Ao estudar costura, eventualmente será necessário aprender a costurar saias sozinha. Existem diversas opções de costura simples e totalmente descomplicadas, mesmo para costureiras iniciantes. Antes de começar a trabalhar, você deve decidir o estilo do modelo, escolher o material e os acessórios, pensar nos elementos decorativos. Depois, é só uma questão de técnica: crie um esboço, crie um molde, costure todos os detalhes do produto e faça os acabamentos decorativos. Este artigo mostrará como costurar uma saia longa você mesma.
Estilos de saia longa
Existem diversas opções de modelos de saias longas, cada uma com suas características próprias. Os modelos de saias longas podem ser determinados pelo modelo e corte:
- Sol. Uma versão espaçosa do produto, que consiste exatamente em 1 peça. Geralmente é um círculo de tecido, no centro do qual um círculo menor é recortado de acordo com a medida da cintura.
- O meio-sol tem um corte amplo. O produto geralmente não tem costuras. Visualmente, lembra um sino.
- O modelo multicamadas geralmente consiste em várias camadas costuradas juntas usando o método franzido. Geralmente, são feitos de tecidos leves, por isso são relevantes para o verão.
- Saia reta. Existem vários tipos de corte. As pinças podem ser formadas perto da cintura ou podem estar ausentes. Geralmente, são modelos retos com um detalhe interessante: um babado, uma dobra, uma fenda, um bolso aplicado ou uma fileira de botões.
- Uma saia com gola é um corte leve e despojado, em que a peça é formada por várias partes. Elas são costuradas na vertical. Isso pode prejudicar a simetria da bainha.

Acredita-se que esse detalhe do guarda-roupa combina com mulheres de qualquer tipo de corpo e idade. A escolha é feita de acordo com o evento e a estação. O tipo de tecido e a cor, assim como o acabamento, são levados em consideração.
Tirando medidas
Para construir o molde correto da saia, você precisa tirar algumas medidas básicas. Normalmente, todos os parâmetros necessários da figura podem ser determinados usando este esquema:

Para ter certeza de não cometer erros no algoritmo de realização das medições, vale a pena usar também o apêndice de instruções:
- Faça medições completas, sem divisões adicionais.
- Meça o comprimento do produto acabado, da linha da cintura até o comprimento desejado da saia.
- A circunferência da cintura é medida ao redor da parte mais estreita do tronco.
- A circunferência do quadril é determinada pela parte mais convexa das nádegas.
Observe! Ao determinar o comprimento, vale a pena adicionar alguns cm para a margem e a dobra da costura inferior/superior.
O próximo passo é dividir as medidas da cintura e do quadril por dois. Isso lhe dará a meia circunferência.
Depois de todas as medidas serem tiradas e comparadas, você pode prosseguir com a construção do desenho propriamente dito. Para iniciar esta etapa do trabalho, você precisa preparar papel milimetrado (papel Whatman), um lápis, uma régua e uma borracha.
Se você fizer medições de alta qualidade e anotar os dados recebidos, as instruções para obter os parâmetros corretos da figura não serão complicadas ou pouco claras.
Cálculo da quantidade de tecido
Um molde para uma saia longa é impossível sem um cálculo correto da quantidade de tecido para costura. Se não houver tecido suficiente para fazer uma peça específica, pode ser impossível comprar exatamente o mesmo tecido em uma determinada cor. Muitas sobras também pesam no bolso.

Para determinar com precisão a quantidade de tecido, você precisa levar em consideração as seguintes nuances:
- Decida o estilo da saia.
- Leve em consideração os parâmetros da figura.
- Selecione o princípio de acabamento e todas as inserções/sobreposições possíveis.
Você precisa adicionar mais 2 a 3 cm aos parâmetros obtidos, que serão usados para acabamento e arremate das costuras. Você também precisa levar em consideração o encolhimento do tecido. Há uma instrução específica para a verificação dos tecidos.
Construção do padrão
Uma saia longa, cujo molde é inicialmente construído incorretamente, pode acabar sendo desproporcional e não se ajustar bem à silhueta. Cada estilo tem suas próprias características em termos de silhueta e formato da bainha. Há uma master class para cada opção.
Saia com elástico
Uma saia com elástico é a opção mais fácil de fazer. Qualquer material pode ser usado. Produtos feitos de tule e seda natural ficam especialmente impressionantes. O padrão pode ter qualquer silhueta de bainha, sendo as opções mais populares trapézio, meio-sol e sol.
Primeiro, você precisa preparar um molde. Você pode usar este esboço:

Todos os parâmetros e tamanhos da figura são transferidos para cá. Em seguida, um modelo do produto é feito em papel Whatman e transferido para o tecido. É mais ou menos assim:

Além disso, é feita uma pala do mesmo tecido, que posteriormente cobrirá o elástico. Após preparar o molde, você precisa processar as bordas com um overloque. Dobre as bordas superior e inferior em 1 cm e faça um ponto de chuleio. Em seguida, costure a pala dobrada ao meio por cima. Puxe o elástico para dentro da pala costurada com um alfinete. O produto final fica assim:

Você pode ver esses modelos na praia, no parque ou simplesmente em garotas andando pela cidade à noite.
Saia com pregas
A versão dobrada pode ter uma variedade de usos: pode se tornar o destaque de um look de verão ou a base de um look profissional. Em cada caso, um tipo diferente de tecido é usado: chiffon é ideal no primeiro caso e gabardine no segundo.

Existe a opção de criar uma saia plissada sem a necessidade de um desenho especial. As dobras devem ser marcadas diretamente na superfície do tecido com giz ou um pedaço de sabão. E dobre-as ali. Para calcular a largura do material necessário, você precisa multiplicar a medida da cintura por três, adicionar 4 cm para ajuste livre + 15 cm para ajuste à figura e adicionar margens de costura.

Importante! O produto deve ser cortado rigorosamente ao longo do fio da urdidura, caso contrário, ele poderá ficar distorcido durante o processo de costura.
Em seguida, você precisa costurar uma tira de tecido com dobras marcadas no jugo, cujo comprimento seja igual à circunferência da cintura.
Saia envolvente
Uma saia longa de verão, cujo padrão estará "ao alcance" até de uma costureira iniciante, é uma versão envolvente. Normalmente, a peça é presa na cintura com cordões, mas você pode fazer um pseudoenvoltório - um elástico servirá como fecho.
Para costurar uma saia envelope leve e prática com elástico, você deve usar o seguinte molde:

Esta versão da peça será uma ótima adição ao guarda-roupa da fashionista que ama simplicidade e leveza em seus looks. Você pode criar outra versão da peça com opções de corte e acabamento mais complexas.
Características de costura
Uma costureira iniciante ou autodidata que ainda não domina a arte da costura pode cometer muitos erros. Para entender como costurar uma saia longa sem erros, você precisa conhecer algumas nuances:
- Modelos feitos de tecido transparente devem sempre ser equipados com forro. Ele pode ser feito do tecido principal ou de outros tecidos finos e leves. O próprio padrão da saia ou uma saia evasê são adequados para o forro.
- Se houver dobras na parte frontal da saia, elas também devem ser dobradas para dentro do forro. O forro deve ser unido à saia pelas bordas superiores e, em seguida, o cinto deve ser costurado. A borda interna do cinto deve ser finalizada com fita de viés feita com o tecido do forro.
- Se não houver tecido suficiente para o comprimento desejado, costure um tecido fino de cor adequada na borda inferior da saia. Vire a bainha costurada para trás de modo que o tecido principal fique 1 mm para o avesso da saia e passe bem a peça. Em seguida, faça a bainha manualmente com um ponto invisível ou pesponte a parte inferior ao longo da borda da bainha.
- Para não errar no comprimento da bainha, vale a pena medir o comprimento da cintura várias vezes, na frente e atrás. É importante entender imediatamente com que tipo de calçado a peça será usada. O comprimento depende muito disso.
- Em modelos com pala, a própria pala desempenha a função de pinças. Para manter o formato na região da cintura, você precisa duplicar duas partes da pala com cola de gola (adesivo para golas e espartilhos). Ou tente usar regilin. Costure-o nas margens de costura da pala. Ou faça cordões com as margens e insira tiras de regilin neles.

Existem outros segredos relacionados à costura e ao processamento de partes e peças da peça, mas eles se referem principalmente ao tecido escolhido para a produção. Algumas características dizem respeito ao uso de acessórios exclusivos e acabamentos caros.
Costurar uma saia longa geralmente não apresenta problemas, especialmente se for uma opção de verão. Existem moldes muito simples que podem ser feitos considerando apenas os parâmetros do corpo. Graças às técnicas e métodos mais simples, você pode processar facilmente os cortes de tecido e conectar as partes do produto.




