Muitas vezes, é necessário conectar diferentes tecidos entre si ou com outros tipos de materiais. Isso também se aplica à vida cotidiana e aos artesanatos domésticos. Para esse trabalho, são necessários adesivos especiais, que diferem em propriedades e características dos adesivos comuns. Esta é uma excelente alternativa às agulhas e linhas, pois não deixa marcas na superfície de trabalho. Mesmo sob a influência de fatores externos, os materiais mantêm sua resistência. Todos entenderão como colar tecido com tecido graças a este material.
- Como escolher cola para artesanato?
- Compostos de borracha
- Composições de PVA
- Mistura adesiva de caseína
- Cola quente derretida
- Cola momentânea
- Cola para tecido "fio líquido"
- Fita adesiva
- Marcas e preços
- Instruções: Como fazer cola para tecido?
- Características do uso de diferentes composições
- Como colar tecido em tecido em casa?
- Como remover cola de tecido?
Como escolher cola para artesanato?
Ao escolher uma composição adequada, várias características importantes devem ser levadas em consideração ao mesmo tempo:
- A finalidade dos próprios materiais de origem.
- Método de utilização posterior do produto.
- A natureza do trabalho com tecido, por exemplo, criar um aplique ou algo mais.

Importante. Quando falamos de detalhes de vestuário externo, qualidades como resistência a produtos químicos e umidade, além da capacidade de suportar mudanças bruscas de temperatura, tornam-se relevantes. Fios líquidos e adesivos transparentes são exatamente esses materiais.
É necessário manter a resistência ao desbotamento e a ausência de substâncias nocivas que possam causar danos à saúde. O adesivo hot melt para tecidos também deve atender a requisitos semelhantes.
Há também nuances em materiais destinados exclusivamente ao artesanato, na implementação de quaisquer ideias criativas. Isso também se aplica à cola transparente para tecidos à prova d'água.
Compostos de borracha
Esta opção é ideal nas seguintes situações:
- Reparos de roupas de alta qualidade.
- Colando os elementos internos do traje.
- Outros trabalhos com tecido, durante os quais não é desejável deixar marcas. A composição do aerossol, neste caso, também se tornará um auxiliar indispensável.
São materiais feitos de borracha sintética ou natural, com a adição dos chamados agentes vulcanizantes. O principal é comprar compostos que sejam definitivamente atóxicos. E a embalagem não deve ser muito grande. A melhor opção são compostos para borracha e tecido. Eles devem ser aplicados na superfície em uma camada fina.
ObserveAs partes tratadas serão pressionadas umas contra as outras quando a composição secar.
Composições de PVA
A cola instantânea para tecido, ou PVA, é frequentemente usada por quem precisa unir peças de tecido. Ao escolher composições realmente profissionais, a qualidade do trabalho será realmente alta. Esses materiais têm as seguintes vantagens em relação aos seus equivalentes:
- Resistente à lavagem, mesmo com uso de detergentes agressivos.
- Não se espalha.
- Sem cheiro, mesmo quando a superfície é tratada com ferro de passar.
- Sem manchas na superfície após o tratamento. A composição resistente à umidade preserva a aparência do revestimento.
- Transparência da composição. Esta é uma ótima opção para quem tem interesse em como colar tecidos em madeira.
ObserveAo fazer artesanato, essas qualidades se tornam especialmente importantes se as condições forem as mesmas em casa.

Mistura adesiva de caseína
Madeira compensada e papelão, e marcenaria são as principais áreas onde este material pode ser encontrado com mais frequência. Esta cola para tecidos melhora a estrutura interna da madeira devido às suas propriedades originais. O produto é de origem natural e não se dissolve em água. Os principais elementos são os seguintes:
- Caseinato de cálcio.
- Nitratos.
- Fosfatos inorgânicos, que também formam uma camada impermeável junto com outros componentes.
ObserveEm misturas fracas de álcali e sal, o produto muda sua estrutura, embora em outras condições permaneça o mesmo. Uma das opções se o comprador estiver interessado em como colar vidro em tecido.
Cola quente derretida
São vendidas em bastão ou em pó. Neste último caso, a composição deve ser diluída em água até adquirir determinadas propriedades. A cola hot melt oferece as seguintes características:
- A confiabilidade da costura é a principal condição.
- Ecologicamente correto.
- Sem manchas, mesmo quando a superfície é passada a ferro.
- Alto grau de adesão em comparação com a cola Moment para tecido.
Cola momentânea
A gama desta cola está em constante expansão. O fabricante faz todo o possível para melhorar a qualidade, criando não apenas composições universais, mas também opções com especialização específica. A maioria das composições apresenta aproximadamente as mesmas propriedades e vantagens:
- Resistência ao gelo e ao calor. Um indicador importante para quem está interessado em como colar tecido em tecido.
- Resistência a solventes, incluindo óleos e gasolina. Isso permite a colagem de diversos materiais.
- Uma estrutura que pode ser transparente ou opaca.
- Resistência à água. Os materiais são adequados até mesmo para colar objetos que estão constantemente em contato com a água. Neste caso, a colagem não será difícil.
- Sem rachaduras ou rompimentos na costura adesiva, mesmo com uso prolongado e ativo. Também é uma das respostas para a pergunta de como colar tecidos.
- Cura inicial em um curto período. O produto pode ser usado em situações normais após um dia ou pelo menos 24 horas. Ou você pode aplicar outro produto.
Observe. Você deve prestar mais atenção às informações sobre a composição na embalagem.
Algumas variedades incluem lascas de metal, o que torna o material condutor após o tratamento com cola PVA para tecido.

Cola para tecido "fio líquido"
Essas composições têm ampla aplicação no artesanato doméstico. Especialmente quando é necessário combinar diferentes materiais. São adequadas para colar diversos elementos, incluindo:
- sentido;
- sentido;
- fio de coco;
- tecido de teia de aranha;
- remendos;
- aplicações que podem ser coladas sem problemas;
- franja;
- strass, etc. É fácil trabalhar com PVC.
Precisão de aplicação e uniformidade na distribuição da composição são as principais vantagens dessas composições. Propriedades adicionais incluem adesão a outros materiais e transparência.
ObserveEste tipo de cola seca muito rapidamente e o material em si não sofre com sua ação. O material é bastante adequado até mesmo para iniciantes, que podem facilmente lidar com tecidos líquidos para consertar roupas.
Fita adesiva
Trata-se de um tipo leve de cola translúcida, desenvolvida para o processamento de tecidos. Frequentemente usada para criar agasalhos de alta qualidade, é uma ferramenta indispensável para costura. A largura das tiras varia de 0,5 a 5 centímetros, à escolha do comprador. Ou são vendidas em rolos de até 90 cm de largura. Às vezes, essa regra é usada para cola para tecidos sem traços de impermeabilidade.
Existem fitas adesivas comuns e aquelas com base de papel. Este último tipo se caracteriza por uma textura de malha. É conveniente usá-las para trabalhar com tecidos de malha, coladas à superfície com um ferro especial.

Marcas e preços
60-80 rublos é o preço médio de uma unidade de cola, o que é relevante especificamente para a indústria têxtil.* É melhor entrar em contato com representantes de supermercados especializados para escolher a opção adequada. Isso aumenta a probabilidade de comprar a cola de tecido original, e não uma falsificação.
No caso de decoupage e outros trabalhos semelhantes, você pode prestar atenção aos seguintes fabricantes:
- DECOLA.
- Tecido Mod Podge.
- JAVANA. Esta composição também pode ser usada para processamento de plástico.
Essas composições adesivas mantêm suas propriedades mesmo quando lavadas à mão com diversos detergentes.
ObserveNão é recomendado diluir as composições com água, mesmo por uma questão de economia, pois isso só piorará as características do próprio item e da composição. O polietileno não é exceção à regra.
Instruções: Como fazer cola para tecido?
Alguns tipos de cola caseira praticamente não diferem em propriedades dos análogos industriais, e a compra e a preparação da composição são mais baratas. Para criar o material, basta preparar água e cola, na quantidade de 250 mililitros. O material não é sintético, mas natural.
A preparação requer o cumprimento das seguintes regras:
- A cola e a água são bem misturadas dentro do recipiente e agitadas bem.
- O resultado é uma substância que fica coberta com uma película fosca quando aplicada à superfície do produto. Leva literalmente um segundo para que o resultado final seja obtido.
InteressanteAdicionar verniz acrílico à base de água à mistura permitirá obter uma película brilhante em vez de fosca. Após a secagem, neste caso, a composição torna-se transparente.
A cola de dextrina para tecidos e outros materiais também pode ser produzida em casa. Neste caso, o procedimento é descrito a seguir:
- Encha o recipiente esmaltado com amido. Uma mão pode ficar livre.
- A mistura é colocada em uma estufa de secagem por 2 horas. O ambiente deve ser aquecido a uma temperatura de 160 graus acima de zero.
- Depois disso, o resultado é a própria dextrina.
O amido seco é adicionado à água fervente na proporção de 1:1. Misture bem até que o aditivo se dissolva na água. As bases podem ser unidas posteriormente.
Após a preparação, recomenda-se usar tais composições imediatamente, pois elas tendem a endurecer rapidamente.
A cola de caseína é outro tipo fácil de fazer você mesmo. Para isso, use caseína e água na proporção de 2:1. Primeiro, encha um recipiente especial com caseína e adicione água aos poucos. Mexa a mistura constantemente para criar uma mistura homogênea. Essas misturas também endurecem, por isso é recomendável usá-las o mais rápido possível após o preparo. Você pode colar qualquer material, incluindo tecidos.
Importante. Existem algumas dificuldades adicionais associadas à produção de caseína. O principal material para este produto é o queijo cottage com baixo teor de gordura e o leite. Mas é melhor comprar caseína pronta, pois isso simplificará a vida dos artesãos domésticos.

Características do uso de diferentes composições
A confiabilidade da costura de cola depende do tipo de composição têxtil utilizada. Cada tipo de composição possui características próprias que devem ser levadas em consideração.
- Nitrocelulose. Adequado para combinar couro e tecido. Ou para outros tipos complexos de materiais.
- Butadieno-estireno. É um material elástico que mantém suas propriedades mesmo sob exposição constante aos raios ultravioleta. Resiste com sucesso aos efeitos da água e a temperaturas extremamente altas e baixas.
- Perclorovinil. Combina melhor com couro, vinil e borracha. É mais difundido entre os fabricantes de calçados.
- Adesivo termofusível. Composição absolutamente segura para humanos. Material incolor, resistente à água e a substâncias quimicamente ativas.
- Nairite, com base em neoprene. Composição impermeável, com estrutura transparente. Permite obter costuras resistentes, independentemente do tipo de tecido processado.
- Poliuretano. Mais adequado para materiais com maior densidade.
- Borracha e látex. Combinam com espuma de borracha, couro e tecidos de diversos tipos. Podem ser usados até mesmo em estruturas delicadas, pois não danificam a superfície.
- PVA é uma cola universal, inclusive para artesanato.

Como colar tecido em tecido em casa?
O uso correto do adesivo determina em grande parte a confiabilidade do produto final. Familiarize-se com as precauções e instruções com antecedência para evitar efeitos desagradáveis.
ObserveRevestimento dupla face e longo tempo de secagem são típicos de compostos de borracha. Se grandes áreas forem coladas, é necessário pressionar a superfície com uma carga pesada. Depois disso, o material é deixado para secar por várias horas.
Os adesivos de perclorovinil são aplicados em duas camadas. A primeira camada deve ser distribuída uniformemente sobre a superfície e deixada agir por um tempo. A segunda camada é aplicada por cima. Em seguida, os elementos necessários são fixados.
Os compostos de nitrocelulose são distribuídos em uma única camada, após a qual as peças são imediatamente coladas. Somente itens grandes são colocados sob carga quando necessário.
Ambas as superfícies a serem coladas são tratadas com cola PVA. É melhor usar pesos adicionais para melhorar a colagem.
ObservePistolas de aquecimento especiais são utilizadas quando é necessário aplicar adesivos de silicone, vendidos em forma de bastão. A composição é distribuída pontualmente ou em forma de um fio especial. A composição é líquida, mas não fluida. Endurece rapidamente, embora ainda haja algum tempo para ajustar a posição das peças.
Tecidos duráveis exigem materiais suficientemente confiáveis e impermeáveis. As composições são primeiro distribuídas sobre uma superfície desengordurada. A cola é aplicada em duas camadas, e tudo é desengordurado com cola ou acetona. Depois disso, a conexão é fixada pelo maior tempo possível. Os itens podem ser usados após um dia. Não é necessária ajuda durante o trabalho, tudo é feito de forma independente.
Como remover cola de tecido?
O principal é determinar imediatamente que tipo de tecido será usado. Depois disso, tomar uma decisão não será difícil. Alguns métodos são adequados para alguns materiais e, para outros, são destrutivos.
- baixas temperaturas;
- altas temperaturas;
- água e sabão;
- gordo;
- acetona ou removedor de esmalte;
- branco;
- gasolina;
- vinagre de mesa;
- dimexido.
Estas são apenas algumas soluções; existem outros remédios populares. Em caso de dúvida, é melhor primeiro pegar um pequeno pedaço de tecido e testar a substância nele. Só então você poderá prosseguir com o trabalho. Mas é melhor confiar a limpeza das coisas a profissionais, que certamente realizarão esse trabalho sem problemas.
*Os preços são válidos em julho de 2019.




