Uma blusa é um produto que pode ser feito à mão rapidamente, com ou sem molde. Como costurar uma blusa com as próprias mãos rapidamente e sem molde e como fazer um modelo de asa de morcego, uma blusa solta e uma blusa para as cheinhas de acordo com um molde? Sobre isso e muito mais abaixo.
Como costurar uma blusa simples sem molde
Você pode costurar uma blusa sem molde, respondendo à pergunta de como costurar uma blusa simples com as próprias mãos para iniciantes. Nesse caso, você precisará pegar um produto antigo e cortá-lo ao longo das costuras em pedaços separados. Essas peças servirão de molde para criar um novo produto. Esta dica simples será útil para os artesãos que estão aprendendo a modelar. No futuro, você poderá redesenhar os moldes preparados e criar suéteres sem precisar de medidas.

Padrão básico
Antes de começar a costurar uma blusa para menina ou mulher, ou seja, um corpete com mangas, você precisa decidir o estilo. Escolher um modelo ou estilo para o produto não é nada difícil. Para isso, você pode se guiar pela sua própria intuição, pelas tendências da moda e por master classes simples disponíveis.
Em seguida, você precisa decidir as dimensões gerais do produto. Para isso, você precisa tirar as medidas. Meça o comprimento das costas, peito, cintura, ombros, pescoço, região do busto, quadris e outras medidas previstas no design do produto. Em seguida, pegue o molde finalizado e faça os ajustes necessários de acordo com o tamanho.
Observe! A base para o molde de uma blusa de chiffon feita à mão é a medida da meia circunferência do pescoço, peito, região do peito e quadril, ou meia circunferência.
À medida que o molde de papel é formado, ele precisa ser recortado e aplicado ao tecido. É melhor fazer uma blusa de algodão ou linho de uma só peça. Seda e chiffon são os materiais com os quais as costureiras evitam trabalhar devido à sua mobilidade, friabilidade e transparência. Além disso, a dificuldade de trabalhar com eles reside na visibilidade das perfurações da agulha e na sensibilidade à água e aos detergentes.

Etapa preparatória - grade
Para fazer uma grade em uma hora, você precisa desenhar um retângulo ou balanço em uma folha de papel com os lados do MNPK. MN é igual à soma da meia circunferência do peito, independentemente do tamanho. Por exemplo, o comprimento dos lados será de 55 centímetros. Esta é a largura do futuro objeto.
MN e NP — a soma do comprimento das costas até a cintura. É igual a 18 centímetros, independentemente do volume. O comprimento das laterais será igual a 58 centímetros, com um comprimento das costas de 40 centímetros.
Em seguida, você precisa desenhar a profundidade da cava da blusa camponesa. Ela será igual à soma de 1/3 da meia circunferência do peito. Com um valor calculado de 40 centímetros, a cava será igual a 21 centímetros. É fácil de indicar. Será igual ao segmento MK e à distância até M. A partir dele, você precisa fazer um segmento MK e chamar o ponto J.
Em seguida, você precisa descobrir a altura da cintura. Para isso, meça o comprimento das costas a partir da extremidade de M e ao longo de MK e marque o ponto B. A partir dele, construa um retângulo paralelo e marque novamente B1.

Construção do molde das costas da blusa
As costas são o elemento do molde que geralmente contém pinças. É aqui que a blusa é montada. Portanto, é especialmente importante fazer essas pinças com cuidado e observar todas as dimensões.
Para construir o molde das costas, você precisa fazer um segmento a partir do ponto J, que é igual à soma de 1/3 da meia circunferência do peito. O retângulo criado terá 20 centímetros. A extremidade do retângulo formado deve ser designada J2. A partir dele, trace uma linha reta paralela a MK, até a intersecção com MN. Ali, coloque o ponto O. Esta será a largura da blusa.
Em seguida, a partir de J2, faça um segmento reto, cuja largura será igual a 1/4 da semicircunferência do peito. Será igual a 13 centímetros. Esta será a largura da cava.
A partir de J1, você precisa fazer um segmento para cima, que será paralelo a MK e formado ao longo do segundo semicírculo do tórax. O final do segmento será o ponto P.
Em seguida, você deve traçar a linha lateral da blusa. Ela ficará no segmento J2-J3 e será perpendicular aos demais segmentos.
Em seguida, marque o decote das costas. Meça um segmento à direita de M, que é igual a 1/3 da meia circunferência do pescoço. Para este modelo, será de 6,5 centímetros. Faça uma curva suave a partir dele. Em seguida, meça uma linha para baixo a partir de O. Esta será a inclinação dos ombros, ao longo da qual o chanfro do ombro será criado. Em seguida, a partir do decote, recue por dois pontos e desenhe um segmento que será igual à soma dos comprimentos dos ombros. Este será o corte do ombro.

Desenho do padrão frontal
Não é difícil criar um molde para a frente com base em master classes existentes e instruções passo a passo. O mais importante é pensar em como a frente ficará no final e levar em consideração a localização das costuras. Para construir a frente, você precisa medir um segmento a partir do ponto P que será igual a 1/3 da meia circunferência do pescoço. Em seguida, faça um segmento, descendo, que será igual ao mesmo valor. Conecte os pontos resultantes no segmento e crie um retângulo. Em seguida, desenhe uma linha suave e uma dobra. Este será o decote.
Para construir o comprimento do ombro, do formato até a pinça, você deve conectar os pontos mostrados acima e desenhar um retângulo de Ji1, que será igual ao decote e do decote até a pinça no peito.
Para marcar o comprimento do ombro, da pinça no peito até a cava, vale a pena combinar o segmento obtido acima com o ponto Ji2. Para traçar a linha da cava, encontre o ponto médio de Ji2 e coloque um ponto no meio, formando um ângulo. Em seguida, divida o ângulo em várias partes. Em seguida, desenhe o nível da cintura e dos quadris e construa o decote. Estenda os valores resultantes para o fecho.

Blusa manga morcego
Uma blusa com manga morcego é folgada e não restringe os movimentos. Esses modelos criam um visual feminino e delicado com a ajuda das curvas do tecido. Eles dão um toque especial às mãos femininas. Um corte solto combina com qualquer tipo de corpo. A manga desse modelo pode ter comprimentos diferentes. Como regra, uma manga mais curta é usada para o verão e vice-versa para o tempo frio. Um modelo universal é o três quartos. Fica mais vantajoso em modelos com destaque no pulso.

Vale ressaltar que você precisa costurar as peças diretamente, de acordo com o molde da rede ou da master class, do avesso. Nesse caso, vale a pena fazer um ponto duplo para que o produto resultante seja o mais confiável possível e não se desfaça nas costuras. Isso é especialmente verdadeiro para os modelos feitos de material sintético adjacente.

Molde de blusa para mulheres plus size
Uma blusa para mulheres cheinhas é algo difícil para um artesão não profissional criar sozinho, especialmente sem um molde, pois primeiro é preciso tirar as medidas adequadas e, em seguida, os moldes. Em seguida, transfira o molde para o tecido e corte o molde com margem para costuras e dobras.

Também é necessário levar em conta um momento como a criação de moldes com base nas propriedades do tecido. A lição pode ser simplificada apenas pelo fato de que os moldes serão retirados da internet e tudo o que resta para a artesã iniciante é redesenhá-los no tecido. Se desejar, o modelo pode ser complementado com um peplum. Um peplum é um elemento com babados. Pode ser modelado com base em um vestido ou saia.

Blusa sem mangas
Para criar você mesma um molde para uma blusa sem mangas, não é preciso muito esforço. Até mesmo costureiras que podem ser chamadas de iniciantes conseguem. Você precisa modelar a peça com base no molde do vestido. Se desejar, após terminar o trabalho, você pode decorar a peça com strass, lantejoulas e outros acessórios.

Há apenas três pontos importantes a considerar. Portanto, é necessário fechar a pinça da cintura. Os babados devem ter a mesma largura e virados para as costuras laterais. Em ambas as metades do diagrama do molde, devem ser construídos tipos volumétricos de costuras e relevos. Eles conseguirão esconder todas as pinças.

Blusa solta
Uma blusa solta é um modelo que não perdeu popularidade desde o início do século. É fácil de fazer, com base em moldes de peças antigas ou encontradas na internet. Também é fácil de desenhar, estudando uma master class passo a passo com outras artesãs experientes.

Tudo o que você precisa é de tecido de qualidade, agulhas, linhas de algodão, uma máquina de costura e giz para desenhar. Você também pode levar acessórios para decoração. Muitas costureiras aconselham recusar materiais como seda, guipura e chiffon no início, até que você domine perfeitamente a técnica de costura. Elas recomendam dar preferência à lã com adição de poliéster, pois é mais fácil esconder possíveis imperfeições e esse modelo estica bem em caso de falhas no tamanho.
Todo o processo de costura é assim: primeiro, os moldes são criados e unidos. A blusa preliminar é experimentada e, se tudo estiver perfeito, os pontos finais são feitos na máquina de costura.
Em seguida, você precisa processar as costuras e bordas e fazer um ajuste de controle. O ajuste é necessário para refazer rapidamente quaisquer detalhes possíveis antes do acabamento decorativo. Você pode querer fazer detalhes adicionais.

Blusa envolvente
Uma blusa envelope combina tanto com saia quanto com jeans. Geralmente, esse modelo tem mangas compridas bordadas devido ao decote profundo. Punhos podem adicionar um estilo discreto e elegante.

O principal elemento desta peça é o cheiro. Ele é criado em conjunto com o fecho, já que não foi projetado para manter a forma fechada e pode ser aberto durante a confecção. As costas podem transformar a blusa em uma camisa clássica. Na frente, há uma costura elástica para facilitar a colocação do tecido.
Se você adicionar alguns elementos funcionais a um padrão simples, poderá obter um item extraordinário e multifuncional que se encaixará no guarda-roupa de qualquer mulher.

Em geral, você pode fazer uma blusa com manga morcego, um modelo plus size, uma peça sem mangas, um modelo solto e uma blusa envelope usando um molde pronto ou sem ele. No primeiro caso, você precisa tirar as medidas, construir as costas e a frente, desenhar os detalhes e pensar nas margens e pences. No segundo caso, você precisa fazer moldes a partir de uma blusa velha já pronta, previamente cortada em pedaços. A primeira opção é adequada para artesãs mais experientes, e a segunda para iniciantes. O mais importante em ambos os casos é seguir à risca o passo a passo da master class e executar todas as etapas com extremo cuidado.




