Existem muitas maneiras de imprimir uma imagem em tecido, que diferem em termos de reprodução de cores, qualidade e recursos. Abaixo estão os métodos básicos de impressão em uma base de tecido.
- Descrição de várias tecnologias de impressão em tecido
- Impressão digital
- Serigrafia
- Transferência térmica
- Eixos gravados em impressão
- Impressão por sublimação
- Quais tecnologias de impressão são adequadas para tecidos naturais
- Quais tecnologias de impressão são adequadas para tecidos sintéticos
- Impressão de imagens em roupa de cama
Descrição de várias tecnologias de impressão em tecido
As tecnologias de impressão em tecidos mais populares são apresentadas abaixo.
Impressão digital
A impressão digital em tecido envolve a aplicação de uma imagem usando uma impressora sem o uso de papel ou filme. É devido à ausência de um suporte intermediário que esse método é chamado de direto.

A impressão digital direta é utilizada tanto para pedidos individuais quanto em lotes. Essa tecnologia se destaca pela capacidade de aplicar rapidamente uma impressão em tecidos, estampar uma camiseta com um logotipo e decorar roupas de cama e mesa.
Como esse método utiliza tingimento total do tecido, ele é ideal para a produção de bandeiras.
Entre as características desta tecnologia de aplicação de estampas em tecidos, destacam-se:
- o preço do serviço é menor que outros tipos;
- está disponível impressão de alta qualidade, o que permite imprimir fotos em tecido;
- Para obter a maior estabilidade do padrão, é necessário selecionar um tecido de cor clara;
- a durabilidade do desenho em tecidos coloridos depende da qualidade da tinta branca, que é usada como base para a futura imagem;
- A gama de cores geralmente consiste em quatro cores (modelo CMYK) ou seis (modelo CMYK Laranja Azul).
Importante! Ao usar o modelo de cores CMYK econômico, é impossível transmitir tons de azul ricos.

Serigrafia
A serigrafia ou serigrafia de desenhos em tecido é realizada com equipamentos especiais que utilizam telas de náilon. Elas são instaladas dentro da máquina de serigrafia. Cada cor tem uma tela separada com um estêncil aplicado, através do qual a tinta penetra nas fibras do tecido. A serigrafia pode ser usada em qualquer tipo de tecido.
O uso deste método de aplicação limita-se ao uso de imagens vetoriais para transferência para tecidos. É por isso que a maioria dos pedidos de serigrafia consiste na criação de inscrições em lotes de roupas. Um pedido de serigrafia é mais vantajoso do ponto de vista do preço para um pedido grande, no qual a imagem aplicada conterá um pequeno número de cores.
Existem vários tipos de serigrafia:
- Serigrafia direta em cores. Utilizada para obter cores ricas com transições de tonalidade.
- Impressão 3D. Permite criar imagens em relevo tridimensionais.
- Foiling. É usado para criar imagens metalizadas de várias cores.
- Lifting térmico. Permite obter uma imagem "espumada".
- Efeitos de luz. Permite obter uma impressão que brilha no escuro.
Importante! Devido às peculiaridades desse método, a impressão serigráfica não consegue exibir transições suaves de gradiente de uma cor para outra no tecido.

Transferência térmica
Transferência térmica significa literalmente transferência a quente. A tecnologia de transferência térmica envolve a transferência de uma imagem de um filme para um produto usando uma prensa térmica. Primeiro, a imagem é impressa em papel de transferência. O papel é coberto com uma fina camada de filme, que é então transferida para o tecido junto com a imagem usando uma prensa térmica.
A transferência térmica é uma das maneiras mais populares, simples e rápidas de decorar camisetas e bonés com designs.
Este método de aplicação de uma imagem na tela tem uma série de vantagens:
- a imagem não perde a cor quando transferida para os tecidos;
- adequado para qualquer composição de tecido;
- é relativamente barato;
- A impressão resultante no tecido resiste bem à lavagem.
Importante! A qualidade do produto final depende diretamente da qualidade dos corantes e do papel de transferência utilizados.

