Para começar a trabalhar em uma máquina de costura de qualquer tipo, você precisa primeiro fazer as configurações básicas. A mais básica é a passagem da linha. É muito difícil para costureiras iniciantes realizarem essa manipulação pela primeira vez devido ao desconhecimento do mecanismo do dispositivo. Para executar todas as etapas corretamente, você precisa conhecer o princípio de como passar a linha em uma máquina de costura corretamente e sem interromper o funcionamento do dispositivo.
- Como passar a linha corretamente em uma máquina de costura padrão
- Instalando a bobina
- Enfiando a linha de cima
- Enfiando a linha de baixo
- Verificando a rosca correta
- Diagrama detalhado: como enfiar uma máquina de costura antiga
- Diagrama: Como enfiar uma máquina de costura Singer
- Possíveis erros no encadeamento
Como passar a linha corretamente em uma máquina de costura padrão
Não é difícil descobrir como inserir uma linha em uma máquina de costura se o trabalho for realizado em um dispositivo moderno de tipo elétrico ou eletromecânico.

A empresa mais popular no momento é a Minerva. Existem muitos modelos que diferem na complexidade do arranjo, nos momentos funcionais e no número de operações. Mas há uma coisa em comum entre eles: o princípio da roscagem.
Observe! Outra empresa popular é a Veritas. O princípio de encadeamento é completamente idêntico ao da Minerva.
A vantagem dos dispositivos de costura modernos é a presença de um princípio de funcionamento elétrico, o que significa o procedimento de enchimento da bobina e outras ações. O padrão de enfiamento padrão pode ser usado em outros modelos semelhantes de produção moderna.
Instalando a bobina
A etapa mais importante é o carregamento da bobina. O princípio de enrolar a linha e fixar o elemento (usando Minerva como exemplo) é o seguinte:

- A mesa de trabalho removível precisa ser removida. Para isso, a placa de plástico precisa ser movida para a esquerda e completamente removida. O princípio de remoção da mesa pode variar de acordo com o modelo.
- Há uma porta de plástico no estojo. Abra o compartimento. Atrás dela, você pode ver o mecanismo da bobina, que precisa ser removido. Levante a agulha primeiro, usando o volante. Para isso, basta puxar o "pino de fixação" em sua direção.
- Puxe a bobina para fora do mecanismo. Instale o dispositivo no pino superior. Puxe o fio do carretel para a bobina, usando enroladores especiais para prendê-lo. Passe a linha pelo furo da bobina para prendê-la completamente.
- Pressione o pedal, tendo previamente definido o modo "Inativo". A linha será enrolada automaticamente na bobina. Você pode usar um volante, mas esse princípio de enrolamento levará muito tempo, pois é feito manualmente.

É necessário instalar corretamente a bobina no mecanismo e na própria máquina. Insira o dispositivo no mecanismo de forma que a linha fique posicionada no sentido horário em relação à ranhura. Em seguida, o elemento da bobina é colocado no lugar, enquanto você precisa segurar o "dedo de trabalho". Na maioria das máquinas, o princípio de instalação da bobina é realizado de acordo com esse mecanismo.
Enfiando a linha de cima
O mecanismo de costura de qualquer modelo do dispositivo é projetado para que dois fios estejam envolvidos no trabalho: o superior e o inferior. É mais fácil posicionar o superior. O algoritmo do arranjo:
- Fixe a bobina em um pino especial.
- Puxe a linha seguindo as instruções e passe-a pelos fechos no corpo do dispositivo.
- É necessário passar a linha pelos fixadores responsáveis pela força de tensão da linha e pelo furo responsável pela mola de compensação.
- Insira o fio no guia-fio próximo ao calcador.
- Em seguida, passe-o pelo gancho guia e só então passe-o pelo buraco da agulha.

Nesta fase, o mecanismo superior é configurado. Você pode inserir o fio na agulha manualmente, mirando no orifício, ou usar um enfiador automático – um mecanismo especial para inserir o material a ser costurado no orifício da agulha. Ele fica localizado no lado esquerdo do calcador e é ajustado por meio de uma alavanca.
Enfiando a linha de baixo
Após a instalação do mecanismo da bobina, o fio é introduzido na máquina. O principal é inserir a bobina corretamente e posicionar o mecanismo de costura nela. Em seguida, a linha é puxada para cima, passando-a por baixo do calcador.

Desligue o aparelho e abaixe a agulha usando a roda lateral. Ao mesmo tempo, segure a ponta da linha enfiada no buraco da agulha. Ao fazer uma volta, o fio de cima prende o fio de baixo. Puxando a ponta de cima, você pode retirar o material que sai da bobina.
Verificando a rosca correta
A opção correta de rosqueamento é verificada em várias etapas. Primeiro, a localização das roscas. A inferior deve ficar sob a escápula, e a superior deve estar localizada entre os dentes da escápula.
Também verificamos a qualidade da costura. Você precisa pegar um pequeno pedaço de tecido. Costure o tecido com vários tipos de costura. Se a linha se romper ou passar com dificuldade, você precisará ajustar o fecho responsável pela tensão do material.

É muito fácil realizar a verificação, o procedimento não levará muito tempo e fornecerá informações completas sobre as configurações do dispositivo.
Diagrama detalhado: como enfiar uma máquina de costura antiga
Modelos antigos de máquinas de costura têm um sistema um pouco mais complexo, então passar a linha aqui será mais difícil. Mas se você conhece o algoritmo detalhado, não haverá problemas para configurar o dispositivo. O procedimento é realizado em 2 etapas: enfiar por cima e enfiar por baixo.

Informações adicionais! Cada modelo antigo tem sua própria rota de guia de linha, então você precisa seguir o procedimento cuidadosamente, sem perder nenhuma agulha.
Esquema de ajuste do mecanismo:
- A agulha deve estar na posição superior. Fixe o carretel na haste. Puxe a linha seguindo a rota do guia-fio. Coloque o material sob o regulador de tensão e insira-o na mola. Use o guia-fio (guia-fio próximo à agulha). Insira o material no orifício da agulha.
- Algoritmo passo a passo para a segunda etapa. Passe a linha na bobina e insira-a na lançadeira. Prenda a lançadeira no soquete, localizado sob a plataforma do dispositivo. Ajuste a tensão da linha com a alça. Puxe o fio para cima.
Importante! Ao ajustar a tensão, você precisa girar a roda na direção "longe de você". Caso contrário, o fio se romperá ou ficará emaranhado.

Para fixar o resultado, você precisa conectar as partes superior e inferior da linha e enrolar as pontas atrás do calcador.
Diagrama: Como enfiar uma máquina de costura Singer
As máquinas de costura da marca Singer se distinguem pela complexidade do dispositivo e podem ser equipamentos para costura amadora e profissional. Na maioria dos casos, equipamentos antigos desta marca são usados em casa, já que os modelos novos são bastante caros.

Observe! Todos os modelos Singer são divididos em 2 categorias: com um ou dois guias de linha. O algoritmo de passagem de linha depende do tipo de dispositivo de "rota".
Instruções para montar o fio de costura:
- Desconecte a máquina da fonte de alimentação (tire o pé do pedal em modelos mecânicos).
- Levante a agulha até a posição mais alta usando a roda lateral. Abaixe o calcador na plataforma de costura.
- Fixe a bobina em um pino especial.
- Passe o fio pelo guia-fio nº 1. Puxe o material pelo segundo guia-fio, se disponível.
- Certifique-se de prender o material no regulador de tensão da linha.
- Puxe através do recesso no mecanismo de tensionamento.
- Fixe o material que está localizado acima da agulha no gancho.
- Insira a linha na agulha.

A linha inferior é inserida de acordo com o esquema usual: você precisa enrolar o fio para costurar na bobina. Como assistente, você pode usar um mecanismo de enrolamento automático.
Possíveis erros no encadeamento
É importante não apenas enfiar a linha corretamente e iniciar o processo, mas também evitar erros que podem piorar o processo de costura. Embora o algoritmo para montar as linhas superior e inferior seja simples, algumas deficiências podem prejudicar o funcionamento do dispositivo.
O que prestar atenção ao montar o fio:
- Após a instalação da linha, é necessário usar um pedaço de tecido de teste para verificar o funcionamento do mecanismo. A tensão forte ou fraca do material pode distorcer o formato e o tamanho da costura.
- O material pode não estar bem preso com o gancho, que é responsável pela tensão da linha.
- O fio pode virar ou torcer. Para resolver esse problema, é importante ajustar corretamente a tensão do material fixado na bobina.
- Fios selecionados incorretamente na parte inferior e superior do mecanismo. Se você usar fios de textura e densidade diferentes, a costura ficará irregular e levemente deformada.

Há mais alguns pontos que poderiam ser acrescentados para destacar os principais problemas, mas eles são bem básicos e podem ser facilmente identificados durante o processo de montagem do fio.
Dependendo do modelo e da "idade" da máquina de costura, um princípio mais detalhado de enfiamento é determinado. Em geral, o procedimento é realizado em várias etapas: instalação do material na parte superior do dispositivo, na parte inferior e colocação das linhas. Enfiar a linha de acordo com a rota não apresentará nenhuma dificuldade – todas as etapas nos modelos modernos são quase totalmente automatizadas. Os modelos mais antigos são mais complexos em termos de automação, mas são facilmente "treinados".




