Cortinas são a primeira coisa que chama a atenção quando alguém entra em um ambiente. Portanto, elas precisam estar harmoniosamente integradas ao interior. Para isso, você pode usar uma variedade de acessórios. Este artigo explica o que é fita para cortinas e como usá-la corretamente.
Para que serve a fita para cortinas?
Você pode encontrar uma grande variedade de acessórios à venda que ajudarão você a pendurar cortinas na janela de forma rápida e fácil, além de dar a elas franzidos incríveis e bonitos. Um desses elementos é a fita para cortinas. Ela se parece com retalhos de tecido de diferentes larguras, ao longo de todo o comprimento dos quais um cordão ou cordas finas são esticadas. No centro da fita, há uma camada mais espessa com as alças necessárias para pendurar cortinas em uma baguete, e os cordões são usados para criar dobras do tipo e tamanho desejados.
Para que serve a fita para cortinas:
- processar as bordas superiores de cortinas ou persianas;
- pendurando-os no varão da cortina sem usar argolas ou prendedores de roupa;
- criação de montagens de complexidade variável.

A fita também pode ser costurada em outros pontos do tule. Após apertar as cordas, formam-se dobras na superfície do tule, que podem ser feitas em qualquer formato. Para remover as cortinas, basta desamarrar as cordas e esticar a fita. Essa fita facilita muito o trabalho de estilização da janela e qualquer pessoa pode costurá-la. Também é chamada de elástico, rede ou cinto de cortina.
Atenção! Usando cortinas, você pode criar lindos padrões e linhas na superfície de cortinas ou tule.
Mas, infelizmente, será difícil para um iniciante executar alguns tipos de drapeados. Para isso, é recomendável assistir a vários tutoriais em vídeo para entender a essência do trabalho.
Tipos de fita para cortinas
A fita para cortinas pode ter de 1,5 a 10 cm de largura. Fita fina é usada para pendurar cortinas pequenas feitas de materiais leves. Uma fita larga é necessária para fixar cortinas grossas. Ela pode ser usada para drapejar as bordas do produto.

Tipos de fita para cortinas:
- transparente - usado principalmente para cortinas finas;
- branco - usado em todas as outras opções, especialmente para materiais densos, como veludo, lã, seda, jacquard.
Você também pode encontrar fita para fazer diversos tipos de cortinas:
- criando ondas de luz;
- criando dobras em forma de laço;
- criando dobras em forma de cilindro.
De acordo com o método de fixação, a fita pode ser:
- Costurar - fixar usando uma máquina de costura ou à mão;
- Adesivo - é fixado à tela por meio de tratamento com vapor quente. Este tipo de fita é necessário para cortinas curtas transparentes e de baixo peso.

De acordo com a configuração de montagem, a fita pode ser:
- Para formar dobras ao longo de uma linha horizontal. Este tipo de fita é usado para pendurar cortinas tradicionais, persianas e lambrequins;
- Para formar dobras ao longo de uma linha vertical. Esta fita é usada para levantar vãos de janelas (francês, inglês).
A fita pode ser equipada com várias fileiras de laçadas. Laçadas em duas fileiras ajudam a pendurar cortinas em ganchos e a fazer dobras leves. Se houver mais (3-4) laçadas uma ao lado da outra, as laçadas são usadas para franzir as cortinas e criar uma borda superior decorativa no produto.
Como fazer uma escolha e calcular o comprimento
Para que a fita execute todas as suas funções corretamente, ela é selecionada de acordo com o tecido. Por exemplo, os tipos de fita para produtos de diferentes materiais são os seguintes:

- tecidos leves, voile, organza ou tecidos mais grossos, são presos muito bem em fitas de cortina estreitas com duas cordas, nas primeiras são criadas alças para pendurar os produtos, nas segundas são formadas dobras;
- Cortinas grandes e grossas são, naturalmente, penduradas em tiras largas com 3 a 4 cordas. Dessa forma, você pode criar dobras inusitadas.
Para obter um puff, é selecionada uma fita especial. Em lojas de tecidos, você pode encontrar uma fita adequada para um determinado tipo de tecido. Portanto, antes de comprar, é aconselhável consultar o vendedor.
Cálculo da fita
O comprimento da fita de cortina depende do índice de franzimento – este é um tipo de coeficiente de "esplendor" das dobras necessárias. Por exemplo, para calcular o comprimento do produto em uma fita com dobras clássicas, é necessário dobrar a metragem do material. Para cortes formais e luxuosos, o tecido deve ser triplicado e 10 cm adicionais para a lapela.

Para calcular a largura das cortinas na fita, as dimensões da cornija são usadas para determinar os parâmetros. É importante que a fita fixada na cortina cubra completamente a cornija ou se estenda um pouco além da borda. Para isso, você precisa conhecer a estrutura do tecido – fita para cortinas grossas de 5 a 10 cm e a altura necessária acima da cornija – +5-10 cm.
Como costurar fita de cortina em cortinas: instruções passo a passo
Para costurar a fita e pendurar as cortinas corretamente, você precisa conhecer os métodos de fixação na cornija. A escolha errada do método de fixação pode arruinar a ideia do designer e não se encaixar no estilo geral do ambiente. Às vezes, as estruturas desabam se a fixação for feita incorretamente.

Em lojas de materiais de construção, você pode encontrar diferentes tipos de cornijas. No entanto, as mais comuns são feitas de metal, madeira, teto e cordas.
Os métodos para fixar cortinas em cornijas são os seguintes:
- usando argolas. O método de fixação mais barato e popular. As argolas geralmente já estão incluídas no kit ao comprar um varão de cortina;
- cordões ou bolsos localizados na linha superior da cortina. Usados para fechos com fenda circular;
- prendedores de roupa. Usados para tecidos leves;
- Clipes. Parecem prendedores de roupa, mas não têm dentes. São feitos para cortinas, feitos de material leve. Alguns tipos são equipados com travas e podem ter acabamento de design;
- laços feitos do mesmo tecido da cortina.

Formação de dobras
Para fazer uma dobra facilmente, a fita da cortina deve ter pelo menos três ou quatro fios. Eles devem ser amarrados em cada extremidade da fita ao mesmo tempo. É aconselhável fazer esse trabalho com um ajudante. Ao fazer as dobras em casa, a outra extremidade deve ser enrolada na maçaneta da porta.
A primeira coisa que você precisa fazer é esticar o elástico. Segure as cordas conectadas do nó livre com uma mão e puxe a fita das bordas para o centro com a mão livre, movendo o tecido ao longo da corda.
A cortina se fecha em dobras, e os cadarços se soltam e ficam mais longos. Eles precisam ser enrolados em papelão.

Quando as dobras começam a interferir no processo de trabalho, elas precisam ser movidas para a extremidade fixa do cordão. A fita da cortina franzida é medida com um centímetro, ajustando-a à largura desejada. A etapa final é a distribuição das dobras e a fixação do cordão (não corte) nas bordas da fita.
Os ganchos são presos à fita a cada 8-10 centímetros e agora você pode pendurar a cortina na cornija.
Trabalhando com tule
Este tecido é bastante caprichoso, por isso é aconselhável que iniciantes não comecem seus primeiros trabalhos com ele.
A próxima questão é como costurar a fita de cortina ao tule. A fita de cortina para tule leve é feita de linha de pesca grossa, o que é necessário para que a fita de tecido "grossa" não apareça através do material transparente. A espessura da fita deve ser mínima para que não se destaque no ambiente.

Além disso, ao comprar uma fita de tule, você precisa se lembrar do número de fios que a perfuram, pois o número de dobras finalizadas depende disso. Abaixo estão as regras básicas para trabalhar com tule.
Para que o tule fique bem em um ambiente, você precisa prestar atenção não apenas à sua aparência e cor, mas também ao design geral, à aparência perto da janela.
A cortina está feita corretamente? Qual o comprimento e a textura da cortina? É exatamente para isso que serve a fita para cortinas: para esconder as imperfeições do tule.

Trabalho passo a passo na costura de fita de cortina:
- O tecido da cortina precisa ser medido e cortado.
- O comprimento da fita da cortina é medido. Para isso, você precisa adicionar cerca de 25 a 30 centímetros ao comprimento do tule. Esse aumento é necessário para dobras adicionais e levando em consideração o encolhimento do tecido após a primeira lavagem.
- É necessário processar os cortes laterais do tecido. Dobre o tule para dentro. Se o material estiver desfiando, você pode dobrá-lo várias vezes.
- Prenda a fita e a cortina juntas, isso facilitará a costura depois.
- Coloque a fita dois centímetros abaixo da borda do tule e dobre-a em ambos os lados.
- Costure a fita cuidadosamente ao tecido. Em seguida, remova os pontos de alinhavo e as agulhas.
- No final, costure a fita nas laterais.
Importante! Ao trabalhar com este tecido, evite furá-lo demais, pois as agulhas deixam grandes furos. É melhor usar agulhas de menor tamanho e linhas finas para o trabalho.
Dicas de uma costureira experiente
Após o corte da fita da cortina, as costureiras recomendam dobrar a parte interna da cortina alguns centímetros. Se precisar costurar a fita na organza, lembre-se de que a largura dela geralmente é maior que a altura do teto. É melhor não cortar o excesso de tecido, mas simplesmente dobrá-lo.

É aconselhável passar bem esta dobra. Mas você precisa fazer isso através de gaze. Depois, você pode costurar a fita na organza.
Dobre a fita 2 centímetros para dentro e fixe-a com uma agulha. Depois disso, a linha superior está pronta. Para isso, você precisa fazer um recuo de 2 centímetros na borda do cinto da cortina. É aconselhável lembrar que a fita não deve se projetar da borda superior da tela.
Após costurar a linha superior, não corte o restante da fita. Ela deve ser estendida sobre a superfície e fixada ao material com alfinetes de costureira.
Atenção! O passo entre os pinos deve ser de cerca de 25 centímetros. Isso é necessário para fazer uma nova linha. Se você não assentar o material com antecedência, será bastante difícil fazer essa linha.
Cortinas finas são muito usadas em tendas ou portas de entrada, elas têm um zíper costurado e protegem o ambiente dos mosquitos.
Se a cortina estiver muito desfiada, a bainha pode ser finalizada com vivo ou fita de cetim. As dobras podem ser decoradas com botões de metal ou lantejoulas; ficam ótimas em tecidos grossos.

Cortinas grandes podem ser dobradas como uma cortina de teatro durante uma apresentação. Mas isso requer mais de quatro cordas.
Para iniciantes na arte da alfaiataria, recomenda-se visitar sites de costura. Lá, você encontrará masterclasses sobre como costurar cortinas com fita adesiva ou como escolher o material certo para elas. Lá, você pode pedir conselhos a artesãs experientes e também compartilhar seus sucessos.
É aconselhável lavar cortinas à mão. Se precisar lavá-las na máquina, use um saco de malha especial. Nesse caso, é melhor programar o modo delicado, e os pós devem ser apenas líquidos. Passe organza, tule, véu e outros materiais leves somente com gaze. Caso contrário, manchas amareladas podem permanecer nos produtos. Além disso, ao passar, é necessário borrifar água na cortina de tempos em tempos.
É proibido secar esses tecidos perto de aquecedores ou sob luz solar direta. Eles podem ficar quebradiços e ressecados.

A fita para cortinas ajudará a dar às cortinas um visual original e bonito. Sua vantagem é que costurá-la não será difícil, mesmo para uma costureira sem experiência. Ela ajuda a criar o desenho da janela na forma de inúmeras dobras.