Eixos gravados em impressão
A impressão em tecido dessa forma é feita usando cilindros de cobre, nos quais uma imagem gravada é aplicada. O processo de aplicação de uma imagem na tela consiste na transferência de tinta sob pressão do rolo para o produto.
Este método é o mais complexo e tecnológico. É usado principalmente para aplicação em rolo de estampas não multicoloridas em tecido.
Importante! Eixos gravados são usados somente em fábricas de produção industrial.

Impressão por sublimação
A sublimação é semelhante à tecnologia de transferência térmica em muitos aspectos. O processo de impressão também ocorre em duas etapas. Primeiro, a imagem é aplicada em papel de transferência fotográfica, que não absorve tinta. Em seguida, usando uma prensa térmica, as tintas são transferidas do papel para o produto e fixadas nele.
A impressão por sublimação é usada para obter uma imagem resistente a quaisquer influências externas. Este método de aplicação de uma imagem em tecidos é frequentemente usado para imprimir grandes bandeiras de rua.
A impressão por sublimação se distingue por:
- qualidade de imagem fotográfica;
- resistência da imagem ao desbotamento;
- a possibilidade de aplicar corantes apenas em tecidos compostos por mais de 50% de fibras sintéticas.
Importante! A alta qualidade do design só é possível quando se trabalha com tecidos leves.

Quais tecnologias de impressão são adequadas para tecidos naturais
A dificuldade em aplicar uma imagem em tecidos naturais está na estrutura dos materiais, que não são propensos a incorporar corantes facilmente.
Com exceção da sublimação, todas as tecnologias acima são adequadas para impressão em tecidos naturais. Mas algumas têm dificuldades em trabalhar com fibras naturais.

Em relação ao método de impressão digital, vale ressaltar que a durabilidade do padrão depende diretamente da textura do tecido natural. Quanto mais textura for a base do tecido, menos durável será a imagem final. Essa desvantagem é combatida ao alisar a textura em altas temperaturas.
Usando o método de serigrafia, é possível aplicar um padrão a todos os tipos de tecidos usando diferentes corantes para diferentes bases de tecido.

A tecnologia de transferência térmica de uma imagem para tecido natural consiste no uso de tintas químicas, filmes e papéis revestidos com polímero. A transferência térmica garante a adesão dos corantes às fibras do tecido. A imagem obtida dessa forma não é sentida no produto e permanece por um longo período.
Quais tecnologias de impressão são adequadas para tecidos sintéticos
A impressão em tecido sintético é bastante despretensiosa. O tecido possui poros que se abrem durante o tratamento térmico, permitindo uma boa absorção da tinta. Portanto, ao escolher um tecido sintético personalizado com seu próprio design, você não precisa se preocupar com a inadequação de nenhum método.

Impressão de imagens em roupa de cama
Para criar um desenho ou impressão em roupa de cama, geralmente recorrem aos serviços de grandes gráficas que possuem o equipamento necessário ou a um especialista em pintura de tecidos. O trabalho manual é muito mais valorizado e leva muito tempo, por isso é caro por metro de tecido. A pintura à máquina em roupa de cama é mais barata. Existe também uma técnica combinada para aplicar uma imagem, que envolve o trabalho manual e a máquina em turnos.

A roupa de cama está frequentemente sujeita a atrito, por isso é muito importante que o padrão aplicado seja durável. Também é necessário que o tecido não fique áspero após o tingimento e não adquira um odor químico desagradável. Isso pode ser alcançado escolhendo a tinta certa.
O método mais popular para tingir roupas de cama de diversos tecidos são as tintas plastisol. Elas cobrem apenas as camadas superiores do material e não afetam a maciez do tecido, além de não desbotarem por muito tempo.

Os principais critérios para a escolha de uma tecnologia de impressão de uma imagem em tecido são: a composição do tecido e as propriedades da tinta. Os métodos de impressão têxtil diferem não apenas no preço e no tempo de trabalho, mas também em algumas características do produto final.




