Um suéter é uma peça de roupa básica para todas as mulheres e crianças. Hoje em dia, você pode fazê-lo sozinha, com ou sem molde. Existem diferentes maneiras e estilos de criar um produto assim. Como costurar um suéter com as próprias mãos para iniciantes? Quais são algumas dicas para iniciantes? Como trabalhar com diferentes materiais? Mais sobre isso abaixo.
Usando padrões prontos
Um suéter é um item difícil de ser criado por um artesão não profissional, especialmente sem um molde para um suéter de tricô tamanho 52 com agulhas de tricô, pois primeiro é preciso tirar as medidas adequadas e, em seguida, os moldes. Em seguida, transfira-o do molde para o tecido e recorte o molde com margem para costuras e dobras. Também é necessário levar em consideração o tecido e pensar em como criar moldes de acordo com suas propriedades. Como resultado, essa é uma tarefa difícil. A única coisa que pode ser facilitada é que os moldes são retirados da internet e tudo o que resta para a artesã iniciante é redesenhá-los no tecido.

Como costurar um suéter sem base
Você pode costurar um suéter mesmo sem um molde para um suéter de lã feminino. Nesse caso, você precisará pegar um produto antigo e cortá-lo ao longo das costuras em pedaços separados. Essas peças servirão de molde para a criação de uma nova peça. Esta dica simples será especialmente útil para artesãos que estão aprendendo a modelar. No futuro, você poderá redesenhar os moldes preparados e criar suéteres sem precisar de medidas.

Costurando uma blusa com ombros caídos
A blusa de ombros caídos é um modelo que se manteve no auge da popularidade desde o início do século. É fácil de fazer, com base em moldes de peças antigas ou encontradas na internet. Também é fácil de desenhar, estudando uma master class passo a passo com outras artesãs experientes.
Tudo o que você precisa é de um tecido elástico de boa qualidade para começar, agulhas, linha de algodão, uma máquina de costura e giz para desenhar. Você também pode levar alguns acessórios de acabamento.
Observe! Todo o processo de costura é assim: primeiro, os moldes são criados e unidos. A jaqueta preliminar é experimentada e, se tudo estiver perfeito, os pontos finais são feitos na máquina de costura.

Dicas para iniciantes
Muitas costureiras experientes dão recomendações simples a estilistas iniciantes sobre como costurar uma blusa. Por isso, aconselham inicialmente a abandonar materiais como seda, guipura e chiffon, até que a técnica de costura seja dominada perfeitamente. Recomendam dar preferência à lã com adição de poliéster, pois é mais fácil esconder possíveis falhas e esse modelo estica bem em caso de falha no tamanho. Além disso, aconselham a criação de moldes com base em peças antigas.

Suéteres feitos de materiais diferentes
Atualmente, suéteres para homens, mulheres e crianças são feitos de materiais diferentes. Portanto, costurar uma blusa de malha não é difícil. Alguns tentam combinar tecidos entre si. Por exemplo, o algodão é combinado com inserções de renda vazada, o poliéster é complementado com sintéticos, a lã é decorada com guipura e cetim, e as malhas são combinadas com poliéster. Há também combinações mais ousadas, onde os suéteres são criados no estilo patchwork, tricotando. Esse estilo envolve a combinação de peças de diferentes materiais em um único produto, que você mesmo pode tricotar. O resultado é uma roupa autêntica.
Observe! Vale ressaltar que o melhor material para um suéter voador com capuz ou jaqueta é a malha. Trata-se de um material leve e respirável para meninos e meninas, permitindo criar um suéter em diferentes variações.

Seda, chiffon
Seda e chiffon são os materiais com os quais as costureiras evitam trabalhar ao criar um moletom ou moletom com capuz, mesmo para uma boneca Barbie ou Monster High. Esses são os materiais nos quais é difícil construir um desenho e um molde devido à sua mobilidade, friabilidade e transparência. Além disso, a dificuldade de trabalhar com eles reside na visibilidade das perfurações da agulha e na sensibilidade à água com detergentes. A seda não tolera lavagem e passagem a ferro, portanto, se o material estiver enrugado, será difícil construir um desenho sobre ele e tentar conectar as partes necessárias.
Um produto de seda acabado requer manuseio cuidadoso e uso adequado para que não encolha gradualmente e perca o brilho. Portanto, criar uma blusa com esse material não é a melhor solução.

O chiffon é um pouco mais flexível que a seda, mas ainda assim é difícil de trabalhar. Recomenda-se complementá-lo com outros materiais. Por exemplo, produtos com adição de tecidos de algodão, além do chiffon, ficam ótimos.

Malhas
A malha é um ótimo material para criar um suéter leve, arejado e elástico, pois é composta por fios naturais e fios de seda, linho, algodão e lã. Frequentemente, é feita de acetato, viscose, lycra e elastano. É macia, higiênica, prática, possui uma ampla gama de cores, é elástica, fácil de cuidar e respirável. É muito fácil fazer um suéter com ela, com base nas master classes disponíveis e nas instruções passo a passo.
Observe! Sua vantagem também é que, mesmo que você erre nos cálculos, o material estica bem e se ajusta perfeitamente ao seu corpo.

Jaqueta suéter
É muito fácil recortar um suéter e fazer um cardigã com ele. Você não precisa de pinças, moldes ou outros desenhos para isso. Tudo o que você precisa é de tesoura, agulhas, linhas e uma máquina de costura. Se o suéter tiver um decote, ele precisa ser cortado. Depois, você pode aparar as mangas ou fazer furos interessantes nos ombros ou nas costas. Outro material precisa ser costurado nos locais das partes cortadas. Como regra, muitas pessoas usam tecidos mais leves para criar uma transição decorativa e nítida. Em seguida, o produto final pode ser decorado com um cinto, botões e outros itens.

Costurando uma blusa infantil
A maneira mais fácil de fazer uma blusa infantil é recortar uma peça antiga e adicionar alguns centímetros de todas as partes para dar uma folga. Também é fácil de fazer, contando com moldes prontos e master classes disponíveis na internet. Um artesão iniciante só precisa costurar todas as partes e depois decorar o produto resultante.

Como costurar um suéter de tricô
É fácil costurar um suéter de tricô fazendo algum tipo de pinça. Você pode tentar não costurar nada, apenas lavá-lo na máquina de lavar em alta temperatura. Outra opção interessante para costurar um suéter de tricô é cortar as partes e substituí-las por outras. Muitas costureiras iniciantes usam esse método não convencional.
Observe! Também existe a opção de costurar um suéter de malha, cortá-lo ao meio e transformá-lo em um produto com botões ou zíper.

Em geral, não é difícil costurar um suéter com as próprias mãos, desde que você tenha conhecimento na área de criação de moldes e instruções passo a passo prontas. É importante entender que o principal será a escolha do material. Para iniciantes, lã ou materiais sintéticos são mais adequados, até que desenvolvam a mão e aprendam a tirar medidas corretamente e a recuar das bordas. É melhor tentar primeiro recortar um produto antigo e decorá-lo, transformando-o em um novo.




