Regras para costurar fraldas para recém-nascidos você mesmo

Desde a antiguidade, mães e avós enfaixam recém-nascidos em sacos resistentes. No mundo moderno, essa tradição continua, mas a questão surge cada vez mais: é necessário enfaixar uma criança e como costurar fraldas para um recém-nascido com as próprias mãos para que ele se sinta bem e confortável nelas?

Por que enfaixamos os bebês?

No momento do nascimento, o bebê passa por estresse. Tudo neste mundo é novo para ele: tanto o que vê quanto o que sente. Enfaixar o bebê ajuda a reduzir o estresse da adaptação a um novo mundo.

Uma criança embrulhada
Uma criança embrulhada

O bebê no útero materno é cercado por um espaço quente e limitado, acostumado a sentir com as mãos o que o cerca. Nas últimas semanas antes do nascimento, seu corpo aumenta significativamente, o abraço uterino se torna mais apertado, as pernas e os braços são pressionados firmemente contra o corpo, o que também se torna um hábito intrauterino. Contraindo-se periodicamente, o útero dá impressões corporais tangíveis de abraços apertados.

Enfaixar seu bebê ajuda a evitar estresse desnecessário. O estresse excessivo pode causar atraso no desenvolvimento.

Criança antes do nascimento
Criança antes do nascimento

Benefícios do enfaixamento

Enfaixar um bebê não é algo que se faz para facilitar o segurar e embalar o bebê para a mãe dormir. Há vários motivos para isso:

  • Durante 9 meses no útero, o bebê se acostuma a um espaço limitado e apertado. Esse agasalho lhe proporciona uma sensação familiar de aconchego, conforto e tranquilidade.
  • Uma criança agasalhada não joga os braços e as pernas em direções diferentes. O bebê ainda não está muito familiarizado com o novo mundo e, a princípio, isso pode assustá-lo.
  • Envolver o bebê ajuda a manter o calor da mãe, tão importante para o bebê nos primeiros dias. O calor da mãe o ajuda a manter a termorregulação adequada.
  • Algumas mães usam fraldas como fraldas.

Importante! O cobertor em si não aquece! Ele apenas mantém por algum tempo o calor que o bebê recebeu da mãe e ajuda a mantê-lo. Portanto, você não deve enrolar o bebê para substituir o calor da mãe.

  • Crianças pequenas crescem surpreendentemente rápido, e macacões e meias pequenos rapidamente ficam pequenos demais para elas. As fraldas permitem economizar um pouco no orçamento familiar, já que o bebê pode usar fraldas por parte do tempo sem problemas.
  • Enfaixar o bebê melhora o sono do bebê. Como os mecanismos inibitórios do sistema nervoso dos recém-nascidos são pouco desenvolvidos, suas pernas e braços podem pular repentinamente no meio da noite, acordando e assustando o bebê. Enfaixar o bebê evita que as pernas e os braços saltem.
Você pode estar interessado nisto:  Molde e costura de roupas para basik com as próprias mãos
criança dormindo
criança dormindo

Requisitos para fraldas de bebê

Um momento importante ao enfaixar um bebê é a etapa de escolher o material para costurar fraldas. Como escolher para costurar fraldas de bebê?

  • É melhor dar preferência a materiais naturais para evitar uma reação alérgica a tecidos de baixa qualidade.
  • O material deve ter boa capacidade de absorção.
  • O material deve manter um nível confortável de calor e permitir que o corpo respire.
  • Resistência ao desgaste. Como esses itens são frequentemente lavados, eles devem manter suas propriedades após inúmeras lavagens e passadas.
  • O tecido deve ser agradável ao toque, já que a pele do bebê é especialmente sensível ao que a rodeia nos primeiros dias.
  • O produto deve ser grande o suficiente para envolver o bebê sem causar desconforto.
  • Todas as costuras do produto devem ser feitas na parte da frente e cuidadosamente processadas. Nenhum fio deve ficar para fora, pois pode danificar a pele do bebê.
Fraldas para crianças
Fraldas para crianças

Observe! Quanto mais simples, melhor. O excesso de decoração pode ser um incômodo tanto para a mãe quanto para o bebê.

Tipos

Uma coisa tão simples como uma fralda pode ser de tipos completamente diferentes:

Clássico

Não são nada especiais. São fraldas usadas para enrolar bebês. Se o produto for feito de tecidos macios e quentes, também podem ser usadas como toalhas. Absorvem bem a umidade e não deixam o bebê congelar.

Lençóis para fraldas

São usados ​​para forrar camas infantis. Podem ter qualquer formato e tamanho, de acordo com o formato da cama da criança.

Fraldas impermeáveis ​​reutilizáveis

Eles são costurados com uma camada adicional à prova d'água e evitam que você tenha que lidar com fraldas e oleados separados. Mas você não pode enrolar um bebê neles, pois não deixam o ar passar e serão muito duros para ele. Podem ser colocados no berço ou no cercadinho, mas é preciso trocar as fraldas com frequência para que o bebê não sinta desconforto.

