Como ondular um tecido você mesmo: o que significa ondulação

Não faz muito tempo, o tecido plissado voltou à moda. Apesar de ter surgido no Egito Antigo, continua lindo até hoje.

O que é ondulação?

A palavra "goofre" vem originalmente do francês e significa "estampagem de um padrão", mas muitas vezes também significa criar dobras onduladas. O goofing é aplicado em metal, papelão, placas de cimento-amianto, cabelos e tecidos. Esse processo torna o produto mais durável.

Tecido ondulado
Tecido ondulado

A ondulação do tecido é caracterizada por dobras da mesma largura e formato, direcionadas uma após a outra. Sua direção deve ser sempre a mesma – para baixo ou para cima. As dobras podem ser retas, expandindo-se para baixo ou figuradas. São tão bem trabalhadas que não perdem a aparência ao serem lavadas.

O tecido geralmente é ondulado para roupas, cortinas, toalhas de mesa, persianas, etc. Até mesmo roupas de cama podem ser encontradas feitas desse tecido.

Produtos corrugados
Produtos corrugados

Formas onduladas piramidais

Existem 3 tipos de formas onduladas:

  • linear;
  • piramidal;
  • decorativo.
Roupas com ondulações de diferentes formatos
Roupas com ondulações de diferentes formatos

O formato piramidal merece atenção especial. É o mais utilizado na confecção de tecidos para vestuário. Este formato é caracterizado pela alternância de listras – largas e estreitas. Para implementá-lo, você deve calcular imediatamente quantas listras devem caber para que o produto final fique bonito.

Tecido ondulado no produto
Tecido ondulado no produto

Como fazer gofre em tecido em casa

Algumas pessoas querem tentar fazer tecido gofre em casa. Vale ressaltar desde já que essa ideia é bastante complexa e requer experiência. A essência do processo: são retiradas formas de papelão, o tecido é colocado entre elas, previamente embebido em uma solução de água e vinagre, o produto é vaporizado e seco.

É melhor ir a um ateliê ou comprar tecido pronto. O primeiro sempre tem a opção de moldes em máquinas especiais para ondulação (autoclaves).

Tecido ondulado em feiras mundiais
Tecido ondulado em feiras mundiais

Caso ainda haja necessidade de realizar o procedimento em casa, há algumas dicas:

  • É necessário adquirir modelos. Os mais populares atualmente são os alargados, semilargos e os estampados;
  • É mais conveniente colocar a peça resultante em um banho com uma solução, para que você possa trabalhar com vários produtos ao mesmo tempo;
  • Você pode fazer os moldes você mesmo com papel Whatman grosso ou comprá-los em um ateliê. Um molde é suficiente para fazer 50 saias;
  • a ondulação é realizada antes da costura do produto;
  • para preparar a solução, pegue 1 parte de vinagre para 3 partes de água, é melhor deixar a água descansar antes;
  • Antes de cozinhar no vapor, abra todas as janelas, pois o processo é acompanhado de um cheiro bastante forte;
  • caso não seja possível adquirir ou confeccionar as formas, as dobras podem ser feitas manualmente;
  • Para ondulação, você precisa usar um tecido 3 vezes maior que a largura planejada do produto final.
Você pode estar interessado nisto:  Costurando zíperes ocultos em fronhas com suas próprias mãos
Variações de saias de tecido plissado
Variações de saias de tecido plissado

Escolhendo roupas para uma saia plissada

Ao usar uma saia plissada, é muito importante entender que, apesar das longas linhas verticais que geralmente fazem você parecer mais magra e longa, elas visualmente acrescentam centímetros aos seus quadris. Portanto, as figuras que combinam com esse tipo de roupa são aquelas com ombros largos ou magras.

Para pessoas baixas, é melhor não escolher modelos muito longos, pois eles reduzirão visualmente ainda mais a altura.

Ao mesmo tempo, uma saia plissada é uma peça universal do guarda-roupa que pode ser usada com qualquer coisa. Combina perfeitamente com uma camiseta e um suéter quente. Além disso, até mesmo casacos longos ficarão extremamente elegantes com uma saia assim. Peças feitas de diferentes texturas (por exemplo, chiffon e lã) também combinam perfeitamente.

Laços com saias
Laços com saias

No frio, uma saia plissada de lã combina muito bem com um colete de pele, e você pode adicionar alguns acessórios chamativos ao visual. Especialistas em moda também acreditam que peças com fio de lurex são apropriadas para o frio. No calor, você pode usar uma jaqueta ou suéter por cima. Uma blusa é apropriada para usar por baixo da saia no escritório.

Observe! Os sapatos para esse tipo de saia também podem ser absolutamente qualquer coisa: sandálias, sapatilhas, sapatos de salto alto, tênis e até mesmo tênis.

A opção de saia mais popular ainda é a midi. Com ela, você pode criar o maior número possível de looks. Pode ser lápis, trapézio ou estilo sol. Recentemente, modelos assimétricos também começaram a entrar na moda.

Os estilistas aconselham escolher saias plissadas em cores vibrantes ou, ao contrário, diluir as cores suaves da saia com uma blusa, sapatos ou acessórios vibrantes. Todas as passarelas estão repletas de tecidos plissados, então, assistindo aos desfiles, você pode escolher um visual moderno e interessante para si mesma.

Você pode estar interessado nisto:  Instruções passo a passo para fazer flores de jeans
Opções de looks para qualquer clima
Opções de looks para qualquer clima

Como lavar produtos de papelão ondulado

Lavar tecido ondulado é um pouco diferente de lavar peças comuns. Portanto, existem algumas regras para esse processo:

  1. Costure as dobras. Antes de lavar, costure cada dobra no meio e na parte de baixo. Faça a costura larga e não a aperte em hipótese alguma, para não estragar a peça.
  2. É preferível optar pela lavagem à mão.
  3. Se o produto for lavado à máquina, é necessário desligar o ciclo de centrifugação e lavar somente no modo delicado.
  4. Para evitar vincos desnecessários, você pode lavar a peça em uma capa especial (pode ser substituída por uma meia de náilon).
  5. É melhor lavar com amaciante. Isso ajudará a tornar o tecido mais maleável e evitará a estática.
  6. Você deve torcer o tecido o mais delicadamente possível, sem apertá-lo demais. Se for algo volumoso, como roupa de cama, é melhor estendê-lo imediatamente sobre uma superfície plana.
  7. É de extrema importância estudar o que está escrito no rótulo do produto.
Uma saia que requer cuidados especiais
Uma saia que requer cuidados especiais

Como passar vestidos e saias plissados ​​corretamente

Passar roupas onduladas não é nada difícil. É melhor passar o tecido sem esperar que seque completamente e borrifá-lo com água de um borrifador. Isso facilitará significativamente o alisamento de todas as áreas amassadas. O principal no processo de passar é ajustar a temperatura adequada ao tecido. É melhor colocar uma gaze úmida sobre o produto para que não haja manchas. Se o tecido for sintético, ele deve ser passado pelo avesso e não borrifar água na seda para que não haja manchas desnecessárias.

Vestido plissado
Vestido plissado

Muitas pessoas puxam costuras largas ao longo das dobras ou as prendem com alfinetes antes de passar a ferro para finalizar o produto com mais eficiência.

Vestidos e saias geralmente têm forro. Eles devem ser passados ​​separadamente. Para tecidos ondulados, um vaporizador costuma ser mais adequado do que um ferro comum.

Look do dia a dia
Look do dia a dia

Secagem de produtos ondulados

Como já ficou claro, o tecido ondulado é muito único. Portanto, é necessário ser muito meticuloso com seus cuidados. A secagem de peças onduladas tem suas próprias nuances:

  • Elas devem ser secas somente quando estiverem completamente esticadas, penduradas em um cabide, tomando cuidado para alisar todas as dobras;
  • Antes de secar, não torça muito a peça para evitar vincos;
  • Seque tecidos delicados com vapor (você pode encher a banheira com água quente e pendurar a peça no mesmo cômodo - ela ficará lisa).
Você pode estar interessado nisto:  Fazendo moldes e costurando aventais escolares para o último sinal

O que fazer se o efeito de ondulação desaparecer

Infelizmente, às vezes acontece que, mesmo levando em conta todos os detalhes do cuidado, algo dá errado e as dobras nas roupas desaparecem. Para evitar que isso aconteça, você pode secar o produto enrolando-o em um tubo. Se isso não ajudar, você deve recorrer a um destes métodos:

  • Antes de alisar o produto, esfregue cada canto com sabão de dentro para fora, faça dobras com as mãos e passe bem (não use esse método em tecidos delicados);
  • Rale sabão em pó e dissolva em água, adicione 1 clara de ovo, uma colher de vinagre e um pouco de amido, depois molhe uma gaze nessa mistura e passe a peça com ferro (você pode colocar uma folha de papel sobre a gaze para que ela não grude no ferro).

Saia plissada ou gofrada

Vestidos Plissados
Vestidos Plissados

A palavra plissado significa "dobra" em francês. Esta palavra se refere tanto a peças plissadas quanto a peças onduladas. Então, qual é a diferença?

Pregas são tecidos com dobras uniformes. Podem ser estreitas ou largas, mas o principal é que sejam iguais do início ao fim. Durante a produção, cada dobra é bem fixada sob pressão.

Gofre são dobras que se alargam em direção à base. Podem ser idênticas, alternadas em grupos ou ter formato figurado. A tecnologia de fabricação geralmente não difere das pregas.

Imagens para clima frio
Imagens para clima frio

Tecido plissado é a maneira perfeita de criar um visual estiloso para qualquer ocasião.

Imagens de esportes
Imagens de esportes

Essas saias estão super em alta agora, e o comprimento não importa – do mini ao maxi. São consideradas peças universais do guarda-roupa. Elas enfatizam a feminilidade e combinam com qualquer ocasião.

Quanto ao material, na maioria das vezes essas saias são feitas de seda ou chiffon. Isso se explica pelo fato de que a combinação de tecnologia e tecido cria uma imagem única, feminina e arejada. Essas saias definitivamente não são adequadas para um look de inverno, então alguns estilistas as confeccionam com algodão grosso ou lã.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior