Ao ouvir a palavra "costurar", a maioria das pessoas se lembra de coisas: calças, um lençol, um travesseiro, uma fronha, um casaco ou até mesmo um bichinho de pelúcia. Poucas pessoas percebem, a menos, é claro, que trabalhem em escritórios, que também é possível costurar documentos. Às vezes, isso é muito mais importante do que costurar uma capa de edredom. Como você sabe, quase todas as organizações e empresas já migraram para o gerenciamento eletrônico interno de documentos ao colaborar com prestadores de serviços e até mesmo ao declarar imposto de renda e emitir decisões judiciais.
Apesar da informatização generalizada, os documentos em papel ainda são importantes para pessoas jurídicas. Para evitar que os documentos se percam ou se misturem, eles precisam ser costurados. Apesar da aparente simplicidade do processo, é muito importante, por isso todos precisam saber como costurar documentos à mão corretamente e como protocolar processos. Mais sobre isso abaixo.

- Quais documentos são costurados no trabalho de escritório
- Materiais necessários para costurar documentos com linhas
- Como costurar documentos corretamente: instruções passo a passo
- Em dois buracos
- Em três buracos
- Em quatro buracos
- Em cinco buracos
- Características do flashing de documentos: dicas úteis
- Como numerar folhas
- Como certificar um documento costurado
- Atos regulatórios sobre flashing de documentos
Quais documentos são costurados no trabalho de escritório
Os documentos precisam ser costurados para que não sejam perdidos ou substituídos e, também, devido à enorme quantidade de documentação, eles são costurados conforme necessário, o que ajuda a evitar confusões.
Normalmente, os documentos que devem ser enviados para arquivos, para relatórios ou que têm valor especial para o proprietário são costurados.
Lista de papéis que devem ser costurados sem falta:
- Verificação;
- Arquivístico;
- Contabilidade;
- Pessoal.

Materiais necessários para costurar documentos com linhas
Se você costurar documentos usando o método clássico, precisará ter os seguintes materiais com você:
- Capas. Existem três tipos: regular - o tamanho dessas capas é de 22,9 x 32,4 cm (este tamanho é adequado para papel documental padrão A4); não padronizada - capas deste tipo são usadas quando o tamanho do papel difere do padrão; para armazenamento arquivístico - essas capas são produzidas em um grande número de formatos (são feitas de papelão muito rígido, o que contribui para o armazenamento de documentos a longo prazo).
- Folha de certificação. Quando a documentação estiver completamente costurada e numerada, é necessário fazer uma inscrição de certificação. Ela é feita em uma folha de papel separada e fica localizada no verso da última folha da pasta. A nota deve ser colada com cola especial para que não se solte com o tempo.
- Tesoura e cola.
- Furador.
- Agulhas de vários tamanhos, linha, furador, corda ou barbante.

Normalmente, as folhas de documentos são fixadas com fios. É assim que uma pequena pilha de papel é conectada. Para esse tipo de costura, geralmente são usados uma agulha e um furador de papelaria, e a linha é fixada com um adesivo de assinatura, indicando que a documentação foi certificada. Para prender muitas folhas de papel, usa-se um barbante grosso ou uma chave de fenda.
Importante! Se possível, vale a pena usar equipamentos especiais, como uma máquina de costura ou uma máquina de encadernação.

Como costurar documentos corretamente: instruções passo a passo
Existem várias opções para unir arquivos e documentação. A diferença entre elas é que cada método possui um número diferente de furos e a distância entre eles.
Em dois buracos
O método mais simplificado. É adequado para artigos que não serão submetidos para consideração posterior. Para isso, você precisa fazer o seguinte:
- Imprima e dobre as folhas em ordem;
- Use um furador para fazer pequenos furos;
- Passe a linha pelos furos de modo que haja espaço para um nó na parte da frente;
- Corte uma pequena folha da folha de costura e cole-a em cima do nó de modo que as pontas da linha fiquem para fora.
Importante! Caso não tenha uma folha de costura, você deve recortar um pequeno pedaço de papel branco medindo 3 por 5 cm, colá-lo e assinar “costurado e numerado”.

Em três buracos
Primeiro, marque os locais dos furos necessários, de preferência no meio, a menos que seja necessário o contrário. Os furos devem estar igualmente espaçados e ao longo da borda esquerda da documentação. Em seguida, faça o seguinte:
- Use uma agulha para fazer um furo no meio do lado esquerdo da folha, de modo que a agulha entre pelo lado de trás e saia pela frente.
- Faça uma segunda punção. A agulha deve entrar pela frente e sair pela parte de trás.
- Faça o terceiro furo. A agulha deve entrar pela parte de trás e sair pela parte da frente.
- Passe a agulha novamente pelo primeiro furo e dê um nó, deixando uma ponta de cerca de 7 cm.
- Cole a folha de firmware.
- Inscreva-se.

Em quatro buracos
Muitas vezes, é preciso costurar em mais de 3 furos. Surge a pergunta: como costurar capas com linhas em 4 furos? A sequência de ações, se você precisa descobrir como costurar capas em 4 furos, é a seguinte:
- Faça furos com uma agulha;
- Insira a agulha do lado avesso através do furo número dois;
- Passe os fios pelo primeiro furo à direita;
- Depois a agulha entra nos dois furos da direita;
- Em seguida a agulha entra no terceiro furo da direita;
- Após isso ocorre a transição para o protocolo esquerdo;
- Passando para o terceiro buraco;
- É necessário fazer uma saída no verso e prendê-la com um nó.

Em cinco buracos
Este método raramente é utilizado. Normalmente, são necessários de 3 a 4 furos. Aumentar para 5 furos indica que essa documentação é muito importante e exige relatórios rigorosos.
O algoritmo para enfiar a agulha depende do número de furos:
- 3–4;
- 4–5;
- 5-4;
- 4-3;
- 3-2;
- 2-1;
- 1–2;
- 2–3.
- O último passo é prender a linha com um nó.

Características do flashing de documentos: dicas úteis
Antes de começar a costurar documentos, você precisa se familiarizar com todas as regras e sutilezas, bem como estudar os requisitos padrão para este procedimento. A folha de certificação é colada ao nó e à linha, usando cola em bastão ou cola PVA. Em seguida, a assinatura do chefe da instituição, a data da costura e o selo da empresa são colocados na folha.

Importante! Se houver folhas adicionais de documentos presas com grampos ou coladas no canto, elas também receberão números de página, mas isso não é mencionado no índice.
Há uma enorme quantidade de documentação diferente que também precisa ser encadernada. Isso inclui fotografias, desenhos e diagramas. Esses documentos ocupam toda a área da folha, por isso devem ser numerados no verso. No caso de mapas e desenhos, são utilizadas duas folhas A4, mas numeradas com o mesmo número, e cada folha utilizada é listada na nota.

Como numerar folhas
Antes de começar a numerar as folhas, você precisa estudar algumas condições:
- A numeração começa em um, usando algarismos arábicos;
- Se houver um envelope com cartas, o próprio envelope será numerado primeiro e depois todos os outros papéis inclusos;
- Quando outros documentos que já possuem números são anexados à documentação, eles ainda precisam ser marcados em ordem;
- A numeração das folhas deve ser colocada no canto superior direito de cada folha, sem prejudicar o texto do documento;
- A numeração não é necessária para o inventário;

- As folhas de formato não padronizado devem ser desdobradas e só então numeradas no canto superior direito;
- No caso de mapas e desenhos, são utilizadas duas folhas A4, porém numeradas com o mesmo número, e cada folha utilizada é listada nas notas;
- Quando fotografias e certificados são colados em apenas um lado, eles são numerados separadamente.

Como certificar um documento costurado
Após a conclusão do procedimento, deve ser feita uma anotação de certificação. Ela deve ser lavrada em folha separada e colada na última folha dos documentos já preparados. A anotação deve conter o número de todas as páginas numeradas que foram costuradas, bem como descrever as condições dos documentos, possíveis manchas ou folhas rasgadas. A anotação é assinada e autenticada pelo chefe da organização, indicando seu cargo e a transcrição da assinatura.

A inscrição da certificação deve ser colada com cola de alta qualidade para que permaneça confiável mesmo após um longo período. Também é necessário um selo, que deve capturar não apenas a inscrição, mas também parte da folha do documento.

Atos regulatórios sobre flashing de documentos
Em alguns casos, por exemplo, se houver acréscimos, é permitido usar numeração por letras. É importante lembrar que os números são colocados no canto superior direito. De acordo com o método clássico, as folhas são presas com um fio se o volume de papel for pequeno. Nesse método, utiliza-se um furador ou uma agulha.
O selo de confiança não pode ser colado com material autoadesivo e cola de silicato ou bastão de cola. Além dessas recomendações, há uma série de outras regulamentações do setor que estabelecem as regras para a colagem de documentos comerciais.

Então, vimos como costurar corretamente pastas à mão com agulha e linha e costurar folhas com 4 furos ou mais. Aprender a costurar pastas e outros documentos com pontos ocultos não é difícil.




