Regras para costurar lantejoulas em tecido você mesmo

Decorar roupas com lantejoulas está atingindo um novo patamar. Além de vestidos e suéteres comuns, elas são usadas para decorar almofadas, sapatos e bolsas. Este artigo mostrará como costurar lantejoulas em tecido à mão.

O que são lantejoulas

Lantejoulas são pequenos e lindos brilhos que podem ter diferentes formatos e cores, desde redondos foscos até quadrados perolados.

Uma lantejoula é um pequeno círculo brilhante, geralmente feito de papel metalizado colorido ou plástico, usado para decorar roupas, acessórios e roupas de cama, e também para fazer lindos apliques. No centro de cada círculo há um furo para facilitar a costura. O formato pode ser não apenas redondo, mas também quadrado, oval, em formato de coração ou folha. Podem ser côncavas ou convexas.

Processo de trabalho
Processo de trabalho

Materiais e ferramentas que você precisará para bordado de lantejoulas

As principais ferramentas são glitter, linhas e agulhas (geralmente as grossas são usadas para facilitar a perfuração do material). Muitas vezes, miçangas ou strass são usados ​​em combinação com lantejoulas. Elas são projetadas para esconder a linha e dar mais luxo ao produto. As linhas devem ser muito fortes e duráveis, de preferência na cor do produto ou das lantejoulas. Para evitar que a linha fique solta durante o trabalho, ela pode ser untada com cera de vela.

Para fixar o tecido, você precisa de um esticador para que o produto não se mova na superfície da mesa de trabalho e fique bem esticado. O material deve ser despretensioso, para que não fique sujo ou enrugado. Isso é necessário para que você não lave o produto constantemente e o estrague. A tesoura deve ser pequena e afiada; você pode usar uma tesoura de manicure.

Você pode estar interessado nisto:  Padrões de mangas estilo morcego para vestidos, blusas e suéteres
Costura à máquina
Costura à máquina

Se precisar decorar um item acabado com algum tipo de desenho, você pode encontrar esboços na internet. Você pode transferi-lo para o produto usando papel vegetal especial que não deixa marcas. Você precisa comprá-lo em uma loja de tecidos.

Importante! Para facilitar o trabalho, você precisa assistir a pelo menos cinco master classes diferentes sobre bordado à mão.

Uma maneira rápida de costurar lantejoulas

Costurar lantejoulas em overlock oferece uma série de vantagens e recursos no processo de trabalho. Muitas artesãs notam a alta velocidade do trabalho, o que ajuda a atender pedidos urgentes. Diversos recursos podem ser destacados ao trabalhar com a máquina:

Enfiando a decoração
Enfiando a decoração
  • Para o trabalho é aconselhável utilizar lantejoulas, previamente enfiadas num fio;
  • O fio de lantejoula precisa ser aplicado ao material e começar a costurá-lo usando o método clássico;
  • Muitas artesãs não utilizam calcadores especiais, fazendo a distância da costura de acordo com o tamanho da lantejoula comprada.

Acontece que a agulha do overlock passa por duas lantejoulas e uma nova perfuração é feita no furo central. O calcador está ajustado para o modo clássico – costurar uma fita de cetim não requer o uso de ferramentas especiais separadas. O tecido deve ser denso e de alta qualidade. Para costurar, recomenda-se o uso de linhas transparentes profissionais. Elas podem ser compradas em lojas de tecidos.

Técnica de escama de peixe
Técnica de escama de peixe

Se não houver, use linhas da mesma cor do tecido. As lantejoulas devem ser costuradas com muito cuidado para não danificar a peça. Para entender como costurar lantejoulas em tecido, você precisa conhecer os tipos de costura.

Como costurar lantejoulas com ponto contínuo

Às vezes, as artesãs usam uma agulha de crochê em vez de agulhas. Mas para iniciantes, será mais conveniente e fácil trabalhar com agulha e mão. Lantejoulas costuradas com costura contínua aderem ao produto com bastante firmeza, mas a costura, neste caso, é visível e a cor dos fios deve ser escolhida corretamente.

Técnica de mosaico
Técnica de mosaico

Para fazer este ponto, insira a agulha de dentro para fora, no centro da lantejoula, e faça um ponto atrás na borda direita da decoração. Traga a agulha para fora, na borda esquerda da lantejoula, e faça um ponto atrás no centro do círculo. Traga a agulha para fora para costurar uma nova lantejoula, certificando-se de que elas se toquem.

Você pode estar interessado nisto:  Características da escolha de óleos para máquinas de costura

Técnica de colocação de lantejoulas: sobreposição ("escamas de peixe", mosaico)

A técnica do mosaico é diferente, pois, a partir da segunda fileira, as lantejoulas precisam ser costuradas de forma que o furo central fique acima da junção das duas escamas da primeira fileira. Essa técnica torna a peça mais estável no corpo, realça todas as suas vantagens e parece mais leve do que as escamas de peixe.

As costuras mais populares
As costuras mais populares

Sobreposição (escamas de peixe)

Para executar esta técnica, cada fileira de escamas é costurada com um ponto invisível. Com este ponto, cada metade da lantejoula cobre a que já está colada ao produto. Assim, o ponto pode ser escondido.

Importante! Ao comprar ferramentas para o trabalho, você precisa levar em consideração que decorar itens com bordado de escamas de peixe requer mais brilho do que com a técnica de mosaico.

É importante lembrar que essa técnica de execução adiciona volume extra ao produto. Portanto, peças com essa sobreposição não são adequadas para todos. Para pessoas cheinhas, é melhor usar a técnica do mosaico, que ajudará a esconder imperfeições e enfatizar as formas.

Costura com miçangas
Costura com miçangas

Pesponto

A opção mais popular e confiável é bordar com lantejoulas. A agulha é trazida de dentro para a frente do produto, pegando a lantejoula. Em seguida, o canto entra pelo lado direito, sai pelo lado esquerdo e, através do furo da lantejoula, é trazido para dentro. Como resultado, a decoração é costurada com dois pontos. Os próximos são feitos da mesma maneira.

Como costurar uma lantejoula com ponto fechado usando miçangas

Esta opção envolve fechar o fio para que ele não fique visível no produto final. Aqui, você precisará de miçangas. Cada miçanga será uma decoração adicional.

Aplique pronto
Aplique pronto

Plano de trabalho:

  • A agulha e a linha com o nó dado devem ser enfiadas de dentro para fora do produto no local onde o detalhe decorativo precisa ser costurado;
  • Pendure a decoração em um fio;
  • Coloque as contas em um fio sobre o glitter;
  • A agulha deve ser inserida no meio da lantejoula, de fora para dentro, prendendo as contas;
  • No final, amarre o fio com dois nós.
Você pode estar interessado nisto:  Padrões prontos de lebres com orelhas compridas: costura à mão

Lantejoulas quebram com muita facilidade. Crianças não devem brincar com o produto final, pois podem se perder. Também é proibido cortar lantejoulas com tesoura, pois, por serem feitas de plástico, podem facilmente ficar cegas. Se precisar remover a lantejoula, recomenda-se simplesmente desfiar o fio.

Recomenda-se lavar peças decoradas com lantejoulas a uma temperatura de 40 graus. Torcer é estritamente proibido, pois altas velocidades podem danificar o design do produto. É aconselhável secar apenas na posição horizontal, pois o produto fica muito pesado e, se pendurado, estica bastante.

Decorando sapatos
Decorando sapatos

Se possível, a lavagem deve ser feita com a menor frequência possível, pois a tinta do glitter tende a sair e rachar com o tempo.

Vale ressaltar que a maneira mais rápida de bordar lantejoulas é com uma máquina de costura, mas costurá-las à mão é um método mais fácil e até mesmo uma costureira iniciante consegue. Após apenas uma semana de trabalho ativo, uma iniciante pode começar a decorar não apenas camisetas, mas também peças de roupa mais complexas, como bolsas, almofadas ou carteiras. É importante aprimorar e aprimorar constantemente sua habilidade, porque se você abandonar esse hobby por pelo menos alguns meses, será muito difícil se lembrar de tudo.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior