costuras recém-feitas ficarão visíveis de um lado e apenas uma do outro. Esta costura pode ser usada para unir pedaços transparentes de tecido.
Um vestido com corte enviesado não é muito mais difícil de fazer do que um vestido comum. Ao mesmo tempo, ele terá vantagens e características que precisam ser levadas em consideração. Um vestido ou saia leve, ondulado e bonito ajudará uma mulher a criar um visual elegante e estiloso.