Você pode estar interessado nisto:  Como costurar fitas de cortina em tule e cortinas

Fraldas Cocoon

São destinadas exclusivamente para enfaixar bebês. Essas fraldas têm velcro ou zíper costurado para facilitar o enfaixamento. São feitas de tecidos elásticos para cumprir sua função principal, sem restringir os movimentos do bebê.

Fralda Cocoon
Fralda Cocoon

Tamanhos de fraldas

Para costurar uma fralda você mesmo, você precisa saber os tamanhos de fraldas para um recém-nascido:

  • 80 x 95 cm. São bem pequenos e podem ser usados ​​para enrolar o bebê apenas nos primeiros dias de vida. Também podem ser usados ​​como tapete ou guardanapo.
  • 95 x 100 cm. Esses tamanhos são perfeitos para crianças de 2 a 3 meses. Nessa idade, elas se tornam mais móveis. Para fixar o lençol com segurança, mas deixar um pouco de espaço para o conforto do bebê, o lençol precisará ser enrolado ao redor do corpo algumas vezes, e este tamanho é perfeito para isso.
  • 110x110 cm. Este tamanho de fraldas é considerado ideal para recém-nascidos. Até mesmo bebês de 4 e 5 meses se sentirão bastante confortáveis ​​com elas.
  • 120x120 cm. Este é o maior tamanho para fraldas. Tanto bebês grandes quanto os um pouco maiores se sentirão bem com elas.
Tamanhos de fraldas
Tamanhos de fraldas

Escolha do tecido

Do que geralmente são feitas as fraldas? Existem vários tipos de tecido que resultam em excelentes produtos:

  • Chintz. É um tecido feito de fibra natural de algodão. É agradável ao toque. Pode ser usado para enrolar em climas quentes e no inverno, juntamente com flanela.
  • Flanela. Também feita de 100% algodão, agradável ao toque e excelente para absorver umidade.
Tecido de flanela
Tecido de flanela
  • Flanela. Semelhante à flanela, mas com uma superfície felpuda em ambos os lados.
  • Malhas. Ao contrário das anteriores, elas esticam bem e se adaptam ao formato da criança, deixando espaço livre.

Padrão

Uma fralda não é suficiente para crianças pequenas. Não se apresse em encomendá-las da China. Como fazer bainha em fraldas você mesma? Ao costurar um produto com suas próprias mãos, um molde compilado pode economizar tempo para a artesã.

Será muito mais fácil traçar tamanhos e formatos pré-selecionados a partir de um modelo pronto do que medir tudo no tecido novamente a cada vez.

Para fazer um molde, você precisa pegar um pedaço de papel ou papelão um pouco maior que os parâmetros do futuro produto. Qualquer material em que você possa desenhar servirá para o molde: seja papel milimetrado ou jornal comum.

Você pode estar interessado nisto:  Como fazer lindas flores de nylon: instruções para iniciantes

As dimensões da futura fralda devem ser aplicadas ao molde. Você deve obter um retângulo do tamanho selecionado - molde de costura. De cada lado, você precisa recuar 2 cm para processar a borda, como ensinado na aula de trabalho na escola.

Processamento de borda
Processamento de borda

Preparação

Antes de começar a costurar a fralda, você precisa ter certeza de que tem tudo o que precisa em mãos:

  • a quantidade necessária de tecido;
  • fios para combinar com o tecido;
  • giz ou sabão especial de alfaiate;
  • máquina de costura ou overlock (se você não tiver máquina, pode fazer facilmente você mesmo);
  • tesoura;
  • uma régua de alfaiate ou outro objeto que seja conveniente para desenhar linhas longas e retas;
  • fita métrica.
Itens de costura
Itens de costura

Costura passo a passo de uma fralda

É muito fácil costurar fraldas para recém-nascidos com suas próprias mãos, você só precisa processar o tecido passo a passo:

  1. Se você precisar costurar várias fraldas de um tecido, ele pode ser dobrado em várias camadas.
  2. Prenda as bordas das camadas para que o tecido não se mova durante o processo de traçar as linhas e cortar. O principal é não costurá-las.
  3. Coloque o molde sobre o tecido e contorne-o. Você também pode prendê-lo com alfinetes de costura.
  4. Depois de cortado o tecido, você precisa aplicar as linhas restantes necessárias para costurar o produto (linhas de dobra para acabamento da borda).
  5. Está tudo quase pronto, só falta processar as bordas. Para isso, o melhor é usar uma máquina de costura.
  6. As bordas pré-dobradas e passadas devem ser costuradas na máquina de modo que fiquem minimamente dobradas para longe do tecido principal.
  7. Se você não tiver feito uma reserva de tecido para processar as bordas, elas podem ser processadas em uma máquina usando a função overlock.
Função overlock
Função overlock

Quantas fraldas serão necessárias?

Para que o bebê se sinta bem, são necessários vários tipos diferentes de fraldas:

  • Fralda de malha comum para enfaixar - 5 peças.
  • Feito de tecido quente - 5 peças.
  • Leve e fino (para berço e trapos) - 5 peças.

Não há nada melhor do que algo que a mãe fez com todo o seu amor. O principal é escolher materiais naturais e seguir as recomendações básicas, e o bebê ficará feliz!

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior