Uma costureira inexperiente pode se perguntar como costurar calças femininas com elástico com as próprias mãos, passo a passo. Existem várias opções de corte simples que até mesmo uma iniciante pode descobrir. Esses moldes podem ser usados para costurar calcinhas ou calças sociais em casa. Primeiro, você precisa tirar as medidas corretamente, construir um molde e fazer um esboço das peças para costura. Pequenas nuances estão relacionadas ao processamento e preparação de todas as peças e ao acabamento com a instalação de acessórios adicionais.
Medidas para costura
Para costurar qualquer calça feminina com elástico, você precisa tirar as medidas necessárias. Graças a isso, você também pode determinar o tamanho do futuro produto usando tabelas de resumo. Antes de começar a tirar as medidas, você precisa se informar sobre a técnica correta para trabalhar nessa direção.
Os parâmetros da figura devem ser determinados para fazer calças confortáveis:
- Meia circunferência da cintura.
- Meia circunferência do quadril.
- Distância da cintura ao chão na frente.
- Distância da linha da cintura até o chão na lateral.
- Distância da linha da cintura até a dobra do joelho nas costas, através do músculo glúteo.
- Altura da prega glútea.
- Da linha da cintura até o joelho na frente.
- A distância da linha da cintura até a superfície do assento.
- Metade da circunferência da perna na área do joelho.
- Metade da circunferência da futura perna da calça na parte inferior.
- Comprimento das calças ao longo da costura interna.
- Segunda profundidade da cintura.
Informações adicionais! É necessário fixar a fita métrica com precisão, sem esticá-la. É melhor verificar as leituras de medição várias vezes para não estragar o padrão.
Para fazer calças casuais ou formais de qualquer material, você precisa levar em consideração as margens de costura. Para um produto com silhueta ajustada, você precisa deixar uma margem de costura de 0,5 a 1 cm, para um modelo solto - 1,5 a 2 cm, para um modelo largo - de 2 a 10 cm.
Marcas principais no padrão
Qualquer calça, mesmo as esportivas, exige a tomada de medidas antes da preparação do molde e da costura. Existem opções padrão para designar todas as medidas. Essa nomenclatura simplifica o trabalho no desenho e a leitura de outros tipos de moldes. Designações convencionais usando o exemplo de valores já definidos:
Em algumas situações, essas designações podem variar um pouco, mas em geral elas são padrão.
Construção de um molde para calças
O molde de calças com elástico para mulheres começa com a formação da grade. Aqui, todos os detalhes que formarão as pernas são incorporados. Geralmente, esse processo é muito complexo e demorado, pois todas as medidas precisam ser transferidas para o papel. Os cálculos usam fórmulas para determinar este ou aquele elemento da grade.
Líquido
A maneira mais fácil de criar uma base correta de acordo com as medidas especificadas é construir uma grade. A grade é o esqueleto do futuro padrão completo. Ela pode ser construída da seguinte forma:
- Desenhe uma linha horizontal na parte superior do papel, que será definida como a linha da cintura.
- Desenhe outra linha paralela a esta – “quadril”. E ainda mais abaixo, uma linha paralela à “altura do assento”.
- Mais 2 paralelas: "joelho" e "fundo". Todas essas linhas estão localizadas a uma distância determinada pelas medições feitas anteriormente.
- Intersecte todas as paralelas com uma linha vertical que as interseccione em ângulos retos.
- Desenhe uma linha vertical a partir da cintura, que determina o comprimento da perna vista de lado. Convencionalmente, ela pode ser chamada de "D₁".
- A partir da linha da cintura, desenhe uma linha vertical chamada “D₂”, que determina a altura da linha da cintura até o bumbum.
- Separe a linha vertical do quadril “D₃” do paralelo “quadril” ao “joelho”, cujo comprimento é determinado pela fórmula “D₃” = meia circunferência do quadril / 10 + 3 cm.
- Trace uma linha vertical do joelho até o fundo, chamada "D₄".

Esta é uma grade geral na qual, usando verticais auxiliares, você pode construir linhas adicionais que definem partes da calça. Esta opção pode ser usada para costurar calças para o verão ou criar uma versão caseira.
Largura da calça na parte superior
Este detalhe da grade ajudará a determinar se as calças ficarão largas ou estreitas no final. Você precisa pegar papel vegetal e fazer as seguintes construções:
- Estenda a linha vertical básica acima da cintura.
- A partir do elemento continuado, estenda os paralelos “Д₅” e “Д₆” em direções diferentes – meias circunferências dos quadris.
- Você precisa levar em conta um aumento de pelo menos 2 cm.
O aumento depende do tipo de material. Se o tecido for elástico, você pode adicionar apenas 0,5 cm.
Metade da frente
É necessário construir uma linha curta "Д₇", que é separada da vertical básica. O parâmetro pode ser determinado pela seguinte fórmula: "Д₇" = meia circunferência dos quadris / 10 + 1 cm. Se você traçar uma linha pontilhada a partir da vertical principal "Д₈", ela também pode se tornar a largura da perna da calça.

Ao formar a metade frontal, você também precisa fazer uma dobra para determinar o ajuste do produto. O processo é bastante trabalhoso, mas não complicado.
Metade traseira
A partir da base vertical, desenhe uma linha para a esquerda e você obterá a linha central da metade posterior. "Д₉" = A + B. As linhas são determinadas pelos seguintes parâmetros:
- A = ((OB+Aumento)/4 + 1)/4 — para um músculo glúteo volumoso; A = ((OB+Aumento)/4 — 1)/4 — para um músculo glúteo redondo; A = (OB+Aumento)/16 — para outros formatos de nádegas.
- B = 2 - para formas normais; B = 1 - para nádegas salientes; B = 0,5 - para nádegas planas.
Usando esses ajustes, você pode substituir valores na primeira fórmula e obter uma versão individual.
Em seguida, todas as linhas adiadas são conectadas para formar uma grade completa para todas as partes do molde. Em seguida, o molde das calças é preparado de acordo com a grade preparada, o tecido é cortado e a costura final é feita.
Costura de calças femininas de verão com e sem molde
Costureiras "preguiçosas" costumam se perguntar como costurar calças de verão com elástico sem molde. Na verdade, esta versão do produto parece muito atraente, e a opção de fabricação simples não afeta a qualidade das calças.
Geralmente, uma opção tão simples sem molde são as calças com um envelope. Como costurar calças femininas com as próprias mãos sem molde:
- Faça uma costura central dobrando as metades das calças com os lados direitos juntos. Acerte as margens de costura e passe-as em uma direção, da borda superior até o início do degrau. Não passe as margens de costura na própria seção arredondada.
- Vire as margens de costura ao longo das bordas superior e inferior para o lado avesso, dobre-as e costure.
- Dobre cada gravata no sentido do comprimento e incline uma das pontas. Costure ao longo dos cortes longitudinais e inclinados. Vire a gravata do avesso e pesponte as bordas. Costure as gravatas aos cortes longitudinais nas extremidades superiores e vire-as sobre a costura.
- Vista a calça, amarrando as metades da frente atrás e as de trás na frente. Isso criará uma leve abertura nas laterais.
Este modelo é muito confortável e versátil. O produto será uma ótima alternativa para uma saia de verão, shorts de praia e um look romântico para um encontro.
Informações adicionais! O corte amplo e os tecidos leves dão uma leveza enorme à silhueta.
Se você usar a malha previamente preparada, poderá costurar calças mais práticas e com aparência padrão com elástico:
- Faça um corte de tecido.
- Refine os detalhes.
- Realizar ajuste.
- Monte todas as peças.
Vale a pena preparar as ferramentas e os materiais adequados com antecedência. O conjunto dependerá do tipo de tecido escolhido. Às vezes, você até precisa de um furador.
Cortando o tecido
Nem sempre é possível costurar calças de verão com as próprias mãos rapidamente, sem um molde, pois elas definitivamente não são adequadas para uso na primavera, outono ou inverno. Portanto, é melhor escolher opções de moldes mais complexos.
Depois que o molde estiver pronto, você pode cortar o tecido:
- Primeiro, você precisa decidir a posição correta dos moldes. A direção dos fios principais deve ser em direção à parte inferior das pernas.
- Recorte moldes de papel e aplique-os no tecido. Prenda as peças com alfinetes de segurança.
- Usando uma tesoura, corte os pedaços do tecido.
Esta etapa é muito importante, pois dela depende o resultado de todo o evento. É aconselhável processar as bordas dos cortes o máximo possível. Você precisa usar um ponto overloque, que pode ser facilmente feito em uma máquina de costura.
Costurando as peças
Antes de finalmente começar a costurar todas as partes de um produto, você precisa lixar os elementos. Depois, você pode avaliar a aparência do produto. Se necessário, você pode corrigir algumas deficiências.
Para ver como o ponto de alinhavo é construído, vale a pena usar uma linha de cor contrastante com a cor do tecido.
O próximo passo será costurar as partes já processadas e cuidadosamente preparadas. Não levará muito tempo para costurar o produto seguindo esse princípio. Você precisa pegar uma agulha e linha e conectar todas as partes com um ponto de alinhavo comum.
Ajustando o produto
Antes de começar a costura final, você também precisa fazer um ajuste. Se você costurar algo sem preparação prévia, o resultado pode não ser do seu agrado. Você precisa vestir a calça no "modelo". Veja como ela fica na figura, tente sentar-se e certifique-se de avaliar todos os componentes do produto.
Se houver algum defeito, ele deve ser corrigido imediatamente. Corte as costuras e remova o excesso de tecido (se necessário). É aconselhável verificar cada costura overlock.
Montando todas as peças
Costura passo a passo, ou seja, montagem de peças já ajustadas com precisão:
- Meça a linha da cintura da calça usando uma fita métrica, multiplique por dois - esse será o comprimento do cós, a largura do cós é a largura do elástico, multiplicada por dois mais 3 cm para margem de manobra.
- Você precisa costurar um cinto na calça. Você pode ver como fazer isso na master class detalhada sobre costura de cintos.
- Use um alfinete para inserir o elástico no cós. Costure as pontas do elástico na máquina usando um ponto zigue-zague.
- As calças estão prontas. Não é difícil para costureiras iniciantes costurar calças para uma menina.
A versão final da peça precisa ser lavada, seca e passada. O produto está pronto para uso. Para simplificar esse processo, você pode primeiro lavar as peças e depois montá-las.
Assim, como se viu, mesmo para uma costureira e costureira iniciante, costurar esse tipo de roupa não parecerá uma tarefa muito difícil. Você só precisa entender tudo e ousadamente começar a trabalhar.




