Há muitos motivos pelos quais calças precisam ser ajustadas: elas não vestem perfeitamente, são grandes ou pequenas demais, são largas demais, etc. Muitas pessoas se perguntam como ajustar as calças sozinhas para não precisar recorrer a um alfaiate em um ateliê. A seguir, veremos as opções mais comuns para ajustar as peças ao seu corpo.
- Como costurar você mesmo
- Reduza as laterais e a cintura das calças
- Ajuste somente nas laterais
- Redução da cintura sem máquina de costura
- Costura no cós da calça com elástico
- Costurando calças de moletom no tamanho certo
- Como remover o excesso ao longo da costura do meio
- Costurando ao longo da costura interna
- As nuances de trabalhar com calças clássicas
- Como afinar calças femininas
- Costurando com dardos
- Costura em calças boca de sino
- Como deixar jeans mais estreito
- Quando é melhor cortar novamente?
Como costurar você mesmo
A capacidade de modificar coisas e modelar roupas por conta própria é uma habilidade valiosa para uma pessoa moderna. Ajustar calças não é muito difícil e você pode fazer isso em casa, mas para isso é importante conhecer algumas nuances.

Reduza as laterais e a cintura das calças
Se precisar reduzir as calças em literalmente 1 ou 2 tamanhos, não precisa cortá-las novamente. Basta ajustar o produto ao longo das costuras internas, capturando 0,5 a 1,5 cm de cada lado. Esta opção só é adequada se as calças, no geral, se ajustam bem ao corpo, mas exigem pequenos ajustes.

Para costurar uma peça corretamente, primeiro você precisa tirar medidas e experimentá-las no seu corpo. A maneira mais fácil é marcar a largura desejada nas laterais, fazer marcas com giz ou linha e costurar.
Observe! Este método não é adequado se você precisar reduzir as calças em mais de 3 tamanhos. Depois, será necessário cortá-las novamente, ou seja, rasgá-las e costurá-las novamente.
Ajuste somente nas laterais
Quando a calça se ajusta perfeitamente na cintura, mas fica um pouco larga nos quadris e nas pernas, ela pode ser costurada apenas nas laterais, sem dobrar o cós. Para isso, você precisa vestir o produto e determinar onde começar a afinar. Para não errar (principalmente para iniciantes), recomenda-se primeiro alinhavar a calça, experimentá-la e depois costurá-la na máquina.
Algoritmo de ações:
- Experimente as calças e determine a largura da costura. Para facilitar, você pode marcá-la com giz ou agulha e linha.
- Coloque o produto sobre uma superfície plana; se não tiver uma mesa grande em casa, pode colocá-lo no chão.
- Usando uma fita métrica ou régua, meça a mesma distância da costura externa ao longo de todo o comprimento da galocha.
- Em seguida, experimente e, se tudo servir, costure, corte o excesso e finalize a borda.
- É importante passar a nova costura no final para que não haja vincos, principalmente se forem calças clássicas e não de elastano ou jeans.

Redução da cintura sem máquina de costura
A calça jeans veste perfeitamente nos quadris, no bumbum e nas pernas, mas fica um pouco larga na cintura? - Isso não é um problema, pode ser resolvido rapidamente, mesmo sem usar máquina de costura. Se precisar remover alguns centímetros do cós da calça jeans, um elástico largo será a solução. Corte cerca de 7 cm de elástico e costure-o do avesso no cós, no meio das costas, esticando-o bem. Quando ele voltar à posição normal, ele também puxará o cós junto, que ficará um pouco menor e não ficará mais largo na silhueta.
A segunda opção para costurar jeans são as pinças laterais na parte de trás. Essa opção é perfeita para qualquer modelo de jeans, tanto feminino quanto masculino. Você precisa cortar cuidadosamente o cinto, fazer as pinças, cortar os centímetros extras e costurá-lo de volta. Tudo isso pode ser feito sem máquina. O trabalho leva em média 2 horas.

Costura no cós da calça com elástico
Calças com elástico causam medo em muitas pessoas se precisarem ser ligeiramente reduzidas. Não há com o que se preocupar. Primeiro, você precisa retirar o elástico e rasgar o cós, e depois costurar o produto da maneira que for conveniente:
- costuras laterais (que ficam na parte externa);
- se o cinto for costurado na frente e atrás, é melhor prender as calças pela costura do meio;
- costuras internas (os profissionais chamam a costura interna de costura em degrau).
Importante! Não se deve costurar calças com elástico usando pinças, isso só vai estragar o produto.
Independentemente de onde a peça seja costurada, o algoritmo de ações é praticamente o mesmo:
- Primeiro você precisa decidir de que lado a costura será feita;
- o próximo passo é arrancar o cinto;
- então você precisa virar o produto do avesso e prender o excesso de tecido com alfinetes;
- uma nova costura é colocada, o excesso de tecido é cortado e a área cortada é processada;
- O último passo é costurar o cinto no lugar.
No final, é importante não esquecer de passar a nova costura.

Costurando calças de moletom no tamanho certo
A principal característica das calças de moletom é o material de que são feitas. Se elas forem elásticas, tendem a amassar e é melhor levar em um alfaiate. Se for possível reduzir o tamanho das calças de moletom em casa, você pode usar um dos seguintes métodos:
- Se a calça tiver um bom caimento nos quadris e não for de cintura baixa, você pode ajustá-la pela costura interna. Para isso, vire o produto do avesso e marque a largura desejada com uma régua. É importante que seja igual em todos os lugares. Em seguida, costure com agulhas, faça uma costura de alinhavo, meça e costure.
Conselho! Ao costurar um ponto na máquina, você não deve esticar o tecido, pois isso resultará em costuras com rugas e dobras que não poderão ser alisadas depois.
- Se precisar ajustar a calça em todo o comprimento, levando em conta o cós, é melhor fazê-lo nas costuras laterais. Dessa forma, novas costuras são colocadas, que não serão notadas quando usadas.
Se o agasalho for de malha, será necessário usar uma agulha fina para não danificar o tecido e causar vincos.

Como remover o excesso ao longo da costura do meio
É permitido remover no máximo 6 cm ao longo da costura central. Se precisar de mais, é melhor usar o método de recortar o produto. Se você ignorar essa recomendação, a peça não ficará bonita e confortável na silhueta, cairá nas costas ao agachar e causará desconforto ao caminhar devido à deformação da costura entrepernas.
Então, aqui estão as instruções:
- Primeiro, como de costume, você precisa experimentar as calças e decidir o quanto você quer estreitá-las.
- Depois você precisa rasgar o cinto e dividi-lo ao meio, assim fica mais fácil cortar o excesso e costurá-lo de volta no lugar.
- Em seguida, o produto precisa ser virado do avesso e uma nova costura precisa ser criada de dentro para fora, na parte de trás, no meio.
- Para ter certeza de que o novo tamanho está correto, você deve primeiro alinhavar, experimentar e depois costurar à máquina.
- O cinto é colocado no lugar, o excesso de tecido é cortado e todas as costuras são processadas para evitar que o tecido desfie.

Costurando ao longo da costura interna
A costura interna, também conhecida como costura entrepernas, é muito fácil de costurar. É importante considerar alguns pontos:
- as calças vão ficar um pouco mais baixas;
- você não pode costurar mais de 3 centímetros de cada lado;
- Dessa forma, você consegue afinar apenas as galochas, enquanto a parte superior do produto permanecerá inalterada.
Para ajustar a calça pela costura interna, você precisa estender a peça sobre uma superfície dura e plana e marcar a linha da nova costura. É importante garantir que ela esteja uniforme em todos os lados.

As nuances de trabalhar com calças clássicas
Calças de cano alto estão na moda há vários anos, substituindo as calças clássicas. No entanto, você não deve jogar fora suas calças favoritas, pois pode transformá-las em uma peça moderna em poucas horas. Em princípio, os moldes para o produto estão descritos acima, mas ao refazer peças clássicas, existem alguns segredos que são recomendados para que as calças atualizadas caiam perfeitamente:
- É melhor remover a largura simultaneamente da parte externa e da costura da virilha. Assim, você consegue um ajuste ideal e um uso confortável da peça.
- Para garantir que a calça não restrinja os movimentos, é importante levar em consideração o volume da perna na região do joelho e adicionar alguns centímetros para uma curvatura natural.
- A borda inferior deve ter em média 15 cm.

Como afinar calças femininas
Para afinar as calças femininas a partir da parte inferior, você precisa determinar a altura a partir da qual o estreitamento começará. Em seguida, o produto é virado do avesso e a largura necessária é medida com uma régua. Em seguida, a peça é alinhavada, medida e costurada. O final do processo é padrão: processar os cortes e passar as costuras a vapor.
Na verdade, calças ou jeans femininos e masculinos podem ser afunilados usando o mesmo molde. Se não for necessário afinar a parte de cima, as galochas são afuniladas usando o molde padrão.
Costurando com dardos
As pinças só ajudam se você precisar reduzir rapidamente as calças em vários tamanhos. Elas podem ser feitas tanto na frente quanto atrás. É importante que as pinças estejam à mesma distância do centro e tenham o mesmo comprimento.
Primeiro, você precisa fazer uma marcação, depois passar a pinça, alinhavar e costurar. Assim, você pode reduzir o jeans sem máquina, ou seja, costurá-lo à mão.

Costura em calças boca de sino
A calça flare é um alargamento da galocha do quadril ou do joelho até a barra. No século XXI, a calça flare praticamente não está na moda, então todos se esforçam para fazer as calças estreitas ou retas, mas não largas. Para ajustá-las, você precisa usar o método descrito acima, na seção sobre costura nas laterais das calças. O esquema de trabalho é o mesmo.
Como deixar jeans mais estreito
Como afinar calças em casa é a pergunta mais comum dos últimos anos, já que calças jeans skinny e calças de qualquer tipo com a barra mais estreita estão na moda. As calças jeans skinny são as mais justas, que quase se ajustam completamente ao corpo.
Para fazer jeans skinny a partir de jeans comuns, você precisa costurá-los em várias direções:
- Ao longo da costura central para reduzir o volume na área do quadril.
- Ao longo da costura interna e ao longo da costura externa para estreitar uniformemente a perna em direção à parte inferior.

Quando é melhor cortar novamente?
O recorte é necessário quando as calças exigem não apenas uma correção superficial, mas uma alteração completa. Ou seja, se for necessário trocá-las em vários tamanhos, o formato e o caimento são alterados. Na verdade, esse processo consiste em descosturar calças velhas e costurar novas a partir delas.
Recortar requer pelo menos habilidades mínimas em corte e costura, caso contrário, é improvável que você consiga um produto sensato. Se você não tem experiência, é recomendável consultar um especialista ou praticar em calças que você não se importe de estragar. Toda habilidade vem com a experiência.
Primeiro, as calças velhas precisam ser completamente rasgadas. Isso é feito ao longo das costuras. É melhor não usar tesoura, mas sim uma ferramenta especial: um abridor de costuras.
Em seguida, você precisa remover todos os fios, passar as costuras e marcar as novas. A segunda opção é usar um molde, de acordo com o qual as calças novas serão costuradas a partir do material antigo. Não é fácil para um iniciante fazer um molde, então é melhor usar um molde pronto (baixe da internet).

O artigo discute como ajustar o tamanho de uma calça e recortá-la caso seja necessário alterar significativamente as dimensões da peça. Na verdade, não há nada complicado, e até mesmo um iniciante que nunca costurou consegue lidar com a tarefa. É importante não esquecer o conhecido provérbio "meça sete vezes, corte uma vez".




