A possibilidade de fazer a bainha de um vestido ou saia manualmente com ponto invisível será útil não apenas na compra de um produto pronto, quando você precisa ajustar o comprimento, mas também para quem gosta de costura e quer que as roupas fiquem perfeitas. As operações descritas abaixo não são nada difíceis com a preparação adequada de ferramentas, linhas e uma área de trabalho. O comprimento correto de um vestido, saia ou calça completará a imagem desejada.
- Ponto invisível
- Inventário necessário
- Métodos para fazer bainha em um produto
- Bainha dupla
- Bainha com corte frontal
- Bainha na borda com acabamento
- Como marcar corretamente a linha inferior de uma peça de roupa
- Marcando a linha de fundo de acordo com o padrão
- Marcando a linha de fundo com um assistente
- Marcando a linha da bainha usando um suporte de marcação
- Bainha do produto com bainha única
- Fazer bainha e aparar a margem de costura
- Consertando a bainha com uma teia de aranha
- Fixação com teia de aranha em tecidos pesados
- Selando a bainha
Ponto invisível
Às vezes, ao fazer a bainha de um vestido ou saia, é necessário aplicar um ponto decorativo ao longo da bainha, de acordo com o estilo do próprio produto. Mas, na maioria das vezes, ao fazer a bainha da parte inferior de peças, especialmente de tecidos nobres e naturais, costuma-se esconder o ponto que conecta a bainha ao tecido principal.
O ponto invisível é feito à mão, mas uma máquina de costura também pode ser usada para fazer essa costura. A costura não fica visível na parte da frente do produto, e a costura é feita na parte de trás, prendendo a linha na agulha na linha do tecido principal.

Costura à mão, chamada de "ponto cabra", é a maneira mais fácil de fazer a bainha de um vestido à mão com um ponto invisível. Você pode fazer a bainha de malhas à mão, como em tecidos, da mesma forma ou com um ponto "sobre a borda". A tensão da linha também é feita manualmente. A agulha pega o fio do tecido abaixo da dobra com um recuo de costura, é trazida para a frente e pega o fio da dobra também com um recuo de costura. Essa "conexão" se repete ao longo de todo o comprimento do produto, fixando a dobra ao tecido principal. Como fazer a bainha de malhas à mão
Os fios devem ser selecionados de forma que a espessura do fio da bainha corresponda à espessura do fio do tecido, e que os pontos ocultos não fiquem para fora nem puxem o tecido. Dessa forma, a costura ficará invisível e a superfície ficará absolutamente lisa na parte da frente.

Inventário necessário
Para criar um ponto invisível manualmente, use:
- Linha de costura,
- Agulha de costura,
- Dedal,
- Giz ou um pedaço fino de sabão,
- Uma régua ou um molde,
- Ferro.

A linha deve ser da mesma espessura do tecido. Tecidos grossos, como lã e ternos, não devem ser bainhados com linhas finas. Para bainhas de seda, cetim e crepe da China, são utilizadas linhas finas da mesma composição. O mesmo se aplica às agulhas: agulhas grossas são usadas para tecidos grossos, médias para ternos e finas para seda e chita.
Para trabalhos manuais, use um dedal, que ajudará a proteger seus dedos de perfurações e facilitará o trabalho com uma agulha.
Giz ou sabão são necessários para desenhar as linhas de dobra do tecido. Para obter uma linha nítida e fina da futura dobra, é necessário afiar as bordas do sabão ou giz.
Importante! Ao vaporizar ou passar a ferro, o sabão desaparecerá completamente do tecido sob a ação do vapor. É melhor usar sabão sem fragrância. O giz precisará ser limpo adicionalmente.
Ao costurar um produto à máquina, são utilizados calcadores especiais ou acessórios separados para um calcador padrão. A função do acessório é evitar que a agulha pegue fios em excesso na parte da frente.
Os calcadores para ponto invisível estão incluídos nas máquinas de costura e sua operação é descrita em detalhes nas instruções de operação.

Métodos para fazer bainha em um produto
Existem várias maneiras simples e populares de processar a barra de roupas, incluindo fazer a bainha de uma saia com ponto invisível à mão. Cada um dos métodos é usado ao trabalhar com determinados tecidos, estilos e formas de bainha do produto.
Observe! Recomenda-se fazer amostras de teste se possível, fazer alterações se necessário e só então prosseguir com o processamento da parte inferior do produto.
Bainha dupla
A bainha dupla, como variante do processamento inferior, é realizada com uma costura fechada na dobra, o que confere ao produto uma aparência elegante por dentro. É usada para trabalhar tecidos de diferentes densidades e tramas, desde tecidos finos até tecidos para ternos.
- A parte da frente da parte inferior do produto é virada para o verso em 1-2 cm e passada a ferro.
- A dobra é virada novamente para o lado avesso na mesma medida da bainha, de 3 a 7 cm, dependendo do estilo, corte e outros parâmetros, e passada a ferro.
Em seguida, é costurado com ponto invisível ou manualmente com ponto “cabra”.

Bainha com corte frontal
O recorte repete completamente as curvas do produto e permite criar modelos únicos. Podem ser recortes no decote, cavas e fendas na barra. Costuras abertas são processadas com o recorte.
O forro é recortado, repetindo exatamente o corte que será processado. Ele é costurado aos cortes com uma máquina. Em seguida, o forro é virado para o avesso e costurado à mão com ponto invisível.
Bainha na borda com acabamento
Os modelos originais com acabamento em fita de borda ou com possibilidade de desgaste em ambos os lados são processados por meio de borda. A fita de borda ou tira de tecido cortada é dobrada com o avesso para dentro e passada a ferro. A parte da frente da fita ou tira é aplicada na parte da frente do produto, de forma que as bordas abertas fiquem de um lado. A fita é costurada e virada para baixo, para o avesso. Do avesso, a borda aberta é dobrada para baixo e costurada manualmente com ponto invisível.

Como marcar corretamente a linha inferior de uma peça de roupa
Antes de marcar a linha inferior de um produto com um molde livre, é necessária uma preparação prévia para essa operação. O produto deve ser bem passado, o comprimento deve ser determinado e os sapatos devem ser preparados. O comprimento é determinado medindo-se o segmento do chão até a base do produto. O segmento deve ter o mesmo comprimento. Uma marca é aplicada ao tecido e, em seguida, as marcas são conectadas em uma única linha de dobra.
Importante! Uma saia, vestido ou robe cortados na diagonal exigem cuidados especiais na preparação para as medidas. Costuras e pinças devem ser perfeitamente passadas. Verifique se as costuras laterais estão inclinadas.
O tecido xadrez exige uma abordagem diferente: ao cortar, você deve levar em consideração o tamanho do xadrez, seu “rapport” e decidir o comprimento.
Marcando a linha de fundo de acordo com o padrão
Uma maneira mais fácil de desenhar a linha inferior é desenhar as linhas do molde no tecido com giz. Vire o tecido ao longo dessa linha para o avesso, alinhave e passe a ferro. Experimente o produto e ajuste o comprimento, se necessário.

Marcando a linha de fundo com um assistente
Para marcar a linha inferior no produto final, você pode contratar um assistente que medirá a distância do chão até a bainha do produto com uma régua, marcando-a com alfinetes. Em seguida, dobre a bainha para o avesso e costure-a ao vestido ou saia. Se precisar fazer a bainha de um vestido longo, como fazê-lo corretamente está descrito acima. O método será o mesmo.
Marcando a linha da bainha usando um suporte de marcação
Se não houver assistente, use um dispositivo técnico: um suporte com um pulverizador de giz. Após aplicar o produto acabado e definir o comprimento desejado no suporte, gire uniformemente em torno de si e, ao mesmo tempo, aperte o pulverizador para pulverizar o giz. Uma linha de giz aparecerá no tecido, ao longo da qual você poderá formar a bainha da parte inferior do produto.
Bainha do produto com bainha única
Ao fazer a bainha de uma peça feita de tecidos grossos, a bainha é feita de forma simples para não criar espessura excessiva. Esses cortes de bainha não são processados e, em tecidos de terno, o corte é chuleado.

Fazer bainha e aparar a margem de costura
Para obter uma aparência particularmente lisa na parte da frente, ao costurar a bainha, corte o excesso de todas as costuras nos locais onde a bainha será costurada. Para um melhor ajuste da bainha, uma linha é traçada ao longo dela. A linha deve ser franzida para maior liberdade de posicionamento na costura.
Consertando a bainha com uma teia de aranha
A fita adesiva em forma de teia de aranha facilita a formação da parte inferior da peça. A fita é colocada dentro da bainha, o mais próximo possível do corte. O corte deve ser processado. A bainha é passada a ferro com um ferro aquecido a uma temperatura correspondente ao tipo de tecido. A bainha é fixada com alfinetes ou linha.
Importante! Não passe a fita adesiva várias vezes. O superaquecimento da fita causará deformação no tecido e na bainha.

Fixação com teia de aranha em tecidos pesados
A principal diferença ao usar fita termocolante em tecidos pesados é que a fita deve cobrir toda a largura da bainha para melhor fixação.
Conselho! Fixar o ferro na bainha e umedecê-lo levemente resultará em uma melhor conexão da fita adesiva da bainha ao tecido principal. Passar a ferro, neste caso, não ajudará a obter o mesmo resultado.
Selando a bainha
Os tecidos de ternos e vestidos na área da bainha são reforçados com um tecido de duplicação para obter uma superfície lisa ideal na parte da frente. Para isso, o tecido de duplicação é fixado na parte de trás do produto ao longo da linha de dobra da bainha. A bainha é virada para o lado de trás e bainhada.
Usando as técnicas acima, você pode criar um design impecável para a parte inferior do produto final. A operação final de costura cria a aparência final, enfatiza o estilo e molda a imagem. Linhas e ferramentas corretamente selecionadas ajudarão a realizar esse trabalho com eficiência.




