O que é uma classe de máquina de costura: principais características

A diferença entre máquinas de costura industriais e modelos domésticos é enorme. Ela consiste principalmente na quantidade de peças produzidas em um curto espaço de tempo e na capacidade de executar uma determinada gama de tarefas. Grandes oficinas de costura e pequenos estúdios geralmente são equipados com equipamentos profissionais, que diferem entre si no grau de automação e na classe. Para uso doméstico, uma máquina doméstica é suficiente.

Finalidade das máquinas de costura industriais

Unidades industriais operam de forma rápida e eficiente. Ao mesmo tempo, são projetadas para desempenhar funções específicas. Atualmente, os fabricantes oferecem as seguintes variedades dessas unidades potentes:

  • para costura e acabamento de roupa de cama;
  • trabalhando com tecidos muito densos;
  • costura e acabamento de malhas;
  • costura de produtos de pele e processamento de peles;
Oficina de costura com equipamentos industriais
Oficina de costura com equipamentos industriais
  • fabricação de artigos de couro;
  • costurar zíperes e botões;
  • sobreposição e bainha na borda do produto;
  • aplicação de alinhavo, apliques e bordados.

Observe! Independentemente da função desempenhada, esse tipo de máquina realiza o trabalho de forma rápida e eficiente.

Máquina de costura para casas de botão
Máquina de costura para casas de botão

Excelentes resultados são alcançados por meio de ajustes precisos e complexos das operações. É impossível obter tais indicadores em modelos domésticos.

Classes e tipos

Toda pessoa envolvida em costura e conserto de roupas precisa conhecer as principais classes de máquinas de costura. Essas informações ajudarão você a navegar pelo mundo da costura com mais facilidade e também ampliarão significativamente seus horizontes.

Máquina de costura classe 22

Apesar de este modelo não ser mais produzido, seus representantes ainda são utilizados em pequenas empresas de costura, bem como por amadores do setor. A máquina de costura da classe 22 está moralmente obsoleta, mas isso não afetou sua demanda e popularidade. Segundo especialistas, em certos parâmetros, ela não é inferior nem mesmo aos modelos modernos. A principal vantagem é considerada a confiabilidade e a versatilidade, o que é uma raridade entre os modelos industriais. Você pode costurar produtos de qualquer tecido com esta máquina, inclusive couro.

Você pode estar interessado nisto:  Construção de moldes e costura de shorts masculinos de diferentes modelos
Máquina de costura classe 22
Máquina de costura classe 22

Máquina de costura classe 1022M

Esta máquina é uma modificação moderna da unidade da classe 22. Ela difere de sua antecessora por uma aparência mais moderna. No corpo, possui um regulador de largura do ponto, um dispositivo automático para enrolar a linha na bobina, uma conveniente alavanca de reversão e lubrificação automática. Apesar da grande quantidade de atualizações, o modelo antigo ainda é considerado mais bem-sucedido. Isso se explica, em primeiro lugar, pelo fato de a máquina da classe 22 ser menos barulhenta: 1022 m durante a operação emite um ruído característico, que aumenta em altas velocidades. Fora isso, essas duas unidades não são diferentes.

Máquina de costura classe 1022M
Máquina de costura classe 1022M

Máquina de costura industrial classe 97

A máquina de costura silenciosa oferece alta velocidade, costura de alta qualidade e lubrificação contínua forçada. A unidade foi projetada para costurar ternos e tecidos leves com um ponto de lançadeira de dois fios. Em comparação com os modelos anteriores, ela não foi projetada para costurar peças de tecidos muito resistentes e também é um pouco mais difícil de configurar, especialmente para quem não tem experiência.

Máquina de costura classe 97
Máquina de costura classe 97

Máquina de costura classe 23 - uma "gigante" entre as máquinas de costura

Distingue-se pelas suas dimensões impressionantes. A máquina possui uma agulha nº 150, pelo que deve utilizar apenas linhas grossas para costurar. A máquina de costura classe 23 foi concebida para costurar materiais e tecidos muito grossos. Com a sua ajuda, costuram-se cintos, tendas, sobretudos de soldados e muito mais.

Máquina de costura classe 23
Máquina de costura classe 23

Máquina de costura classe 852

Frequentemente, as classes de máquinas de costura são derivadas do modelo básico. A classe de máquina de costura industrial 852 é o modelo básico. Todas as suas modificações apresentam certas alterações relacionadas à distância entre as agulhas. Fora isso, as unidades têm o mesmo design e são equipadas com duas agulhas.

A classe de máquina 852 foi projetada para costurar com duas linhas paralelas de ponto fixo peças de vestuário feitas de ternos e materiais leves.

Máquina de costura classe 852
Máquina de costura classe 852

Classe de veículo especial 26

A unidade foi especialmente projetada para realizar costuras em zigue-zague em pontos de trama lançadeira. A largura do ponto é ajustável em até 9 mm e o comprimento em até 5 mm. É impossível encontrar tais parâmetros de zigue-zague em máquinas domésticas.

Máquina de costura classe especial 26
Máquina de costura classe especial 26

Overlock classe 51

Uma das máquinas de costura industriais mais comuns, usada tanto em estúdios quanto em casa. Apesar de ser um equipamento obsoleto, em alguns casos é impossível processar materiais modernos com alta qualidade sem uma máquina de costura de classe 51.

Você pode estar interessado nisto:  Padrões e regras simples para costurar jaquetas e blazers femininos

A unidade se distingue pela presença de um motor de tecido diferencial. O overloque permite chulear diversos tipos de tecido.

Overlock classe 51
Overlock classe 51

Máquina de casear classe 25

Uma máquina confiável e praticamente sem problemas que, apesar de sua idade impressionante, ainda é usada tanto na produção em pequena escala quanto em estúdios. Com sua ajuda, laçadas retas regulares de um ponto de lançadeira são formadas no tecido através de um furo na laçada.

Máquina de casear classe 25
Máquina de casear classe 25

Máquina de costura classe 2m

Apesar do advento das máquinas de costura eletrônicas e eletromecânicas, esta unidade é considerada uma das mais comuns no dia a dia. A máquina de costura "Podolsk classe 2m" foi projetada para costurar produtos de seda, lã e algodão com uma costura regular de dois fios. A linha consiste em pontos conectados uns aos outros, que são dobrados em uma fileira contínua. A máquina de costura classe 2m, produzida pela fábrica PMZ de Podolsk, pode ser manual ou com pedal.

Máquina de costura classe 2m
Máquina de costura classe 2m

Critérios de seleção

Ao escolher uma unidade industrial, o principal critério é a sua finalidade. Antes de comprar uma unidade específica, é necessário determinar exatamente quais itens serão costurados nela e em que quantidade. As características técnicas também dependerão dos objetivos definidos.

Para um pequeno estúdio ou costura particular, é melhor comprar unidades universais.

Ao escolher uma máquina para costura industrial, também é necessário atentar para as qualidades de trabalho, funcionalidade e conveniência. Além disso, o nível de ruído, a suavidade do funcionamento, o consumo de energia, a leveza e a operação do motor também são importantes. Um critério igualmente importante é o tipo de material com o qual a unidade pode trabalhar.

Máquina de costura industrial Brother B845
Máquina de costura industrial Brother B845

Fabricantes

Os fabricantes japoneses oferecem uma grande variedade de modelos com todos os tipos de funções. Entre as unidades que produzem, você encontra tudo o que precisa na produção de costura. Os modelos se destacam pela confiabilidade, funcionalidade e preço acessível. As mais comuns e populares são as máquinas de costura JUKI.

A China pode se orgulhar de bons produtos. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de unidades capazes de lidar com todos os tipos de tarefas. Além da boa qualidade e funcionalidade, elas se destacam pelo preço relativamente baixo. As máquinas chinesas mais comuns são as seguintes marcas: SHUNFA, JACK e TYPICAL.

Máquina industrial TÍPICA
Máquina industrial TÍPICA

Para costurar roupas esportivas, de trabalho, agasalhos, bem como uniformes de proteção e roupas íntimas femininas, as empresas de costura costumam dar preferência às máquinas Pfaff, fabricadas na Alemanha. A alta qualidade e a velocidade das unidades são o cartão de visita dos fabricantes há muitos anos.

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo moldes e costurando brinquedos você mesmo

As máquinas de costura Singer são muito procuradas há muito tempo. São fabricadas por uma empresa americana. Só se ouvem avaliações positivas e entusiasmadas sobre as características, a funcionalidade e a velocidade dessas máquinas, e a qualidade é realmente comprovada.

Visão geral do modelo

Como mostra a prática, estúdios e fábricas de costura geralmente preferem modelos universais. Isso se explica pelo fato de serem capazes de executar diferentes tipos de pontos. Além disso, são muito mais práticos de trabalhar e podem ser usados ​​para costurar produtos de diferentes tipos de tecidos.

Observe! Ao escolher uma unidade industrial, você precisa considerar o tipo de lançadeira, o funcionamento do enfiador, o comprimento máximo do ponto, o controle da tensão da linha, bem como o conjunto completo de agulhas, calcadores e bobinas.

Aparência do Juki LBH-780 U
Aparência do Juki LBH-780 U

Os modelos mais comuns, que se provaram apenas pelo lado positivo, são as seguintes unidades:

  1. Brother B845 - possui dois enfiadores, capacidade de ajustar o comprimento do ponto e uma lançadeira horizontal.
  2. Brother B530 — de acordo com as instruções, a principal função da unidade é chulear bordas. Ao mesmo tempo, a máquina pode realizar trabalhos em linha reta. Possui um enfiador tipo swing.
  3. Juki LBH-780 U — a unidade é equipada com uma lançadeira combinada e um regulador automático de tensão da linha. A pressão do calcador é ajustada no painel, e o enfiador é equipado com uma proteção.
  4. JACK JK-210D — a máquina é produzida com um conjunto de bobinas, agulhas e pés substituíveis. A tensão da linha é ajustável. A unidade realiza ponto reto e tem a capacidade de desativar o reverso.
  5. GC6150-H típico — o modelo é equipado com uma almofada larga na área de trabalho. A unidade pode chulear bordas, executar pontos retos e overloque. Equipada com lançadeira horizontal.
Unidade industrial JACK
Unidade industrial JACK

A lista de modelos é infinita. O mais importante ao escolher um aparelho é levar em consideração suas características e funcionalidades. Vale a pena escolher um modelo com base na finalidade pretendida, pois seu custo depende diretamente disso.

Máquina industrial típica GC6150-H
Máquina industrial típica GC6150-H

As máquinas de costura industriais diferem significativamente das versões domésticas. Hoje, o mercado oferece uma ampla gama de unidades. Ao mesmo tempo, todos os envolvidos neste setor devem conhecer as classes de máquinas de costura, o que são e ter uma ideia das opções mais comuns.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior