Absolutamente todas as mulheres querem estar bonitas. Elas cuidam da aparência, da pele, do cabelo, das unhas, mas há coisas que sempre permanecem escondidas dos olhares curiosos. Roupa íntima é uma delas. Conjuntos comprados em lojas são caros e, na maioria das vezes, usam materiais sintéticos baratos que não permitem que o corpo respire e rapidamente se tornam inutilizáveis.
É por isso que muitas pessoas têm a ideia de aprender a costurar calcinhas e sutiãs com as próprias mãos. Além de ser um processo divertido, também economiza dinheiro, aprimora suas habilidades artesanais e oferece a oportunidade de ganhar dinheiro vendendo seus próprios produtos artesanais. Hoje, vamos mostrar como costurar roupas íntimas em casa, como fazer moldes para roupas íntimas, quais são as técnicas básicas de costura e como escolher o tecido certo para roupas íntimas, de modo que elas se ajustem confortavelmente.

Escolha do tecido
A escolha do tecido depende diretamente do modelo do futuro produto. Recomenda-se escolher um material que seja agradável ao corpo, bonito e que permita que a pele respire. Ele também deve esticar bem e ser resistente ao estiramento, retornando à sua forma original. Você pode experimentar e combinar tecidos entre si, por exemplo, guipura e cetim, malha e renda, malha e microfibra.
Importante! Antes do processo de costura propriamente dito, o tecido deve ser desengordurado. Isso é feito para que o produto não encolha após a primeira lavagem. Para desengordurar o material, ele é passado a ferro com vapor abundante.

Acessórios e materiais
Costurar roupas íntimas em si não é um processo complicado, mas existem algumas nuances. Trata-se de um trabalho meticuloso que exige precisão e atenção da costureira. O molde pode ser comprado pronto ou inventado por você. Muitas opções podem ser encontradas na internet, de domínio público, caso você não consiga fazê-lo sozinho.

Ferramentas de costura, incluindo linhas, agulhas e outros itens, também devem ser escolhidos com cuidado. As agulhas para costura de malhas elásticas ou de malha devem ser escolhidas com um número de 70 a 80. Recomenda-se usar linhas fortes, mas finas, para que não sejam sentidas pelo corpo e possam suportar a lavagem na máquina de lavar.

É aconselhável processar as bordas com ponto zigue-zague e costurar as partes restantes com ponto simples à máquina ou overloque. O comprimento do ponto para esses produtos é de 2 a 2,5 mm, e para linhas de acabamento, 3 mm. Vale lembrar também que após cada ponto, são feitos os fechos. Pequenos enfeites são fixados da mesma forma que os botões.

Para iniciantes, um conjunto de guipura é ideal, geralmente sem ossos e almofadas de espuma. Essa roupa íntima tem um visual elegante e romântico. A guipura em si é durável, resistente ao desgaste e leve. Não requer processamento adicional nas bordas, pois contém cupons.

Padrão de calcinhas femininas
Esta seção discutirá os métodos de corte de biquínis e calcinhas femininas. O que todos os tipos de produtos têm em comum é que não devem raspar ou cair. A peça deve ser confortável, então a primeira coisa que você precisa fazer é tirar todas as medidas corretamente.

Bikini
Antes de fazer um desenho, você deve medir:
- Circunferência do quadril;
- Circunferência da cintura;
- Alturas dos assentos do produto;
- A altura dos quadris em si.

O padrão apresentado leva em consideração dimensões específicas, mas não será difícil alterar e calcular seus parâmetros. As principais etapas do padrão são:
- Definindo a cintura e a linha superior da calcinha;
- Modelagem da costura lateral e da costura do reforço;
- Desenhando a linha de recorte das metades frontal e traseira do produto;
- Pensando no tipo de reforço.

Calças femininas
As calças modernas parecem muito diferentes das de vários séculos atrás: elas se transformaram e ficaram mais curtas. Isso se tornou o principal fator para sua popularidade duradoura. Calças com o corte certo vestem bem e não restringem os movimentos.

As medidas serão idênticas às indicadas acima para costurar calcinhas e biquínis comuns. O processo de modelagem também não é diferente de fazer um biquíni. O desenho começa no canto superior esquerdo e define gradualmente as metades frontal e traseira das calças, que são a base.
Importante! A medição do tecido para calças é feita da seguinte forma: o desenho final é medido de cima para baixo e são acrescentados 5 centímetros. Esses produtos devem ser feitos apenas de material elástico.

Padrão de sutiã
Os sutiãs podem vir em uma variedade de formatos e estilos. Estes incluem: push-up, bojos macios, bralette, top cropped e bandeau. Além do tecido, você precisará do seguinte para costurar um sutiã:
- Duas tiras;
- Um tipo adequado de fecho;
- Os ajustadores são longos para cada alça.

Fazendo um sutiã-sutiã
Usando este tipo como exemplo, você pode mostrar todas as nuances do trabalho. Para criá-lo, você precisará de material liso ou rendado, além de todos os atributos necessários, como elásticos, fechos e reguladores. O processo de costura é assim:
- Crie você mesmo um padrão. Para isso, recorte dois triângulos retângulos;
- Colocação do esboço no tecido de trabalho, sua fixação e corte ao longo dos contornos;
- Costurando os copos, cada um composto por duas partes;
- Inserção de uma moldura ou junta;
- Costurar renda em volta de um elástico largo e fixá-lo nos bojos;
- Costurando um elástico fino com fechos presos.

Padrão de espartilho
O molde do espartilho é baseado no molde de um body feminino e é construído de acordo com suas medidas. Após as medidas, parte-se para a modelagem e o molde direto do produto, no qual as linhas de modelagem são aplicadas. Como o espartilho deve se ajustar às costas e à cintura, recomenda-se estreitar a frente e as costas do produto em um centímetro. Além disso, deve ser feita uma pinça adicional de um centímetro de profundidade no desenho.

A mesma pinça é feita na parte de trás, na altura da cintura, com 1 centímetro de profundidade. A parte de baixo é feita de acordo com o molde. Neste caso, são reservados 10 centímetros da cintura no meio da frente, 8 centímetros nas laterais e 10 e 8 centímetros nas costas.

Molde de body feminino
Para fazer um body, você precisa tirar as seguintes medidas:
- Peito e parte inferior do busto;
- Circunferência da cintura;
- Circunferência do quadril.
Além disso, são medidos: altura do peito, comprimento frontal da cintura e dos ombros, altura do quadril e profundidade das cavas. No processo de modelagem, são preparados o reforço traseiro, as linhas de pinças, as linhas dos ombros frontais e é determinado o ponto extremo do ombro frontal. Além disso, são definidos o decote e seu recorte, as linhas das cavas e das pernas, e os parâmetros de ajuste das costas e da frente.

Camisola
Camisolas e camisolas para dormir não perderam sua popularidade até hoje. É por isso que muitas artesãs se esforçam para costurar esta peça de roupa para si mesmas com materiais respiráveis e confortáveis. Além disso, costurar uma camisola é um pouco mais fácil do que todos os itens mencionados acima, o que é adequado para artesãs iniciantes.

O próprio formato do molde pressupõe a modelagem das costas e da frente. Para fazer as costas, medem-se 3 centímetros a partir da linha da cava na lateral e 4 centímetros ao longo da linha das costas. Em seguida, esses pontos são conectados por uma linha reta. A profundidade da cintura é reduzida em meio centímetro de cada lado. Em seguida, a bainha das costas é alargada ao longo da linha central e da costura lateral em 3 centímetros. No final, desenham-se as alças e sua localização.

A frente é feita da seguinte maneira: 3 centímetros são medidos a partir da cava ao longo da linha lateral e, em seguida, 8 centímetros. 4 centímetros são medidos a partir da cava ao longo da linha central da frente.
Importante! Se desejar, você pode alterar a profundidade do decote em maior ou menor grau.

Em seguida, os pontos são conectados por segmentos retos e 14 pontos são colocados a partir do topo da pinça do peito em ambos os lados. O formato do corpete da camisola é construído como uma linha ligeiramente côncava. O decote frontal é reto. Da parte inferior da pinça da cintura, uma linha deve ser abaixada verticalmente até a parte inferior da frente. Reserve 2 centímetros para a esquerda e para a direita e, em seguida, conecte esses pontos com as laterais da pinça da cintura na cintura. Um alargamento de 3 centímetros é feito ao longo da costura lateral.

Assim, costurar roupas íntimas de renda ou lisas na forma de calcinhas, sutiãs, espartilhos e até camisolas não é tão difícil. O principal é construir o molde corretamente, o que não é fácil por si só. Existem muitas soluções prontas para todos os gostos e estilos disponíveis publicamente na internet, então não deve haver problemas se a construção independente não funcionar. Por exemplo, você pode usar o conhecido site de cursos Burda Style, que oferece centenas de moldes gratuitos. Para artesãos ou costureiras mais experientes, fazer roupas íntimas personalizadas pode ser uma boa maneira de ganhar dinheiro e montar seu próprio pequeno negócio ou ateliê, então vale a pena praticar.




